quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A técnica do FAST ROPE

A técnica de FAST ROPE é utilizada para desembarque rápido de combatentes e/ou fração de tropa em ambiente hostil.

Ao contrário da técnica de Rapel, o FAST ROPE não utiliza molas mosquetão, nem freio "8", nem boldrier ("cinto-cadeira"). O combatente apenas calça luvas e agarra-se ao cabo que o conduz do helicóptero ao solo.

Os pés dos combatentetes devem estar trançados para realizar uma espécie de freio durante a descida. Com as mãos, o combatente mantém seu troco próximo ao cabo.



FAST ROPE: os pés trançados durante a descida controlam a velocidade vertical do combatente


Os cabos utilizados para o FAST ROPE são de diâmetro maior que os utilizados para o Rapel, pois devem suportar todo o peso do combatente equipado, além de permitir uma pegada firme e segura.

Com a chegada do helicóptero BELL HUEY II ao GAM-PMERJ, tornaram-se comuns os treinamentos de FAST ROPE para os Policiais Militares do GAM e do BOPE.


FAST ROPE realizado de um BLACK HAWK: técnica ideal para infiltração rápida em ambiente hostil.


Aos pilotos, cabe manter a aeronave estável, em voo pairado, para a descida dos combatentes, bem como compensar de forma adequada a variação de peso/potência durante o hover.

Cmte Duton

2 comentários:

  1. ... na tradução "google translator style" siginifica corda rápida, conforme colocado acima o FR é usado para operações de desembarque rápido em ambiente hostil, isto requer combatentes preparados para tal coisa, tenho admiração pelos combatentes que dominan o fast rope, no meu caso isso se converteria em queda livre desta corda (free fall).

    Boas entradas para ti e para o pessoal do GAM.

    ResponderExcluir
  2. Cmt boa tarde, estou interessado e me preparando fisicamente e mentalmente para que tão logo abra estágio ou curso para trabalhar nos helicópteros da pmerj,possa me candidatar atuando como tripulante nas Atividades operacionais do Gam.Porém não tenho muitas informações sobre como me preparar para estar em condições ideais para obter um bom desempenho nas avaliações físicas,estou seguindo um trabalho elaborado por mim que não estou certo que é o ideal. Cmt se possível for gostaria de obter informações a respeito de avaliação física,e se a uma previsão de quando abrirá novas turmas. Servi durante Quatro Anos no Esquadrão Aéreo Terrestre de Salvamentos(PARA-SAR)e lá desempenhei atividades muito semelhantes a que são realizadas por vocês, sendo que usávamos Aeronaves CH34 Super Puma e UH1H.Aguardo informações. Grande abraço.

    ResponderExcluir