O termo CFIT foi concebido por engenheiros da empresa BOEING no final dos anos 70.
O termo CFIT é a abreviação para "CONTROLLLED FLIGHT INTO TERRAIN" que, traduzido ao pé da letra, quer dizer VOO CONTROLADO CONTRA O TERRENO.
O termo CFIT é a abreviação para "CONTROLLLED FLIGHT INTO TERRAIN" que, traduzido ao pé da letra, quer dizer VOO CONTROLADO CONTRA O TERRENO.
O CFIT descreve um acidente aeronáutico onde a aeronave, sob total controle do piloto, é conduzida de forma não intencional contra o solo, uma montanha, água ou um obstáculo. Normalmente o piloto só percebe o perigo quando já é tarde demais…
Infelizmente diversos pilotos já morreram em ocorrências do tipo CFIT, muitas originadas por baixa visibilidade em voos VFR, desorientação espacial em voos noturnos sobre a água, entrada inadvertida em camada de nuvens em voo VFR, entre tantas outras causas...
O vídeo abaixo mostra o acidente de um helicóptero militar "COBRA" que colidiu contra o solo.
Não podemos afirmar que se trata de um acidente tipo CFIT, pois não se sabe se o piloto tinha ou não o controle da aeronave, mas o resultado é o mesmo: a destruição total da aeronave com perdas de vidas humanas.
A seguir a simulação de uma ocorrência real de CFIT, onde os pilotos do avião e todos os passageiros a bordo faleceram.
Para se evitar o CFIT, somente uma coisa pode ser feita: TREINAMENTO CONSTANTE DAS TRIPULAÇÕES E ATENÇÃO MÁXIMA DURANTE OS VOOS VFR SOB CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS ADVERSAS!
O vídeo-aula a seguir vale a pena ser assistido até o fim por todos os pilotos que desejam evitar um CFIT.
Cmte Duton
Nenhum comentário:
Postar um comentário