Reproduzo em meu blog uma sinistra notícia já divulgada pelo site PILOTO POLICIAL. Alguém duvida que seja verdade?
DO SITE PILOTO POLICIAL:
Não bastasse as já corriqueiras ameaças de incidência de raio laser e disparos de armas de fogos contra as aeronaves brasileiras, agora uma nova e grave ameaça já está devidamente registrada em nosso vizinho de fronteira, a Colômbia.
A ameça de mísseis antiaéreos portáteis (chamados de MANPADS - Man-Portable Air Defense Systems) é considerado pelos Estados Unidos como a prioridade número 1 em relação a assunto de segurança nacional.
Para se ter uma ideia da gravidade do problema, desde de 1975, mais de 40 aeronaves civis foram alvos de MANPADS, causando 28 acidentes com mais de 800 vítimas fatais. Nenhum desses atentados havia sido realizado na América do Sul, e agora esse panorama mudou.
Recente divulgação de uma reportagem pela TV colombiana RCN mostra guerrilheiros das FARC usando um míssil antiaéreo portátil tipo SA-7, de fabricação russa. O alvo era um helicóptero UH-60 Blackhawk da Força Aérea da Colômbia.
Apesar do míssil passar longe de abater a aeronave, a simples constatação da existência de tal equipamento em posse das FARCs, e consequentemente estar disponível no mercado negro de nosso vizinho, é simplesmente “o pior de todos os pesadelos” ao Brasil.
NOTAS:
Para saber mais sobre a visão americana da ameça internacional de MANPADS leia esse artigo:
MANPADS: Combating the Threat to Global Aviation from Man-Portable Air Defense Systems
Na Colombia, as FARC estão mirando seus MANPADS contra os robustos Black Hawks. Por aqui, se/quando a ameaça chegar, a gente enfrenta com os Esquilos e Jet Rangers das Polícias…
Está na hora de revermos nossos conceitos…
Cmte Duton
com certeza ... assunto totalmente pertinente, Manpads são o pesadelo dos pilotos de helicóptero, qualquer Manpad é perigoso, inclusive RPG 7 (sim, sim ... eu já vi fotos de Black Hawks com avarias enormes causadas por RPGs)... nos ambientes de selva onde o operador com Manpad pode se esconder no mato e esperar o helicóptero passar, o problema ganha requintes cruéis
ResponderExcluirCertamente… obrigado pela contribuição, Fernando Resende.
ResponderExcluirAtt,
Cmte Duton