quinta-feira, 22 de março de 2012

Acidente grave com helicóptero Apache


O vídeo acima é um flagrante de um grave acidente aeronáutico envolvendo um helicóptero modelo Apache.

Ao que tudo indica, após o voo rasante sobre as edificações, o piloto efetuou uma curva de reversão a baixa altura e, na finalização da manobra, parece que ele não conseguiu manter o helicóptero em altura suficiente para retornar ao nível de voo pretendido, vindo a chocar-se com o solo.

Após o choque com o solo, provavelmente o piloto aplicou potência no comando de passo coletivo e o que vemos no vídeo é o helicóptero voando descontrolado, girando em torno do seu eixo vertical e vindo a colidir novamente contra o solo, de forma definitiva. 

Manobras como essa do vídeo (curva de reversão) e outras mais radicais como são o "badalo", o "touneaux" e até mesmo o "looping", precisam de ALTURA (distância vertical em relação ao solo ou água) suficiente para serem realizadas, sob pena de ocorrer o que assistimos no vídeo: um grave acidente aeronáutico.

Obviamente que nem todo helicóptero (e piloto) estão preparados para realizar esses tipos de manobras, que exigem bastante perícia e, acima de tudo, uma boa consciência situacional por parte dos pilotos para que o voo não termine como esse do Apache...

Cmte Duton  

2 comentários:

  1. O helicoptero perde o controle quando ele colide uma segunda vez no solo perdendo a cauda

    ResponderExcluir
  2. Ao meu ver, o problema começa após a curva de reversão, quando o piloto não consegue manter a aeronave em altura mínima de voo e colide com o solo... depois desse crash, o que se vê é uma tentativa inútil de recuperar o voo, aplicando-se potência, que faz o helicóptero girar descontroladamente em torno do seu eixo vertical, uma vez que o eixo do rotor de cauda deve ter se partido no primeiro crash, deixando a aeronave sem controle direcional.

    Cmte Duton

    ResponderExcluir