terça-feira, 28 de junho de 2011

Operações Aéreas no BAvOp - PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) possui uma unidade especializada em Aviação Policial chamada BAvOp - Batalhão de Aviação Operacional.

O BAvOp é uma evolução do GOA - Grupamento de Operações Aéreas.

Em 2010, enquanto morei em Brasília (DF) por força do meu Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e posterior lotação na aviação da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (FNSP)/SENASP, tive o imenso prazer em conhecer quase todos os pilotos da PMDF, bem como me foi oportunizado voar no helicóptero "Esquilo" do BAvOp, o "Fênix 01". 

Comandado com maestria pelo TEN CEL RENATO COSTA, a unidade aérea da PMDF mais parece uma casa de família unida e descontraída. Os Oficiais e Praças que servem no BAvOp me transmitiram um invejável sentimento de união e camaradagem constantes!

Apesar de, em 2010, o BAvOp estar com suas instalações definitivas ainda em construção e a unidade encontrar-se desmembrada em 3 locais distintos (manutenção, administração e operacional), isso não produziu qualquer entrave administrativo para o bom andamento do serviço, tampouco provocou qualquer incidente ou acidente aeronáutico.

O BAvOp da PMDF opera com bastante segurança e profissionalismo. Surpreendeu-me a PADRONIZAÇÃO dos procedimentos adotados na aviação da PMDF. Lá eles tem "POP" (Procedimento Operacional Padrão) para tudo, excelente recurso de segurança que algumas unidades aéreas, mesmo operando há vários anos, AINDA NÃO TEM...

Abaixo registro algumas ótimas lembranças do tempo em que participei de ações junto à essa TROPA DE ELITE da PMDF, o BATALHÃO DE AVIAÇÃO OPERACIONAL (BAvOp).

Tropa formada sendo apresentada ao CMT do BAvOp, o TEN CEL Renato Costa


Pilotos de avião e helicóptero do BAvOp: uma só família unida e descontraída!


TEN CEL Wanderley no batismo da CAP Cleyde Castellar:
primeira mulher da PMDF a se tornar Comandante do AS 350!


O CEL Aviador Avner (Força Aérea de Israel) e o TEN CEL Renato Costa (CMT do BAvOp) 
ao término da brilhante palestra do israelense. Esse cara tem muita história pra contar...


O MAJ Emílio Castellar e eu, respectivamente segundo e terceiro colocados 
no CAO PMDF 2010: nós, pilotos de Segurança Pública, temos o DEVER MORAL 
de contribuir com trabalhos acadêmicos para o crescimento da nossa atividade! 
Parabéns Zero Dois!!!


O MAJ Viera Lins e eu, mais um piloto da PMDF a cursar o CAO em 2010.
Além de piloto, o cara é Engenheiro!! Tropa de ELITE INTELECTUAL!!


Eu com os pilotos da PMDF no baile de formatura do CAO PMDF 2010: 
TEN CEL Gonçalves, MAJ Vieira Lins e o TEN CEL Yamasaky.
Na PMDF, piloto bom é PILOTO PADRONIZADO que voa com SEGURANÇA!
Dá-lhe "MAPIL"!!!!


Mais um plantão chegando ao fim em meio ao cerrado do Planalto Central...


Valeu amigos do BAvOp!! Aprendi muito com vocês, principalmente no tocante
 à padronização dos procedimentos, à organização e à UNIÃO do grupo!! 
MUITO OBRIGADO PELOS ENSINAMENTOS!!
BONS VOOS HOJE E SEMPRE!!


Cmte Duton

P.S.: Compuseram a BANCA EXAMINADORA do meu Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) realizado na PMDF / UnB, 03 (três) Oficiais Superiores que são pilotos de helicóptero: o TEN CEL Wanderley, o TEN CEL Renato Costa e o MAJ Valente.

Após a defesa da monografia que fiz como Trabalho Técnico-Profissional de Conclusão de Curso, fui aprovado pela BANCA EXAMINADORA, por unanimidade, com a nota máxima!

Melhor do que isso foi saber que meu trabalho acadêmico será APROVEITADO pelo BAvOp e que, em um futuro bem próximo, os novos helicópteros da PMDF serão BIMOTORES, face à tudo que sustentei como argumentação técnica ao longo da minha monografia!

Que prestígio, meus amigos!! Agradeço pela confiança em meu trabalho e incentiva-me saber que vocês levaram a sério toda a problemática exposta no meu trabalho acadêmico!

Só não se esqueçam de me convidar para a solenidade de recebimento do primeiro HELICÓPTERO BIMOTOR da PMDF!! rsrsrs











sábado, 25 de junho de 2011

Mais helicópteros bimotores em órgãos policiais


Reproduzo em meu blog uma postagem publicada no site PILOTO POLICIAL, do meu amigo EDUARDO BENI (PMESP).

Trata-se de uma constatação que eu venho sustentando já há alguns anos e que foi o tema da minha monografia na pós graduação em gestão de segurança pública que fiz em 2010 na UnB / PMDF:  operar helicópteros BIMOTORES nos órgãos policiais e de defesa civil é uma REALIDADE mundo afora e uma tendência que já está chegando no Brasil.


Em uma cerimônia oficial, a Eurocopter Canada entregou oficialmente dois novos helicópteros EC135 bimotores para a Polícia da província de Ontário/Canadá.
“O EC135 multifunção é a aeronave ideal para as operações policiais”, disse o Sr. Guy Joannes, presidente e CEO. O EC135 é uma combinação das tecnologias mais recentes da Eurocopter, como a cabine de pilotagem avançada, aviônica moderna, rotor de cauda tipo Fenestron, pás dos rotores de cauda e principal todo em material composto, provendo uma alta manobrabilidade e facilidade de manutenção à aeronave. As pás do rotor principal são totalmente otimizadas, com uma avançada geometria nas pontas, que em combinação com o Fenestron, fazem do EC135 o helicóptero mais silencioso da sua classe.

A aeronave é equipada com duas turbinas Pratt & Whitney Canada PW206B2 equipadas com FADEC, que provem um desempenho excepcional e uma faixa de reserva vital. O EC135 é excelente plataforma para cenários com um motor inoperante. O design do EC135 é polivalente, e permite a rápida e fácil manutenção e um nível ideal de confiabilidade.“Estamos totalmente empenhados em apoiar a unidade aérea da polícia de Ontários com estas plataformas.”

A cabine é ideal para a atividade policial e oferece a tripulação uma excelente visibilidade, cabine espaçosa e desobstruída. Os compartimentos da cabina e de carga são complementadas por um fundo plano em toda a aeronave.Além disso, o EC135 tem acesso ao seu interior por todos os lados: com duas portas de cabine basculante, duas amplas portas laterais deslizantes e duas portas traseiras tipo concha.

Hoje existem mais de 880 helicópteros EC135 operacionais em todo o mundo em mais de 48 países, acumulando um impressionante número de horas de voo com mais de 1,9 milhões até o momento. O grande autonomia e alcance do EC135 permite aos operadores atender uma ampla faixa de missões. Hoje 67% da frota de EC135 em operação atuam em missões EMS, policiais, de combate a incêndio e busca e salvamento.

Eurocopter Canadá é líder de mercado na aviação policial local com mais de 80% de market share, incluindoprestigiados clientes como a Royal Canadian Mounted Police, que operam atualmente uma frota de 10 helicópteros constituída exclusivamente por aeronaves Eurocopter.

A Políciade Ontário opera aeronaves Eurocopter desde 1991.

Ontário também opera sete EC130 e três AS350B2 na unidade aérea do Departamento de Incêndio Florestal.


Cmte Duton


P.S.: No Estado do Rio de Janeiro apenas a CASA CIVIL DO GOVERNO DO ESTADO possui helicópteros bimotores! 

São 03 (três) BIMOTORES à disposição da CASA CIVIL: 01 (um) AS 365 N1 Dauphin, 01 (um) AS 355 Esquilo bimotor e 01 (um) EC 135. Está aberta licitação internacional para a compra do QUARTO HELICÓPTERO BIMOTOR para a CASA CIVIL do Governo do Estado.

A PMERJ possuir 03 (três) AS 350 Esquilo e 01 (um) UH-1H HUEY II, todos MONOMOTORES.

A PCERJ possui 02 (dois) AS 350 Esquilo e 01 (um) UH-1H HUEY II, todos MONOMOTORES.

O CBMERJ possui 03 (três) AS 350 Esquilo, todos MONOMOTORES.

O argumento de que "helicóptero bimotor é muito caro" não cola aqui no RJ, uma vez que a CASA CIVIL já opera 03 helicópteros bimotores e já vai comprar o quarto!!!  

Será que quem trabalha cuidando da segurança pública e da defesa civil não merece operar com máquinas MAIS SEGURAS, como são os HELICÓPTEROS BIMOTORES???

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Show aéreo... de IRRESPONSABILIDADE e AMADORISMO



Recentemente recebi um e-mail contendo esse vídeo e a seguinte pergunta: "ele pode fazer isso com o helicóptero?"

A resposta, definitivamente, é NÃO.

Pelo que pude analisar no vídeo, trata-se de um evento tipo "rodeio" onde o locutor (ou seria o "LOUCO-tor"?) incentiva e vibra com as irresponsáveis manobras desse piloto que utiliza um helicóptero monomotor a pistão modelo ROBINSON R44.

No Brasil, salvo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) que possuem aeronaves MILITARES, todas as demais aeronaves são consideradas "CIVIS", sejam públicas (Polícias, Bombeiros, etc) ou privadas (particulares).

Toda a Aviação Civil do Brasil está subordinada à agência reguladora de aviação civil, mais conhecida  pela sigla "ANAC" - Agência Nacional de Aviação Civil.

A ANAC segue e expede as "RBAC" - Regulamentações Brasileira de Aviação Civil (antes chamadas de RBHA - Regulamentação Brasileira de Homologação Aeronáutica).

Hierarquicamente superior às normas editadas pela ANAC, está o "CBAer" - Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565 de 1986).

Nem o CBAer nem as RBAC da ANAC permitem que uma aeronave civil faça esse tipo de exibição em local muito próximo ao público, expondo-o a riscos.

A platéia, por desconhecimento das normas aeronáuticas e dos riscos aos quais estava exposta, parece gostar do que vê... 

As manobras exibidas no vídeo são manobras de simples execução, exigindo do piloto apenas a correta aplicação dos pedais para que o helicóptero gire em torno do seu eixo vertical como um touro de rodeio.

O resto nada mais é do que a realização de deslocamentos laterais com o helicóptero, manobra que o piloto-aluno aprende nas primeiras 10 horas de voo no curso prático de Piloto Privado... 

Nem de longe esse piloto do vídeo tem a perícia (e a aeronave adequada) de um piloto como o do vídeo da "RED BULL" que publiquei aqui recentemente... ali sim tem-se uma aeronave adaptada para VOO ACROBÁTICO, bem como manobras de alta complexidade realizadas bem alto e longe de locais povoados.

O vídeo aqui exibido trata-se sim de um "SHOW AÉREO"... de IRRESPONSABILIDADE E AMADORISMO!

O helicóptero modelo ROBINSON R44 visto no "show"... 
Fazer voo acrobático nesse equipamento é, no mínimo, uma idiotice.


Infelizmente ainda tem gente que utiliza um meio de transporte dispendioso como o helicóptero para fazer insanas demonstrações de pseudo-habilidades...

Pilotos profissionais que honram a profissão não colocam o público em risco dessa forma.


Cmte Duton

domingo, 19 de junho de 2011

Oração do helicóptero

Com todo o respeito, publico em meu blog uma "oração" que recebi por e-mail e admirei bastante: 


Helicóptero nosso que vais pro céu, sempre pré-voado esteja o vosso Motor;
Prenda a nós o vosso Rotor; 
Seja bem feita a vossa Decolagem aqui na terra para ir pro céu;
A pane nossa de algum dia não dai hoje;
Perdoai os nossos catrapos, assim como nós perdoamos as vossas Auto-Rotações;
Não nos deixeis cair sem sustentação, e livrai-nos do chão. 
Amém!

Cmte Duton

P.S.: é sempre bom rezar também o Pai-Nosso... sem Ele a bordo ninguém decola!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Blog oficial do GAM

Página inicial do blog oficial do GAM: noticias.gamfenix.net


No final do mês de março de 2011 foi lançado pelo CAP LEITÃO e pelo 1º TEN ÉRICO o blog oficial do GAM: noticias.gamfenix.net

O blog é mais uma iniciativa de Oficiais do GAM que fazem toda a diferença na unidade: além de cumprirem com todas as suas obrigações funcionais, VÃO ALÉM e desenvolvem novas ferramentas,  técnicas e boas práticas para melhorar o serviço da unidade como um todo.

É praxe no serviço público nacional assistirmos àqueles funcionários públicos que limitam-se a assinar meia dúzia de ofícios por semana, e não demonstram a menor VONTADE EM DESENVOLVER / APRIMORAR SUA ATIVIDADE / SEÇÃO, o que fatalmente conduz todo o serviço público para a ESTAGNAÇÃO!

Não existe hoje na PMERJ nenhuma norma interna que obrigue as unidades a possuir um canal de notícias na internet, como é o blog oficial do GAM: notícias.gamfenix.net 

A própria corporação tem o seu próprio canal de comunicação com a sociedade através da COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (CComSoc), bem como a PMERJ dispõe de um site institucional muito bem feito: www.policiamilitar.rj.gov.br

Atitudes PRÓ-ATIVAS como a do CAP LEITÃO e do 1º TEN ÉRICO demonstram que, no GAM, a unidade sobrevive e cresce cada vez mais apoiada nos grandes valores individuais

Não por acaso o CAP LEITÃO foi eleito o MELHOR OFICIAL DO GAM no ano de 2010 e recebeu a MEDALHA DO MÉRITO AEROMARÍTIMO no último dia 21 de março, na solenidade de aniversário de 9 anos do GAM.

Parabéns aos amigos que fazem toda a diferença em nossa unidade!!!

Vamos continuar fazendo MAIS DO QUE a nossa parte...

Cmte Duton
  


terça-feira, 14 de junho de 2011

Mensagem a Garcia - ELBERT HUBBARD (1889)

Reproduzo em meu blog um texto que tive contato ainda muito jovem, na década de 80, quando estudava no Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro.

Há pelo menos 2 décadas venho buscando pautar minhas ações profissionais, dentro e fora do serviço público, com base na mensagem desse texto...

Tenho amigos que também tiveram contato com esse texto ainda crianças e, coincidência ou não, hoje são excelentes profissionais. Um deles é o meu amigo CLAUDIO LEITÃO, Capitão PM e Piloto de Helicóptero, eleito o melhor Oficial do GAM no ano de 2010.

Sem mais delongas, vamos ao texto que interessa e que, se for levado a cabo, pode melhorar a vida de muita gente:


"O artigo reproduzido no presente folheto tem sido traduzido em todas as línguas, e, já no ano de 1913, havia atingido uma publicidade de mais de 4.000.000 de exemplares.

No entanto, nada mais é do que a narração despretensiosa e sem atavios literários de um feito, na sua aparência trivial, porém verdadeiramente extraordinário no fundo.

À primeira vista, a sua leitura pouco ou nada diz. Parece um conto para crianças; mas à medida que formos analisando mais detidamente o seu conceito, infiltrar-se-á em nosso ânimo e apoderar-se-á da nossa vontade com a força de todos os grandes exemplos.

No decorrer da nossa vida todos havemos de nos ver – senão nos temos já vistos – no caso de levar “uma mensagem a Garcia”, ou de encontrar quem a leve, de nossa parte. O êxito da empreitada terá dependido, ou dependerá, do grau de disposição da nossa vontade, ou antes, da decisão com que soubermos vitalizá-la para levar a bom termo o empreendimento.

Todo aquele que consiga levar “uma mensagem a Garcia” nas condições em que foi levada pelo Sr Rowan está fadado a triunfar. Na vida só triunfam, com verdadeiro triunfo, os que resolutamente, sem vacilações nem palavras ociosas, encontram um dos muitos Garcias que existem espalhados por este mundo afora, dispostos a recompensar generosamente os que andam a sua procura e sabem encontrá-los.



MENSAGEM A GARCIA

Em todo este caso cubano, um homem se destaca no horizonte de minha memória como o planeta Marte em seu periélio. 

Quando irrompeu a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos, o que importava a estes era comunicar-se rapidamente com o chefe dos insurretos, GARCIA, que se sabia encontrar-se em alguma fortaleza no interior do sertão cubano, mas sem que se pudesse precisar exatamente onde. Era impossível comunicar-se com ele pelo correio ou pelo telégrafo. No entanto, o Presidente tinha que se assegurar da sua colaboração, e isto o quanto antes. Que fazer?

Alguém lembrou ao Presidente: “Há um homem chamado Rowan; e se alguma pessoa é capaz de encontrar Garcia, há de ser Rowan”.

Rowan foi trazido à presença do Presidente, que lhe confiou uma carta com incumbência de entregá-la a Garcia. De como este homem, Rowan, tomou a carta, meteu-a num invólucro impermeável, amarrou-a sobre o peito, e, após quatro dias, saltou de um barco, sem coberta, alta noite, nas costas de Cuba; de como se embrenhou no sertão, para, depois de três semanas, surgir do outro lado da ilha, tendo atravessado a pé um país hostil e entregado a carta a Garcia, são coisas que não vêm ao caso narrar aqui pormenorizadamente. 

O ponto que desejo frisar é este: Mc Kinley – o Presidente dos EUA – deu a Rowan uma carta para ser entregue a Garcia; Rowan pegou a carta e nem sequer perguntou: “Onde é que ele está?”

Hosana! Eis um homem cujo busto merecia ser fundido em bronze imarcescível e sua estátua colocada em cada escola do país. Não é de sabedoria livresca que a juventude precisa, nem de instrução sobre isto ou aquilo. Precisa, sim, de um endurecimento de vértebras, para poder mostrar-se fiel no exercício de um cargo; para atuar com diligência, para dar conta do recado, para, em suma, levar uma MENSAGEM A GARCIA.

O General Garcia já não é deste mundo.

Mas há outros Garcias. Nenhum homem que se tenha empenhado em levar avante uma empresa, em que a ajuda de muitos se torna precisa, foi poupado de momentos de verdadeiro desespero ante a inabilidade ou falta de disposição de outros em concentrar a mente numa determinada causa a fazer.

Assistência irregular, desatenção tola, indiferença irritante e trabalho mal feito, parecem ser a regra geral. Nenhum homem pode ser verdadeiramente bem sucedido, salvo se lançar mão de todos os meios ao seu alcance, quer da força, quer do suborno, para obrigar outros homens a ajudá-lo, a não ser que Deus Onipotente, na sua grande misericórdia, faça um milagre, enviando-lhe como auxiliar um anjo de luz.

Leitor amigo, tu mesmo podes tirar a prova. Estás sentado no teu escritório, rodeado de meia dúzia de empregados. Pois bem, chama um deles e pede-lhe: “Queira ter a bondade de consultar a enciclopédia e de me fazer uma descrição sucinta da vida de Corregio”.

Dar-se-á o caso do empregado dizer calmamente: “Sim, senhor” e executar o que se lhe pediu?

Nada disso! Olhar-te-á perplexo e de soslaio para fazer uma ou mais das seguintes perguntas:

Quem é ele?

Que enciclopédia?

Onde é que está a enciclopédia?

Fui eu acaso contratado para fazer isso?

Não quer dizer Bismarck?

E se Carlos o fizesse?

Já morreu?

Precisa disso com urgência?

Não será melhor que eu traga o livro para que o senhor mesmo procure o que quer?

Para que quer saber isso?

E aposto dez contra um que, depois de haveres respondido a tais perguntas, e explicado a maneira de procurar os dados pedidos, e a razão porque deles precisas, teu empregado irá pedir a um companheiro que o ajude a encontrar Garcia, e, depois, voltará para te dizer que tal homem não existe.

Evidentemente pode ser que eu perca a aposta, mas segundo o cálculo das probabilidades, jogo na certa. Ora, se fores prudente, não te darás ao trabalho de explicar ao teu “ajudante” que Corregio se escreve com “C” e não com “K”, mas limitar-te-ás a dizer meigamente esboçando o melhor sorriso: “Não faz mal; não se incomode” e, dito isto, levantar-te-ás e procurarás tu mesmo. 

E esta incapacidade de atuar independentemente, esta inépcia moral, esta invalidez da vontade, esta atrofia de disposição de o solicitante se pôr em campo e agir – são as coisas que recuam para um futuro tão remoto o advento do socialismo puro. 

Se os homens não tomam a iniciativa de agir em seu próprio proveito, que farão quando o resultado do seu esforço redundar em benefício de todos? Por enquanto, parece que homens ainda precisam de ser feitorados. O que mantém muito empregado no seu posto e o faz trabalhar é o medo de, se não o fizer, ser despedido no fim do mês. 

Anuncie-se precisar de um taquígrafo, e nove entre dez candidatos à vaga não saberão ortografar nem pontuar – e o que é mais, pensam que não é necessário sabê-lo.

Poderá uma pessoa destas entregar uma carta a Garcia?

“Vê aquele guarda-livros” dizia-me o Chefe de uma grande fábrica.

“Sim, que tem?”

“É um excelente guarda-livros. Contudo se o mandasse levar um recado, talvez se desobrigasse da incumbência a contento, mas, também, podia muito bem ser que no caminho entrasse em duas ou três casas de bebidas e que, quando chegasse ao seu destino, já não se recordasse da incumbência que lhe fora dada”.

Será possível confiar-se a um tal homem uma carta para entregá-la a Garcia?

Ultimamente temos ouvido muitas expressões sentimentais, externando simpatia para com os pobres, entes que mourejam de sol-a-sol, para com os infelizes desempregados à cata do trabalho honesto, e tudo isto, quase sempre entremeado de muitas palavras duras para com os homens que estão no poder.

Nada se diz do patrão que envelhece antes do tempo, num baldado esforço para induzir eternos desgostosos e descontentes a trabalhar conscientemente; nada se diz de sua longa e paciente procura de pessoal, que, no entanto, muitas vezes nada mais faz do que “matar o tempo”, logo que ele volte as costas. 

Não há empresa que não esteja despedindo pessoal que se mostre incapaz de zelar pelos seus interesses, a fim de substituí-lo por outro mais apto. Este processo de seleção por eliminação está se operando incessantemente, em tempos de prosperidade, como em tempos adversos, com a única diferença que, quando os tempos são maus e os trabalhos escasseiam, a seleção se faz mais escrupulosamente, pondo-se fora, para sempre, os incompetentes e os inaproveitáveis. 

É a lei da sobrevivência do mais apto. Cada patrão, no seu próprio interesse, trata somente de guardar os melhores – aqueles que podem levar “uma mensagem a Garcia”.

Conheço um homem de aptidões realmente brilhantes, mas sem a fibra precisa para gerir um negócio próprio, e que, ademais, se torna completamente inútil para qualquer outra pessoa devido à sua suspeita insana, que constantemente abriga, de que seu patrão o esteja oprimindo ou tencione oprimi-lo.

Sem poder mandar, não tolera que alguém o mande. Se lhe fosse confiada uma mensagem a Garcia retrucaria, provavelmente: “Leve-a você mesmo”.

Hoje esse homem perambula errante pelas ruas em busca de trabalho, em quase petição de miséria. No entanto, ninguém que o conheça se aventura a dar-lhe trabalho, porque é a personificação do descontentamento e do espírito de réplica. Refratário a qualquer conselho ou admoestação, a única coisa capaz de produzir nele algum efeito, seria um bom pontapé dado com a ponta de uma bota número 42, de sola grossa e bico largo.

Sei, não resta dúvida, que um indivíduo moralmente aleijado como esse, não é menos digno de compaixão do que um fisicamente aleijado. Entretanto, nesta demonstração de compaixão, vertemos, também, uma lágrima pelos homens que se esforçam por levar avante uma grande empresa, cujas horas de trabalho não estão limitadas pelo som do apito e cujos cabelos ficam prematuramente encanecidos na incessante luta em que estão empenhados contra a indiferença desdenhosa, contra a imbecilidade crassa e a ingratidão atroz, justamente daqueles que, sem o espírito empreendedor, andariam famintos e sem lar.

Dar-se-á o caso de eu ter pintado a situação em cores demasiado carregadas? Pode ser que sim; mas, quanto todo mundo se apraz em divagações, quero lançar uma palavra de simpatia ao homem que imprime este êxito a um empreendimento, ao homem que, a despeito de uma porção de empecilhos, sabe dirigir e coordenar os esforços de outros, e que, após o triunfo, talvez verifique que nada ganhou; nada, salvo a sua mera subsistência.

Também eu carreguei marmitas e trabalhei como jornaleiro, como também, tenho sido patrão.

Sei, portanto, que alguma coisa se pode dizer de ambos os lados.

Não há excelência na pobreza de per si; farrapos não servem de recomendação. Nem todos os patrões são gananciosos e tiranos, da mesma forma que nem todos os pobres são virtuosos.

Todas as minhas simpatias pertencem ao homem que trabalha conscienciosamente, quer o patrão esteja, quer não. 

E o homem que, ao lhe ser confiada uma carta para Garcia, tranqüilamente toma a missiva, sem fazer perguntas idiotas, e sem a intenção oculta de jogá-la na primeira sarjeta que encontrar, ou praticar qualquer outro feito que não seja entregá-la ao destinatário, esse homem nunca fica encostado, nem tem que se declarar em greve para forçar um aumento de ordenado.

A civilização busca ansiosa, insistentemente, homens nestas condições. Tudo que um tal homem pedir, se lhe há de conceder. 

Precisa-se dele em cada cidade, em cada vila, em cada lugarejo, em cada escritório, em cada oficina, em cada loja, fábrica ou venda.

O grito do mundo inteiro praticamente se resume nisso:

PRECISA-SE, E PRECISA-SE COM URGÊNCIA, DE UM HOMEM CAPAZ DE LEVAR UMA MENSAGEM A GARCIA”. "

                                                          Elbert Hubbard


Esse texto é uma sincera e singela HOMENAGEM que faço à todos os "ROWANs" do GAM-PMERJ!!!

Cmte Duton


P.S.: Justiça seja feita: enquanto trabalhei à disposição da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA / SENASP, tive contato com centenas de "ROWANs" oriundos de órgãos de segurança pública de vários Estados do Brasil. 


Parece-me que, para servir na FNSP / SENASP, só quem for capaz de entregar uma mensagem a Garcia...



domingo, 12 de junho de 2011

GRAER/AM em apoio à Roraima

Reproduzo em meu blog a matéria do jornal FOLHA DE BOA VISTA, publicada no dia 10 de junho de 2011, alusiva ao apoio aéreo do GRAER/AM e da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA ao Estado de Roraima.


Depois do anúncio de apoio pela Marinha e pelo Exército, dez integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) foram enviados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional a Roraima. A missão é apoiar as ações de socorro às vítimas dos desastres provocados pelas chuvas.

Quatro homens já estão no Estado e os outros seis estão com chegada prevista para hoje. O grupo é formado por profissionais de Defesa Civil de diversas regiões do Brasil, que atuam na coordenação das ações emergenciais, fazendo a mobilização entre os órgãos federais. As ações do grupo visam à redução dos danos causados pelo desastre, com foco na saúde, segurança e assistência social da população afetada.

Conforme explicou o secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Viana, o apoio é composto por oficiais distribuídos pelo Brasil. São especialistas remanejados pelo Governo Federal para atuar na avaliação de danos e perdas, uma etapa após a assistência imediata, para embasar e dar celeridade aos trabalhos de reconstrução a serem feitos quando as águas baixarem.

REFORÇO - Na tarde de ontem, mais reforços chegaram ao Estado.  O helicóptero Esquilo da Secretaria de Segurança Pública amazonense, com cinco tripulantes do estado, ficará à disposição da Defesa Civil para as ações de apoio. A tripulação é formada por dois homens da Força Nacional, dois da Polícia Militar e um do Corpo de Bombeiros do Amazonas.

Conforme explicou o comandante da aeronave, tenente-coronel Mauro Tadeu, a principal função deles será fazer transporte de alimentos, medicamentos e pessoas das áreas alagadas. Além disso, vão atuar na busca a desaparecidos. A primeira operação deles foi realizada na tarde de ontem (veja matéria na página 12A).

Além disso, mais de 30 homens do Corpo de Bombeiros do estado do Amazonas vieram para Roraima, mas acabaram retornando para montar a cerca de 10 mil cestas que serão entregues pelo Governo Federal. Eles devem retornar ao Estado para formar uma equipe de reserva do Corpo de Bombeiros em Roraima.

Embora o Governo do Estado tenha solicitado, por meio do Gabinete Integrado de Prevenção e Gestão de Desastres (GIPGD) a liberação de 60 bombeiros da Força Nacional de Segurança (FNS) para ajudar nas ações de Defesa Civil no estado de Roraima, não há previsão para a chegada de bombeiros de outros estados.

Além da ajuda financeira (veja página 3A), o Governo Federal tem dado apoio com a doação de alimentos. Dez mil cestas básicas foram doadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e estão sendo montadas na unidade de Manaus. Os mantimentos serão distribuídos segundo critérios da Defesa Civil de Roraima. (YANA LIMA)


As fotos abaixo foram tiradas pelo Agente de Polícia Civil do Distrito Federal EDSON SILVA, que serve à disposição da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA e encontra-se em operação no GRAER/AM.


Da esquerda para direita: Edson Silva (Trip Op PCDF/FNSP), TEN CEL Mauro Tadeu 
(Cmte acft CBMPA/FNSP), MAJ Tupinambá (2P CBMAM), MAJ Carlos Lopes (CMT GRAER/AM), 
TEN Harisson (Mecânico acft GRAER/AM) e o SD Jean (Trip Op GRAER/AM). 
Aos meus amigos do GRAER/AM e da FNSP, um grande e saudoso abraço!! BONS VOOS! 


O município de Caracaraí, a 120 Km da capital Boa Vista (RR): alagamento pelas chuvas.


Destaque para a vítima (de bermuda) resgatada pela tripulação do GRAER/AM em operação em Roraima:
heróis anônimos que deixam seus lares e suas famílias para trás, com o único intuito de servir ao próximo!
Aqui na região Sudeste não se divulga esse belo trabalho que vocês fazem por aí... agora EU DIVULGO!!


Abraço a todos!!

Cmte Duton

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Visita do EPAO 2011 ao GAM

15 Oficiais Psicólogos do EPAO 2011 em visita ao GAM, 
parte da turma que totaliza 47 profissionais de saúde.


Psicólogos concursados pela PMERJ em 2010 estão em fase final de conclusão do ESTÁGIO PROBATÓRIO DE ADAPTAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO DE SAÚDE (EPAO - QS).

Nessa fase, estão incluídas visitas de estudo a algumas unidades da PMERJ e visitas ao GAM estavam no calendário do EPAO 2011.

Nos dias 02 e 09 de junho de 2011, 47 Oficiais Psicólogos visitaram o GAM, em Niterói, e coube a mim a honrosa missão de palestrar para todos sobre a atividade aérea da PMERJ.

Por questões de ordem prática e didática, a turma foi dividida em 4 grupos, que receberam as mesmas informações, porém em dias e turnos diferentes: dia 02, manhã e tarde e dia 09, manhã e tarde.

Foi difícil explicar para os novos psicólogos da PMERJ que o nosso helicóptero batizado "Fênix 01" não foi o primeiro helicóptero a ser comprado pela corporação e que o nosso helicóptero "Fênix 02" foi comprado antes do "Fênix 01"... Confusos, Doutores?? Calma, Freud explica. rs

Pessoalmente foi muito gratificante para mim poder palestrar para um público tão seleto, de alto astral e de refinado senso de humor. 

Diante de tantos psicólogos dentro de uma sala, por diversas vezes me senti sendo "analisado" enquanto falava para a turma, mas isso deve ser coisa da minha cabeça...

Demos boas gargalhadas em sala de aula ao analisarmos que apenas 3 coisas no mundo conseguem pairar no ar: o helicóptero, o beija-flor e o Dadá Maravilha!!

Uma aluna me corrigiu e me atualizou, dizendo que hoje em dia quem paira no ar é o jogador de vôlei Giba! Obrigado, Doutora! Vivendo e aprendendo...

Hoje em dia não se imagina mais o GAM sem a importante presença de um profissional de psicologia entre nós. Diante do futuro promissor do GAM, necessariamente teremos que aumentar também nossos psicólogos especializados em aviação, já que hoje só dispomos de uma profissional com essa qualificação, a pioneira CAP PM PSI ROBERTA ROCHA KARBEL.


Sejam todos sempre muito bem vindos ao GAM, doutores! 

Espero que todos tenham "me entendido"...


Cmte Duton


P.S.: No dia 06/06/2011 ministrei uma palestra para 8 (oito) Tenentes Pedagogos que também estão em fase de conclusão do ESTÁGIO PROBATÓRIO DE ADAPTAÇÃO DE OFICIAIS (EPAO).



quarta-feira, 8 de junho de 2011

RED-BULL te dá asas... ROTATIVAS!!


Um brinde (com Red Bull) ao magnífico piloto! Venha trabalhar conosco no GAM!!


Este é o helicóptero bimotor modelo BO-105 adaptado para manobras acrobáticas!

Nenhum helicóptero em sua versão standard é capaz de fazer tais manobras sem grave comprometimento de peças e componentes!

Além do mais, todo manual de voo elaborado pelos fabricantes de helicópteros diz categoricamente que "ACROBATIC FLIGHT IS PROHIBITED!!"

O rotor rígido do BO-105 lhe proporciona respostas aos comandos quase que imediatas, o que permite aos pilotos realizar manobras mirabolantes como as vistas nesse vídeo: loopings, touneaux, back-flips, etc.

Além do mais, existem componentes feitos de titânio na "cabeça" desse rotor principal para suportar as elevadíssimas cargas durante essas manobras.

Esse vídeo prova que RED BULL te dá asas... ROTATIVAS!!

Por favor não tentem fazer isso em casa, pode ser perigoso!! rs


Cmte Duton

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Clínica da Família homenageia herói do GAM



Uma clínica de atendimento às famílias que moram na comunidade do morro dos Macacos e adjacências foi inaugurada no dia 02 de junho de 2011 e homenageou um herói do GAM morto em combate no dia 17 de outubro de 2009, quando o helicóptero "Fênix 03" da PMERJ foi obrigado a realizar um pouso de emergência naquele local.

A inauguração da CLÍNICA DA FAMÍLIA CABO EDNEY CANAZARO DE OLIVEIRA contou com a presença do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Sr Eduardo Paes e do Secretário de Estado de Segurança Pública, Dr. José Mariano Beltrame.

Ambas as autoridades fizeram referências elogiosas ao GAM, lembrando do combate diário que aqui enfrentamos.

O CAP PM JOELMIR DOS SANTOS, Sub-chefe do Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM) do GAM, representou o Comando da nossa unidade durante a solenidade.

CAP PM Joelmir na solenidade de inauguração da Clínica da Família
CABO EDNEY CANAZARO DE OLIVEIRA, herói do GAM.


Estavam presentes na solenidade a mãe, a ex-esposa, e a irmã do nosso querido CB PM CANAZARO.

Descanse em paz, irmão!


Cmte Duton 

P.S: No mesmo dia 17 de outubro de 2009, pelo mesmo motivo, faleceu no local da nova clínica o SD PM MARCOS STADLER MACEDO e, no dia 19 de outubro de 2011, faleceu o CB PM IZO GOMES PATRÍCIO, em decorrência de graves queimaduras sofridas após o incidente do dia 17. 


Descansem em paz, irmãos Tripulantes! NÃO FOI EM VÃO!!


sábado, 4 de junho de 2011

A origem da Fênix

Fênix é a montaria dos imortais. De porte imponente como a águia, sobrevoa majestosamente
 a cidade e paira. A mais bela das aves é o triunfo da vida sobre a morte! 


A origem da "FÊNIX" nos remete à Mitologia grega.

De origem egípcia, partindo-se do nome da ave Benu, espécie de “garça real”.

O primeiro escritor da Hélade a falar dessa ave foi Heródoto, que afirma não tê-la visto, a não ser em pintura, mas acrescenta que a mesma visitava o Egito somente a cada quinhentos anos, segundo os habitantes de Heliópolis.

Trata-se de uma ave fabulosa, originária da Etiópia, mas cujo mito está relacionado, no país dos faraós, com o culto de Ra-Herakheti, isto é, o Sol vivo.

Após Heródoto, poetas, mitógrafos e astrólogos apoderaram-se de Fênix, cuja plumagem era uma combinação de vermelho, azul-claro, púrpura e ouro, embora o historiador grego, na passagem supracitada, só mencione as asas que possuíam a cor do ouro e adianta que as outras penas refletiam um vermelho muito intenso.

De porte imponente como a águia, era a única ave existente de sua espécie, não podendo, assim, reproduzir como as demais. O mito, por isso, centrou-se em sua morte e renascimento.

Sentindo que o fim era iminente, Fênix reunia plantas aromáticas, incenso, amomo e formava uma espécie de ninho. Os mitógrafos introduziram duas versões a partir desse ponto.

Uns asseveram que ela mesma põe fogo em sua pira perfumada ou a incendeia com seu próprio calor, renascendo das cinzas uma nova Fênix.

Outros são um pouco mais prolixos. Deitando-se no ninho, deixa cair sobre ele seu sêmem e morre. Da semente depositada nasce a nova Fênix. Esta recolhe o cadáver paterno e guarda-o num tronco oco de mirra. Transporta-o, em seguida, para Heliópolis, onde é cremado sobre o altar de Ra, o Sol. Era a única oportunidade em que ela visitava o Egito, o que acontecia a cada quinhentos anos, como se frisou.

Sua chegada a Heliópolis era triunfal. Sobrevoava majestosamente a cidade, escoltada por um bando de aves, que lhe prestavam homenagem. Pairava sobre o altar do deus Ra e aguardava a aproximação de um sacerdote, que a comparava com a pintura existente nos livros sagrados e só então o tronco de mirra era solenemente cremado.

Terminada a cerimônia, a nova Fênix retornava à Etiópia, onde se alimentava de pérolas de incenso até o cumprimento de um novo ciclo de morte e renascimento.

Os astrólogos relacionaram o ciclo cronológico de Fênix com a grande revolução sideral, que se repetia a cada renascimento da ave aurirrubra da Etiópia.

Símbolo de regeneração e da vida, Fênix é a montaria dos imortais. Tradução de um desejo inconteste de sobrevivência e de ressureição, a mais bela das aves é o triunfo da vida sobre a morte.


BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, Junito. Dicionário mítico-etimológico vol I. Rio de Janeiro: Editora Vozes
(Grifo em vermelho meu)


Cmte Duton

P.S.: Qualquer semelhança com a realidade NÃO é mera coincidência...


Fênix 02 - PMERJ                   Foto: Daniel Miranda Queiroz (GAM)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ótimas lembranças da EsAv 2009 em Manaus (AM)

O maior Estado do Brasil em extensão territorial, o AMAZONAS, convidou a Escola de Aviação (EsAv) da PMERJ para a nobre missão de formar os futuros pilotos de helicóptero do Estado.

Em 2009 eu e os demais instrutores da EsAv/PMERJ estivemos em Manaus (AM) onde ministramos o Curso Teórico de Piloto Privado de Helicóptero (PPH) e, meses depois, voltamos para ministrar o Curso Teórico de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH).

Nossos alunos foram Oficiais da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Delegados, Inspetores e Escrivães da Polícia Civil do Amazonas (PCAM).

Além de comermos muito tambaqui, tucunaré, pirarucú e outros deliciosos peixes de água doce, fizemos excelentes AMIZADES que duram até hoje e tendem a se perpetuar enquanto estivermos vivos nesse planeta.

Melhor do eu que ficar escrevendo sobre a EsAv Manaus (2009), apresento abaixo algumas FOTOS que registram momentos marcantes desses cursos, em ordem cronológica.


Auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus (AM), onde 
ocorreu a aula inaugural do Curso de Piloto Privado de Helicóptero da EsAv (2009).


Durante a aula inaugural, fui convidado para compor a mesa de honra, 
que estava composta por autoridades do Estado do Amazonas


Eu e o grande amigo CAP Claudio Leitão, os primeiros Oficiais Pilotos do 
GAM a chegarem em Manaus para ministrar as aulas teóricas de PPH e PCH.


Nossos amigos alunos da PMAM


Nossos amigos alunos do CBMAM


Nossos amigos alunos da PCAM


Minha aula sobre Teoria de Voo de Helicóptero (TV-H) com auxílio da aeronave 
modelo H-269 SCHWEITZER do Governo do Estado do Amazonas.


Nossos amigos da PCAM: Ulguim (Mecânico de helicóptero) e
 Mauro Mendes (Perito Policial e Piloto de Helicóptero)


O 1º TEN PMAM Paulo Emílio e o Escrivão da PCAM Rangel no interior 
do helicóptero SCHWEIZER durante aula de TV-H


Confraternização com a turma da EsAv Manaus (2009): 
não faltou comida boa, muitas piadas e boas gargalhadas.


Homenagem que o Governo do Estado do Amazonas fez a mim e ao CAP Leitão:
Nós é que agradecemos pelo prestígio de formá-los!! 
À esquerda da foto, nosso amigo CEL Chagas, Diretor do IESP.


Semblante de preocupação frente à responsabilidade
de bem formar os futuros pilotos do Amazonas...


A turma completa do curso de PPH - EsAv Manaus (2009)


Visita da turma da EsAv Manaus (2009) ao 4º Batalhão de Aviação 
do Exército Brasileiro (4º BAvEx): Aviação de gente grande!!


O hangar do 4º BAvEx: coisa de primeiro mundo!!


A turma da EsAv Manaus (2009) recebida pelos Oficiais Aviadores do EB no 4º BAvEx.
Ao fundo, o meu sonho de consumo: Helicóptero Black Hawk (custa míseros U$18 milhões)


Aula Inaugural do Curso Teórico de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH) 
realizado na sede da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). 
Ao centro da mesa o Secretário de Segurança Pública do AM, Dr Sá Cavalcante. 
Demais autoridades estaduais também na mesa e, ao fundo, o Comandante do GAM/PMERJ.


Auditório da SSP-AM lotado pelos alunos da EsAv Manaus 2009 e
por autoridades de ensino e de segurança pública do Amazonas.
Destaque para a única mulher do grupo: 1º TEN CBMAM Karina


Solenidade de entrega dos DIPLOMAS de PCH: 
ACORDA BOMBEIRO!!!! rsrsrs


A entrega do DIPLOMA de PCH ao meu amigo Dr DEL POL Arthur (PCAM)


CAP PMAM Thiago Balbi recebendo seu DIPLOMA de PCH do 
Comandante do GAM/PMERJ, o Ten Cel Eduardo Luiz Brandão Ribeiro



TEN PMAM Cavalcante recebendo seu DIPLOMA de PCH do 
Comandante do GAM/PMERJ, o Ten Cel Eduardo Luiz Brandão Ribeiro


O Policial Civil Rubem recebendo seu DIPLOMA 
de PCH do CAP PMERJ Claudio Leitão


TEN CBMAM França recebendo seu DIPLOMA de PCH do 
Comandante do GAM/PMERJ, o Ten Cel Eduardo Luiz Brandão Ribeiro


A entrega do DIPLOMA de PCH ao meu amigo Dr DEL POL Edval (PCAM)


TEN PMAM Lima Júnior recebendo seu DIPLOMA de PCH do 
Comandante do GAM/PMERJ, o Ten Cel Eduardo Luiz Brandão Ribeiro


Por derradeiro, deixo aqui a minha singela homenagem aos profissionais de segurança pública e defesa civil do Estado do Amazonas que abraçaram a carreira de AVIADOR!!



 HINO DO ESTADO DO AMAZONAS

Sucesso a todos vocês, meus amigos, e aproveitem bastante a oportunidade ímpar de voar sobre uma das paisagens mais belas do mundo, a AMAZÔNIA!!!

Cmte Duton