sábado, 3 de julho de 2010

Quero ser piloto da PMERJ

Foto: Daniel Miranda de Queiroz - GAM

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) possui hoje uma unidade especializada em aviação chamada Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM).

O GAM foi criado em 21 de Março de 2002 como um desmembramento da antiga Coordenadoria Geral de Operações Aéreas (CGOA).

O GAM está dividido em 2 núcleos de policiamento: o Núcleo de Policiamento Aéreo (NPA) e o Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM).

Além de pilotos e mecânicos de aeronaves, o GAM possui também Policiais Militares especialistas em embarcações e motores náuticos, que integram o Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM).

Tratando especificamente do NPA, o GAM possui atualmente aviões e helicópteros.

Para ser piloto da PMERJ, o pré-requisito que o candidato deve ter é ser Oficial Subalterno do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) da PMERJ.

Oficiais Combatentes são os Oficiais oriundos da Academia de Polícia Militar (APM), ou seja, aqueles que prestaram vestibular da UERJ e ingressaram na PMERJ como Aluno-Oficial.

A carreira de Piloto da PMERJ não está disponível para Oficias do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS) nem do Quadro de Oficiais Auxiliares/Especialistas (QOA/QOE).

O primeiro passo para se tornar piloto da PMERJ é ser possuidor do ensino médio completo e prestar vestibular da UERJ para Oficial Combatente da PMERJ.

O candidato aprovado torna-se Aluno-Oficial da PMERJ e estuda por 3 anos na Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Sulacap, RJ.

Declarado Aspirante-a-Oficial, o candidato deve passar por um período de estágio probatório na PMERJ até ser declarado Segundo-Tenente. Esse período leva, normalmente, 9 meses.

Uma vez ingressando no Oficialato da PMERJ, o Segundo-Tenente pode prestar concurso interno para a Escola de Aviação (EsAv) da PMERJ, que funciona no GAM.

O Segundo-Tenente (2 TEN) e o Primeiro-Tenente (1 TEN) do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) são os únicos Oficiais da PMERJ que podem prestar concurso interno para piloto de avião ou helicóptero.

Uma vez promovido a Capitão, o Oficial Combatente não mais pode pleitear uma vaga na Escola de Aviação (EsAv) da PMERJ. Isso se deve ao fato de que a formação de um piloto é longa e gradual e requer altos investimentos.

Vislumbra-se, com essa restrição dos candidatos, que os Oficiais Subalternos selecionados para a EsAv sejam formados pilotos ao longo de alguns anos e restem outros vários anos de serviço para atuar como piloto na PMERJ, retribuindo os investimentos recebidos pela Corporação.

Candidatos a piloto já no posto de Capitão, Major ou Tenente-Coronel terão, em tese, menos tempo de serviço na PMERJ e o investimento na formação desse piloto pode não se mostrar economicamente viável.

RETIFICAÇÃO: As INSTRUÇÕES REGULADORAS para o próximo Curso de Piloto Policial a ser realizado pela Escola de Aviação da PMERJ (EsAv) em janeiro de 2011 permite que CAPITÃES SEM CAO possam concorrer no processo seletivo.

As INSTRUÇÕES REGULADORAS do referido curso estão no BOL PM 130 de 26 de Julho de 2010.


Em síntese, para ser piloto da PMERJ o candidato deve seguir 15 passos:

1 - Ser possuidor de ensino médio completo;

2 - Prestar vestibular promovido pela UERJ para Oficial Combatente da PMERJ e ser aprovado;

3 - Realizar o Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizado na Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Sulacap. O CFO tem duração de 3 anos, sendo a maior parte desse tempo em regime de internato;

4 - Ser declarado Aspirante-a-Oficial PM e realizar estágio probatório nesse posto. Esse estágio probatório leva, em média, 9 meses e é realizado em alguma Organização Policial Militar (OPM). Via de regra o Aspirante-a-Oficial PM não pode seguir da Academia diretamente para o GAM.

5 - Concluído o estágio probatório, ser declarado Segundo-Tenente PM e prestar concurso interno para a Escola de Aviação (EsAv) da PMERJ. O candidato a piloto só pode ingressar na EsAv como Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente ou Capitão sem o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO);

6 - Uma vez aprovado em concurso interno para a EsAv, o candidato a piloto deve ser aprovado em exames médicos, físicos e psicológicos realizados na PMERJ e em órgão da Aeronáutica;

7 - Superadas as fases de exames médicos, físicos e psicológicos o candidato a piloto inicia os estudos específicos da carreira de piloto, a saber:

- Regulamentos de Tráfego Aéreo,
- Meteorologia Aeronáutica,
- Teoria de Voo e Aerodinâmica,
- Conhecimentos Técnicos das Aeronaves,
- Navegação Aérea,
- Regulamentação da Profissão do Aeronauta,
- Noções de Direito Aeronáutico, e,
- Introdução ao Sistema de Aviação Civil.

OBS: A EsAv/PMERJ promove ainda atividades acadêmicas extra-classe em órgãos da Marinha da Brasil (UTEPAS) e da Aeronáutica (IFISAL), bem como visitas guiadas a locais de interesse como, por exemplo, a Torre de Controle Aéreo do Aeroporto Internacional do Galeão (SBRJ), no Rio de Janeiro.

8 - Cumprida a carga horário do curso teórico de piloto e aprovado nos exames intelectuais da Escola de Aviação da PMERJ, o candidato a piloto presta o exame intelectual da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para Piloto Privado de Helicóptero ou Avião.

9 - Aprovado no exame intelectual da ANAC, o candidato a piloto da PMERJ inicia as aulas práticas de voo.

OBS: Para iniciar essa fase o candidato a piloto deve aguardar a realização de um processo licitatório realizado pela PMERJ para a escolha e contratação de escola de aviação devidamente homologada pela ANAC.

10 - Aprovado nas aulas práticas de voo, o candidato a piloto da PMERJ obtém da ANAC a habilitação de Piloto Privado (PP) de Avião ou Helicóptero.

11 - Com a habilitação de PP, o candidato a piloto da PMERJ deve prestar novo exame intelectual da ANAC, desta vez para Piloto Comercial (PC) de Avião ou Helicóptero.

OBS: Apenas com a habilitação de PP o candidato a piloto da PMERJ não pode exercer suas funções a bordo das aeronaves da PMERJ. Essa é uma limitação legal imposta pela ANAC.

12 - Aprovado no exame intelectual da ANAC para Piloto Comercial (PC), o candidato a piloto da PMERJ deve iniciar as aulas práticas de voo de Piloto Comercial (PC).

OBS: Para iniciar essa fase o candidato a piloto deve aguardar a realização de um processo licitatório realizado pela PMERJ para a escolha e contratação de escola de aviação devidamente homologada pela ANAC.

13 - Aprovado nas aulas práticas de voo de PC, o candidato a piloto da PMERJ obtém da ANAC a habilitação de Piloto Comercial (PC) de Avião ou Helicóptero.

14 - Com a habilitação de PC, o candidato a piloto da PMERJ deve iniciar estágio de adaptação em voo nas aeronaves da PMERJ.

15 - Aprovado pelo Conselho de Voo do GAM, o candidato a piloto da PMERJ torna-se co-piloto das aeronaves da PMERJ e inicia assim uma carreira ímpar dentro da Corporação!

OBS: Para ser Comandante de uma aeronave da PMERJ o piloto deve possuir experiência mínima de 500 (quinhentas) horas de voo e ser aprovado pelo Conselho de Voo do GAM para a função de Comandante de aeronave. Essa é uma exigência contratual da seguradora das aeronaves do Estado do Rio de Janeiro.

Parece difícil??

E é mesmo, mas não é impossível!

Com perseverança e muita dedicação é possível conquistar essa que é hoje uma das carreiras mais cobiçadas dentro da PMERJ.

Para o candidato a piloto da PMERJ que for possuidor de ensino médio e que vai prestar vestibular da UERJ para ingresso na APM, o tempo necessário até se tornar um co-piloto nas aeronaves da PMERJ será de, no mínimo 6 anos, contados a partir da publicação do edital para o vestibular da UERJ.

Para o candidato a piloto da PMERJ que já for Oficial Subalterno (2 TEN OU 1 TEN) do Quadro de Oficiais Combatentes da PMERJ, o tempo mínimo para se tornar um co-piloto das aeronaves da PMERJ será de, no mínimo 2 anos, contados a partir da publicação do edital para concurso interno da EsAv/PMERJ.

Boa sorte e bons voos!

Cmte Duton

P.S.: Quer um estímulo para se tornar piloto da PMERJ?

Quando eu comecei a minha carreira de aviador, em 2001, sequer existia o GAM.

Também não existia esse blog aqui para se saber exatamente quais seriam as barreiras a serem ultrapassadas...

Também no começo da minha carreira de aviador, sofri muito com o "pano preto" colocado por pilotos já formados que, ao invés de ajudar, gostavam de contar histórias supervalorizando suas habilidades... Isso em nada estimulava os novos candidatos, pelo contrário, nos fazia desanimar e acreditar que os que já eram pilotos eram verdadeiros Deuses!!

Ainda bem que a MENTALIDADE hoje é outra e, se você quer ser piloto da PMERJ, vá em frente e NÃO DESISTA!

Por maiores que sejam os obstáculos, a gente os supera com perseverança e muita dedicação!

Se você leu essa postagem até aqui, já tem um bom começo para se tornar piloto da PMERJ, pois sabe exatamente todo o caminho a percorrer até conquistar seu sonho!

Vá e vença!

23 comentários:

  1. Incrivel!Mas ainda to na dúvida pra ql força seguir, PM ou BM..como tenho problemas com exatas(vestibular da uerj pra BM) estaria mais pra PM. N sei exatamente, mesmo pq bm sempre foi um sonho meu. Eu já visitei o GAM, e percebi que tbém me sentiria muito bem nesse grupamento..se puder me ajudar a cessar essa minha dúvida eu agradeceria..grande abraço Cmte. Se puder me add no msn brunovicenzio@hotmail.com
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  2. Prezado Bruno,

    Confesso que o seu questionamento é de difícil resposta...

    Segui minha carreira na PMERJ por VOCAÇÃO, pois sempre quis ser policial e foi a PMERJ que me ofereceu as melhores perspectivas profissionais.

    Além de policial, eu queria ser também piloto de helicóptero e fiz por onde até alcançar meu objetivo, já dentro da corporação.

    Ser PM ou Bombeiro, piloto de avião ou de helicóptero, casar ou ficar solteiro, ter ou não filhos, torcer pelo Vasco ou pelo Flamengo... essas são questões de FORO ÍNTIMO, estritamente pessoais.

    Lamento não poder te ajudar a decidir essa questão. Talvez o que possa te ajudar no momento seja VISITAR AS ACADEMIAS DA PM E DO BM, bem como algumas unidades operacionais das duas forças.

    Converse com o máximo de pessoas de ambas as corporações, do Soldado ao Coronel, para tentar formar sua opinião com bastante embasamento.

    Depois disso tudo, decida-se.

    Caso você se arrependa da escolha, mude antes que seja tarde...

    Quer um estímulo?? Fiz 3 anos de Engenharia Naval na UFRJ antes de ingressar na PMERJ.

    Troquei o status e os bons salários da profissão de engenheiro pela VOCAÇÃO para ser policial e piloto. No meu caso foi assim. Encontre o seu e BOA SORTE!

    Att,

    Cmte Duton

    ResponderExcluir
  3. Em qual Nivel hierarquico na PMERJ o Srº está?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde comandante Duton, em primeiro lugar gostaria de parabenizar por sua busca incansável em realizar sonhos difícieis, mas não impossiveis. Peço uma orientação, pois o Srº é possuidor do CTO e percebi que haverá uma turma do curso em Abril de 2011, mas não encontrei material disponível quanto as características do curso e o modo como é realizado; estarei cursando o 3º período de Direito nesse semestre e não tenho a menor noção de compatibilidade entre ambos. Gostaria de contar com sua altivez e sabedoria, desde já agradeço.
    CB PM Ferreira 68847

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Comandante!
    tenho 17 anos, e tenho um sonho de me tornar Policial Militar!
    Lendo o seu Blog, ganhei mais motivação ainda,
    além da que recebo do meu pai que é um Policial Civil!
    *a princípio qto ganhar em média uma pessoa que termina o curso para ser comandante de aeronave?

    *o comandante de aeronave, está em qual Nivel hierarquico na PMERJ?


    Grato.
    Magaiver!

    ResponderExcluir
  6. COMANDANTE, O SENHORE PODERIA POSTAR O TESTE DE HABILIDADES ESPECÍFICAS DO ULTIMO CTO PARA PRAÇAS?

    ResponderExcluir
  7. Prezado Alexandre Braga / CB PM Ferreira (68847),

    Faça uma visita ao GAM e conversaremos melhor.

    Estou por lá na seguinte escala de serviço: DIA SIM, DIA TAMBÉM; FINAL DE SEMANA INCLUSIVE.

    rsrs

    Abraço!

    Cmte Duton

    ResponderExcluir
  8. Prezado Julio,

    Vou buscar o seu pedido junto ao Núcleo de Instrução Especializada, a NIEsp do GAM.

    Se quiser nos visite, seás bem vindo.

    Abraço,

    Cmte Duton

    ResponderExcluir
  9. Prezado "Magaiver"

    Primeiramente parabenizo-te pela série de tv "PROFISSÃO PERIGO": eu sempre assisti seus episódios quando era mais jovem e isso me inspirou a ingressar na PMERJ... rs

    Siga a sua vocação que, pelo visto deve estar no DNA, já que seu pai também é policial.

    Foi o que eu fiz e não me arrependo!

    Hoje em dia, para ser piloto da PMERJ, vc deve ser Oficial PM.

    Abraço.

    Cmte Duton

    ResponderExcluir
  10. a parte prática do curso de piloto é bancada pela pmerj ?
    as 500hs inicias de voo.

    valeu!

    ResponderExcluir
  11. olá , me chamo Gabrielle e estudo no IFRJ(Instituo Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), faço curso de Bacharel em Farmácia.Mas atualmene enontro-me em um conflito de profissões.....o instituto é localizado em Realengo e sempre vejo grandes aviões passarem por lá bem baixinho, o que ultimamente anda me fascinando muito!Tenho 23 anos, estou pensando em fazer o vestibular novamente para ingressar na carreira policial mas com objetivo de um dia poder voar!Para ingressar nessa carreira , o mesmo caminho percorrido pelos homens também é o mesmo a ser trilhado pelas mulheres??Estou velha pra tentar ser piloto??
    bjs e até mais!

    ResponderExcluir
  12. Prezada Gabrielle,

    O caminho para ser piloto na PMERJ é o mesmo para homens e mulheres. Para saber exatamente o passo-a-passo, leia a postagem que fiz intitulada "QUERO SER PILOTO DA PMERJ".

    Se vocês mulheres conseguiram chegar na PRESIDÊNCIA do país, ser piloto é mole... rs

    Vocês fazem tudo que nós homens fazemos, porém de salto alto e batom! Não desanime e vá em frente, as portas estão ABERTAS!!

    Se você pensar que com 23 anos você está velha, eu então estou com o pé na cova...

    Deixei meu curso de ENGENHARIA NAVAL na UFRJ exatamente aos 23 anos de idade, quando ingressei na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR.

    Passados quase 14 anos na profissão, não me arrependo nem por um minuto da escolha que fiz...

    Os desafios serão muitos, mas nenhum deles é impossível!!

    Com determinação e força de vontade você vai superando TODOS, um por um!! Assim a vitória é mais gostosa...

    Como nossos amigos do BOPE costumam dizer: VÁ E VENÇA!!!

    Boa sorte. Até breve!!

    Cmte Duton

    ResponderExcluir
  13. a parte prática do curso de piloto é bancada pela pmerj ?
    as 500hs inicias de voo.

    valeu! [2]

    ResponderExcluir
  14. A parte prática do curso de PPH e PCH é licitada pelo Estado, portanto o Oficial aluno não paga nada.

    Cmte Duton

    ResponderExcluir
  15. Comandante, qual a periodicidade do curso de formação de pilotos? do concurso interno?

    ResponderExcluir
  16. Quero ser piloto da GAM...Meu sonho. Parabéns Senhor Cmt. Duton. Mas gostaria de saber na area marítima (NPM) como fazer ? Trabalhei na Marinha entre 2008 e 2010 como RM2, por gentileza o Senhorpoderia me passar essas informações?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. COMANDANTE,

    BOA TARDE! PRETENDO ENTRAR NA CORPORAÇÃO EM 2013, E TENHO O SONHO DE SER ATIRADOR DE ELITE DO GAM/RJ. GOSTÁRIA DE SABER DO SENHOR SE O GAM REALIZA COM FRECUENCIA ESSE TIPO DE CURSO PARA ENTRADA DE SD.PM
    VOU PRESTAR A PROVA S.D E OFICIAL COMBATENDE.

    ATT

    VICTOR XIMENES.

    ResponderExcluir
  18. Comandante Duton, gostaria de saber se no edital interno para piloto policial da PMERJ faz alguma restrição quanto a altura máxima e mínima e quanto a visão.

    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  19. comandante duton,um praça da pmerj que tenha ensino superior em ciencias aeronauticas e seja checado em pch(piloto comercial de helicoptero) teria alguma chance de engreço no gam

    ResponderExcluir
  20. Comandante Duton, sou praça da PMERJ e meu sonho é ser Piloto no GAM. Gostaria de saber se eu fizer o curso de aviação, e já ser checada em PCH sem ser pelo curso que a pmerj oferece, eu tenho alguma chance de ingressar no GAM? ou somente oficial pode? Sou uma recruta ansiosa e bem moderna 92519, mas por já estar nas ruas, não sei se consigo encarar o oficialato por 3 anos! 8 meses no CFAP e mais 2 anos trabalhando na tropa, já me bastam! rs

    ResponderExcluir
  21. Muito bom seu Blog, Comandante. Minha única dúvida é a seguinte. Tenho idade para prestar concurso para o a academia de oficiais e sou detentor da CHT de PCH. Supondo que eu ingressasse no quadro de oficiais, será que a possibilidade de ingressar no estágio de adaptação em voo nas aeronaves da PMERJ seria ligeiramente mais simples?
    Abs e sucesso.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo Blog Cmte.
    Eu tenho uma dúvida. Sou PCH formado por escola civil, e nunca fui militar. Existe alguma forma mais rápida de quem já é piloto ingressar no GAM ou apenas a forma descrita acima?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. boa noite, comandante! Estive lendo o poste do senhor e percebi que foi citado que, para ser piloto da PMRJ é necessário ter o ensino médio e fazer o vestibular para UFRJ para oficial combatente. O concurso atual não é para nível superior em direito (bacharel em direito)?

    ResponderExcluir