Reproduzo em meu blog uma postagem publicada no site PILOTO POLICIAL, do meu amigo EDUARDO BENI (PMESP).
Trata-se de uma constatação que eu venho sustentando já há alguns anos e que foi o tema da minha monografia na pós graduação em gestão de segurança pública que fiz em 2010 na UnB / PMDF: operar helicópteros BIMOTORES nos órgãos policiais e de defesa civil é uma REALIDADE mundo afora e uma tendência que já está chegando no Brasil.
Em uma cerimônia oficial, a Eurocopter Canada entregou oficialmente dois novos helicópteros EC135 bimotores para a Polícia da província de Ontário/Canadá.
“O EC135 multifunção é a aeronave ideal para as operações policiais”, disse o Sr. Guy Joannes, presidente e CEO. O EC135 é uma combinação das tecnologias mais recentes da Eurocopter, como a cabine de pilotagem avançada, aviônica moderna, rotor de cauda tipo Fenestron, pás dos rotores de cauda e principal todo em material composto, provendo uma alta manobrabilidade e facilidade de manutenção à aeronave. As pás do rotor principal são totalmente otimizadas, com uma avançada geometria nas pontas, que em combinação com o Fenestron, fazem do EC135 o helicóptero mais silencioso da sua classe.
A aeronave é equipada com duas turbinas Pratt & Whitney Canada PW206B2 equipadas com FADEC, que provem um desempenho excepcional e uma faixa de reserva vital. O EC135 é excelente plataforma para cenários com um motor inoperante. O design do EC135 é polivalente, e permite a rápida e fácil manutenção e um nível ideal de confiabilidade.“Estamos totalmente empenhados em apoiar a unidade aérea da polícia de Ontários com estas plataformas.”
A cabine é ideal para a atividade policial e oferece a tripulação uma excelente visibilidade, cabine espaçosa e desobstruída. Os compartimentos da cabina e de carga são complementadas por um fundo plano em toda a aeronave.Além disso, o EC135 tem acesso ao seu interior por todos os lados: com duas portas de cabine basculante, duas amplas portas laterais deslizantes e duas portas traseiras tipo concha.
Hoje existem mais de 880 helicópteros EC135 operacionais em todo o mundo em mais de 48 países, acumulando um impressionante número de horas de voo com mais de 1,9 milhões até o momento. O grande autonomia e alcance do EC135 permite aos operadores atender uma ampla faixa de missões. Hoje 67% da frota de EC135 em operação atuam em missões EMS, policiais, de combate a incêndio e busca e salvamento.
Eurocopter Canadá é líder de mercado na aviação policial local com mais de 80% de market share, incluindoprestigiados clientes como a Royal Canadian Mounted Police, que operam atualmente uma frota de 10 helicópteros constituída exclusivamente por aeronaves Eurocopter.
A Políciade Ontário opera aeronaves Eurocopter desde 1991.
Ontário também opera sete EC130 e três AS350B2 na unidade aérea do Departamento de Incêndio Florestal.
Cmte Duton
P.S.: No Estado do Rio de Janeiro apenas a CASA CIVIL DO GOVERNO DO ESTADO possui helicópteros bimotores!
São 03 (três) BIMOTORES à disposição da CASA CIVIL: 01 (um) AS 365 N1 Dauphin, 01 (um) AS 355 Esquilo bimotor e 01 (um) EC 135. Está aberta licitação internacional para a compra do QUARTO HELICÓPTERO BIMOTOR para a CASA CIVIL do Governo do Estado.
A PMERJ possuir 03 (três) AS 350 Esquilo e 01 (um) UH-1H HUEY II, todos MONOMOTORES.
A PCERJ possui 02 (dois) AS 350 Esquilo e 01 (um) UH-1H HUEY II, todos MONOMOTORES.
O CBMERJ possui 03 (três) AS 350 Esquilo, todos MONOMOTORES.
O argumento de que "helicóptero bimotor é muito caro" não cola aqui no RJ, uma vez que a CASA CIVIL já opera 03 helicópteros bimotores e já vai comprar o quarto!!!
Será que quem trabalha cuidando da segurança pública e da defesa civil não merece operar com máquinas MAIS SEGURAS, como são os HELICÓPTEROS BIMOTORES???
Nenhum comentário:
Postar um comentário