segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DISCOVERY CHANNEL - Águias da cidade 3º episódio

A série "Águias da cidade", uma superprodução do DISCOVERY CHANNEL, tem sido um enorme sucesso e motivo de muitos comentários nas redes sociais e nas unidades aéreas do Brasil.

Verdadeira referência nacional em termos de aviação de segurança pública e defesa civil, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) da PMESP merecia mesmo ser objeto de uma série de televisão do porte do DISCOVERY CHANNEL, face à grandeza da sua área de atuação e às dificuldades por eles enfrentadas diariamente.

No terceiro episódio da série, está muito bem retratada a rotina frenética dos resgates aeromédicos realizados pelo GRPAe/PMESP.

Foi um enorme prazer rever amigos com quem voei na BRPAe-CAMPINAS como o Dr JORGE RIBERA (Gerente Operacional do GRAU) e o CAP HARLEY FERREIRA (Piloto Comandante e então SCMT da BRPAe-Campinas).

Guardo na memória com especial carinho um voo que fiz com o CAP HARLEY e o Dr JORGE:

- Decolamos da BRPAe-CAMPINAS para socorrer uma vítima que teve a mão amputada em um acidente numa fábrica.

Conduzimos a vítima para o Hospital da UNICAMP. Naquele dia, não havia no local um médico especialista em cirurgia de recolocação de mão, o que nos obrigou a seguir de Campinas para a Capital do Estado de São Paulo, com destino ao Hospital das Clínicas.

No caminho entre Campinas e SP, na altura de Jundiaí, eu estava me familiarizando com as cartas aeronáuticas da capital quando, diante de um espaço aéreo tão complexo e subdividido, exclamei para todos a bordo: "P***, São Paulo é grande pra C***".

Ato contínuo, o Dr JORGE não perdeu a oportunidade de me sacanear e emendou: "Esse povo de cidade pequena é uma M***". A gargalhada a bordo foi geral!

Nascido e criado na cidade do Rio de Janeiro, com seus 6 milhões de habitantes espremidos entre o mar e as montanhas, tive que "arquivar" essa brincadeira e dar razão ao meu amigo Dr JORGE: Entrando no espaço aéreo da capital do Estado de São Paulo, senti-me de fato um interiorano… kkkk

Abaixo, algumas fotos dessa ocorrência e, em seguida, o 3º episódio da série "Águias da cidade".

Acidente em fábrica amputou mão direita da vítima. O Dr JORGE presta o
primeiro e crucial atendimento ainda no local da ocorrência.

Águia pousado no heliponto do hospital da UNICAMP: neste dia não havia
médico cirurgião especialista em mão. Seguimos para o HC em São Paulo.

A noite e a chuva fina caem em São Paulo e o Águia pousa no heliponto 
elevado do Hospital das Clínicas: Belo pouso, Cmte HARLEY!

Com o amigo Cmte HARLEY: perícia, tranquilidade e simpatia constantes!




Cmte Duton

P.S.: Por fim, uma caricatura minha feita pelo CB PM CRUZ (Enfermeiro da BRPAe-CAMPINAS). Quem conhece Campinas e conseguir ler o que está escrito ao lado do desenho da piscina entende a piada… kkk

Tem cada ARTISTA na BRPAe-CAMPINAS… Valeu Cruz!!!

Um comentário:

  1. Certa vez fui com o CAP Malco na BRPAe aqui em Campinas, e no dia quem estava lá era o CAP Harley. Muito educado e simpático ele me levou até o helicóptero para mostrar os equipamentos e as funções de cada comando da aeronave, eu parecia uma criança pois eu sou "DOENTE" por helicóptero e pretendo um dia ser CMTE do Águia pois ADMIRO MUITO o trabalho de vocês. Parabéns a todos vocês das BRPAe.

    ResponderExcluir