segunda-feira, 5 de setembro de 2011

TOP 10 Cmte Duton - 3º LUGAR: quero ser piloto da PMERJ

Dando prosseguimento ao TOP 10 Cmte Duton, ou seja, o ranking das 10 postagens mais acessadas no meu blog desde a sua criação até completar o primeiro ano, surge a postagem sobre COMO SE TORNAR PILOTO DA PMERJ.

Esta talvez seja a pergunta que eu mais respondi para amigos e desconhecidos nos últimos anos: como se tornar piloto da PMERJ.

Melhor do que ter que dar a mesma resposta dezenas de vezes para diferentes interlocutores, optei por escrever no meu blog todo o passo-a-passo exigido para quem quer se tornar piloto da PMERJ. 

O número de comentários colocados na internet após a postagem demonstra o quanto esse tema foi de interesse para várias pessoas.

A postagem acabou ficando um pouco extensa, porém bastante clara e objetiva. 

Já soube que algumas pessoas utilizaram o que escrevi aqui para ingressar na carreira de piloto na PMERJ, o que muito me honra! Outras, desistiram só de ler... lamento.

Para quem interessar, segue abaixo o texto "medalha de bronze" no meu ranking.

Quero ser piloto da PMERJ

Foto: Daniel Miranda de Queiroz - GAM

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) possui hoje uma unidade especializada em aviação chamada Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM).

O GAM foi criado em 21 de Março de 2002 como um desmembramento da antiga Coordenadoria Geral de Operações Aéreas (CGOA).

O GAM está dividido em 2 núcleos de policiamento: o Núcleo de Policiamento Aéreo (NPA)e o Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM).

Além de pilotos e mecânicos de aeronaves, o GAM possui também Policiais Militares especialistas em embarcações e motores náuticos, que integram o Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM).

Tratando especificamente do NPA, o GAM possui atualmente aviões e helicópteros.

Para ser piloto da PMERJ, o pré-requisito que o candidato deve ter é ser Oficial Subalterno do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) da PMERJ.

Oficiais Combatentes são os Oficiais oriundos da Academia de Polícia Militar (APM), ou seja, aqueles que prestaram vestibular da UERJ e ingressaram na PMERJ como Aluno-Oficial.

A carreira de Piloto da PMERJ não está disponível para Oficias do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS) nem do Quadro de Oficiais Auxiliares/Especialistas (QOA/QOE).

O primeiro passo para se tornar piloto da PMERJ é ser possuidor do ensino médio completo e prestar vestibular da UERJ para Oficial Combatente da PMERJ.

O candidato aprovado torna-se Aluno-Oficial da PMERJ e estuda por 3 anos na Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Sulacap, RJ.

Declarado Aspirante-a-Oficial, o candidato deve passar por um período de estágio probatório na PMERJ até ser declarado Segundo-Tenente. Esse período leva, normalmente, 9 meses.

Uma vez ingressando no Oficialato da PMERJ, o Segundo-Tenente pode prestar concurso interno para a Escola de Aviação (EsAv) da PMERJ, que funciona no GAM.

O Segundo-Tenente (2 TEN) e o Primeiro-Tenente (1 TEN) do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) são os únicos Oficiais da PMERJ que podem prestar concurso interno para piloto de avião ou helicóptero.

Uma vez promovido a Capitão, o Oficial Combatente não mais pode pleitear uma vaga na Escola de Aviação (EsAv) da PMERJ. Isso se deve ao fato de que a formação de um piloto é longa e gradual e requer altos investimentos.

Vislumbra-se, com essa restrição dos candidatos, que os Oficiais Subalternos selecionados para a EsAv sejam formados pilotos ao longo de alguns anos e restem outros vários anos de serviço para atuar como piloto na PMERJ, retribuindo os investimentos recebidos pela Corporação.

Candidatos a piloto já no posto de Capitão, Major ou Tenente-Coronel terão, em tese, menos tempo de serviço na PMERJ e o investimento na formação desse piloto pode não se mostrar economicamente viável.

RETIFICAÇÃO: As INSTRUÇÕES REGULADORAS para o próximo Curso de Piloto Policial a ser realizado pela Escola de Aviação da PMERJ (EsAv) em janeiro de 2011 permite que CAPITÃES SEM CAO possam concorrer no processo seletivo.

As INSTRUÇÕES REGULADORAS do referido curso estão no BOL PM 130 de 26 de Julho de 2010.


Em síntese, para ser piloto da PMERJ o candidato deve seguir 15 passos:

1 - Ser possuidor de ensino médio completo;

2 - Prestar vestibular promovido pela UERJ para Oficial Combatente da PMERJ e ser aprovado;

3 - Realizar o Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizado na Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Sulacap. O CFO tem duração de 3 anos, sendo a maior parte desse tempo em regime de internato;

4 - Ser declarado Aspirante-a-Oficial PM e realizar estágio probatório nesse posto. Esse estágio probatório leva, em média, 9 meses e é realizado em alguma Organização Policial Militar (OPM). Via de regra o Aspirante-a-Oficial PM não pode seguir da Academia diretamente para o GAM.

5 - Concluído o estágio probatório, ser declarado Segundo-Tenente PM e prestar concurso interno para a Escola de Aviação (EsAv) da PMERJ. O candidato a piloto só pode ingressar na EsAv como Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente ou Capitão sem o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO);

6 - Uma vez aprovado em concurso interno para a EsAv, o candidato a piloto deve ser aprovado em exames médicos, físicos e psicológicos realizados na PMERJ e em órgão da Aeronáutica;

7 - Superadas as fases de exames médicos, físicos e psicológicos o candidato a piloto inicia os estudos específicos da carreira de piloto, a saber:

- Regulamentos de Tráfego Aéreo,
- Meteorologia Aeronáutica,
- Teoria de Voo e Aerodinâmica,
- Conhecimentos Técnicos das Aeronaves,
- Navegação Aérea,
- Regulamentação da Profissão do Aeronauta,
- Noções de Direito Aeronáutico, e,
- Introdução ao Sistema de Aviação Civil.

OBS: A EsAv/PMERJ promove ainda atividades acadêmicas extra-classe em órgãos da Marinha da Brasil (UTEPAS) e da Aeronáutica (IFISAL), bem como visitas guiadas a locais de interesse como, por exemplo, a Torre de Controle Aéreo do Aeroporto Internacional do Galeão (SBRJ), no Rio de Janeiro.

8 - Cumprida a carga horário do curso teórico de piloto e aprovado nos exames intelectuais da Escola de Aviação da PMERJ, o candidato a piloto presta o exame intelectual da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para Piloto Privado de Helicóptero ou Avião.

9 - Aprovado no exame intelectual da ANAC, o candidato a piloto da PMERJ inicia as aulas práticas de voo.

OBS: Para iniciar essa fase o candidato a piloto deve aguardar a realização de um processo licitatório realizado pela PMERJ para a escolha e contratação de escola de aviação devidamente homologada pela ANAC.

10 - Aprovado nas aulas práticas de voo, o candidato a piloto da PMERJ obtém da ANAC a habilitação de Piloto Privado (PP) de Avião ou Helicóptero.

11 - Com a habilitação de PP, o candidato a piloto da PMERJ deve prestar novo exame intelectual da ANAC, desta vez para Piloto Comercial (PC) de Avião ou Helicóptero.

OBS: Apenas com a habilitação de PP o candidato a piloto da PMERJ não pode exercer suas funções a bordo das aeronaves da PMERJ. Essa é uma limitação legal imposta pela ANAC.

12 - Aprovado no exame intelectual da ANAC para Piloto Comercial (PC), o candidato a piloto da PMERJ deve iniciar as aulas práticas de voo de Piloto Comercial (PC).

OBS: Para iniciar essa fase o candidato a piloto deve aguardar a realização de um processo licitatório realizado pela PMERJ para a escolha e contratação de escola de aviação devidamente homologada pela ANAC.

13 - Aprovado nas aulas práticas de voo de PC, o candidato a piloto da PMERJ obtém da ANAC a habilitação de Piloto Comercial (PC) de Avião ou Helicóptero.

14 - Com a habilitação de PC, o candidato a piloto da PMERJ deve iniciar estágio de adaptação em voo nas aeronaves da PMERJ.

15 - Aprovado pelo Conselho de Voo do GAM, o candidato a piloto da PMERJ torna-se co-piloto das aeronaves da PMERJ e inicia assim uma carreira ímpar dentro da Corporação!

OBS: Para ser Comandante de uma aeronave da PMERJ o piloto deve possuir experiência mínima de 500 (quinhentas) horas de voo e ser aprovado pelo Conselho de Voo do GAM para a função de Comandante de aeronave. Essa é uma exigência contratual da seguradora das aeronaves do Estado do Rio de Janeiro.

Parece difícil??

E é mesmo, mas não é impossível!

Com perseverança e muita dedicação é possível conquistar essa que é hoje uma das carreiras mais cobiçadas dentro da PMERJ.

Para o candidato a piloto da PMERJ que for possuidor de ensino médio e que vai prestar vestibular da UERJ para ingresso na APM, o tempo necessário até se tornar um co-piloto nas aeronaves da PMERJ será de, no mínimo 6 anos, contados a partir da publicação do edital para o vestibular da UERJ.

Para o candidato a piloto da PMERJ que já for Oficial Subalterno (2 TEN OU 1 TEN) do Quadro de Oficiais Combatentes da PMERJ, o tempo mínimo para se tornar um co-piloto das aeronaves da PMERJ será de, no mínimo 2 anos, contados a partir da publicação do edital para concurso interno da EsAv/PMERJ.

Boa sorte e bons voos!

Cmte Duton

P.S.: Quer um estímulo para se tornar piloto da PMERJ?

Quando eu comecei a minha carreira de aviador, em 2001, sequer existia o GAM.

Também não existia esse blog aqui para se saber exatamente quais seriam as barreiras a serem ultrapassadas...

Também no começo da minha carreira de aviador, sofri muito com o "pano preto" colocado por pilotos já formados que, ao invés de ajudar, gostavam de contar histórias supervalorizando suas habilidades... Isso em nada estimulava os novos candidatos, pelo contrário, nos fazia desanimar e acreditar que os que já eram pilotos eram verdadeiros Deuses!!

Ainda bem que a MENTALIDADE hoje é outra e, se você quer ser piloto da PMERJ, vá em frente e NÃO DESISTA!

Por maiores que sejam os obstáculos, a gente os supera com perseverança e muita dedicação!

Se você leu essa postagem até aqui, já tem um bom começo para se tornar piloto da PMERJ, pois sabe exatamente todo o caminho a percorrer até conquistar seu sonho!

Vá e vença!

6 comentários:

  1. comandante,
    o senhor poderia informar que disciplinas são exigidas na prova do concurso interno da EsAv/PMERJ?

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  2. Prezado Marcos,

    As disciplinas exigidas para ingressar na EsAv PMERJ sao: Regulamentos de Trafego Aereo, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos da Aeronave e Inglês.

    Att,

    Cmte Duton

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  3. Comandante; passei esse ano pra APMDJ VI; estou para começar os exames físicos, desde o início, entrei com essa mentalidade: sonho em ser piloto de helicóptero militar; ainda mais com essa nova máquina de vocês: HUEY (utilizado na guerra do Vietnan). Sou um apaixonado, fissurado pela ciência aeronáutica, não consegui ingressar na EPCAr e AFA por um pequeno desvio na coluna.
    Agora pergunto ao senhor:
    Quantas vagas são oferecidas para piloto helicóptero/ GAM?
    Existe diferência para ser piloto de avião, pois pouco fala-se sobre essa categoria?
    Os exames físicos e fisiológicos são tão rigorososos quanto na Aeronáutica?
    Agradeço desde já
    Diego

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  4. Prezado Cadete Diego,

    As vagas para os concursos internos de piloto são definidas pelo Comando do GAM e da PMERJ, variando a cada concurso.

    Piloto de Avião e Helicóptero são submetidos aos mesmos exames físicos, psicológicos e intelectuais. A diferença é que nós do helicóptero pairamos no ar, eles não… rsrsrs

    Os exames são feitos pelo CEMAL, portanto idênticos aos da aeronáutica, mas pode haver menor grau de exigência em determinados exames pois somos AVIAÇÃO CIVIL e a Aeronáutica é AVIAÇÃO MILITAR.

    Boa sorte. Vá e vença!

    Cmte Duton

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Quero ser piloto da GAM...Meu sonho. Parabéns Senhor Cmt. Duton pela carreira. Mas gostaria de saber na area marítima (NPM) como fazer ? Trabalhei na Marinha entre 2008 e 2010 como RM2, por gentileza o Senhorpoderia me passar essas informações?
      Obrigada

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