sábado, 12 de janeiro de 2013

A arte de comandar (4ª parte)



Dando prosseguimento aos ensinamentos do Prof Francesco Alberoni, autor do livro "A ARTE DE COMANDAR", sigo reproduzindo trechos de sua obra que podem provocar profundas reflexões em quem exerce ou está para exercer uma função de comando na vida profissional.

Este ensinamento, em particular, é bastante atual e sempre tem o mesmo desfecho trágico:

"A realização de um empreendimento depende sempre da contribuição e do consenso de muitas pessoas. Um dos erros mais graves que um líder pode cometer é pensar que fez tudo sozinho, fechar-se na sua segurança e não ouvir as vozes dos que lhe dão informações, sugestões ou que lhe apontam os erros e riscos. Mussolini, que certamente tinha muita capacidade de chefia, começou a caminhar para o precipício quando admitiu que se escrevesse nos muros e paredes da Itália a frase "Mussolini tem sempre razão"".

É como costumo dizer aos mais próximos: CO-MANDANTE é aquele que manda COM o auxílio dos outros, da sua tripulação, do seu staff, do seu Estado Maior, da sua alta direção. 

Quem "manda sozinho" é MANDANTE, termo comumente associado aos atos criminosos.

Cmte Duton 

Um comentário:

  1. muito bom, geralmente associamos o Comandante ao cidadão 100% autônomo, que pode tomar decisões ao modo ... qdo. na verdade é o contrário, Comandantes possem responsabilidades

    ResponderExcluir