Recentemente recebi um e-mail contendo esse vídeo e a seguinte pergunta: "ele pode fazer isso com o helicóptero?"
A resposta, definitivamente, é NÃO.
Pelo que pude analisar no vídeo, trata-se de um evento tipo "rodeio" onde o locutor (ou seria o "LOUCO-tor"?) incentiva e vibra com as irresponsáveis manobras desse piloto que utiliza um helicóptero monomotor a pistão modelo ROBINSON R44.
No Brasil, salvo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) que possuem aeronaves MILITARES, todas as demais aeronaves são consideradas "CIVIS", sejam públicas (Polícias, Bombeiros, etc) ou privadas (particulares).
Toda a Aviação Civil do Brasil está subordinada à agência reguladora de aviação civil, mais conhecida pela sigla "ANAC" - Agência Nacional de Aviação Civil.
A ANAC segue e expede as "RBAC" - Regulamentações Brasileira de Aviação Civil (antes chamadas de RBHA - Regulamentação Brasileira de Homologação Aeronáutica).
A ANAC segue e expede as "RBAC" - Regulamentações Brasileira de Aviação Civil (antes chamadas de RBHA - Regulamentação Brasileira de Homologação Aeronáutica).
Hierarquicamente superior às normas editadas pela ANAC, está o "CBAer" - Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565 de 1986).
Nem o CBAer nem as RBAC da ANAC permitem que uma aeronave civil faça esse tipo de exibição em local muito próximo ao público, expondo-o a riscos.
A platéia, por desconhecimento das normas aeronáuticas e dos riscos aos quais estava exposta, parece gostar do que vê...
As manobras exibidas no vídeo são manobras de simples execução, exigindo do piloto apenas a correta aplicação dos pedais para que o helicóptero gire em torno do seu eixo vertical como um touro de rodeio.
O resto nada mais é do que a realização de deslocamentos laterais com o helicóptero, manobra que o piloto-aluno aprende nas primeiras 10 horas de voo no curso prático de Piloto Privado...
Nem de longe esse piloto do vídeo tem a perícia (e a aeronave adequada) de um piloto como o do vídeo da "RED BULL" que publiquei aqui recentemente... ali sim tem-se uma aeronave adaptada para VOO ACROBÁTICO, bem como manobras de alta complexidade realizadas bem alto e longe de locais povoados.
O vídeo aqui exibido trata-se sim de um "SHOW AÉREO"... de IRRESPONSABILIDADE E AMADORISMO!
O helicóptero modelo ROBINSON R44 visto no "show"...
Fazer voo acrobático nesse equipamento é, no mínimo, uma idiotice.
Infelizmente ainda tem gente que utiliza um meio de transporte dispendioso como o helicóptero para fazer insanas demonstrações de pseudo-habilidades...
Pilotos profissionais que honram a profissão não colocam o público em risco dessa forma.
Cmte Duton
Olá Cmte Duton..
ResponderExcluirEsse tipo de comportamento dos pilotos de rodeio parece ser algum tipo de lei. Acredite, esse vídeo não é dos piores.
Dê uma olhada nesse vídeo e perceba como foi assasina/suicida a atitude desse piloto para com os participantes
http://www.youtube.com/watch?v=H1nGZx9MQfw
Abraços.
Cmte Hmartins
Pois é Cmte Hmartins... será que somente nós assistimos esses vídeos??
ResponderExcluirNinguém da ANAC tem ciência disso??
Ou vamos esperar um acidente com mortes para que as providências sejam tomadas??
Obrigado pela valiosa contribuição, Comandante!
Cmte Duton
Bom dia Cmte Duton,
ResponderExcluiracredito que seja somente nós.
A ANAC só é boa para cobrar de quem está certo, de quem está errado não, já escutei deles que "não tem efetivo para fiscalizar"!!!! segue link de mais um irresponsável....
http://perolas.com/piloto-irresponsavel-tenta-lacar-boi-em-rodeio-com-o-helicoptero/