terça-feira, 28 de junho de 2011

Operações Aéreas no BAvOp - PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) possui uma unidade especializada em Aviação Policial chamada BAvOp - Batalhão de Aviação Operacional.

O BAvOp é uma evolução do GOA - Grupamento de Operações Aéreas.

Em 2010, enquanto morei em Brasília (DF) por força do meu Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e posterior lotação na aviação da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (FNSP)/SENASP, tive o imenso prazer em conhecer quase todos os pilotos da PMDF, bem como me foi oportunizado voar no helicóptero "Esquilo" do BAvOp, o "Fênix 01". 

Comandado com maestria pelo TEN CEL RENATO COSTA, a unidade aérea da PMDF mais parece uma casa de família unida e descontraída. Os Oficiais e Praças que servem no BAvOp me transmitiram um invejável sentimento de união e camaradagem constantes!

Apesar de, em 2010, o BAvOp estar com suas instalações definitivas ainda em construção e a unidade encontrar-se desmembrada em 3 locais distintos (manutenção, administração e operacional), isso não produziu qualquer entrave administrativo para o bom andamento do serviço, tampouco provocou qualquer incidente ou acidente aeronáutico.

O BAvOp da PMDF opera com bastante segurança e profissionalismo. Surpreendeu-me a PADRONIZAÇÃO dos procedimentos adotados na aviação da PMDF. Lá eles tem "POP" (Procedimento Operacional Padrão) para tudo, excelente recurso de segurança que algumas unidades aéreas, mesmo operando há vários anos, AINDA NÃO TEM...

Abaixo registro algumas ótimas lembranças do tempo em que participei de ações junto à essa TROPA DE ELITE da PMDF, o BATALHÃO DE AVIAÇÃO OPERACIONAL (BAvOp).

Tropa formada sendo apresentada ao CMT do BAvOp, o TEN CEL Renato Costa


Pilotos de avião e helicóptero do BAvOp: uma só família unida e descontraída!


TEN CEL Wanderley no batismo da CAP Cleyde Castellar:
primeira mulher da PMDF a se tornar Comandante do AS 350!


O CEL Aviador Avner (Força Aérea de Israel) e o TEN CEL Renato Costa (CMT do BAvOp) 
ao término da brilhante palestra do israelense. Esse cara tem muita história pra contar...


O MAJ Emílio Castellar e eu, respectivamente segundo e terceiro colocados 
no CAO PMDF 2010: nós, pilotos de Segurança Pública, temos o DEVER MORAL 
de contribuir com trabalhos acadêmicos para o crescimento da nossa atividade! 
Parabéns Zero Dois!!!


O MAJ Viera Lins e eu, mais um piloto da PMDF a cursar o CAO em 2010.
Além de piloto, o cara é Engenheiro!! Tropa de ELITE INTELECTUAL!!


Eu com os pilotos da PMDF no baile de formatura do CAO PMDF 2010: 
TEN CEL Gonçalves, MAJ Vieira Lins e o TEN CEL Yamasaky.
Na PMDF, piloto bom é PILOTO PADRONIZADO que voa com SEGURANÇA!
Dá-lhe "MAPIL"!!!!


Mais um plantão chegando ao fim em meio ao cerrado do Planalto Central...


Valeu amigos do BAvOp!! Aprendi muito com vocês, principalmente no tocante
 à padronização dos procedimentos, à organização e à UNIÃO do grupo!! 
MUITO OBRIGADO PELOS ENSINAMENTOS!!
BONS VOOS HOJE E SEMPRE!!


Cmte Duton

P.S.: Compuseram a BANCA EXAMINADORA do meu Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) realizado na PMDF / UnB, 03 (três) Oficiais Superiores que são pilotos de helicóptero: o TEN CEL Wanderley, o TEN CEL Renato Costa e o MAJ Valente.

Após a defesa da monografia que fiz como Trabalho Técnico-Profissional de Conclusão de Curso, fui aprovado pela BANCA EXAMINADORA, por unanimidade, com a nota máxima!

Melhor do que isso foi saber que meu trabalho acadêmico será APROVEITADO pelo BAvOp e que, em um futuro bem próximo, os novos helicópteros da PMDF serão BIMOTORES, face à tudo que sustentei como argumentação técnica ao longo da minha monografia!

Que prestígio, meus amigos!! Agradeço pela confiança em meu trabalho e incentiva-me saber que vocês levaram a sério toda a problemática exposta no meu trabalho acadêmico!

Só não se esqueçam de me convidar para a solenidade de recebimento do primeiro HELICÓPTERO BIMOTOR da PMDF!! rsrsrs











Um comentário:

  1. Bacana seu blog, muito bom...tenho um sonho profissional...fazer parte um dia de alguma equipe de piloto policial em Brasilia, por isso estou estudando muito...adoraria conhece-lo, e se possivel, perto dessa maquina,,,e matar minhas curiosidades...se um dia puder me atender e batermos um papo...entre em contato!!!

    dr.reinaldo184@hotmail.com

    ResponderExcluir