Após completar meu Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), realizado na PMDF em 2010, escrevi uma postagem aqui no blog que, na verdade, foi um grande DESABAFO...
Cansado de ver OFICIAIS PILOTOS descompromissados com a Aviação de Segurança Pública, busquei provocar uma REFLEXÃO em todos para que os futuros Oficiais pilotos que sejam submetidos aos cursos obrigatórios de progressão na carreira (CAO e CSP) não sigam os MAUS EXEMPLOS daqueles que deixaram de dar valiosas contribuições para o nosso crescimento profissional através de trabalhos técnico-científicos obrigatórios nos cursos de carreira.
Como a aviação é um tema EXTREMAMENTE TÉCNICO, que exige profundos conhecimentos bastante específicos, não podemos esperar que TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS na área de aviação sejam realizados por quem não é do ramo...
Espera-se que TODO OFICIAL PILOTO demonstre COMPROMETIMENTO com a sua atividade profissional e PRODUZA CONHECIMENTO através de artigos científicos, trabalhos técnicos e monografias.
Eu fiz a minha parte durante o CAO que realizei na PMDF em 2010, por isso tenho a minha consciência tranquila e posso provocar esta reflexão.
Quantos OFICIAIS PILOTOS carregam nas costas o peso do DESCOMPROMISSO COM A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, tendo produzido conhecimento que não acrescenta NADA para a nossa atividade??
A postagem abaixo explica melhor toda essa problemática.
A contribuição do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da PMDF para a Aviação de Segurança Pública
Os 3 PRIMEIROS COLOCADOS do CAO PMDF 2010: CAP PMAM Paiva (01), CAP PMDF Castellar (02) e CAP PMERJ Duton (03)
Na sexta-feira dia 20 de agosto de 2010 foi encerrado o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da PMDF, uma pós-graduação lato sensu em Gestão de Segurança Pública chancelada pela renomada Universidade de Brasília (UnB).
O CAO na PMDF durou 6 longos meses, com aulas de segunda à sexta-feira, das 07:30h às 17:30h.
A turma foi composta por 69 Capitães Policiais Militares, sendo 63 Capitães da PMDF, 4 Capitães da PMERJ (eu era um deles), 1 Capitão da PMAM e um Capitão da PMTO.
Para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Segurança Pública pela UnB, foi preciso que cada um dos 69 Capitães alunos do CAO confeccionasse uma MONOGRAFIA de, no mínimo, 80 páginas!
Cada trabalho monográfico foi submetido à avaliação metodológica e à revisão gramatical feita por mestres e doutores da UnB.
Superada essa fase, cada MONOGRAFIA teve que ser defendida pelo seu autor perante uma Banca Examinadora composta por 3 Oficiais Superiores da PMDF.
Cada Capitão aluno teve 40 minutos para defender sua tese e, logo após, cada membro da banca teve 20 minutos para questionar o autor sobre suas idéias. A tensão existente em cada defesa de monografia era evidente...
Superadas todas as fases do CAO, foi concluída a classificação final curso:
Em PRIMEIRO LUGAR ficou o CAP PMAM ANÉSIO BRITO DE PAIVA, que tratou sobre "A Análise Criminal na Cidade de Manaus".
Em SEGUNDO LUGAR ficou o CAP PMDF EMÍLIO CASTELLAR, que tratou sobre "A Utilização do GPS em Viaturas e Helicópteros da PMDF".
Em TERCEIRO LUGAR fiquei eu, CAP PMERJ RODRIGO DUTON ALVES. Meu trabalho monográfico versou sobre "A Implementação da Frota de Helicópteros Bimotores na Aviação da PMERJ".
Em suma, dentre os três primeiros colocados do CAO PMDF 2010, DOIS são PILOTOS DE HELICÓPTERO e escreveram suas monografias sobre assuntos pertinenetes à Aviação de Segurança Pública!!
Modéstia à parte, não é muito difícil escrever e defender idéias sobre um assunto que CONHECEMOS e GOSTAMOS.
Acredito que foi a primeira vez na história da PMDF que 2 PILOTOS ocuparam as primeiras posições da turma, tendo defendido assuntos de aviação bastante técnicos!!
Se nossos projetos (monografias) serão ou não adotados em nossas corporações, só Deus sabe.
O fato é que NÓS, PILOTOS POLICIAIS, FIZEMOS A NOSSA PARTE!!!
Buscamos contribuir com a Aviação de Segurança Pública trazendo à tona assuntos atuais e inovadores em nossas corporações.
Fizemos pesquisas, entrevistas, visitas técnicas, enfim, demos o nosso melhor visando contribuir com a nossa atividade aérea policial.
Se cada PILOTO que for submetido aos CURSOS OBRIGATÓRIOS DE CARREIRA escrever sobre temas de AVIAÇÃO, certamente nossa atividade tenderá a crescer cada vez mais!!
Se nós, PILOTOS, não escrevermos trabalhos acadêmicos sobre AVIAÇÃO, quem o fará??
-Podemos esperar que o pessoal PM oriundo do Batalhão de Choque escreva sobre helicópteros??
-Podemos esperar que o pessoal PM oriundo do Batalhão Florestal escreva sobre a regulamentação da profissão do aeronauta??
-Podemos esperar que o pessoal PM oriundo do Batalhão de Operações Policiais Especiais escreva sobre normas de segurança de voo??
É óbvio que a resposta para cada uma dessas três perguntas é NÃO!
A AVIAÇÃO é um tema demasiadamente técnico e complexo, que requer muito estudo para ser bem compreendido.
Espera-se que os PILOTOS POLICIAIS estejam COMPROMETIDOS COM A SUA ATIVIDADE e contribuam com trabalhos acadêmicos para o aprimoramento dessa atividade.
Enquanto existir PILOTO escrevendo trabalho acadêmico sobre assunto diverso da AVIAÇÃO, nossa atividade tende à estagnação.
Pior ainda: se nós não buscarmos escrever doutrina sobre nossa AVIAÇÃO POLICIAL, nossa atividade será disciplinada por pessoas que decidirem escrever sobre esse tema e que, nem sempre, esses acadêmicos conhecem a realidade da aviação policial...
Estou convencido de que nós PILOTOS POLICIAIS não podemos NOS OMITIR EM CONTRIBUIR COM TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE AVIAÇÃO POLICIAL!!
Caso adotemos essa postura, a da OMISSÃO, não teremos do que reclamar se nossa atividade não evoluir, pois DESPERDIÇAMOS A PRECIOSA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR!!
Capacidade para produzir bons trabalhos acadêmicos sobre AVIAÇÃO POLICIAL todos nós PILOTOS POLICIAIS temos, o que falta, muitas vezes, é comprometimento e vontade.
Desculpem-me pelo desabafo, mas o que faz a diferença em qualquer grande empresa ou corporação são AS PESSOAS e o COMPROMETIMENTO de cada uma delas com o crescimento da empresa/corporação.
Na nossa atividade aérea policial, não é diferente...
PILOTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA: COMPROMETAMO-NOS COM A NOSSA ATIVIDADE AÉREA PARA CRESCERMOS!!
Um bom trabalho acadêmico feito na PMDF, na PMERJ, na PMAM, na PMESP, na PMMG, na PMBA, na PMPE, na PMTO, na PMSC, na PMES, na PMRS, etc pode ser útil a diversas unidades aéreas do Brasil!!
Façamos nossa parte e vamos alçar voos cada vez mais altos!
Abraço a todos!
Cmte Duton
P.S.: No CAO PMDF 2010 estavam presentes ainda dois outros PILOTOS DE HELICÓPTERO da PMDF que também trouxeram suas contribuições para a Aviação de Segurança Pública. São eles:
CAP PMDF LÓTUS VIERIA LINS e CAP PMDF ANTÔNIO GOMES SILVA SOBRINHO.
Parabéns Comandantes!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário