A história nos ensina que foi Leonardo Da Vinci quem primeiro rascunhou o que deveria ter sido o primeiro helicóptero da humanidade…
Concebido para decolar e pousar na vertical, o rascunho de aeronave "AERIAL SCREW" de Da Vinci nunca saiu do papel, mas serviu de modelo inspirador dos helicópteros atuais.
Os helicópteros de hoje, bem como o "AERIAL SCREW" de Da Vinci, são aeronaves da categoria "VTOL": VERTICAL TAKE-OFF AND LANDING (pouso e decolagem na vertical).
Os helicópteros de hoje, bem como o "AERIAL SCREW" de Da Vinci, são aeronaves da categoria "VTOL": VERTICAL TAKE-OFF AND LANDING (pouso e decolagem na vertical).
Muitos anos se passaram até que o helicóptero alçasse voo de fato e ganhasse os céus do mundo todo, o que só ocorreu em meados do Século XX.
Ninguém questiona o fato de termos, agora no Século XXI, helicópteros cada vez mais seguros, velozes, robustos e com grande capacidade de carga.
Analisando a recente evolução dos helicópteros, o que o vídeo a seguir indica é que podemos estar voltando um pouco atrás no tocante à quantidade de passageiros transportados em um helicóptero… para entender essa minha afirmação, vejamos o vídeo a seguir:
Idealizado e fabricado por um senhor japonês de nome GENNAI YANAGISAWA, esse helicóptero de um homem só (ONE-MAN HELICOPTER) é uma maravilha da tecnologia aeronáutica e foi batizado de GEN-H4.
Pra que helicópteros tão grandes, robustos e velozes se o que queremos é apenas ir e vir do trabalho sem pegar trânsito?? Seria essa uma nova tendência das aeronaves de asas rotativas??
Analisando o vídeo acima, pude perceber que:
1) O "ONE-MAN HELICOPTER" dispensa o uso de um rotor de cauda, pois possui dois rotores coaxiais contrarotativos onde um anula o torque gerado pelo outro;
2) O princípio básico de pilotagem do "ONE-MAN HELICOPTER" é o mesmo que vale para os helicópteros tradicionais: inclinando-se o plano de rotação do rotor principal, decompõe-se vetorialmente a força de sustentação, fazendo surgir a força de tração, que puxa o helicóptero no sentido da inclinação. Em um helicóptero tradicional, isso é feito pelo comando de passo cíclico, aqui simplificado por um manche parecido com guidon de uma motocicleta.
3) A rotação dos rotores é produzida pelo motor que é controlado por uma manete de RPM ou algo semelhante. Esse dispositivo (manete de RPM) é utilizado em alguns helicópteros tradicionais como o Schweizer, Bell, e outros.
4) O trem de pouso, de quatro apoios, permite pousos e decolagens estáveis, sendo que os "amortecedores" do "ONE-MAN HELICOPTER" são os próprios joelhos do piloto!! kkk
5) O "ONE-MAN HELICOPTER" transporta uma pessoa de até 220 Kg (Payload = carga paga) e atinge uma velocidade máxima de 100 Km/h.
6) O "ONE-MAN HELICOPTER" pesa apenas 75 Kg e tem autonomia de voo entre 30 e 60 min, o suficiente para ir e voltar do trabalho e ainda dar um passeio sobre as praias...
6) O "ONE-MAN HELICOPTER" pesa apenas 75 Kg e tem autonomia de voo entre 30 e 60 min, o suficiente para ir e voltar do trabalho e ainda dar um passeio sobre as praias...
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