A série "Águias da cidade", uma superprodução do DISCOVERY CHANNEL, tem sido um enorme sucesso e motivo de muitos comentários nas redes sociais e nas unidades aéreas do Brasil.
Verdadeira referência nacional em termos de aviação de segurança pública e defesa civil, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) da PMESP merecia mesmo ser objeto de uma série de televisão do porte do DISCOVERY CHANNEL, face à grandeza da sua área de atuação e às dificuldades por eles enfrentadas diariamente.
No terceiro episódio da série, está muito bem retratada a rotina frenética dos resgates aeromédicos realizados pelo GRPAe/PMESP.
Foi um enorme prazer rever amigos com quem voei na BRPAe-CAMPINAS como o Dr JORGE RIBERA (Gerente Operacional do GRAU) e o CAP HARLEY FERREIRA (Piloto Comandante e então SCMT da BRPAe-Campinas).
Guardo na memória com especial carinho um voo que fiz com o CAP HARLEY e o Dr JORGE:
- Decolamos da BRPAe-CAMPINAS para socorrer uma vítima que teve a mão amputada em um acidente numa fábrica.
Conduzimos a vítima para o Hospital da UNICAMP. Naquele dia, não havia no local um médico especialista em cirurgia de recolocação de mão, o que nos obrigou a seguir de Campinas para a Capital do Estado de São Paulo, com destino ao Hospital das Clínicas.
No caminho entre Campinas e SP, na altura de Jundiaí, eu estava me familiarizando com as cartas aeronáuticas da capital quando, diante de um espaço aéreo tão complexo e subdividido, exclamei para todos a bordo: "P***, São Paulo é grande pra C***".
Ato contínuo, o Dr JORGE não perdeu a oportunidade de me sacanear e emendou: "Esse povo de cidade pequena é uma M***". A gargalhada a bordo foi geral!
Nascido e criado na cidade do Rio de Janeiro, com seus 6 milhões de habitantes espremidos entre o mar e as montanhas, tive que "arquivar" essa brincadeira e dar razão ao meu amigo Dr JORGE: Entrando no espaço aéreo da capital do Estado de São Paulo, senti-me de fato um interiorano… kkkk
Abaixo, algumas fotos dessa ocorrência e, em seguida, o 3º episódio da série "Águias da cidade".
Acidente em fábrica amputou mão direita da vítima. O Dr JORGE presta o
primeiro e crucial atendimento ainda no local da ocorrência.
Águia pousado no heliponto do hospital da UNICAMP: neste dia não havia
médico cirurgião especialista em mão. Seguimos para o HC em São Paulo.
A noite e a chuva fina caem em São Paulo e o Águia pousa no heliponto
elevado do Hospital das Clínicas: Belo pouso, Cmte HARLEY!
Com o amigo Cmte HARLEY: perícia, tranquilidade e simpatia constantes!
Cmte Duton
Certa vez fui com o CAP Malco na BRPAe aqui em Campinas, e no dia quem estava lá era o CAP Harley. Muito educado e simpático ele me levou até o helicóptero para mostrar os equipamentos e as funções de cada comando da aeronave, eu parecia uma criança pois eu sou "DOENTE" por helicóptero e pretendo um dia ser CMTE do Águia pois ADMIRO MUITO o trabalho de vocês. Parabéns a todos vocês das BRPAe.
ResponderExcluir