Reproduzo em meu blog uma matéria publicada no site PILOTO POLICIAL sobre a compra, por parte do GRpAe PMESP, de 06 (seis) helicópteros bimotores!
Convencido que esse é o futuro da aviação de segurança pública no Brasil, durante o meu Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) realizado na PMDF (2010), escrevi uma monografia sobre "A IMPLEMENTAÇÃO DA FROTA DE HELICÓPTEROS BIMOTORES NA AVIAÇÃO DA PMERJ".
Por ora a PMERJ ainda não licitou nenhum helicóptero bimotor, mas fico muito feliz em saber que a PMESP já deu esse importante passo em prol da SEGURANÇA OPERACIONAL nas operações aéreas de segurança pública!
Boa leitura a todos!
O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tornou público no dia 24/11, que se acha aberta licitação na modalidade PREGÃO, de âmbito INTERNACIONAL, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL – Processo nº GRPAe-207/140/11, objetivando a COMPRA de 06 (SEIS) AERONAVES DE ASA ROTATIVA (HELICÓPTERO) BITURBINA IFR para Operações de Segurança Pública e de Defesa Civil.
A sessão de processamento do pregão presencial será realizada no GRPAe, situado na Avenida Santos Dumont, 1979, Aeroporto Campo de Marte, setor B, Santana, São Paulo/SP, iniciando-se no dia 15 de dezembro de 2011, às 09:00 horas e será conduzido pelo Pregoeiro com o auxílio da Equipe de Apoio, designado nos autos do processo.
As especificações técnicas da aeronaves constam das páginas 22 a 34 do edital e, além dos equipamentos operacionais requeridos, as aeronaves deverão, conforme as necessidades operacionais, ter capacidade de atender as seguintes configurações:
- Configuração 1 – emprego operacional: com 02 (dois) pilotos em duplo comando, com capacidade para transportar 09 (nove) policiais sentados em 09 (nove) assentos de alta densidade com amortecimento de impactos.
- Configuração 2 – defesa civil – aeromédica: com 02 (dois) pilotos em duplo comando, com capacidade para transportar 01 (um) médico, 01 (um) enfermeiro, 01 (um) tripulante operacional e 02 (dois) pacientes deitados em macas removíveis.
- Configuração 3 – transporte de pessoal: com 02 (dois) pilotos em duplo comando, com capacidade para transportar 07 (sete) passageiros sentados em assentos revestidos em couro.
Este investimento do Governo de São Paulo será o maior já realizado no Brasil em uma única aquisição, o que demonstra a preocupação do Estado em equipar ainda mais sua Polícia, a fim de atender as demandas existentes e preparar-se para a Copa do Mundo de 2014.
Essas aeronaves, dentre outros equipamentos, deverão possuir farol de busca, imagiador térmico, cestos de água para combate a incêndio, gancho, guincho, flutuadores de emergência, preparação para NVG, óculos de visão noturna, sistema de gravação de imagem, equipamentos aeromédicos, além dos sistemas de navegação, comunicação e aviônicos.
Atualmente o GRPAe de São Paulo possui 24 helicópteros e seis aviões e conta com um efetivo de mais de 450 policiais, com 87 pilotos, mais 8 em formação, cerca de 60 mecânicos e auxiliares, mais de 120 tripulantes operacionais, além de médicos, enfermeiros, apoio de solo e pessoal administrativo.
Fonte: Imprensa Oficial.
Bom saber que não estou sozinho na briga pela implementação de helicópteros bimotores na Aviação de segurança Pública do Brasil!!
Cmte Duton
será um belo upgrade no Patrilhamento Aéreo em São Paulo
ResponderExcluir