quinta-feira, 19 de maio de 2011

Piloto veterano da Guerra do Vietnã conta sua experiência de voo no HUEY

O mais novo helicóptero da PMERJ, modelo HUEY II ("Sapão"), entregue ao GAM dia 21 de março de 2011. 
Em maio de 2008 eu aprendi muitas histórias sobre esse helicóptero diretamente de um piloto veterano do Vietnã!! 


Em 2008 eu tive a honra de ser o primeiro Oficial da PMERJ indicado pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil para realizar o Curso de Gerenciamento Avançado (Advanced Management Course) na ILEA - INTERNATIONAL LAW ENFORCEMENT ACADEMY, na cidadezinha de Roswell, no estado do Novo México, nos EUA. (Vejam postagem que fiz em abril de 2011 sobre esse curso na ILEA).

Morando por um mês na famosa cidade de Roswell (famosa devido ao caso envolvendo EXTRA-TERRESTRES na área 61 de uma antiga base da Força Aérea Americana), tive a grata satisfação em conhecer um PILOTO VETERANO DA GUERRA DO VIETNÃ: THOMAS D. BACA.

Eu e o piloto veterano da guerra do Vietnã THOMAS D. BACA em sua casa em Roswell, NM.
Reparem o quadro na parede: é o "Sapão" em ação no Vietnã!!


O simpático veterano de guerra me acolheu muito bem ao saber da minha condição de piloto policial no Rio de Janeiro e, para ser agradável comigo, disse humildemente que "a minha guerra no céu do Rio de Janeiro é pior do que foi a dele no Vietnã"...

Exageros e gentilezas à parte, nós dois conversamos durante horas a fio sobre as famosas operações aéreas desencadeadas pelo Exército dos EUA (US ARMY) no Vietnã a bordo dos inesquecíveis e inconfundíveis helicópteros modelo HUEY, carinhosamente chamados de "Sapão" no Brasil.

O veterano THOMAS D. BACA me contou sobre sua incrível experiência em pilotar os "Sapões" do U.S. ARMY durante a Guerra do Vietnã. Na época, TOM tinha apenas 20 anos de idade!!

O que mais me chamou a atenção foi seu relato sobre as ocorrências de "MAST BUMPING", um fenômeno associado aos helicópteros que possuem rotor principal bi-pá. 

Por conta desse fenômeno, que normalmente surge em condições de recuperação de "G" negativo em voos táticos, o rotor principal do helicóptero SE SOLTAVA do resto da fuselagem em pleno voo!!! 

Não precisa dizer que essa ocorrência era SEMPRE FATAL para toda a tripulação do helicóptero...

Conforme me contou TOM BACA, o Exército Americano chegou a acreditar que a pontaria do inimigo estava excepcional para conseguir separar com tiros o rotor principal do resto do helicóptero em pleno voo... 

Somente algum tempo depois, a Física explicou melhor essas ocorrências dos helicópteros HUEY no  Vietnã e descartou de vez a possibilidade de tiros inimigos terem causado a ruptura do mastro da transmissão principal (Mast Bumping) em pleno voo.

O veterano do Vietnã THOMAS D. BACA e seus amigos pilotos do US ARMY recentemente fizeram um documentário para o NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL (NAT GEO) relatando suas experiências durante a guerra. 

Link para o documentário protagonizado por TOM BACA e seus amigos pilotos do US ARMY:


No documentário produzido pelo NAT GEO são exibidos alguns vídeos originais feitos pelos próprios pilotos na época!! Vale a pena conferir!!

Tive o prazer de assistir alguns desses vídeos na casa do veterano TOM BACA, narrado pelo próprio, ao vivo e a cores!! Que HONRA!! rsrs

Ao retornarem do Vietnã sãos e salvos, TOM e seus amigos pilotos foram homenageados pelo Presidente dos EUA com a maior comenda dada aos pilotos militares da época: THE DISTINGUISHED FLYING CROSS  ("CRUZ DE DISTINÇÃO NA AVIAÇÃO", numa tradução livre).

Quadro existente na residência de THOMAS D. BACA: O reconhecimento do Presidente dos EUA pelo "Extraordinário sucesso enquanto participou de voos aéreos": esse quadro eu queria ter na minha parede... rsrsrs


Antes de nos despedirmos, o sempre simpático TOM BACA ainda me presenteou com um DVD do filme "HAMBURGER HILL" que, segundo ele próprio, é o filme que melhor retrata a realidade que ele viveu pilotando em combate na guerra do Vietnã.



Contra-capa do meu DVD do filme HAMBURGER HILL 
autografado pelo veterano da Guerra do Vietnã TOM BACA


Amigo TOM, por mais gentil que você seja, não dá para dizer que "a minha guerra no céu do Rio de Janeiro é pior do que foi a sua no Vietnã"... 

VOCÊ É O CARA, meu amigo, e o "Barack Obama daquela época" reconheceu isso através das honrarias militares que você recebeu!!! 

Muito obrigado pela sua receptividade em Roswell, pelas aulas teóricas sobre pilotagem tática do "Sapão" e pelo DVD!!

Grande abraço e até qualquer dia!


Cmte Duton


P.S.: Semana que vem começa no GAM o Ground School do helicóptero BELL HUEY II para 15 pilotos da PMERJ. Vou me lembrar das suas dicas, TOM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário