sábado, 28 de maio de 2011

Ground School do helicóptero HUEY II ("Sapão") no GAM / PMERJ

SER PILOTO É: passar uma semana inteira só estudando o helicóptero, 
sem realizar um único voo no objeto de estudo!


Na semana de 23 a 27 de maio de 2011 foi realizado nas instalações do GAM o Ground School do helicóptero modelo HUEY II (UH-1H 2).

(Se vc ainda não sabe o que quer dizer "Ground School", leia a postagem intitulada "Piloto vive só voando?")

Ninguém melhor do que um piloto veterano da Guerra do Vietnã, que conhece o HUEY nos seus mínimos detalhes e na sua máxima performance durante o voo, para ministrar o Ground School para os pilotos do GAM / PMERJ.

Recebemos no GAM o piloto RIC JUVÉ FORNS, ex-piloto do Exército dos EUA (US ARMY) que voou em combate no Vietnã entre 1967 e 1969 e atualmente é instrutor de voo na BELL TRAINING ACADEMY, em Fort Worth, Texas (EUA).


O lendário helicóptero HUEY II, eu e o piloto veterano do Vietnã, RIC FORNS


RIC JUVÉ FORNS, mexicano radicado nos EUA desde criança, ministrou suas aulas em espanhol e inglês, o que se tornou um desafio a mais para os pilotos-alunos do GAM.

Em sala de aula, aprendemos tudo sobre as dimensões do helicóptero, equipamentos de bordo, instrumentos de voo, fuselagem, compartimento da tripulação, sistema elétrico, sistema de combustível, motor, sistema do rotor, sistema hidráulico, peso e balanceamento do helicóptero, performance e limitações.

Devido ao fato de estarmos com o nosso HUEY II em pleno hangar do GAM, tivemos a vantagem de poder conferir o que era dito em sala de aula diretamente no helicóptero!


Fiz questão de ver de perto onde e como ocorre o fatídico MAST BUMPING!
Obrigado RIC, e desculpe-me por fazer você subir até o rotor principal do HUEY...



Alguns temas abordados durante um Ground School, por mais importantes que sejam, são um tanto quanto enfadonhos...

Uma piada bem colocada nesses momentos nos ajuda a não dormir e manter a atenção na aula. Foi o que ocorreu quando estudávamos o esquema do sistema de combustível do motor.


Esquema do sistema de combustível do motor do HUEY II: 
Como disse um amigo, em bom inglês, "what the fuck is that??"


Fora da sala de aula, alguns poucos pilotos puderam desfrutar da agradável companhia de RIC FORNS durante os almoços e os eventos extra-classe, como foram alguns passeios turísticos que fizemos para que o nosso instrutor conhecesse a Cidade Maravilhosa.

Certa feita, RIC me ensinou que pilotar o AS 50 "Esquilo" equivale a dirigir um carro, enquanto pilotar o HUEY equivale a dirigir um ÔNIBUS!! Precisa e assustadora comparação.


Visita a uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno: INDISPENSÁVEL!
Ele me perguntava sobre o Rio, eu lhe perguntava sobre o HUEY... rs



Foi em um desses momentos extra-classe que RIC me deu uma dica sobre um filme que retrata momentos da Guerra do Vietnã e que ele disse gostar muito: "WE WERE SOLDIERS", que no Brasil recebeu o nome de "FOMOS HERÓIS", com Mel Gibson.


"Fomos heróis": Nenhum homem é somente um soldado!


Ao término do curso, fiz questão de presentear meu mais novo amigo com um livro (Bestseller) bastante original, que é um "Guia" alternativo, politicamente INcorreto e bastante divertido sobre o Rio de Janeiro, ideal para pessoas inteligentes e com bom senso de humor como é RIC FORNS.


"HOW TO BE A CARIOCA" foi escrito por uma jornalista americana que morou 
por vários anos no RJ e aprendeu com o povo carioca muita coisa (boa e ruim)...
  

Terminada a semana do nosso Ground School, não realizamos um único voo no HUEY... ficamos todos somente na vontade.

Nosso instrutor RIC FORNS retornou para o Texas (EUA), onde ficará aguardando nossa visita para o FLIGHT TRAINING, indispensável para os pilotos que utilizam o HUEY II em voos táticos, como são os voos do GAM; afinal, ninguém quer vivenciar aqui um MAST BUMPING ou coisa parecida...

See you soon, RIC, and thanks for your kindness and this special training here in Rio!!


Cmte Duton 

FAREWELL LUNCH: a visita de RIC FORNS foi uma ótima desculpa para sair da dieta! rs



Nenhum comentário:

Postar um comentário