sábado, 21 de abril de 2012

Brasília 52 anos e a aviação de segurança pública, defesa civil e outros segmentos

Neste dia 21 de abril de 2012 a cidade de Brasília completa 52 anos!

Fundado em 1960 pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, Brasília foi projetada para comportar meio milhão de habitantes e hoje já conta com cerca de 2,5 milhões (incluindo eu, recém-chegado de volta a SENASP!! kkkk).

Na parte de aviação de segurança pública, defesa civil e outros segmentos, nenhum ente federativo do Brasil concentra tantas unidades de aviação como o Distrito Federal.

Somente em Brasília (DF), estão sediadas as seguintes unidades aéreas:

1) ÓRGÃOS LOCAIS DO DISTRITO FEDERAL:

- Batalhão de Aviação Operacional (BAVOp) da Polícia Militar do Distrito Federal;
AS 350 "Esquilo"

- Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Civil do Distrito Federal;
AS 350 "Esquilo"

- SALVAer do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal;
EC 135 - BIMOTOR

- Núcleo de Operações Aéreas (NOA) do DETRAN / DF.
AS 350 "Esquilo"


2) ÓRGÃOS FEDERAIS SEDIADOS NO DISTRITO FEDERAL:

- Coordenação de Monitoramento e Operações Aéreas (COAER) do IBAMA;
Bell Long Ranger 

- Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) do Departamento de Polícia Federal;
Bell 412 - BIMOTOR

- Divisão de Operações Aéreas (DOA) do Departamento de Polícia Rodoviária Federal;
Bell 407

- Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB que atende à Presidência da República;
EC 135 - BIMOTOR

- Seção de Aviação Policial (SAP) do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública;
AS 350 "Esquilo"

- Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Secretaria da Receita Federal do Brasil
EC 135 - BIMOTOR


OBS: A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) também possui uma unidade aérea (Serviço de Transporte Aéreo - STA) sediada em Brasília (DF) mas não possui helicópteros, apenas aviões.


Como singela homenagem a capital federal do Brasil que tão bem me acolheu em 2010 e novamente agora em 2012, deixo aqui registrada, nas fotos do amigo EDSON DA CONCEIÇÃO DA SILVA (Tripulante Operacional do DOA-PCDF), as imagens aéreas mais bonitas que já vi de Brasília.

E quem disse que somente o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa??

A Esplanada dos Ministérios com o Congresso Nacional ao fundo

Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek

O Congresso Nacional e os Ministérios

Ponte JK

Prédios do Setor Bancário Sul. Esplanada dos Ministérios ao fundo.

Parabéns pelos 52 anos, Brasília! Obrigado por receber a mim e a tantos outros brasileiros de forma bastante amistosa.

Parabéns a todos os aviadores de segurança púbica, defesa civil e outros sediados na capital do Brasil!!

Cmte Duton


DESABAFO: Agora vocês entenderam o por quê de eu ter feito meu CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS (CAO) em Brasília, na PMDF?? 

É que aqui em Brasília já existem nada menos que 04 (quatro) operadores (DPF, RECEITA FEDERAL, CBMDF e GTE/FAB) que já despertaram para a necessidade de empregar HELICÓPTEROS BIMOTORES na aviação de segurança pública, defesa civil e outros segmentos!!

Após 7 meses de CAO na PMDF, eu desejo que o meu CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA (CSP) seja feito em algum estado do Nordeste brasileiro, bem pertinho de praias paradisíacas de águas mornas e com direito a muitos crustáceos saborosos servidos a beira mar… 

Minha futura tese a ser defendida no CSP: o emprego de HELICÓPTEROS BIMOTORES no patrulhamento de praia!!! kkkkkkk


Um comentário:

  1. Minha futura tese a ser defendida no CSP: o emprego de HELICÓPTEROS BIMOTORES no patrulhamento de praia!!! kkkkkkk

    Caro comandante eu tenho uma sugestão de maior alcance,mas com igual teor " as praias" , rsss.
    No aguardo de seu retorno para expor meu projeto.
    Carlos H A Soares

    ResponderExcluir