segunda-feira, 9 de abril de 2012

INCRÍVEL: One-man helicopter!!!

A história nos ensina que foi Leonardo Da Vinci quem primeiro rascunhou o que deveria ter sido o primeiro helicóptero da humanidade…

AERIAL SCREW de Leonardo Da Vinci (Sec XV)

Concebido para decolar e pousar na vertical, o rascunho de aeronave "AERIAL SCREW" de Da Vinci nunca saiu do papel, mas serviu de modelo inspirador dos helicópteros atuais.

Os helicópteros de hoje, bem como o "AERIAL SCREW" de Da Vinci, são aeronaves da categoria "VTOL": VERTICAL TAKE-OFF AND LANDING (pouso e decolagem na vertical).

Muitos anos se passaram até que o helicóptero alçasse voo de fato e ganhasse os céus do mundo todo, o que só ocorreu em meados do Século XX.

Ninguém questiona o fato de termos, agora no Século XXI, helicópteros cada vez mais seguros, velozes, robustos e com grande capacidade de carga.

Analisando a recente evolução dos helicópteros, o que o vídeo a seguir indica é que podemos estar voltando um pouco atrás no tocante à quantidade de passageiros transportados em um helicóptero… para entender essa minha afirmação, vejamos o vídeo a seguir:


Idealizado e fabricado por um senhor japonês de nome GENNAI YANAGISAWA, esse helicóptero de um homem só (ONE-MAN HELICOPTER) é uma maravilha da tecnologia aeronáutica e foi batizado de GEN-H4.

Pra que helicópteros tão grandes, robustos e velozes se o que queremos é apenas ir e vir do trabalho sem pegar trânsito?? Seria essa uma nova tendência das aeronaves de asas rotativas??

Analisando o vídeo acima, pude perceber que:

1) O "ONE-MAN HELICOPTER" dispensa o uso de um rotor de cauda, pois possui dois rotores coaxiais contrarotativos onde um anula o torque gerado pelo outro;

2) O princípio básico de pilotagem do "ONE-MAN HELICOPTER" é o mesmo que vale para os helicópteros tradicionais: inclinando-se o plano de rotação do rotor principal, decompõe-se vetorialmente a força de sustentação, fazendo surgir a força de tração, que puxa o helicóptero no sentido da inclinação. Em um helicóptero tradicional, isso é feito pelo comando de passo cíclico, aqui simplificado por um manche parecido com guidon de uma motocicleta.

3) A rotação dos rotores é produzida pelo motor que é controlado por uma manete de RPM ou algo semelhante. Esse dispositivo (manete de RPM) é utilizado em alguns helicópteros tradicionais como o Schweizer, Bell, e outros.

4) O trem de pouso, de quatro apoios, permite pousos e decolagens estáveis, sendo que os "amortecedores" do "ONE-MAN HELICOPTER" são os próprios joelhos do piloto!! kkk

5) O "ONE-MAN HELICOPTER" transporta uma pessoa de até 220 Kg (Payload = carga paga) e atinge uma velocidade máxima de 100 Km/h.

6) O "ONE-MAN HELICOPTER" pesa apenas 75 Kg e tem autonomia de voo entre 30 e 60 min, o suficiente para ir e voltar do trabalho e ainda dar um passeio sobre as praias...

Para mim restou comprovado que japonês é mesmo um povo brilhantemente inteligente e que faltam "apenas" 35 mil dólares para eu ter o meu próprio helicóptero… kkk

Cmte Duton

P.S.: Apenas um único DEFEITO nesse tal de "ONE-MAN HELICOPTER": se essa moda pegar mesmo, eu perco meu emprego…

Nenhum comentário:

Postar um comentário