sábado, 17 de setembro de 2011

Top 10 Cmte Duton - 5º LUGAR: acidente aeronáutico com o cantor Marrone - considerações técnicas

No início do mês de Maio de 2011 uma triste notícia ocupou a imensa maioria dos meios de comunicação: o acidente aeronáutico envolvendo o cantor sertanejo Marrone, da dupla Bruno e Marrone.

No domingo dia 15/05/2011 dois programas de tv dominicais de grande audiência abordaram o acidente com o cantor sertanejo, sendo que cada editorial deu uma abordagem diferente ao tema.

Como autor de blog e piloto de helicóptero, senti-me na obrigação de fazer singelas considerações técnicas que não foram abordadas pelos programas de tv.

Dessa forma pretendi esclarecer, sem sensacionalismo, alguns itens importantes que não foram abordados nas reportagens de duas das principais emissoras de televisão do Brasil.


Acidente aeronáutico com o cantor Marrone - considerações técnicas

Foto do helicóptero AS 50 "Esquilo" prefixo PT-HMU após o acidente. 
Fonte: G1



Na tarde do dia 02 de Maio de 2011 o helicóptero prefixo PT-HMU modelo AS 50 "Esquilo" de propriedade do cantor sertanejo Marrone sofreu acidente aeronáutico em São José do Rio Preto (SP). Além do cantor, estavam a bordo o Comandante da aeronave e um secretário particular do cantor.

No domingo dia 15 de Maio de 2011 dois programas dominicais de televisão de grande audiência abordaram o assunto, com enfoques bastante distintos.

O programa "DOMINGO ESPETACULAR", exibido pela Rede Record, teve como primeira matéria o acidente envolvendo o cantor Marrone. Em entrevista à Rede Record, o cantor disse que estava no assento da direita da aeronave, que normalmente é reservado ao Comandante do helicóptero modelo AS 50 "Esquilo" ou para alunos em instrução de voo.

O "DOMINGO ESPETACULAR" ateve-se ao fato de que o helicóptero AS 50 "Esquilo" possui DUPLO COMANDO, ou seja, os comandos de voo presentes no lado direito podem também ser instalados do lado esquerdo, havendo DUPLICIDADE DE COMANDOS. Isso é fato e verifica-se na prática: piloto e co-piloto podem pilotar lado a lado, com os mesmos comandos de voo disponíveis, sem que isso afete a segurança de voo.

Analisando a reportagem como TELESPECTADOR, pareceu-me que a reportagem do "DOMINGO ESPETACULAR" tentou justificar o fato do cantor Marrone estar sentado do lado direito do helicóptero modelo AS 50 "Esquilo" que se acidentou.

O outro programa dominical que abordou o tema, também na reportagem de abertura, foi o "FANTÁSTICO", exibido pela Rede Globo.

De cunho mais investigativo, a reportagem aprofundou-se no fato do cantor Marrone estar sentado no lado direito da cabine de comando do helicóptero, local reservado ao Comandante da aeronave nos helicópteros modelo AS 50 "Esquilo" ou para pilotos em instrução de voo.

Analisando a reportagem como TELESPECTADOR, pareceu-me que a reportagem do "FANTÁSTICO" tentou achar o responsável (culpado) pelo acidente.

Helicóptero MONOMOTOR modelo AS 50 "Esquilo"  
Fonte: Surclaro.com

É sempre muito complicado analisar um acidente aeronáutico sem estar presente ao acontecimento. Não tenho a pretensão, neste humilde blog, de justificar a conduta de alguém, tampouco incriminar quem quer que seja. Vou apenas analisar alguns fatos já divulgados e/ou constantes em normas aeronáuticas vigentes:

1 - Consta que o helicóptero acidentado (prefixo PT-HMU) era de propriedade do cantor sertanejo Marrone. Uma aeronave modelo AS 50 "Esquilo" tem o valor de mercado em torno de 2 a 3 milhões de dólares. 

Some-se a esse valor o que o proprietário gasta com o salário do piloto Comandante, manutenção da aeronave, hangaragem da aeronave, combustível, seguro aeronáutico, etc. 

Conclui-se que o helicóptero é um meio de transporte luxuoso e dispendioso, o que, ao meu ver, legitima o proprietário a querer pilotar SEU helicóptero, porém não o autoriza a fazer isso SEM ESTAR DEVIDAMENTE HABILITADO;


2 - Atualmente para ser piloto no Brasil, seja de asa fixa (avião) ou asa rotativa (helicóptero), deve-se seguir os trâmites administrativos exigidos pela ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil. 

A ANAC é uma agência reguladora que foi criada em 2005 e substituiu o DAC (Departamento de Aviação Civil) que era ligado ao Comando da Aeronáutica. 

Devido às inúmeras peculiaridades que possui, bem como aos riscos que oferece, a atividade aeronáutica DEVE SER REGULADA POR ÓRGÃO PÚBLICO COMPETENTE, e no Brasil esse órgão é a ANAC quando se trata de Aviação Civil. A aviação militar (leia-se: Marinha, Exército e Aeronáutica) regula suas próprias atividades aeronáuticas.

Como o Brasil é signatário da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), deve cumprir dezenas de normas internacionais de aviação tais como: habilitação de pessoal, treinamentos, formação de pessoal, instruções de voo, homologação de aeronaves, etc. Hoje tudo isso é feito pela ANAC.


3 - Um dos requisitos para ser piloto no Brasil é o GRAU DE ESCOLARIDADE: ensino fundamental (antigo 1º Grau) para ser PILOTO PRIVADO e ensino médio (antigo 2º Grau) para ser PILOTO COMERCIAL. 

A diferença básica existente entre PILOTO PRIVADO e PILOTO COMERCIAL é que o segundo deve possuir mais experiência em voo para obter seu CHT (Certificado de Habilitação Técnica) expedido pela ANAC, bem como pode explorar comercialmente sua atividade. O PILOTO PRIVADO não pode ser remunerado pela sua atividade de pilotagem, mas isso não o impede de pilotar sua própria aeronave ou a de quem o empreste.


4 - No caso em tela, bastaria o cantor Marrone ser PILOTO PRIVADO DE HELICÓPTERO (PPH) para estar plenamente amparado pela legislação aeronáutica vigente. 

Ainda que o cantor Marrone não tivesse seu CHT de PPH, poderia ser ALUNO EM INSTRUÇÃO DE VOO, mas para isso o Comandante da aeronave, ainda que ocupando o assento da esquerda, deve possuir habilitação de INSTRUTOR DE VOO DE HELICÓPTERO (INV-H). 

OBS: Tanto o instrutor de voo como o aluno devem possuir o CCF - CERTIFICADO DE CAPACIDADE FÍSICA para poder estar em instrução de voo. Esse documento é obrigatório para qualquer piloto (Privado, Comercial, Instrutor, etc) e é revalidado periodicamente (semestralmente ou anualmente, dependendo da idade do piloto).


5 - Os órgãos aeronáuticos competentes tem o prazo de alguns meses para concluir as investigações acerca do acidente aeronáutico que envolveu o cantor Marrone.

Ao contrário das abordagens feitas pelos canais de televisão, o parecer técnico do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) não visa achar CULPADOS ou JUSTIFICAR CONDUTAS, mas sim divulgar para a comunidade aeronáutica osfatores contribuintes e fatores determinantes que levaram ao acidente aeronáutico para que ESSE TIPO DE ACIDENTE NÃO MAIS SE REPITA! 

O maior objetivo do CENIPA é a PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS!

6 - Talvez no caso em tela haja complicações para o cantor Marrone junto à seguradora da aeronave. Qualquer constatação de infração às normas aeronáuticas vigentes acarreta o não pagamento do prêmio do seguro.


7 - Pouco se falou sobre o estado de saúde do Comandante da aeronave: com o pé esquerdo e parte da perna esquerda amputadas após o acidente, dificilmente ele voltará a exercer sua atividade laboral o que, por si só, já é muito triste e lamentável. Melhoras pro senhor, Comandante!


8 - Pouco também se falou sobre o estado de saúde do secretário particular do cantor Marrone que, sentado no banco de trás do helicóptero, sofreu bastante com a queda do helicóptero e encontra-se em coma. Melhoras pro senhor também!


9 - E o acidente propriamente dito?? O que causou a queda do helicóptero prefixo PT-HMU??

Com a palavra, o CENIPA.
Se havia uma pessoa não habilitada no assento da direita do helicóptero modelo AS 50 "Esquilo" acompanhado de um piloto habilitado na esquerda, isto, por si só, não causa um acidente aeronáutico! Pode ser fator um contribuinte, mas não costuma ser o determinante.

Algumas pessoas que testemunharam o acidente ou chegaram logo após falam que houve pane do motor em voo, uma das situações mais críticas que um piloto pode enfrentar, ainda pior quando o helicóptero é MONOMOTOR!!

O helicóptero modelo AS 50 "Esquilo" é um HELICÓPTERO MONOMOTOR que, em caso de pane do motor, exige do piloto imediata atuação nos comandos e uma manobra de emergência conhecida como AUTORROTAÇÃO (explicarei melhor esse tema em uma postagem futura).

Para ser bem sucedido em uma AUTORROTAÇÃO (leia-se: sair vivo e/ou ileso) o piloto deve estar muito bem treinado, mas também deve contar com o FATOR SORTE pois será necessário um LOCAL APROPRIADO PARA POUSAR O HELICÓPTERO SEM MOTOR, o que nem sempre existe!!!

Por essas e outras ocorrências de pane do motor em voo é que sou defensor dosHELICÓPTEROS BIMOTORES: no caso de perda de um motor em voo, segue-se voando apenas com o outro. Simples assim.

Helicóptero BIMOTOR modelo AS 355 "Esquilo Bimotor": 
Se um motor falhar em voo, segue voando com o outro!


Bem, concluídas as minhas considerações técnicas acerca do acidente envolvendo o cantor Marrone, resta-me desejar que aqueles que ainda estão feridos se recuperem o quanto antes e que temas como este sejam tratados SEMPRE COM PROFISSIONALISMO, NUNCA COM SENSACIONALISMO.

Cmte Duton      

2 comentários:

  1. belo texto, infelizmente sensacionalismo norteia as práticas de alguns veículos midiáticos

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  2. Pois é, Fernando, por isso me senti obrigado a dar um enfoque mais técnico e imparcial ao sinistro ocorrido…

    Grande abraço,

    Cmte Duton

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