segunda-feira, 19 de março de 2012

GAM PMERJ completa seus primeiros 10 anos de vida


Por determinação do então Comandante Geral da PMERJ, o CEL WILTON SOARES RIBEIRO, o Boletim da Polícia Militar nº 051, de 18 de Março de 2002, publicou em sua página nº 23 a relação dos 13 (treze) Oficiais Intermediários e Subalternos que fariam parte do Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) da PMERJ, a ser criado no dia 21 MAR 2002.

Os FUNDADORES do GAM: privilégio de apenas 62 Policiais Militares

Juntamente com os 13 Oficiais supracitados, estavam 46 (quarenta e seis) Praças, a maioria oriunda do BOPE. 

À frente do grupo estavam 2 (dois) Oficiais Superiores, o MAJ EDUARDO LUIZ BRANDÃO RIBEIRO e o MAJ WILMAN RENÉ GONÇALVES ALONSO.

O então MAJ EDUARDO LUIZ BRANDÃO RIBEIRO foi primeiro SCMT do GAM (2002 e 2003) e hoje, ocupando o posto de CEL, é o atual CMT do GAM; o então MAJ RENÉ hoje ocupa o posto de TEN CEL e é o atual CMT do BOPE. Eles merecem!!

O primeiro Comandante do GAM foi o CEL CLAUDECIR RIBEIRO DA SILVA, de março a agosto de 2002, substituído pelo TEN CEL CÉSAR RUBENS MONTEIRO DE CARVALHO.

Na linha sucessória de Comandantes, o GAM foi comandado pelo TEN CEL MARCOS CESAR DA COSTA DE OLIVEIRA e, em seguida, pelo TEN CEL MARCIUS PINHO TINOCO.

Naquela época de incertezas, a possibilidade da PMERJ operar suas próprias aeronaves e embarcações era interpretado como piada pelos céticos e retrógrados.

A descrença de alguns integrantes do nosso público interno, o boicote de alguns segmentos do público externo (alguns integrantes da extinta CGOA), a falta de cultura aeronáutica na corporação, a carência/ausência de recursos destinados à nova unidade (o GAM foi criado "sem aumento de despesa e efetivo"), etc, tudo conspirava contra a criação da nova unidade.

Cada barreira foi paulatinamente derrubada pelos fundadores e alguns problemas infelizmente persistem até hoje, como a falta de cultura aeronáutica na corporação.

No dia 21 março de 2012 o GAM completará sua primeira DÉCADA de vida e as perspectivas de um futuro promissor aumentam a cada dia. 

Os megaeventos esportivos que se aproximam (Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo FIFA 2014 e Olimpíadas e Para-Olimpíadas 2016) exigirão do GAM uma frota de aeronaves e efetivos de pilotos, mecânicos e tripulantes cada vez maior.

Os 62 fundadores do GAM: CMT, SCMT, 15 Oficiais e 46 Praças são a prova de que IDEALISMO E DESTEMOR não é apenas uma frase escrita em uma das fachadas internas da Academia de Polícia Militar D João VI, em Sulacap, mas sim uma RAZÃO DE SER E DE VIVER em prol de um bem maior: a paz social.


Parabéns ao GAM e a todos aqueles que ajudaram, de forma direta ou indireta, para a consolidação e o crescimento da nossa unidade! Sinto-me particularmente PRIVILEGIADO por ter sido um daqueles fundadores idealistas…

Que venham mais várias DÉCADAS de bons serviços prestados à população fluminense!! 

Cmte Duton



2 comentários:

  1. Parabens ao GAM !!! Orgulho da PMERJ ...
    Estou aprendendo e me aprimorando em Cursos Extras para há algum dia estar apto a fazer parte dessa Equipe.

    IDEALISMO E DESTEMOR ....

    AL . CFSD KIM 3º Cia. 8º Pel.

    ResponderExcluir