sábado, 10 de julho de 2010

O maior PATRIMÔNIO de uma unidade aérea



Quanto custa um helicóptero novo modelo AS 350 "Esquilo"? Algo em torno de U$ 3 milhões!!

Quanto custa um helicóptero novo modelo HUEY II ("Sapão")? Algo em torno de U$ 6 milhões!!

Quanto custa construir e equipar um hangar?? Dependendo das dimensões e dos equipamentos, alguns milhões de Reais!!

Então qual seria o maior PATRIMÔNIO de uma unidade aérea??

Seria o objeto que custa mais caro?? Seria o bem de maior visibilidade??

Definitivamente não!

O maior PATRIMÔNIO de uma unidade aérea são AS PESSOAS!!

As PESSOAS que servem em uma unidade aérea podem torná-la uma próspera "casa de família" ou um decadente inferno na Terra...

É o grau de comprometimento e dedicação das PESSOAS que fará toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma unidade aérea.

Não há como mensurar com precisão quanto "custa" uma PESSOA COMPROMETIDA E DEDICADA à sua unidade, mas com certeza esse é o seu maior PATRIMÔNIO.

Quando o GRUPAMENTO AÉREO E MARÍTIMO (GAM) da PMERJ foi criado, em 21 de Março de 2002, eu e outros PMs idealistas fomos transferidos para lá.

Dentre os idealistas fundadores do GAM em 2002, merecem destaque:

- MAJ PM EDUARDO LUIZ BRANDÃO RIBEIRO. Piloto de Helicóptero, foi o primeiro Subcomandante do GAM e, por muitos meses, o único piloto de helicóptero habilitado como Comandante de aeronave. Como na época só tínhamos um único helicóptero "Esquilo", às vezes ouvíamos na fonia piadas do tipo "Fênix ZERO-ÚNICO", ou invés de "Fênix ZERO-UM"... Atualmente é o Comandante da unidade.

- CAP PM MIGUEL FRANCISCO RAMOS JÚNIOR. "Caveira" com passagem pelo BOPE, APM, GETAM e SSP, inicialmente chegou ao GAM para compor o Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM). Hoje é piloto de helicóptero e Subcomandante da unidade.

- CAP PM VALDECI SANTOS DE LIMA. Oficial de tropa, foi um dos primeiros Oficiais da PMERJ a realizar o CAAVO na Marinha do Brasil. Chegou ao GAM em 2002 já como co-piloto e contribuiu bastante na formação da nova geração de pilotos. Encontra-se hoje à disposição da CASA CIVIL do Governo do Estado.

- CAP PM SÉRGIO DE ANDRADE ALVES. Oficial de tropa com especialidade em cães foi, juntamente com o CAP LIMA, um dos primeiros Oficiais da PMERJ a realizar o CAAVO na Marinha do Brasil. Chegou ao GAM em 2002 já como co-piloto e contribuiu bastante na formação da nova geração de pilotos. Encontra-se hoje à disposição da CASA CIVIL do Governo do Estado.

- CAP PM DANIEL MIRANDA DE QUEIROZ. Oficial de tropa com vasta experiência em combates urbanos, chegou ao GAM já como co-piloto tendo arcado com a sua formação de piloto com recursos próprios! Exerceu a função de co-piloto por muito tempo, e depois, como Comandante de aeronave, contribuiu e até hoje contribui na formação dos novos Comandantes. Gravemente ferido em voo em 2004, mantém-se firme e forte no GAM. É uma figura ímpar do Grupamento, falante, irônico e muito simpático, sendo um dos poucos Oficiais que permaneceram no GAM desde a sua fundação até a presente data.

- 1º TEN PM GILSON FERNANDES. Oficial de tropa, com passagem pelo Colégio Naval e pela Escola Naval da Marinha do Brasil antes de ingressar na PMERJ, inaugurou o GAM em 2002 inicialmente compondo o Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM). Hoje é piloto de helicóptero e, juntamente com o CAP DANIEL, é um dos poucos Oficiais que permanecem no GAM desde a sua fundação até hoje.

- 2º TEN PM RODRIGO DUTON ALVES. Eu mesmo, o autor desse blog. Oriundo do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), fui transferido para o GAM na véspera de sua fundação, assim como todos os Oficiais supracitados. Passamos a madrugada da véspera da inauguração do GAM pintando suas paredes e acertando os últimos detalhes.

Realizei o primeiro Curso de Tripulante Operacional de Radiopatrulhamento Aéreo (CTO) em 2002, juntamente com o "caveira" e amigo 2º TEN PM ALEXANDRE BARBOSA DE LIMA. Concluído o curso, conquistamos o título de "ASA", uma espécie de "Caveira"do GAM. Fomos os primeiros Oficiais a ser Tripulante Operacional na PMERJ, o que é motivo de muito orgulho pra nós.

Exerci a atividade de Tripulante Operacional por quase 1 ano, cumulativamente às minhas funções administrativas (Relações Públicas, Chefe dos Tripulantes, Adjunto do P3, etc).

Fui Subcoordenador do segundo Curso de Tripulante Operacional (CTAM) e, concluído esse curso, recebi convite para servir à disposição da CASA CIVIL, no Governo Rosinha Garotinho. Juntamente com o MAJ PM EDUARDO LUIZ, enfrentei o turbulento momento de mudanças de antiga CGOA (Coordenadoria Geral de Operações Aéreas) para a CAOA (Coordenadoria Adjunta de Operações Aéreas). Hoje a CAOA chama-se SAOA (Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas). Findo o governo de Rosinha Garotinho, deixamos a "casa" bem arrumada para nossos sucessores.

Creio que a minha maior contribuição ao GAM, naquele período de 2002 e 2003, foi ter ajudado Oficiais como o 2º TEN PM RODRIGO DE LIMA NUNES, 2º TEN PM CLAUDIO DOS SANTOS LEITÃO e 2º TEN PM MARCELO VAZ DE SOUZA a irem servir no GAM.

Esses competentes Oficiais fizeram toda a diferença no processo de consolidação do GAM como unidade aérea reconhecida em todo o Brasil. Muito me orgulho de vocês, amigos!

Outras dezenas de Policiais Militares, em sua grande maioria Praças, fundaram o GAM em 21 de Março de 2002, sendo impossível relatar nesse blog a história de cada um deles.

Uma Praça que fundou o GAM e encontra-se lá até hoje merece destaque e todo o meu respeito e admiração:

- CB PM LUIZ AFONSO. Praça oriundo do BOPE, arcou com a sua formação de piloto com recursos próprios! Exerceu a função de co-piloto por muito tempo, e depois, como Comandante de aeronave, contribuiu e até hoje contribui na formação dos novos Comandantes de aeronave. Bastante competente e muito prestativo, sofreu algumas injustiças hoje superadas. É figura ímpar no GAM, grande responsável pela união existente entre os Oficiais e Praças. Serve como importante elo nesse processo. É, acima de tudo, um amigo leal e competente.

Em suma, restou demonstrado nessa breve síntese histórica do GAM, que são as PESSOAS que por lá passaram e que lá estão o maior PATRIMÔNIO dessa unidade aérea.

Se hoje o GAM é reconhecido nacionalmente como uma unidade aérea expoente, isso se deve ao suor e ao sangue derramados pelas PESSOAS que por lá passaram e que lá estão!

"SEJA NO AR, SEJA NO MAR, A VITÓRIA PRECISAMOS ALCANÇAR!" (Canção do GAM).

Cmte Duton

P.S.: Todos os postos e graduações supracitados estão DESATUALIZADOS!

Referi-me, nessa postagem, aos postos e graduações que os FUNDADORES DO GAM tinham àquela época, ou seja, Março de 2002.

2 comentários:

  1. Desejo sucesso neste desafio de divulgar o mundo da aviação de segurança pública, em especial vista pelos olhos policiais. Um abraço.
    Paulo Emílio - 1o. Ten PM/Amazonas
    Piloto privado de helicóptero

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  2. Obrigado pelos sinceros votos de sucesso, amigo Paulo Emilio! Desejo-te muito sucesso na Aviacao policial do Amazonas! Grande abraço!

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