terça-feira, 23 de outubro de 2012

DIA DO AVIADOR: Site "PILOTO POLICIAL" reproduz matéria do jornal "O GLOBO"


A aviação policial e de defesa civil existe no Brasil há algumas décadas, mas apenas recentemente uma região do país passou a ter notícias fidedignas sobre o que acontece em outros locais.

Durante muitos anos as notícias sobre a aviação policial e de defesa civil eram setorizadas e pouco ou nada sabíamos sobre o que acontecia no Estado vizinho, quiçá fora do país...

Visionário e inovador, o MAJ EDUARDO BENI, da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, percebeu que na nossa atividade não existia um canal de comunicação que unisse todos os grupamentos e unidades aéreas do país em torno das notícias sobre a nossa profissão, o que o levou a criar o site "PILOTO POLICIAL".

Estrondoso sucesso de público e de crítica, o site "PILOTO POLICIAL" logo tornou-se uma referência nacional como sendo o principal divulgador das notícias sobre a Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil no Brasil. Seu criador, um piloto veterano do GRPAe/PMESP (Eduardo Beni), publica seus artigos de forma isenta e bastante profissional, conferindo-lhe a credibilidade que qualquer site precisa.

O site "PILOTO POLICIAL" reúne informações nacionais e internacionais e as divulga para todo o Brasil. As mesmas informações sobre a Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil que circulam em São Paulo e no Rio de Janeiro também circulam no Acre, no Amazonas, em Rondônia, no Amapá e em outras regiões mais distantes das grandes metrópoles brasileiras. 

Dentre outras funções, o site "PILOTO POLICIALdemocratizou o acesso às informações sobre a nossa atividade e ajudou a integrar as unidades aéreas policiais e de defesa civil de todo o Brasil.

É nesse verdadeiro "JORNAL NACIONAL" da Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil do Brasil que foi reproduzida a matéria do jornal "O GLOBO" da qual fiz parte como entrevistado, uma grande honra para qualquer AVIADOR, ainda mais por estar em pauta no nosso dia 23 de Outubro!!

Muito obrigado pelo prestígio, amigos administradores do "PILOTO POLICIAL" (Eduardo Beni e Alex Mena Barreto), mas as maiores homenagens deste DIA DO AVIADOR são para vocês, que criaram e mantém o maior portal da Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil do Brasil!

Cmte Duton

P.S.: Este humilde e despretencioso blog só foi criado meses depois do site "PILOTO POLICIAL" e teve como estímulo e referência o sucesso do aludido portal.



CARREIRA DOS SONHOS
Alunos de escolas de excelência e filhos de famílias de classe média encontraram na PM a realização profissional
Eles estudaram em colégios particulares caros e de referência, falam outras línguas, têm pais de classes média e média alta, e alguns até moraram fora do Brasil e receberam educação europeia. O currículo seria de qualquer empresário bem-sucedido, mas em comum eles têm o amor incondicional pela farda e a opção de ser PM. Diferentemente da realidade da maioria da tropa, que faz concurso em busca de estabilidade, eles são oficiais por vocação e ascenderam na corporação graças à educação de excelência que receberam.
A paixão pela ação policial e por voar começou quando Rodrigo Duton ainda era criança. Ele foi aluno do Colégio São Bento e, com 8 anos, época em que seus pais pensavam num futuro de sucesso para o filho, Rodrigo já sonhava com helicópteros e a carreira de policial. Hoje com 37 anos, ele é major, comandante e piloto do Grupamento Aeromarítimo (GAM) da PM.
- Certa vez estava no Tívoli Parque com minha família e não queria saber dos brinquedos. Ficava com o rosto colado na grade, olhando os helicópteros da polícia que pousavam na Lagoa – conta ele, que guarda como relíquia o desenho que fez, na ocasião, de um helicóptero com a palavra “polícia” escrita.
A boa formação levou Duton do ensino médio diretamente para o curso de engenharia naval da UFRJ. Mesmo sem militares na família, ele abandonou a universidade e resolveu cursar a Academia da Polícia Militar:
- Sei que dei um susto nos meus pais, mas na PM realizei meu sonho profissional.
A carreira de piloto da PM também atraiu André Penha Brasil, de 34 anos, hoje capitão. Neto de general e filho de diplomata, ele nasceu em Madri, na Espanha, e estudou na Escola Britânica, na Malásia:
- Meus estudos abriram portas, mas em nenhum outro lugar eu seria feliz.
Formado em direito, com francês e inglês fluentes, além de cursos de especialização na França e na Suíça, o subcomandante do Batalhão de Ações com Cães, major Vitor Valle, disse que na PM realizou o seu sonho de criança.
- Tudo o que tenho devo à escolha que fiz de ser PM.

Fonte: Jornal O Globo, por Ana Cláudia Costa, via Blog Cmt Duton.
Leia também: Como nasce e como trabalha um piloto policial.

E por fim, o HINO DOS AVIADORES, cantado e legendado. Vale a pena assistir!


2 comentários:

  1. Prezado CMTE Duton,

    Parabéns pelo dia do aviador, que possa obter sempre êxito em suas missões.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Claudio Rogério. Desejo-te o mesmo, porém em dobro!

      Abraço.

      Cmte Duton

      Excluir