Os helicópteros possuem diversas classificações, dentre elas uma diz respeito ao número de rotores principais.
Helicópteros que possuem apenas um rotor principal e um rotor de cauda (anti-torque) são chamados de helicópteros de configuração SIMPLES.
Helicópteros que possuem dois rotores principais contrarrotativos, dispostos longitudinalmente na fuselagem, são chamados de helicópteros de configuração em TANDEM.
Helicópteros que possuem dois rotores principais contrarrotativos, dispostos lateralmente na fuselagem, são chamados de helicópteros de configuração LADO A LADO.
VS-22 OSPREY: aeronave híbrida que pousa e decola na vertical mas seu voo
de traslado se dá como um avião, pois seus rotores "deitam" 90º para frente.
Helicópteros que possuem dois rotores principais contrarrotativos, dispostos lateralmente na fuselagem e cujas órbitas de rotação transpassam uma na outra, são chamados de helicópteros de configuração LADO A LADO INTERMESHING.
Parece estranho essa configuração INTERMESHING e, de fato, é estranho…
Se não fosse pelo vídeo abaixo, que mostra uma operação completa de um helicóptero modelo K-MAX, de configuração LADO A LADO INTERMESHING dos seus rotores, eu jamais acreditaria que essa máquina existisse de fato...
Fabricado pelas empresa LOCKHEED MARTIN e KAMAN AEROSPACE, o K-MAX é apelidado de "caminhão aéreo" frente a sua grande capacidade de transporte de carga EXTERNA que é de 6.000 Libras (= 2.721 Kg)!!
Os dois rotores principais do K-MAX giram em sentidos opostos, daí chamamos de CONTRARROTATIVOS.
Esse recurso de engenharia aeronáutica dispensa o uso de um rotor de cauda (anti-torque), uma vez que, girando em sentidos opostos e gerando idêntica tração, um rotor anula o torque gerado pelo outro.
Os dois rotores principais do K-MAX giram em sentidos opostos, daí chamamos de CONTRARROTATIVOS.
Esse recurso de engenharia aeronáutica dispensa o uso de um rotor de cauda (anti-torque), uma vez que, girando em sentidos opostos e gerando idêntica tração, um rotor anula o torque gerado pelo outro.
Por possuir dois rotores principais e ter uma fuselagem longilínea e relativamente leve, o helicóptero K-MAX mostra-se ideal para missões de transporte de carga externa, que requerem grande potência da aeronave para transportar as cargas.
Fica aqui o registro de mais essa maravilha da indústria aeronáutica (mas eu é que não entro num desses… vai que um parafuso do rotor solta… kkk)
Cmte Duton
Muito louco, demais !
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