segunda-feira, 30 de maio de 2011

Solenidade de conclusão do curso de PPH - EsAv 2010


A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) criou em 12 de julho de 2006 a sua Escola de Aviação (EsAv). O ato do Comandante Geral da PMERJ à época foi publicado no Boletim Ostensivo nº 126, de 12/07/2006.

A EsAv é um órgão de apoio educacional dentro da PMERJ que está subordinada à Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI) da corporação. 

Nossa Escola de Aviação tem por finalidade regular o ensino aeronáutico dentro da PMERJ e objetiva proporcionar ao seu corpo discente a necessária capacitação técnico-profissional para execução das missões que envolvem as operações aéreas policiais.
  
Por motivos bastante óbvios, a EsAv funciona dentro do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM), que possui pessoal capacitado e qualificado para ministrar as aulas teóricas para os futuros pilotos da PMERJ.

Sala de aula da EsAv, no GAM: aqui se formam os 
futuros pilotos da PMERJ e de outras corporações.


A EsAv foi homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Instituto de Aviação Civil (IAC) sob o protocolo nº 67.908.000148/06-03, datado de 03 de março de 2006. A EsAv está homologada para ministrar a parte teórica dos cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial de Avião e Helicóptero.

No dia 30 de maio de 2011 foi concluído o Curso de Piloto Policial / Curso Teórico de Piloto Privado de Helicóptero, que formou 15 (quinze) Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e 03 (três) Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso.


Os formandos do Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso do Sul:
TEN Geísa e MAJ Steica (ausente na foto CAP Congro).
Obrigado, amigos, pelo prestígio de escolherem se formar na EsAv - PMERJ


Os três primeiros colocados no curso garantiram suas vagas no GAM e merecem destaque neste blog:

ZERO UM1° TEN PM WILLIAM DE FREITAS SCHORCHT

ZERO DOIS: CAP PM THIAGO MARTINS XAVIER


ZERO TRÊSCAP PM ANDRÉ MAURÍCIO PENHA BRASIL


Na mesma solenidade de encerramento, o 1º TEN PM GUSTAVO ASSIS, subcoordenador do curso da EsAv 2010 e aluno da EsAv 2009, recebeu seu brevê do PILOTO POLICIAL, pois foi o primeiro aluno daquela turma de 2009 a completar seu curso prático de Piloto Comercial de Helicóptero. 


MAJ Ferreira (Diretor de Ensino-EsAv), 1º TEN Gustavo Assis (recém-brevetado) 
e o CEL Eduardo Luiz (CMT do GAM) 

Por fim, fica o registro fotográfico de toda a turma da EsAv 2010 (ausente apenas o CAP CBMMS Congro). 

Os formandos da EsAv 2010 sob o comando do MAJ Ferreira, 
na solenidade de encerramento do curso no dia 30 MAI 2011.

Que os futuros pilotos da PMERJ e do CBMMS tenham muito sucesso em suas carreiras de aviadores e alcem voos cada vez mais altos!

Cmte Duton

P.S.: Foram INSTRUTORES da EsAv 2010 os seguintes Oficiais PMERJ:

CAP Claudio Leitão - Instrutor de Navegação Aérea
MAJ Rodrigo Lima - Instrutor de Meteorologia Aeronáutica 
CAP MED Abouche Krymchantowski - Medicina Aeronáutica
MAJ Gilson Fernandes - Instrutor de Regulamentos de Tráfego Aéreo
MAJ Marcelo Vaz - Instrutor de Conhecimentos Técnicos de Aeronaves
CAP PSI Roberta Karbel - Psicologia de Aviação
eu - Instrutor de Teoria de Voo de Helicóptero / Aerodinâmica

Funcionou como PEDAGOGO da EsAv 2010 o CB PM Frade (Bacharel em Pedagogia).

TROPA DE ELITE OSSO DURO DE ROER, FORMA UM FORMA GERAL, TAMBÉM VAI FORMAR VOCÊ!!! rs

domingo, 29 de maio de 2011

Lembranças do Vietnam

As fotos a seguir foram retiradas do site http://warvietnam.org, que é uma verdadeira aula sobre esse conflito. 

As fotos ORIGINAIS revelam como foram empregados os helicópteros modelo HUEY (UH-1) durante a Guerra do Vietnã.

Triste lembrança para muitos que por lá passaram, em especial os dois pilotos do US ARMY que tive o prazer de conhecer: THOMAS D. BACA (Roswell, 2008) e RIC JUVÉ FORNS (Rio de Janeiro, 2011).













A música deste vídeo é um show a parte:
BORN TO BE WASTED ("Nascido para ser desperdiçado")
Por: 009 Sound System

Cmte Duton

sábado, 28 de maio de 2011

Ground School do helicóptero HUEY II ("Sapão") no GAM / PMERJ

SER PILOTO É: passar uma semana inteira só estudando o helicóptero, 
sem realizar um único voo no objeto de estudo!


Na semana de 23 a 27 de maio de 2011 foi realizado nas instalações do GAM o Ground School do helicóptero modelo HUEY II (UH-1H 2).

(Se vc ainda não sabe o que quer dizer "Ground School", leia a postagem intitulada "Piloto vive só voando?")

Ninguém melhor do que um piloto veterano da Guerra do Vietnã, que conhece o HUEY nos seus mínimos detalhes e na sua máxima performance durante o voo, para ministrar o Ground School para os pilotos do GAM / PMERJ.

Recebemos no GAM o piloto RIC JUVÉ FORNS, ex-piloto do Exército dos EUA (US ARMY) que voou em combate no Vietnã entre 1967 e 1969 e atualmente é instrutor de voo na BELL TRAINING ACADEMY, em Fort Worth, Texas (EUA).


O lendário helicóptero HUEY II, eu e o piloto veterano do Vietnã, RIC FORNS


RIC JUVÉ FORNS, mexicano radicado nos EUA desde criança, ministrou suas aulas em espanhol e inglês, o que se tornou um desafio a mais para os pilotos-alunos do GAM.

Em sala de aula, aprendemos tudo sobre as dimensões do helicóptero, equipamentos de bordo, instrumentos de voo, fuselagem, compartimento da tripulação, sistema elétrico, sistema de combustível, motor, sistema do rotor, sistema hidráulico, peso e balanceamento do helicóptero, performance e limitações.

Devido ao fato de estarmos com o nosso HUEY II em pleno hangar do GAM, tivemos a vantagem de poder conferir o que era dito em sala de aula diretamente no helicóptero!


Fiz questão de ver de perto onde e como ocorre o fatídico MAST BUMPING!
Obrigado RIC, e desculpe-me por fazer você subir até o rotor principal do HUEY...



Alguns temas abordados durante um Ground School, por mais importantes que sejam, são um tanto quanto enfadonhos...

Uma piada bem colocada nesses momentos nos ajuda a não dormir e manter a atenção na aula. Foi o que ocorreu quando estudávamos o esquema do sistema de combustível do motor.


Esquema do sistema de combustível do motor do HUEY II: 
Como disse um amigo, em bom inglês, "what the fuck is that??"


Fora da sala de aula, alguns poucos pilotos puderam desfrutar da agradável companhia de RIC FORNS durante os almoços e os eventos extra-classe, como foram alguns passeios turísticos que fizemos para que o nosso instrutor conhecesse a Cidade Maravilhosa.

Certa feita, RIC me ensinou que pilotar o AS 50 "Esquilo" equivale a dirigir um carro, enquanto pilotar o HUEY equivale a dirigir um ÔNIBUS!! Precisa e assustadora comparação.


Visita a uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno: INDISPENSÁVEL!
Ele me perguntava sobre o Rio, eu lhe perguntava sobre o HUEY... rs



Foi em um desses momentos extra-classe que RIC me deu uma dica sobre um filme que retrata momentos da Guerra do Vietnã e que ele disse gostar muito: "WE WERE SOLDIERS", que no Brasil recebeu o nome de "FOMOS HERÓIS", com Mel Gibson.


"Fomos heróis": Nenhum homem é somente um soldado!


Ao término do curso, fiz questão de presentear meu mais novo amigo com um livro (Bestseller) bastante original, que é um "Guia" alternativo, politicamente INcorreto e bastante divertido sobre o Rio de Janeiro, ideal para pessoas inteligentes e com bom senso de humor como é RIC FORNS.


"HOW TO BE A CARIOCA" foi escrito por uma jornalista americana que morou 
por vários anos no RJ e aprendeu com o povo carioca muita coisa (boa e ruim)...
  

Terminada a semana do nosso Ground School, não realizamos um único voo no HUEY... ficamos todos somente na vontade.

Nosso instrutor RIC FORNS retornou para o Texas (EUA), onde ficará aguardando nossa visita para o FLIGHT TRAINING, indispensável para os pilotos que utilizam o HUEY II em voos táticos, como são os voos do GAM; afinal, ninguém quer vivenciar aqui um MAST BUMPING ou coisa parecida...

See you soon, RIC, and thanks for your kindness and this special training here in Rio!!


Cmte Duton 

FAREWELL LUNCH: a visita de RIC FORNS foi uma ótima desculpa para sair da dieta! rs



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mast Bumping (Traduzido e legendado pelo Cmte NICOLAU SABA)



Em uma tradução livre, MAST BUMPING quer dizer COLISÃO CONTRA O MASTRO.

Quando estudamos o voo de helicópteros com rotor principal semi-rígido bi-pá (aqueles rotores que possuem apenas 2 pás), é importante conhecer esse fenômeno físico que já causou a morte de algumas centenas de militares do Exército dos EUA (US ARMY) durante a Guerra do Vietnã e também em alguns outros casos isolados na aviação civil.

Com a recente aquisição feita pela PMERJ do helicóptero modelo HUEY II ("Sapão"), versão moderna do helicóptero modelo HUEY I (UH-1), utilizado pelos EUA no Vietnã e em outras guerras, o fantasma do MAST BUMPING voltou a assombrar alguns pilotos policiais mais precavidos e estudados. 

O vídeo aqui exposto analisa o fenômeno do MAST BUMPING à luz da Física (aerodinâmica).

Essa colisão contra o mastro pode acarretar em SEPARAÇÃO TOTAL DO ROTOR PRINCIPAL DO HELICÓPTERO E SEU MASTRO, o que obviamente é fatal para toda a tripulação (e para quem der o azar de estar embaixo...).

Meu amigo Cmte NICOLAU SABA, piloto de helicóptero e instrutor de Teoria de Voo de Helicóptero (TV-H), teve a paciência e a boa vontade de TRADUZIR e EDITAR esse vídeo, que é bastante antigo e foi produzido pelo Centro de Segurança do Exército Americano (US ARMY SAFETY CENTER), visando prevenir futuras ocorrências de MAST BUMPING.

O vídeo é uma EXCELENTE AULA SOBRE A TEORIA DE VOO DO HELICÓPTERO, que eu mesmo utilizo quando estou ministrando aulas de TV-H.

Para quem tem a curiosidade em conhecer mais sobre esse fenômeno, pode acessar o link abaixo que o conduzirá ao vídeo original "MAST BUMPING - CAUSES AND PREVENTION" produzido pelo US ARMY SAFETY CENTER, integralmente em inglês e que também está disponível no YOU TUBE.

http://www.youtube.com/watch?v=_QkOpH2e6tM

Não bastasse nós, pilotos policiais do RJ, termos que pilotar nossos helicópteros desviando de outras aeronaves, relevo acidentado, pássaros, postes, torres, fios, pipas e, obviamente TIROS, agora temos mais um desafio ao pilotar o "Sapão": TO AVOID MAST BUMPING!!

Apertem os cintos e bom voo!

Cmte Duton


terça-feira, 24 de maio de 2011

Top Ten Helicopters: UH-1 Huey




Esse é o HUEY I, utilizado pelo Exército dos EUA (US ARMY) durante a Guerra do Vietnã, no final da década de 60 e início da década de 70.

No GAM recebemos em março deste ano o modelo HUEY II, a versão mais moderna dessa incrível máquina!!

Welcome on board!!

Let`s go, HUEY!!

Cmte Duton

sábado, 21 de maio de 2011

O período de gestação deste blog: quase 10.000 (DEZ MIL) acessos!!

Resolvi criar este blog enquanto estava morando em Brasília (DF), por força do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) que realizei na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), em convênio com a Universidade de Brasília (UnB).

Minha intenção inicial era apenas divulgar alguns assuntos relacionados à aviação de segurança pública, tema que me fascinava desde criança e que, como adulto, consegui me inserir.

As primeiras postagens que fiz aqui tiveram poucas dezenas de acesso, normalmente gente amiga com quem eu conversava e dizia: "criei um blog, dá uma olhadinha lá". 

Não sei se por pena de mim, solidariedade ou falta do que fazer (rsrs) esses amigos visitavam meu blog e as estatísticas iam subindo lentamente...

Novo lay-out que criei para a página inicial: o crescente número de acessos 
me obrigou a saber mexer melhor com as ferramentas do blogger.


Enquanto servi à disposição da Aviação da Força Nacional de Segurança Pública (SENASP), eu mal tinha tempo para acessar a internet, ainda mais postar textos no blog... a enorme carga de trabalho, as viagens a serviço e os inúmeros compromissos assumidos juntos a diversos Estados da Federação não me permitiam pensar em qualquer outro assunto que não fosse o trabalho!

Houve, por isso, um período de hibernação deste blog por cerca de 6 (seis) meses, entre outubro de 2010 e março de 2011.

Período de hibernação do Blog (OUT / 2010 a MAR / 2011): 
ele adormeceu, mas eu estava ralando muuuito!!


Em março de 2011, de volta à cidade maravilhosa, agi como diz a Bíblia Sagrada: "o bom filho à casa do Pai retorna".

Ainda que existissem possibilidades profissionais tentadoras em outros órgãos, retornei para minha unidade de origem, o GAM, onde reencontrei meu Comandante que, em 2002, havia me convidado para ser um dos fundadores da unidade: o então MAJ Eduardo Luiz, hoje ocupando o posto de Coronel PM e atual Comandante do GAM.



Porta de entrada do GAM: graças a Deus eu sempre a encontrei ABERTA.


Minha nova missão no GAM foi reestruturar, redimensionar e redirecionar o radiopatrulhamento aéreo preventivo desenvolvido pelo GAM, motivo pelo qual assumi a P/3 da unidade, a Seção que cuida das Operações.

Ao mesmo tempo, incumbiu-me o Comandante do GAM de divulgar o trabalho da nossa unidade para o público interno da PMERJ, o que me levou a palestrar sobre o GAM nos Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), Curso Superior de Polícia (CSP) e Curso de Formação de Oficiais (CFO). 

Ainda está faltando palestrar no CFAP para o Curso de Formação de Soldados (CFSD) e o Curso de Formação de Sargentos (CFS).

Junte-se a todo esse trabalho administrativo as minhas escalas de voo nos helicópteros Fênix, treinamentos em voo, cursos de CRM e Ground School realizados, respectivamente, em Brasília (DF) e Florianópolis (SC), além de outras missões episódicas, como foi a de gerenciar a solenidade de aniversário dos 9 (nove) anos do GAM. Não bastasse tudo isso, eu ainda virei blogueiro...

Alguém pode estar perguntando: e como ainda sobrou tempo para escrever no Blog??

Ora, como me diziam na Academia de Polícia Militar D. João VI quando eu era Cadete, eu ainda tenho o período de tempo livre que vai da meia-noite às 05h!! rsrsrs

Hoje, dia 21 de maio de 2011, este blog completa seu "período de gestação": 9 (nove) meses!!

No último dia 21 de abril de 2011, as estatísticas apontavam para 7.350 acessos. Fiz uma postagem sobre isso há um mês atrás.

Hoje o contador acusa 9.771 (NOVE MIL SETECENTOS E SETENTA E UM) acessos!!!


O contador do meu Blog hoje, 21 de maio de 2011: 9.771 visualizações de página!
Agora que você acessou, esse número já aumentou!! Obrigado!!


Posso concluir que o número de pessoas interessadas no que escrevo aqui AUMENTOU significativamente, bem como aumentou, de forma diretamente proporcional, minha responsabilidade com o que escrevo e publico!

O que começou de forma despretenciosa ano passado, hoje se tornou uma rotina da qual me orgulho e que me satisfaz enquanto profissional de Segurança Pública. São poucos os policiais que conseguem atrair a atenção de pessoas externa corporis com textos publicados na internet.

O fato é que as estatísticas provam que, somente nos últimos 30 dias, foram 2.421 (dois mil quatrocentos e vinte e um) acessos neste blog, o que indica 80,7 (oitenta) acessos por dia!!

Agradeço a todos os meus leitores pelo PRESTÍGIO em me concederem minutos de suas atenções, ao tempo em que me sinto cada vez mais obrigado a publicar textos claros, objetivos e interessantes.

Confesso que não imaginava que existia no Brasil tanta gente interessada em Aviação de Segurança Pública, mas, como me escreveu um leitor, depois de ver diversas dicas aqui no blog, ele resolveu mudar de profissão e agora quer seguir a carreira de piloto no ramo da segurança pública!! 

Vejam que responsabilidade que me foi atribuída!!!

Pois bem, no dia em que este blog completa seu "período de gestação", ainda que tenha havido 6 meses de hibernação, agradeço sinceramente a todos que dedicam alguns minutos do seu dia para ler o que eu escrevo aqui e, com isso, fazem o numerozinho das estatísticas no rodapé da página subir mais rapidamente, o que obviamente agrada a qualquer blogueiro, ainda que amador e bastante atarefado como eu.

Muito obrigado! 









Cmte Duton 




P.S.: Como me disse uma vez um grande amigo, para escrever em blog é preciso, antes de mais nada, saber escrever... pode parecer meio óbvio isso mas, navegando pela internet, a gente lê cada asneira que dá vontade de pressionar ctrl+alt+del...


Fica aqui a saudosa lembrança da minha querida professora de Português do Colégio de São Bento, Profª Therezinha, a quem coube a árdua missão de ensinar a difícil Língua Portuguesa a mim e outras dezenas de "pestinhas" da minha turma de CSB na década de 80.


Muito obrigado Professora e, ainda que tardiamente, desculpe-me por tanta bagunça!!!



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Piloto veterano da Guerra do Vietnã conta sua experiência de voo no HUEY

O mais novo helicóptero da PMERJ, modelo HUEY II ("Sapão"), entregue ao GAM dia 21 de março de 2011. 
Em maio de 2008 eu aprendi muitas histórias sobre esse helicóptero diretamente de um piloto veterano do Vietnã!! 


Em 2008 eu tive a honra de ser o primeiro Oficial da PMERJ indicado pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil para realizar o Curso de Gerenciamento Avançado (Advanced Management Course) na ILEA - INTERNATIONAL LAW ENFORCEMENT ACADEMY, na cidadezinha de Roswell, no estado do Novo México, nos EUA. (Vejam postagem que fiz em abril de 2011 sobre esse curso na ILEA).

Morando por um mês na famosa cidade de Roswell (famosa devido ao caso envolvendo EXTRA-TERRESTRES na área 61 de uma antiga base da Força Aérea Americana), tive a grata satisfação em conhecer um PILOTO VETERANO DA GUERRA DO VIETNÃ: THOMAS D. BACA.

Eu e o piloto veterano da guerra do Vietnã THOMAS D. BACA em sua casa em Roswell, NM.
Reparem o quadro na parede: é o "Sapão" em ação no Vietnã!!


O simpático veterano de guerra me acolheu muito bem ao saber da minha condição de piloto policial no Rio de Janeiro e, para ser agradável comigo, disse humildemente que "a minha guerra no céu do Rio de Janeiro é pior do que foi a dele no Vietnã"...

Exageros e gentilezas à parte, nós dois conversamos durante horas a fio sobre as famosas operações aéreas desencadeadas pelo Exército dos EUA (US ARMY) no Vietnã a bordo dos inesquecíveis e inconfundíveis helicópteros modelo HUEY, carinhosamente chamados de "Sapão" no Brasil.

O veterano THOMAS D. BACA me contou sobre sua incrível experiência em pilotar os "Sapões" do U.S. ARMY durante a Guerra do Vietnã. Na época, TOM tinha apenas 20 anos de idade!!

O que mais me chamou a atenção foi seu relato sobre as ocorrências de "MAST BUMPING", um fenômeno associado aos helicópteros que possuem rotor principal bi-pá. 

Por conta desse fenômeno, que normalmente surge em condições de recuperação de "G" negativo em voos táticos, o rotor principal do helicóptero SE SOLTAVA do resto da fuselagem em pleno voo!!! 

Não precisa dizer que essa ocorrência era SEMPRE FATAL para toda a tripulação do helicóptero...

Conforme me contou TOM BACA, o Exército Americano chegou a acreditar que a pontaria do inimigo estava excepcional para conseguir separar com tiros o rotor principal do resto do helicóptero em pleno voo... 

Somente algum tempo depois, a Física explicou melhor essas ocorrências dos helicópteros HUEY no  Vietnã e descartou de vez a possibilidade de tiros inimigos terem causado a ruptura do mastro da transmissão principal (Mast Bumping) em pleno voo.

O veterano do Vietnã THOMAS D. BACA e seus amigos pilotos do US ARMY recentemente fizeram um documentário para o NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL (NAT GEO) relatando suas experiências durante a guerra. 

Link para o documentário protagonizado por TOM BACA e seus amigos pilotos do US ARMY:


No documentário produzido pelo NAT GEO são exibidos alguns vídeos originais feitos pelos próprios pilotos na época!! Vale a pena conferir!!

Tive o prazer de assistir alguns desses vídeos na casa do veterano TOM BACA, narrado pelo próprio, ao vivo e a cores!! Que HONRA!! rsrs

Ao retornarem do Vietnã sãos e salvos, TOM e seus amigos pilotos foram homenageados pelo Presidente dos EUA com a maior comenda dada aos pilotos militares da época: THE DISTINGUISHED FLYING CROSS  ("CRUZ DE DISTINÇÃO NA AVIAÇÃO", numa tradução livre).

Quadro existente na residência de THOMAS D. BACA: O reconhecimento do Presidente dos EUA pelo "Extraordinário sucesso enquanto participou de voos aéreos": esse quadro eu queria ter na minha parede... rsrsrs


Antes de nos despedirmos, o sempre simpático TOM BACA ainda me presenteou com um DVD do filme "HAMBURGER HILL" que, segundo ele próprio, é o filme que melhor retrata a realidade que ele viveu pilotando em combate na guerra do Vietnã.



Contra-capa do meu DVD do filme HAMBURGER HILL 
autografado pelo veterano da Guerra do Vietnã TOM BACA


Amigo TOM, por mais gentil que você seja, não dá para dizer que "a minha guerra no céu do Rio de Janeiro é pior do que foi a sua no Vietnã"... 

VOCÊ É O CARA, meu amigo, e o "Barack Obama daquela época" reconheceu isso através das honrarias militares que você recebeu!!! 

Muito obrigado pela sua receptividade em Roswell, pelas aulas teóricas sobre pilotagem tática do "Sapão" e pelo DVD!!

Grande abraço e até qualquer dia!


Cmte Duton


P.S.: Semana que vem começa no GAM o Ground School do helicóptero BELL HUEY II para 15 pilotos da PMERJ. Vou me lembrar das suas dicas, TOM!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Polícia de Houston adquire Bell 412EP

Reproduzo em meu blog mais uma postagem publicada no site PILOTO POLICIAL a respeito de aquisições de helicópteros BIMOTORES para órgãos policiais mundo afora.

A empresa canadense Eagle Copters Ltd. foi selecionada, por contrato, para fornecer a cidade de Houston e ao Departamento de Polícia de Houston uma aeronave Bell 412EP, completamente equipada para sua missão.
Em operação desde 1970, a Divisão de Suporte Aéreo do Departamento de Polícia de Houston  (Helicopter Patrol Division) tem crescido continuamente, sendo atualmente a segunda maior unidade municipal de apoio aéreo nos Estados Unidos.
O helicóptero terá capacidade multifunção, sendo projetado em torno dos rigorosos e exigentes requisitos de missão para a cidade de Houston.
A empresa Eagle Copters Ltd. tem fornecido helicópteros serviços para unidades policiais há mais de uma década.
A entrega está prevista para julho de 2011.

Fonte: Helihub

Nota do site:
Divisão de Suporte Aéreo do Departamento de Polícia de Houston completou 40 anos de atuação em 2010 e possui um efetivo de cerca de 88 policiais. Segundo citações, a unidade possui mais de 16 aeronaves, e em termos de frota municipal só fica atrás da polícia de Los Angeles (LAPD), nos EUA.
Houston é a maior cidade do estado do Texas/EUA, com uma população de 2,2 milhões de habitantes (dados de 2008) e uma área de 1.800 km2. A polícia de Houston mantém duas aeronaves no ar em patrulhamento por cerca de 21 horas por dia.

1 Comentário to Polícia de Houston adquire Bell 412EP
Rodrigo Duton
17 de maio de 2011
Mais um helicóptero BIMOTOR em operação em órgão policial.
Diversos operadores mundo afora já se convenceram que a SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO E DAS PESSOAS SOBREVOADAS NO SOLO não pode ser negligenciada!!
Parabéns ao Departamento de Polícia de Houston.
Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
Grupamento Aéreo e Marítimo – GAM


Cmte Duton

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Turquia pretende comprar 10 novos helicópteros para atividade policial

Reproduzo em meu blog a postagem publicada no site PILOTO POLICIAL a respeito da compra de 10 novos helicópteros para atividade policial na Turquia. O pré-requisito para a compra é que os helicópteros sejam BIMOTORES. 

A Direção-Geral de Segurança da Turquia pretende reforçar a sua frota aérea, com a aquisição de 10 novos helicópteros para serem utilizado em atividades policiais, como rastreamento de suspeitos e de intervenções em ocorrências que possam surgir durante manifestações em massa.
Esses helicópteros serão bimotores (grifo meu), diferentemente dos atuais helicópterosl MD-600, que com apenas um motor tem se revelado insuficientes na maioria dos casos. Os novos helicópteros serão capazes de transportar seis pessoas e será equipado com a mais avançada tecnologia – de sistemas de imagem térmica (infravermelho) que são utilizados para coleta e vigilância. As imagens captadas por esses sistemas serão transmitidas para centros de comando e controle.
A concorrência será lançada em breve pela Subsecretaria de Indústria de Defesa (SSM), agência do país em contratos de compra de materiais.
Fontes dizem que Bell Helicopter, Eurocopter e AgustaWestland vão competir na concorrência. As aeronaves do tipo MD-600 tem tido problemas de desempenho, especialmente em condições de altas temperaturas e em altas altitudes.


 1 Comentário to Turquia pretende comprar 10 novos helicópteros para atividade policial
Rodrigo Duton
16 de maio de 2011
Parabéns a Turquia, que percebeu a necessidade do emprego de helicópteros bimotores nas operações aéreas policiais.
É um bom exemplo a ser seguido pelo Brasil.
Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
Grupamento Aéreo e Marítimo – GAM

Cmte Duton
Helicóptero BIMOTOR modelo EC 145 utilizado pela Metropolitan Police, em Londres (UK)
Em todo o Brasil, apenas o GTA do Maranhão utiliza esse helicóptero nas operações policiais!!