quarta-feira, 7 de março de 2012

Ground Resonance (Ressonância com o solo)

O fenômeno de "Ressonância com o Solo" (Ground Resonance) é uma ocorrência ligada aos helicópteros e que pode causar resultados catastróficos para a aeronave e danos graves à saúde para a tripulação.

O fenômeno da Ressonância, em física, é a tendência de um sistema a osclar em amplitude máxima quando exposto a determinada frequência. A essa frequência específica que causa a ressonância chamamos de "frequência ressonante".

Nas frequências ressonantes, oscilações periódicas, ainda que pequenas, podem acarretar vibrações de grande amplitude pois todo o sistema passa a armazenar energia vibracional. A título comparativo, a ressonância é uma espécie de eco que pode ocorrer com todos os tipos de vibrações ou ondas.

Todo sistema possui sua frequência natural, que é a frequência das vibrações livres.

Nos helicópteros que estão com motor e rotor em funcionamento, pode haver Ressonância com o Solo quando ocorrer alguma(s) das seguintes condições:

a) trem de pouso com rodas ou amortecedores descalibrados;

b) pouso em terrenos acidentados ou com consistência diferente;

c) amortecedores de arrasto ("Dumpers") descalibrados;


O vídeo abaixo, produzido em um banco de testes, demonstra o que pode ocorrer com um helicóptero, no caso um  CH-47, quando acontece o fenômeno da Ressonância com o Solo:

O resultado catastrófico da Ressonância com o solo:
a autodestruição do helicóptero

A Ressonância com o Solo torna-se mais evidente quando o helicóptero encontra-se sobre uma superfície dura que não absorve a vibração do helicóptero.

Isso é causado pela ressonância entre os esquis do helicóptero e o sistema do rotor. As vibrações crescem de forma exponencial e se retroalimentam. 

A ocorrência de Ressonância com o Solo é mais comum de ocorrer em helicópteros que possuem sistema de rotor articulado.

A Ressonância com o Solo pode ocorrer de forma lenta e gradual ou extremamente rápida, o que exige do piloto atuação imediata nos comandos, a saber:

- se o rotor estiver em marcha lenta ou com baixa RPM, o piloto deve reduzir a potência ao máximo e aplicar o freio rotor imediatamente a fim de evitar que as oscilaçõem se amplifiquem e se retroalimentem;

- se o rotor estiver em plena rotação (faixa operacional), o piloto deve decolar imediatamente, livrando-se da fonte causadora da ressonância: o solo. Foi exatamente isso que fez o piloto do vídeo a seguir, quando começou a sentir seu helicóptero vibrar  inadequadamente (vídeo real):

Início de um episódio do seriado "Profissão Perigo": 
o McGiver nem sabia do PERIGO que seu helicóptero estava…
Reparem que o piloto decola com a porta direita aberta!

  
Recentemente ocorreu um acidente não fatal de Ressonância com o Solo no Estado do Pará, com um helicóptero AS-350 "Esquilo" do Corpo de Bombeiros (Prefixo PT-YAK), que foi flagrado por um cinegrafista amador. As cenas a seguir são impressionantes!

Ressonância com o solo REAL: 
o resultado pode ser catastrófico...

Desejo que as informações presentes nesta postagem possam ajudar os pilotos que operam helicópteros a saber o que fazer se sua aeronave começar a vibrar de forma inadequada e crescente, e os passageiros que porventura estiverem dentro de um helicóptero que comece a vibrar descontroladamente, que adotem de imediato uma "brace position" (posição anti-crash).

Bons voos a todos!

Cmte Duton 

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