quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Carros atingidos e crianças feridas devido a voo pairado de helicóptero a baixa altura

Reproduzo em meu blog uma interessante notícia divulgada pelo site PILOTO POLICIAL que reforça a necessidade de extrema atenção durante as operações aéreas realizadas a baixa altura.


Dois proprietários de carros antigos no evento “Woodward Dream Cruise”, disseram que seus veículos foram danificados – e um disse que dois de seus filhos sofreram ferimentos leves – depois de um helicóptero do Gabinete do Xerife do Condado de Oakland ter levantado poeira e pedriscos, quando pairava sobre sua festa com mais de 100 pessoas, em Pontiac. “Era como estar no meio de um furacão”, disse Terry McInich.
O “Downdraft” do helicóptero danificou seu Chevrolet El Camino 1971 e seu Chevrolet 1989 Motor Home, sendo que ambos tinham sido restaurados profissionalmente, disse McInich, de Pontiac, na sexta-feira. Dois de seus três filhos que estavam na festa – com idades entre 11 e 13 – foram levados para Hospital St. Joseph Mercy, após terem sido feridos levemente devido ao grande vento produzido pelo helicóptero, que jogou as crianças contra os carros, disse McInich.
O operador do caminhão de reboque, Mike Taker, 52, também de Pontiac, disse que tinha quatro carros clássicos estacionados no local da festa . Os dois homens disseram que organizam a festa “Dream Cruise” há nove anos no local, ao sul do centro da Pontiac.
A polícia disse que o helicóptero pairou porque a polícia pensou que a festa se transformou em uma briga “, mas não houve luta onde estávamos”, Taker disse. Ele entrou no Motor Home do McInich, para escapar da terra e pedras que voavam, Taker disse.
Um porta-voz da polícia disse que o departamento está investigando o incidente e olhando para saber se a sua companhia de seguros deve pagar por qualquer dano.
“O helicóptero não desceu lá para danificar carros. Ele veio para acalmar possíveis brigas e manter a paz em uma área onde nós tivemos um monte de problemas no passado”, disse o Xerife Mike McCabe, na sexta-feira.
“O caso foi entregue a nossa companhia de seguros. E o nosso próprio relatório não está feito ainda. Estamos analisando as alegações feitas por este homem, (McInich), de que o helicóptero desceu para 50 pés”, quando os relatórios da polícia dizem que o helicóptero não era menor do que 200 ou 300 pés, McCabe disse.
Ele disse que o piloto e o copiloto do helicóptero Eurocopter A-Star são veteranos e que estão “voando todos os dias” desde o incidente, e que eles dispersaram com sucesso duas brigas de rua, antes de sobrevoar a festa no Raeburn.
McInich, Taker e outros se reuniram na semana passada com o capitão Tim Atkins, comandante da subestação Pontiac do escritório do xerife para expressarem suas queixas, disse a conselheira de Pontiac, Maria Pietila.
Depois de ouvir de Taker, um amigo de longa data, Pietila disse acreditar que “há uma boa possibilidade de que o helicóptero tenha voado numa altura menor do que a correta.”
Fica o registro desta ocorrência que, por mais que tenha sido feita com a melhor das intenções (interromper brigas de rua), acabou por causar danos e ferimentos a terceiros no solo. É mais uma prova de que as operações aéreas policiais devem ser feitas com muito critério e responsabilidade para não causar "efeitos colaterais".
Cmte Duton

Um comentário:

  1. Bom dia comandante
    Eu queria compartilhar com o sr.umas fotos que subi no meu blog de um plastimodelo que monte há poucos dias, um Augusta Westland AW-101 da Marinha italiana,aquele helicóptero aumque nao acredite sofreu um seqüestro pela minha mulher um dia que discutimos,sorte que consegui pegar de volta kkkk, ela diz que eu sou um criança por conta de gostar das aeronaves.
    aqui o link:http://arturo-elias.blogspot.com.br/
    Obrigado
    Arturo Elias

    ResponderExcluir