Abaixo temos um vídeo muito interessante retratando a aviação agrícola feita com helicóptero.
Muito comum em países ricos, a aviação agrícola com helicóptero é semelhante à aviação agrícola feita com aviões, onde as aeronaves tem adaptadas às suas fuselagens equipamentos para pulverizar produtos químicos sobre as plantações.
Para ser eficiente a pulverização dos produtos químicos, os voos são realizados a baixíssimas alturas, os famosos voos rasantes.
No vídeo a seguir, o cinegrafista conseguiu ir a bordo do voo, o que nos dá uma real noção desse tipo de operação.
Apesar de ser bastante interessante essa modalidade de aviação com helicópteros, cabe aqui registrar algumas situações de perigo vistas nesse vídeo:
1 - Aos 2min e 33seg vemos o helicóptero GIRANDO NO SOLO SEM PILOTO o que, ao meu ver, é algo inconcebível!! Tem tudo pra dar errado… Ou corta-se o motor e abandona-se o helicóptero ou contrata-se um co-piloto para gerenciar a aeronave no caso de abandono temporário do Comandante, mas deixar o helicóptero girando sem ninguém na cabine é loucura…
2 - Aos 5min e 25seg vemos o piloto manobrando para desviar de fios de alta tensão. A manobra foi realizada CONTRA A LUZ DO SOL, que estava se pondo no horizonte, algo altamente CONTRA-RECOMENDADO de ser feito… ao voar perto de redes de alta tensão deve-se fazer isso sempre com o sol nas costas para não tse ter a vista ofuscada!
3 - A partir dos 6min e 40 seg o vídeo mostra um voo agrícola NOTURNO, algo que eu nunca ouvi falar que existisse, tampouco eu arriscaria fazer…
Apesar das situações de risco acima expostas, fica o registro dessa mais uma modalidade de aviação com helicópteros, a AGRÍCOLA, prova de que o helicóptero tem mesmo 1001 utilidades...
Cmte Duton
Nenhum comentário:
Postar um comentário