domingo, 15 de abril de 2012

Falcão Negro em Perigo / Black Hawk Down

Em outubro de 1993, durante a Guerra Civil da Somália, militares norte-americanos participaram da Batalha de Mogadishu, capital daquele país.


Bandeira da Somália: um dos países mais pobres do mundo!

País muito pobre localizado na costa leste do continente africano, a Somália possui sua força de trabalho concentrada na agricultura (71%) e sua população alfabetizada gira em torno dos 38% somente.

De religião muçulmana sunita (100%), a expectativa de vida da população da Somália (menos de 10 milhões de habitantes) é de apenas 50 anos.

Foi nesse cenário de pobreza que os Estados Unidos enviaram para o local, durante a Guerra Civil, forças de elite a fim de capturar generais que obedeciam ao líder local Mohammed Farah Aidid.

Ao longo da batalha, dois helicópteros UH-60 "BLACK HAWK" foram derrubados e a operação, que deveria levar em torno de meia hora, tornou-se uma batalha de 15 horas, terminando com 19 americanos mortos e 73 feridos, além de 1.000 somalis mortos.

Hollywood fez um filme, datado de 2001, intitulado "Black Hawn Down", em alusão aos dois helicópteros dos EUA derrubados em Mogadishu.


BLACK HAWK DOWN: um lindo filme de amor!

O filme, ainda que romantizado pró-EUA, é muito vibrante e prende a atenção do espectador do começo ao fim! 

Ao meu ver, "FALCÃO NEGRO EM PERIGO" é um lindo filme de amor… sim, amor!!! Amor daqueles que arriscaram a própria vida em prol de uma causa!

Os vídeos abaixo trazem partes desse filme, que retratou um triste episódio da história da Somália e também das Forças Armadas dos EUA…



Abaixo está um vídeo achado no You Tube que alega ser feito de imagens originais de alguns militares dos EUA que estiveram em Mogadishu.

O lema do filme "BLACK HAWH DOWN" é "LEAVE NO MAN BEHIND" o que pode ser traduzido como "Nenhum homem será deixado para trás", algo bastante atual ainda nos dias de hoje!


E para finalizar, as palavras pronunciadas pela tripulação dos Black Hawks minutos antes de entrar em combate (confesso que fiz o mesmo algumas vezes…kkk): "FUCKING IRENE"!!!!!




Cmte Duton


P.S.: "IRENE" era a palavra código para dar início a operação de captura de Mohammed Farah Aidid. 


P.S. 2: Existe uma versão civil do BLACK HAWK (UH-60) que é o BLACK HAWK S-70 que, se Deus quiser, ainda fará parte da frota do GAM / PMERJ!!
BLACK HAWK S-70 (Standard Baseline Configuration): peso máximo de decolagem de 22.000 Libras (= 9.979 Kg); teto de serviço 12.790 Ft (= 3.898 m); comprimento total 19,76m; configuração utilitária: 2 pilotos + 2 membros de cabine + 11 combatentes; potência máxima contínua em cada motor: 1.634 shp. Precisa dizer algo mais???






Nenhum comentário:

Postar um comentário