sábado, 24 de setembro de 2011

Zona de Pouso de Helicóptero (ZPH)

Como é sabido por todos, os helicópteros são aeronaves de ASAS ROTATIVAS que podem pousar e decolar totalmente na posição vertical, tal como o movimento de um elevador comum.

Esta fantástica capacidade faz com que os helicópteros dispensem o uso de pistas de pouso, o que é impensável para os aviões e demais aeronaves de asa fixa.

Uma pista de pouso é, se dúvidas, o local mais apropriado e seguro para pousos e decolagens dos helicópteros. 

PISTA DE POUSO: ideal para helicópteros e aviões.

No dia a dia, porém, é necessário operar com helicópteros em áreas onde não existem pistas de pouso. Desta necessidade foram criados os HELIPONTOS e os HELIPORTOS.

Um HELIPONTO é um local especificamente construído para servir de local de pouso e decolagem de helicópteros. Todo HELIPONTO deve ser homologado pelo órgão aeronáutico competente para poder operar regularmente.

HELIPONTO: local especificamente construído para atender as operações
de pouso e decolagem de helicópteros. Deve ser homologado pelo órgão
aeronáutico competente.


Uma característica fundamental de um HELIPONTO é a sua TONELAGEM DE PISO. Na foto acima, o número "4" colocado à direita do vértice fechado do triângulo indica que este piso suporta aeronaves de até 4 TONELADAS.

Os números indicadores da TONELAGEM DO PISO são sempre números inteiros e são arredondados para baixo por questões de segurança.

Outra característica importante de um HELIPONTO é sua CLASSIFICAÇÃO. A letra escrita ao centro do triângulo indica se o heliponto é PÚBLICO (H), PRIVADO (P) ou MILITAR (M), podendo haver ainda os HELIPONTOS DE HOSPITAIS que possuem uma cruz vermelha com a letra "H" no centro.

Nos helipontos PRIVADOS (P) o pouso só é permitido com autorização do proprietário/administrador.

Nos helipontos MILITARES (M) o pouso só é permitido com autorização do Comandante da base.

Um outro item também importante de um HELIPONTO é o seu(s) EIXO(S) DE APROXIMAÇÃO. Uma ou duas setas pintadas no piso do heliponto indicam o melhor eixo de aproximação para pouso naquele heliponto. Durante a operação de pouso, serão as condições do vento que determinarão a melhor rampa de aproximação.

OBS: Chama-se "HELIPORTO" o HELIPONTO dotado de facilidades de abastecimento e/ou embarque/desembarque de passageiros.

Depois das pistas de pouso, os HELIPONTOS e os HELIPORTOS são os locais mais indicados e seguros para as operações de pouso e decolagem de helicópteros.

Mas quando não existir PISTA DE POUSO nem HELIPONTO ou HELIPORTO, onde pousar um helicóptero??

No Brasil, as OPERAÇÕES AÉREAS POLICIAIS E DE DEFESA CIVIL estão regidas pela RBHA 91 Subparte K. 

Essa legislação AUTORIZA que as aeronaves em missões policiais e de defesa civil utilizem locais de pouso NÃO HOMOLOGADOS.

A esses locais de pouso não homologados para pousos e decolagens de helicóptero dá-se o nome genérico de "ZPH": ZONA DE POUSO DE HELICÓPTERO.

Uma ZPH deve possuir algumas CARACTERÍSTICAS INDISPENSÁVEIS DE SEGURANÇA, a saber:

1 - TIPO DE PISO: RESISTÊNCIA (TONELAGEM) E INCLINAÇÃO;

2 - AUSÊNCIA DE OBJETOS ESTRANHOS SOLTOS;

3 - AUSÊNCIA DE FIOS E OBSTÁCULOS NA SUPERFÍCIE DE APROXIMAÇÃO E SAÍDA (SAS);

4 - INDICADOR DE INTENSIDADE E DIREÇÃO DO VENTO ("BIRUTA"); e,

5 - ILUMINAÇÃO ADEQUADA.

Durante as palestras que já ministrei sobre OPERAÇÕES AÉREAS POLICIAIS para o público interno da PMERJ, para efetivos da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA e outros, este é o tema que mais desperta a curiosidade da platéia, ao mesmo tempo que é de vital importância para a SEGURANÇA das operações aéreas policiais e de defesa civil.

Conforme havia prometido aos meus ouvintes nas palestras que ministrei nesse ano na PMERJ (CFO, CAO e CSP), seguem abaixo os slides da minha palestra que nos ensinam a escolher uma ZPH ideal:

Para operação com helicópteros AS 350 "ESQUILO" a inclinação máxima
do piso deve ser de 10º. A tonelagem do piso deve ser maior que o 
PESO MÁXIMO DE DECOLAGEM (PMD) = 2.250Kg.

"Objetos estranhos" podem causar DANOS à aeronave e às pessoas no solo.
Para evitar isso, deve-se fazer uma VARREDURA NO LOCAL DE POUSO
buscando retirar todo e qualquer OBJETO ESTRANHO.

Fios de alta e baixa tensão já causaram diversos acidentes com helicópteros.
Na Superfície de Aproximação e Saída (SAS) do helicóptero 
NÃO PODE HAVER QUALQUER TIPO DE FIO!!
A "SAS" ideal deve respeitar o "Gabarito 1:8" que vem a ser o afastamento 
horizontal de obstáculos verticais, tal como na figura acima.
  
O ideal é que na ZPH exista um indicador de vento. Não havendo uma
"biruta", uma bandeira pode ser uma excelente alternativa.

Para pousos e decolagens NOTURNAS é imprescindível que a área de toque
esteja ILUMINADA! Ideal que existam refletores próprios para este fim.
Como alternativa, pode-se apontar o FAROL ALTO DE UM VEÍCULO sempre 
no SENTIDO CONTRÁRIO AO VENTO, pois será o sentido de onde o helicóptero
se aproximará para pousar!

NUNCA APONTAR O FAROL DE UM VEÍCULO NO MESMO SENTIDO
DO VENTO!! 


Existem ainda outras nuances das operações aéreas policiais em ZPHs que poderiam ser abordadas aqui nesta postagem, mas que certamente deixariam o texto demasiadamente longo e enfadonho.

Creio ter explicado até aqui as PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA necessárias para a operação de helicópteros numa ZPH e, com isso, facilitar as futuras operações aéreas policiais e de defesa civil de quem precisar operar em locais não homologados.

Cmte Duton

8 comentários:

  1. Comandos anteriores do GAM já deveriam ter iniciado a divulgação desse tipo de informação para o PÚBLICO INTERNO da PMERJ há muitos anos...

    Graças a INÉRCIA ADMINISTRATIVA de maus gestores, hoje ainda estamos "engatinhando" nesse processo.

    É lamentável que pessoas na função de CHEFIA não tenham se preocupado em divulgar tão relevantes informações para tornar as operações aéreas do GAM muito mais seguras e dinâmicas.

    Gente mesquinha e egoísta, que só pensa em benefícios pessoais, deixa de dar grandes contribuições ao serviço público como um todo.

    SABER é sempre muito bom, mas melhor ainda é SABER E ENSINAR!

    Cmte Duton

    ResponderExcluir
  2. Duton ... Parabéns, bela postura!!! difundir conhecimento é imprescindível

    eu conheço alguns procedimentos desta esfera,
    meu primo é piloto de Helicóptero, nós goastamos de conversar e eu gosto de pesquisar estas informações ...
    acredito que 90% do quadro dacorporação desconhece tais coisas, significaria segurança mútua nas operações aéreas

    ResponderExcluir
  3. Prezado Fernando Resende,

    Obrigado pela sua constante participação aqui no meu blog.

    Você tem absoluta razão: mais de 90% do efetivo PMERJ (e até de outras polícias estaduais e federais) NÃO detém o conhecimento a respeito das características BÁSICAS para a escolha de uma ZPH.

    Se nós, PILOTOS POLICIAIS, não nos preocuparmos em divulgar isso, quem o fará??

    Infelizmente a INÉRCIA e a MÁ VONTADE de alguns faz mal a muita gente, mas aqueles que se preocupam em FAZER O BEM, transmitindo e difundindo conhecimentos úteis, conseguem suplantar as malfeitorias dos MEDÍOCRES.

    Abraço!

    Cmte Duton

    ResponderExcluir
  4. Srs

    Trabalho em uma fabrica que esta a 200 km da capital, estamos querendo construir um local para que algum helicoptero possa pousar para recolher um acidentado ou caso algum executivo venha nos visitar com seu helicoptero.

    Nossa ideia e de algo simples sem nenhum uso comercial ou qualquer outro tipo, somente uma área livre com iluminação etc..para que
    caso ocorra alguma necessidade tenhamos um local definido.


    Perguntas :

    Fazendo essa área eu preciso ter permissão da Anac algo assim ?

    Não o fazendo sofro alguma penalidade por construir isso apenas para uso particular ?

    A empresa terá custos extras por ofertar essa facilidade para um acidente ou cliente exporá dico.

    A área tem 200 mil m2, portanto não nos falta local para pousarem

    Estamos em duvidas de fazer ou não isso e nos criar problemas desnecessários.

    Por favor nos de uma orientação.

    Grato

    Marcus Barbosa

    ResponderExcluir
  5. Ola Comandante, preciso tirar uma duvida com o sr. Estava em um hotel jogando bola em um campinho de grama(maior q uma quadra de salao, mas menos que um campo de society) e um helicoptero chegou, sem avisar ninguem, e foi pousar onde estavamos jogando. as pessoas ficaram de um lado de campo e o helicoptero pousou do outro, mas para isso tivemos que gritar para que as pessoas se afastassem. Ele poderia ter pousado lá sem autorização do hotel? o local teria que ter sido isolado antes? qual distancia se deve ficar desse pouso? abraços

    ResponderExcluir
  6. Ola Comandante, preciso tirar uma duvida com o sr. Estava em um hotel jogando bola em um campinho de grama(maior q uma quadra de salao, mas menos que um campo de society) e um helicoptero chegou, sem avisar ninguem, e foi pousar onde estavamos jogando. as pessoas ficaram de um lado de campo e o helicoptero pousou do outro, mas para isso tivemos que gritar para que as pessoas se afastassem. Ele poderia ter pousado lá sem autorização do hotel? o local teria que ter sido isolado antes? qual distancia se deve ficar desse pouso? abraços

    ResponderExcluir
  7. Eh legal e ou possivel ter um a ZPH em condominio privativo e fechado?
    Para possivel apoio as operacoes militares e de defesa civil?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, estamos finalizando as estruturas físicas de nossa sede. Nele teremos um heliponto pelo fato de trabalharmos com voos panorâmicos etc. Muitas dicas e dúvidas foram esclarecidas por aqui. Show de bola e parabéns...
    Vindo a MG, nos faça uma visita...

    Abraços...

    ResponderExcluir