domingo, 6 de janeiro de 2013

Helicóptero da Polícia ajudou a prender mais de 500 pessoas em 2012


Divulgo em meu blog uma boa notícia já publicada pelo site PILOTO POLICIAL.
Trata-se da constatação estatística da efetividade do apoio aéreo policial, quando um único helicóptero foi capaz de auxiliar na prisão de mais de 500 pessoas ao longo do ano de 2012, ao mesmo tempo em que realizou buscas a pessoas desaparecidas, transporte de vítimas graves, entre outras missões.
Um pequeno detalhe: a notícia acima vem de WEST MIDLANDS, no Reino Unido, e não do Brasil, como eu gostaria de que fosse…
No Reino Unido, todos os helicópteros das unidades de suporte aéreo policial (Air Support Units) são bimotores, por força da legislação, o que confere efetiva proteção aos tripulantes e às pessoas sobrevoadas em solo/água. Além disso, existe alta tecnologia embarcada que auxilia a tripulação no cumprimento das missões (search light, FLIR, NVG, entre outros). 
A definição objetiva de METAS, o efetivo PLANEJAMENTO DAS MISSÕES e a DOUTRINA das unidades aéreas corroboram para o sucesso das Air Support Units do Reino Unido. Numa unidade dessas, improviso e amadorismo não tem vez!
A integração da unidade aérea com a comunidade através de redes sociais como o Twitter, que reporta em tempo real a realização das missões, também é algo louvável e digno de elogios. 
Várias foram as vezes que nossa equipe do GAM sobrevoou uma determinada área do Rio de Janeiro em patrulhamento aéreo preventivo e, as pessoas em solo sem saber do que se tratava o nosso voo, ficavam assustadas com a presença do nosso helicóptero ao invés de sentirem-se mais seguras, que era o nosso objetivo… Vem de WEST MIDLANDS uma solução para esse problema: o uso de microblog Twitter!
Por aqui pelo Brasil, temos algumas unidades aéreas policiais que seguem os bons exemplos de planejamento, doutrina e meios do Reino Unido. 
Faço votos que neste ano de 2013 nossos gestores tenham em mente que é preciso PENSAR GRANDE PARA SERMOS GRANDES… Fazer mais do mesmo nos deixa ESTAGNADOS, sem perspectivas de melhoras no presente e no futuro. 
Quem sabe em 2014 o site "PILOTO POLICIAL" divulgue notícia semelhante a esta tendo como protagonista uma unidade de suporte aéreo policial do Brasil que obtenha estatísticas tão positivas como as de WEST MIDLANDS em 2012? 
Ao meu ver, deve-se começar pelo emprego dos helicópteros bimotores nas operações!! 

 DO SITE PILOTO POLICIAL:
O helicóptero da Polícia de West Midlands, Reino Unido (UK) ajudou a prender mais de 500 pessoas em 2012. O helicóptero decolou 1.362 vezes e foi envolvido em 3.698 ocorrências. Usando uma vasta gama de tecnologia, a aeronave apoiou diariamente policiais em terra, ajudando a rastrear suspeitos ou à procura de pessoas desaparecidas.
Ao longo do ano a aeronave voou 1.175 horas e foi responsável por encontrar 27 pessoas que tinham sido dadas como desaparecidas. O helicóptero também atuou como transporte de vítimas graves, quando a ambulância não pode trabalhar à noite.
E ele faz isso em regime de “part-time”, uma vez que só é financiado para voar 1.400 horas por ano, o que equivale a cerca de quatro horas por dia. O helicóptero, que tem o sinal de chamada “Alpha Oscar 1″ tem sua própria conta no Twitter ( @ WMP_Helicopter ) para atualizar os moradores sobre suas atividades.
Fonte: BirminghamMail.
Cmte Duton

Nenhum comentário:

Postar um comentário