Meu ano de 2011 começou acompanhando a posse da Presidente (presidentA é o KCT!!!) Dilma Roussef em Brasília (DF), pois estava servindo a disposição da SENASP, na FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, mais precisamente na ASSESSORIA ESPECIAL DE AVIAÇÃO POLICIAL (AEAP).
No período em que servi a disposição da FORÇA NACIONAL, morei na organizada cidade de Brasília (DF) e tive a oportunidade ímpar de voar com o pessoal do Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp) da PMDF, uma honra para qualquer aviador face ao agradável e contagiante clima institucional dessa unidade aérea.
Começado o ano de 2011, em pouco tempo fui posto à prova de fogo na FORÇA NACIONAL:
- Durante as chuvas torrenciais que abalaram a região serrana do Rio de Janeiro em meados de janeiro, assumi eventualmente a AEAP, uma vez que meu então chefe, TEN CEL PMDF Josilei Gonçalves, entrou de férias e o seu substituto imediato, o TEN CEL CBMERJ Rammon Dias, foi o piloto em comando que conduziu o helicóptero "NACIONAL 01" da FORÇA NACIONAL de Brasília até a região afetada pelas chuvas no RJ.
Nossa capacidade de articulação foi testada ao limite pois tivemos que dar respostas rápidas e complexas às mais variadas demandas que não paravam de surgir...
Juntamente com os amigos CAP CBMERJ Michel Moreira e o 1º TEN PMBA Agno Santos, articulamos transporte de tropas FN no aviação Embraer ERJ 145 da Polícia Federal, bem como mobilizamos helicópteros de todo o Brasil para atuar na região serrana do RJ.
Em síntese, conseguimos mobilizar em poucas horas: 02 helicópteros AS-50 "Esquilo" do GRPAe-PMESP, 01 helicóptero "Esquilo B4" do GRAER-PR, 01 helicóptero EC-145 do GTA-MA, além do nosso próprio helicóptero AS-50 "Esquilo" da FORÇA NACIONAL.
Todas as aeronaves e tripulações mobilizadas por nós receberam diárias do Governo Federal, o que também ficou a cargo da equipe da AEAP resolver.
Em condições de "STAD BY", permaneceram à disposição da FORÇA NACIONAL as seguintes aeronaves:
- 01 helicóptero AS-50 "Esquilo" do CIOPAER-MT,
- 01 helicóptero AS-50 "Esquilo" do CORPAER-MG,
- 01 helicóptero AS-50 "Esquilo" do CIOPAER-CE,
- 01 helicóptero BK-117 do NOTAER-ES, e
- 01 helicóptero EC-135 do CBMDF.
A PMESP ainda colaborou com a FORÇA NACIONAL emprestando um Caminhão Tanque de Abastecimento (CTA) de 5.000 litros!! Muito obrigado CEL PMESP Severo!!!
Toda essa mobilização somente foi conseguida pois percebemos, desde os primeiros telefonemas que fizemos para todo o país, que a Aviação de Segurança Pública está unida e com grande vontade de colaborar uns com os outros. Foi um enorme prestígio para mim poder interagir com tantos aviadores e profissionais de todo o país.
Minha passagem pela FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA se encerrou em fevereiro de 2011 e saí de lá com o sentimento do dever cumprido e com muitos novos amigos espalhados pelo Brasil.
De volta a PMERJ, retornei à unidade que ajudei a fundar em 21 de março de 2002, o GRUPAMENTO AÉREO E MARÍTIMO (GAM).
Fui muito bem recebido pelo CEL PMERJ Eduardo Luiz Brandão Ribeiro (Comandante do GAM) e pelo TEN CEL PMERJ Miguel Francisco Ramos Júnior (Subcomandante) e logo fui designado para assumir a P/3 da unidade, seção do Estado Maior do GAM responsável pelo planejamento do emprego dos recursos aéreos e marítimos da PMERJ.
Juntamente com a equipe que me foi apresentada (1º TEN PMERJ De Faria e CB PMERJ Leandro) redimensionamos e redirecionamos todo o radiopatrulhamento aéreo do GAM que vinha sendo feito da mesma maneira há quase uma década…
Focamos a atuação das nossas aeronaves nas manchas criminais identificadas nas áreas que estabelecemos como prioritárias, amparados por outras ações governamentais, como a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), por exemplo.
Com forte fundamentação estatística, passamos a otimizar o emprego dos helicópteros do GAM, focados principalmente nos INDICADORES ESTRATÉGICOS DE CRIMINALIDADE estabelecidos pela Secretaria de Segurança (SESEG) do Rio de Janeiro.
Os resultados não demoraram a aparecer e as estatísticas de criminalidade foram gradativamente baixando a medida que nossas aeronaves sobrevoavam determinada região com altos índices estatísticos de ocorrências.
Paralelamente ao trabalho desenvolvido na P/3 do GAM, voltei a ministrar aulas de TEORIA DE VOO DE HELICÓPTERO / AERODINÂMICA na Escola de Aviação (EsAv) da PMERJ, tendo a honra de ajudar a formar novos Oficiais Pilotos da PMERJ e do CBMMS.
No GAM foi comum recebermos a visita de amigos aviadores do Brasil, como os simpáticos Bahianos e os Paranaenses. Eu não poderia estar de fora nessas ocasiões…
Foi comum também eu ser escalado como palestrante do GAM, seja para o púbico interno da PMERJ, como a turma de Oficiais Psicólogos e Oficiais Pedagogos, seja para o público externo, como foi o caso de Oficiais da Polícia do Panamá e outros.
Nos meses de abril, maio e junho ministrei palestras sobre as "Operações Aéreas da PMERJ" para o Curso Superior de Polícia (CSP), para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e para os cadetes do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).
Objetivamos com isso divulgar conhecimento aeronáutico relevante a fim de otimizar nossas operações e melhorar o emprego das nossas aeronaves (veja postagem específica aqui no blog). Algumas informações são imprescindíveis para que os Oficiais, os gestores da corporação, saibam como, onde e porque empregar nossas aeronaves.
Por fim e contando com o valioso apoio do CAP PMERJ Joelmir dos Santos (então Chefe do Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM) do GAM) apresentamos para a DIRETORIA GERAL DE ENSINO E INSTRUÇÃO (DGEI) da PMERJ uma proposta de criação da disciplina "OPERAÇÕES AÉREAS E MARÍTIMAS NA PMERJ", a ser ministrada para o 3º ano do CFO, já a partir de 2012.
Objetivamos com essa proposta dar continuidade ao processo de divulgação de informações relevantes para os futuros gestores da corporação.
Ainda no primeiro semestre de 2011 tive a ótima oportunidade de participar do Crew Resource Management (CRM) promovido pelo IBAMA, em Brasília (DF).
Durante dois dias cumpri uma das etapas impostas pelo IBAMA para vir a ser admitido como co-piloto das aeronaves operadas pelo órgão em missões de fiscalização ambiental Brasil afora.
Após a passagem por Brasília, fui a Florianópolis (SC) para fazer o Ground School do helicóptero BELL JET RANGER juntamente com os pilotos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O BELL JET RANGER é um modelo muito parecido com os helicópteros operados pelo IBAMA, o BELL LONG RANGER.
De volta ao Rio, fiz a banca/prova da ANAC e coloquei o BH 06 em instrução na minha Carteira de Habilitação Técnica (CHT), estando apto para ser convocado para alguma missão pelo IBAMA.
Não demorou muito para que os grandes amigos que tenho no Núcleo de Operações Aéreas (NOA) do IBAMA me convidassem para compor tripulação junto ao órgão.
Durante um mês inteiro (15 Junho a 14 Julho) operei no helicóptero "IBAMA 03" nas cidades de Alta Floresta (MT), Cuiabá (MT) e Novo Progresso (PA). Vi muitas coisas que normalmente a gente não vê nos grandes centros urbanos… (veja postagem específica aqui no blog).
Lamentavelmente o helicóptero "IBAMA 03" acidentou-se dois meses depois que operei com ele, porém, graças a Deus, toda a tripulação composta por amigos meus saiu viva! (veja postagem específica aqui no blog).
Foi graças às sinceras amizades cultivadas no IBAMA que conseguimos enviar para missões fora do Estado do Rio de Janeiro alguns Tripulantes Operacionais do GAM, normalmente profissionais altamente qualificados mas "esquecidos" no meio do caminho…
Como Tripulante Operacional que sou, senti especial prazer em conseguir enviar meus amigos de curso (CTO 2002) e ex-alunos (CTAM 2003) para realizar missões de fiscalização ambiental junto ao IBAMA. Foram eles:
- CB PMERJ Wagner (CTAM 2003): missão do IBAMA em Mato Grosso (Alta Floresta);
- CB PMERJ Claude (CTO 2002): missão do IBAMA no Pará (Novo Progresso);
- SGT PMERJ Cristiano (CTO 2002): missão do IBAMA no Pará (Novo Progresso e Santarém) e no Mato Grosso (Cuiabá e Alta Floresta);
- SGT PMERJ Carlos Renato (CTO 2002): missão do IBAMA no Maranhão (São Luiz, Santa Inês e Buriticupu);
- CB PMERJ Miranda (CTAM 2003): missão do IBAMA no Mato Grosso (Cáceres e Reserva Taiamã)); e,
- CB PMERJ Wilson Junior (CTAM 2003): missão do IBAMA no Mato Grosso (Feliz Natal).
Para 2012 o nosso intercâmbio operacional com o IBAMA tende a continuar. Amigos Tripulantes, não vos deixarei para trás!!
De volta da minha missão no IBAMA, retornei ao GAM e participei da criação dos ESQUADRÕES DE HELICÓPTEROS da nossa unidade, sendo que fui nomeado pelo Comando do GAM como Comandante do Esquadrão de Radiopatrulhamento Aéreo, ficando responsável pelos 03 helicópteros AS-50 "Esquilo" do GAM, ou seja, 75% da nossa frota!!
O outro Esquadrão criado no GAM foi o de Emprego Tático, que conta com um helicóptero BELL HUEY II ("Sapão").
Fizemos o Ground School do HUEY II com um piloto veterano da guerra do Vietnan!! Show!! (veja postagem específica aqui no blog).
Reuni em meu Staff, no Esquadrão de Radiopatrulhamento Aéreo do GAM, Oficiais Intermediários de elevadíssimo nível intelectual e destacada capacidade de realização, sem os quais eu pouco teria conseguido concretizar. São eles:
- CAP PMERJ Jorge Fraga;
- CAP PMERJ Penha Brasil;
- CAP PMERJ Willian Schorcht;
- CAP PMERJ Luiz Sergio Alves; e,
- CAP PMERJ Thiago Martins.
Dentro do nosso Esquadrão, conseguimos realizar algumas importantes missões, dentre as quais destacam-se:
- Criação do manual "GAM HELP": trata-se de um arquivo (digital e impresso) contendo uma extensa relação de helipontos e Zonas de Pouso de Helicóptero (ZPHs) espalhados por todo o Estado do Rio de Janeiro. Além das Coordenadas Geográficas, nosso GAM HELP informa o endereço, o nome do responsável pelo local, telefones de contato, tipo de piso, se existe ou não iluminação para pouso noturno, bem como outras relevantes informações aeronáuticas. Consta ainda, em cada HELPN ou ZPH destacado no GAM HELP, uma foto de satélite do local de pouso, o que facilita sobremaneira a vida dos pilotos.
- Criação das PASTAS DE NAVEGAÇÃO DAS AERONAVES: pode parecer óbvio, mas nossas aeronaves não tinham uma pasta de navegação contendo as cartas aeronáuticas WAC, REA, mapas rodoviários do RJ, manuais dos GPS da aeronave, etc. Desde a criação dos Esquadrões do GAM, todas as aeronaves AS 50 "Esquilo" carregam no bagageiro traseiro tais pastas, de grande utilidade para qualquer piloto.
- Criação da BIBLIOTECA DO GAM: adquirimos uma armário específico para acondicionar monografias sobre aviação, trabalhos técnicos-científicos, artigos técnicos, revistas especializadas em aviação, etc. Falta agora o COMPROMETIMENTO dos Oficiais pilotos do GAM para produzir, durante os cursos obrigatórios de progressão na carreira (CAO e CSP), trabalhos sobre aviação para enriquecer nosso acervo. Lamentavelmente isso é o mais difícil de se conseguir...
- Criação da SEÇÃO DE ESTATÍSTICAS: por mais absurdo que possa parecer, as estatísticas do GAM estavam "adormecidas", para não dizer abandonadas… A P/3 da unidade trabalhava com base em dados externos, mas não com base em nossas próprias estatísticas de emprego das aeronaves. Felizmente isso já começou a mudar!
- Implementação do INTERCÂMBIO TÉCNICO OPERACIONAL COM O GRpAe - PMESP: graças à boa articulação com o Comando do GRPAe-PMESP, o Comando do GAM conseguiu implementar o intercâmbio operacional de modo a enviar pilotos do GAM para operar nas Bases de Radiopatrulha Aérea do interior de São Paulo! A experiência profissional adquirida junto aos "ÁGUIAS" da PMESP não tem preço...
- Criação do VIDEO-BRIEFING DE SEGURANÇA PARA PASSAGEIROS: missão ainda em fase de desenvolvimento, visa dinamizar o trabalho dos pilotos que, repetitivamente, devem "brifar" seus passageiros quanto às normas de segurança a bordo dos helicópteros e demais procedimentos. Considerando os mega-eventos esportivos que se aproximam (Copa da FIFA e Olimpíadas), nosso VIDEO-BRIEFING DE SEGURANÇA terá versões em PORTUGUÊS, INGLÊS, ESPANHOL e FRANCÊS! Vislumbramos adquirir tablets para a exibição dos nosso VIDEO-BRIEFING DE SEGURANÇA para os nossos passageiros. É o GAM rumo à excelência!!
- Implementação do RELATÓRIO DE MISSÃO EXTERNA: consideramos "missão externa" toda missão realizada fora do nosso Grupamento, como por exemplo, as missões realizadas junto ao IBAMA ou junto ao GRpAe/PMESP. Ao regressar de uma "missão externa", Oficiais e Praças passaram a ter que apresentar um RELATÓRIO pormenorizado narrando sua experiência vivida fora da PMERJ, apontando os pontos fortes e fracos da sua missão, bem como revelando as boas práticas que podem ser adotadas/adaptadas à rotina do GAM. Com isso objetivamos, mais uma vez, difundir o conhecimento para que não fique restrito a uma única pessoa ou a um pequeno grupo de pessoas, o que é altamente prejudicial à unidade como um todo.
- Adoção da CULTURA DE DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO: o conhecimento tácito, ou seja, aquele que cada um tem guardado na própria cabeça, passou a ser explícito, isto é, passou a ser ESCRITO e DIVULGADO para todos! Importante mudança na cultura de uma unidade, a transformação do conhecimento tácito em explícito visa banir da aviação do GAM a figura do "pano preto", ou seja, aquele piloto que tudo sabe sobre determinado tema mas nada divulga… Verdadeira IDIOTICE, tal prática era recorrente na unidade e era comum ouvirmos frases do tipo "Fulano sabe tudo disso", "Ciclano é o papa naquilo"… Ora, quem é bom mesmo DIVULGA E ENSINA o que sabe, a fim de multiplicar seu conhecimento perante seus pares, superiores e subordinados, objetivando a PADRONIZAÇÃO das ações e o crescimento do grupo como um todo. Viva os "POPs" (Procedimento Operacional Padrão) e os RELATÓRIOS!! Abaixo a mediocridade do "pano preto"!!
Resta-me, nessa retrospectiva pessoal de 2011, agradecer muito a todos os meus "braços direitos" no Esquadrão de Radiopatrulhamento Aéreo do GAM: valeu Fraga, Penha Brasil, Schorcht, Alves e Thiago Martins!!!
Graças ao INTERCÂMBIO TÉCNICO OPERACIONAL com o GRpAe - PMESP, em setembro, outubro e dezembro tive outra grande oportunidade profissional: cumprir escala de voo na BASE DE RADIOPATRULHA AÉREA (BRpAe) de Campinas (SP).
Fiz ótimos e verdadeiros amigos na BRpAe-CAMPINAS, dentre os quais destacam-se: MAJ PMESP Hervem, CAP PMESP Tasso, CAP PMESP Harley, CAP PMESP Davi Julio, TEN PMESP Kameoka, SGT PMESP Agnaldo, SGT PMESP Henrique, SGT PMESP Héracles, CB PMESP Alves, CB PMESP Cruz, CB PMESP Santana, CB PMESP Ednelson, CB PMESP Veloso, SD PMESP Sandro, SD PMESP Tozini, SD PMESP Botelho, SD PMESP Felício, dentre tantos outros…
Vi de perto o que um grupo seleto de profissionais competentes e compromissados é capaz de fazer pela sociedade campineira. Parabéns a todos os "Águias" da PMESP, em especial o pessoal da BRPAe Campinas! (veja postagem específica aqui no blog).
Em novembro tive a oportunidade ímpar de participar de um momento histórico na cidade do Rio de Janeiro: após a retomada da maior favela da América Latina, a Rocinha, retiramos do alto do morro uma prensa de meia tonelada usada por traficantes!
A notícia foi amplamente divulgada pelos meios de comunicação de todo o país e também aqui nesse humilde blog.
O vídeo abaixo, feito de dentro de um dos nossos helicóptero "Esquilo", traz algumas lembranças desses momentos memoráveis. (veja postagem específica aqui no blog).
P.S.: Estarei em viagem pelo exterior até meados de Janeiro de 2012, momento em que voltarei a escrever. Concedi "férias" pra mim mesmo aqui no blog… essa é a vantagem de não ter patrão!! rsrsrrs
Com amigos da PMERJ também a disposição da FORÇA NACIONAL,
após ministrar aula no BEPE (Luziânia - GO)
No período em que servi a disposição da FORÇA NACIONAL, morei na organizada cidade de Brasília (DF) e tive a oportunidade ímpar de voar com o pessoal do Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp) da PMDF, uma honra para qualquer aviador face ao agradável e contagiante clima institucional dessa unidade aérea.
Voando na aeronave "Fênix 01" do BAvOp / PMDF em Brasília (DF)
Começado o ano de 2011, em pouco tempo fui posto à prova de fogo na FORÇA NACIONAL:
- Durante as chuvas torrenciais que abalaram a região serrana do Rio de Janeiro em meados de janeiro, assumi eventualmente a AEAP, uma vez que meu então chefe, TEN CEL PMDF Josilei Gonçalves, entrou de férias e o seu substituto imediato, o TEN CEL CBMERJ Rammon Dias, foi o piloto em comando que conduziu o helicóptero "NACIONAL 01" da FORÇA NACIONAL de Brasília até a região afetada pelas chuvas no RJ.
Nossa capacidade de articulação foi testada ao limite pois tivemos que dar respostas rápidas e complexas às mais variadas demandas que não paravam de surgir...
Juntamente com os amigos CAP CBMERJ Michel Moreira e o 1º TEN PMBA Agno Santos, articulamos transporte de tropas FN no aviação Embraer ERJ 145 da Polícia Federal, bem como mobilizamos helicópteros de todo o Brasil para atuar na região serrana do RJ.
Em síntese, conseguimos mobilizar em poucas horas: 02 helicópteros AS-50 "Esquilo" do GRPAe-PMESP, 01 helicóptero "Esquilo B4" do GRAER-PR, 01 helicóptero EC-145 do GTA-MA, além do nosso próprio helicóptero AS-50 "Esquilo" da FORÇA NACIONAL.
Todas as aeronaves e tripulações mobilizadas por nós receberam diárias do Governo Federal, o que também ficou a cargo da equipe da AEAP resolver.
Em condições de "STAD BY", permaneceram à disposição da FORÇA NACIONAL as seguintes aeronaves:
- 01 helicóptero AS-50 "Esquilo" do CIOPAER-MT,
- 01 helicóptero AS-50 "Esquilo" do CORPAER-MG,
- 01 helicóptero AS-50 "Esquilo" do CIOPAER-CE,
- 01 helicóptero BK-117 do NOTAER-ES, e
- 01 helicóptero EC-135 do CBMDF.
A PMESP ainda colaborou com a FORÇA NACIONAL emprestando um Caminhão Tanque de Abastecimento (CTA) de 5.000 litros!! Muito obrigado CEL PMESP Severo!!!
Toda essa mobilização somente foi conseguida pois percebemos, desde os primeiros telefonemas que fizemos para todo o país, que a Aviação de Segurança Pública está unida e com grande vontade de colaborar uns com os outros. Foi um enorme prestígio para mim poder interagir com tantos aviadores e profissionais de todo o país.
Minha passagem pela FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA se encerrou em fevereiro de 2011 e saí de lá com o sentimento do dever cumprido e com muitos novos amigos espalhados pelo Brasil.
De volta a PMERJ, retornei à unidade que ajudei a fundar em 21 de março de 2002, o GRUPAMENTO AÉREO E MARÍTIMO (GAM).
De volta ao GAM: o bom filho à casa do Pai retorna...
Fui muito bem recebido pelo CEL PMERJ Eduardo Luiz Brandão Ribeiro (Comandante do GAM) e pelo TEN CEL PMERJ Miguel Francisco Ramos Júnior (Subcomandante) e logo fui designado para assumir a P/3 da unidade, seção do Estado Maior do GAM responsável pelo planejamento do emprego dos recursos aéreos e marítimos da PMERJ.
Juntamente com a equipe que me foi apresentada (1º TEN PMERJ De Faria e CB PMERJ Leandro) redimensionamos e redirecionamos todo o radiopatrulhamento aéreo do GAM que vinha sendo feito da mesma maneira há quase uma década…
Focamos a atuação das nossas aeronaves nas manchas criminais identificadas nas áreas que estabelecemos como prioritárias, amparados por outras ações governamentais, como a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), por exemplo.
Com forte fundamentação estatística, passamos a otimizar o emprego dos helicópteros do GAM, focados principalmente nos INDICADORES ESTRATÉGICOS DE CRIMINALIDADE estabelecidos pela Secretaria de Segurança (SESEG) do Rio de Janeiro.
Os resultados não demoraram a aparecer e as estatísticas de criminalidade foram gradativamente baixando a medida que nossas aeronaves sobrevoavam determinada região com altos índices estatísticos de ocorrências.
Paralelamente ao trabalho desenvolvido na P/3 do GAM, voltei a ministrar aulas de TEORIA DE VOO DE HELICÓPTERO / AERODINÂMICA na Escola de Aviação (EsAv) da PMERJ, tendo a honra de ajudar a formar novos Oficiais Pilotos da PMERJ e do CBMMS.
Com os amigos do CBMMS: CAP Geana e MAJ Steica
(ausente na foto o CAP Congro)
No GAM foi comum recebermos a visita de amigos aviadores do Brasil, como os simpáticos Bahianos e os Paranaenses. Eu não poderia estar de fora nessas ocasiões…
Tripulação e aeronave do GRAER - BAHIA no GAM
Tripulação e aeronave do GRAER - PARANÁ no GAM
Uma das 4 turmas de Oficiais Psicólogos a frente do helicóptero HUEY II:
palestrei para todos os novos psicólogos da PMERJ que visitaram o GAM!
Espero que todos os doutores e doutoras tenham me entendido… rsrs
Comitiva da Polícia Nacional do Panamá em visita ao GAM
Objetivamos com isso divulgar conhecimento aeronáutico relevante a fim de otimizar nossas operações e melhorar o emprego das nossas aeronaves (veja postagem específica aqui no blog). Algumas informações são imprescindíveis para que os Oficiais, os gestores da corporação, saibam como, onde e porque empregar nossas aeronaves.
Por fim e contando com o valioso apoio do CAP PMERJ Joelmir dos Santos (então Chefe do Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM) do GAM) apresentamos para a DIRETORIA GERAL DE ENSINO E INSTRUÇÃO (DGEI) da PMERJ uma proposta de criação da disciplina "OPERAÇÕES AÉREAS E MARÍTIMAS NA PMERJ", a ser ministrada para o 3º ano do CFO, já a partir de 2012.
Objetivamos com essa proposta dar continuidade ao processo de divulgação de informações relevantes para os futuros gestores da corporação.
Durante dois dias cumpri uma das etapas impostas pelo IBAMA para vir a ser admitido como co-piloto das aeronaves operadas pelo órgão em missões de fiscalização ambiental Brasil afora.
CRM na sede do IBAMA em Brasília (DF): entre amigos!
Após a passagem por Brasília, fui a Florianópolis (SC) para fazer o Ground School do helicóptero BELL JET RANGER juntamente com os pilotos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O BELL JET RANGER é um modelo muito parecido com os helicópteros operados pelo IBAMA, o BELL LONG RANGER.
Passagem rápida por um paraíso chamado Florianópolis (SC)
De volta ao Rio, fiz a banca/prova da ANAC e coloquei o BH 06 em instrução na minha Carteira de Habilitação Técnica (CHT), estando apto para ser convocado para alguma missão pelo IBAMA.
Não demorou muito para que os grandes amigos que tenho no Núcleo de Operações Aéreas (NOA) do IBAMA me convidassem para compor tripulação junto ao órgão.
Durante um mês inteiro (15 Junho a 14 Julho) operei no helicóptero "IBAMA 03" nas cidades de Alta Floresta (MT), Cuiabá (MT) e Novo Progresso (PA). Vi muitas coisas que normalmente a gente não vê nos grandes centros urbanos… (veja postagem específica aqui no blog).
Helicóptero BELL LONG RANGER "IBAMA 03": vai deixar saudades...
Lamentavelmente o helicóptero "IBAMA 03" acidentou-se dois meses depois que operei com ele, porém, graças a Deus, toda a tripulação composta por amigos meus saiu viva! (veja postagem específica aqui no blog).
Helicóptero prefixo PR-HLB "IBAMA 03" acidentado:
perda total da aeronave mas tripulação ilesa!
Foi graças às sinceras amizades cultivadas no IBAMA que conseguimos enviar para missões fora do Estado do Rio de Janeiro alguns Tripulantes Operacionais do GAM, normalmente profissionais altamente qualificados mas "esquecidos" no meio do caminho…
Como Tripulante Operacional que sou, senti especial prazer em conseguir enviar meus amigos de curso (CTO 2002) e ex-alunos (CTAM 2003) para realizar missões de fiscalização ambiental junto ao IBAMA. Foram eles:
- CB PMERJ Wagner (CTAM 2003): missão do IBAMA em Mato Grosso (Alta Floresta);
- CB PMERJ Claude (CTO 2002): missão do IBAMA no Pará (Novo Progresso);
- SGT PMERJ Cristiano (CTO 2002): missão do IBAMA no Pará (Novo Progresso e Santarém) e no Mato Grosso (Cuiabá e Alta Floresta);
- SGT PMERJ Carlos Renato (CTO 2002): missão do IBAMA no Maranhão (São Luiz, Santa Inês e Buriticupu);
- CB PMERJ Miranda (CTAM 2003): missão do IBAMA no Mato Grosso (Cáceres e Reserva Taiamã)); e,
- CB PMERJ Wilson Junior (CTAM 2003): missão do IBAMA no Mato Grosso (Feliz Natal).
CB PMERJ Miranda (CTAM 2003) em missão do IBAMA no Mato Grosso:
em 2011 as Praças do GAM passaram a ter a mesma
oportunidade antes restrita aos Oficiais, cumprir missões fora do GAM.
Para 2012 o nosso intercâmbio operacional com o IBAMA tende a continuar. Amigos Tripulantes, não vos deixarei para trás!!
De volta da minha missão no IBAMA, retornei ao GAM e participei da criação dos ESQUADRÕES DE HELICÓPTEROS da nossa unidade, sendo que fui nomeado pelo Comando do GAM como Comandante do Esquadrão de Radiopatrulhamento Aéreo, ficando responsável pelos 03 helicópteros AS-50 "Esquilo" do GAM, ou seja, 75% da nossa frota!!
O outro Esquadrão criado no GAM foi o de Emprego Tático, que conta com um helicóptero BELL HUEY II ("Sapão").
Fizemos o Ground School do HUEY II com um piloto veterano da guerra do Vietnan!! Show!! (veja postagem específica aqui no blog).
Ground School do HUEY II no GAM com piloto veterano do Vietnam, RIC FORNS
Reuni em meu Staff, no Esquadrão de Radiopatrulhamento Aéreo do GAM, Oficiais Intermediários de elevadíssimo nível intelectual e destacada capacidade de realização, sem os quais eu pouco teria conseguido concretizar. São eles:
- CAP PMERJ Jorge Fraga;
- CAP PMERJ Penha Brasil;
- CAP PMERJ Willian Schorcht;
- CAP PMERJ Luiz Sergio Alves; e,
- CAP PMERJ Thiago Martins.
Dentro do nosso Esquadrão, conseguimos realizar algumas importantes missões, dentre as quais destacam-se:
- Criação do manual "GAM HELP": trata-se de um arquivo (digital e impresso) contendo uma extensa relação de helipontos e Zonas de Pouso de Helicóptero (ZPHs) espalhados por todo o Estado do Rio de Janeiro. Além das Coordenadas Geográficas, nosso GAM HELP informa o endereço, o nome do responsável pelo local, telefones de contato, tipo de piso, se existe ou não iluminação para pouso noturno, bem como outras relevantes informações aeronáuticas. Consta ainda, em cada HELPN ou ZPH destacado no GAM HELP, uma foto de satélite do local de pouso, o que facilita sobremaneira a vida dos pilotos.
- Criação das PASTAS DE NAVEGAÇÃO DAS AERONAVES: pode parecer óbvio, mas nossas aeronaves não tinham uma pasta de navegação contendo as cartas aeronáuticas WAC, REA, mapas rodoviários do RJ, manuais dos GPS da aeronave, etc. Desde a criação dos Esquadrões do GAM, todas as aeronaves AS 50 "Esquilo" carregam no bagageiro traseiro tais pastas, de grande utilidade para qualquer piloto.
- Criação da BIBLIOTECA DO GAM: adquirimos uma armário específico para acondicionar monografias sobre aviação, trabalhos técnicos-científicos, artigos técnicos, revistas especializadas em aviação, etc. Falta agora o COMPROMETIMENTO dos Oficiais pilotos do GAM para produzir, durante os cursos obrigatórios de progressão na carreira (CAO e CSP), trabalhos sobre aviação para enriquecer nosso acervo. Lamentavelmente isso é o mais difícil de se conseguir...
- Criação da SEÇÃO DE ESTATÍSTICAS: por mais absurdo que possa parecer, as estatísticas do GAM estavam "adormecidas", para não dizer abandonadas… A P/3 da unidade trabalhava com base em dados externos, mas não com base em nossas próprias estatísticas de emprego das aeronaves. Felizmente isso já começou a mudar!
- Implementação do INTERCÂMBIO TÉCNICO OPERACIONAL COM O GRpAe - PMESP: graças à boa articulação com o Comando do GRPAe-PMESP, o Comando do GAM conseguiu implementar o intercâmbio operacional de modo a enviar pilotos do GAM para operar nas Bases de Radiopatrulha Aérea do interior de São Paulo! A experiência profissional adquirida junto aos "ÁGUIAS" da PMESP não tem preço...
- Criação do VIDEO-BRIEFING DE SEGURANÇA PARA PASSAGEIROS: missão ainda em fase de desenvolvimento, visa dinamizar o trabalho dos pilotos que, repetitivamente, devem "brifar" seus passageiros quanto às normas de segurança a bordo dos helicópteros e demais procedimentos. Considerando os mega-eventos esportivos que se aproximam (Copa da FIFA e Olimpíadas), nosso VIDEO-BRIEFING DE SEGURANÇA terá versões em PORTUGUÊS, INGLÊS, ESPANHOL e FRANCÊS! Vislumbramos adquirir tablets para a exibição dos nosso VIDEO-BRIEFING DE SEGURANÇA para os nossos passageiros. É o GAM rumo à excelência!!
- Implementação do RELATÓRIO DE MISSÃO EXTERNA: consideramos "missão externa" toda missão realizada fora do nosso Grupamento, como por exemplo, as missões realizadas junto ao IBAMA ou junto ao GRpAe/PMESP. Ao regressar de uma "missão externa", Oficiais e Praças passaram a ter que apresentar um RELATÓRIO pormenorizado narrando sua experiência vivida fora da PMERJ, apontando os pontos fortes e fracos da sua missão, bem como revelando as boas práticas que podem ser adotadas/adaptadas à rotina do GAM. Com isso objetivamos, mais uma vez, difundir o conhecimento para que não fique restrito a uma única pessoa ou a um pequeno grupo de pessoas, o que é altamente prejudicial à unidade como um todo.
- Adoção da CULTURA DE DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO: o conhecimento tácito, ou seja, aquele que cada um tem guardado na própria cabeça, passou a ser explícito, isto é, passou a ser ESCRITO e DIVULGADO para todos! Importante mudança na cultura de uma unidade, a transformação do conhecimento tácito em explícito visa banir da aviação do GAM a figura do "pano preto", ou seja, aquele piloto que tudo sabe sobre determinado tema mas nada divulga… Verdadeira IDIOTICE, tal prática era recorrente na unidade e era comum ouvirmos frases do tipo "Fulano sabe tudo disso", "Ciclano é o papa naquilo"… Ora, quem é bom mesmo DIVULGA E ENSINA o que sabe, a fim de multiplicar seu conhecimento perante seus pares, superiores e subordinados, objetivando a PADRONIZAÇÃO das ações e o crescimento do grupo como um todo. Viva os "POPs" (Procedimento Operacional Padrão) e os RELATÓRIOS!! Abaixo a mediocridade do "pano preto"!!
Resta-me, nessa retrospectiva pessoal de 2011, agradecer muito a todos os meus "braços direitos" no Esquadrão de Radiopatrulhamento Aéreo do GAM: valeu Fraga, Penha Brasil, Schorcht, Alves e Thiago Martins!!!
Graças ao INTERCÂMBIO TÉCNICO OPERACIONAL com o GRpAe - PMESP, em setembro, outubro e dezembro tive outra grande oportunidade profissional: cumprir escala de voo na BASE DE RADIOPATRULHA AÉREA (BRpAe) de Campinas (SP).
Na BRpAe-Campinas: voando com os ÁGUIAS da PMESP, a elite!!
Fiz ótimos e verdadeiros amigos na BRpAe-CAMPINAS, dentre os quais destacam-se: MAJ PMESP Hervem, CAP PMESP Tasso, CAP PMESP Harley, CAP PMESP Davi Julio, TEN PMESP Kameoka, SGT PMESP Agnaldo, SGT PMESP Henrique, SGT PMESP Héracles, CB PMESP Alves, CB PMESP Cruz, CB PMESP Santana, CB PMESP Ednelson, CB PMESP Veloso, SD PMESP Sandro, SD PMESP Tozini, SD PMESP Botelho, SD PMESP Felício, dentre tantos outros…
Momento eternizado: a retirada da prensa de 500 Kg do alto da Rocinha
A notícia foi amplamente divulgada pelos meios de comunicação de todo o país e também aqui nesse humilde blog.
O vídeo abaixo, feito de dentro de um dos nossos helicóptero "Esquilo", traz algumas lembranças desses momentos memoráveis. (veja postagem específica aqui no blog).
Ainda em novembro de 2011 recebemos no GAM dois pilotos de asa fixa do Estado do Mato Grosso do Sul que estavam iniciando a adaptação em voo na aeronave AS-350 "Esquilo" versão B3.
Tive muito prazer em conhecê-los e poder auxiliá-los durante a semana que passaram no GAM realizando seus estágios. Foram mais dois novos amigos que ganhei em 2011! (veja postagem específica aqui no blog).
CAP PMMS Ênio e Dr DEL POL Reinaldo: novos amigos do MS
Com a chegada do final do ano, conto com muitas missões cumpridas e algumas viagens por diferentes regiões do país. Impossível não considerar que 2011 foi um ano bastante movimentado… Por várias vezes senti-me um nômade, mas não me arrependo de qualquer missão que cumpri ou de qualquer causa que abracei.
Sem dúvidas, o mais importante que consegui ao longo do ano de 2011 foram novas e verdadeiras AMIZADES cultivadas Brasil afora, além das oportunidades de conhecer locais onde nunca imaginei estar…
Base Aérea de Cachimbo: aeroporto conhecido de pouquíssimos aviadores...
A vontade de REALIZAR e FAZER A DIFERENÇA por onde passei sempre esteve presente em mim e foi o meu "combustível" frente às grandes adversidades e resistências que enfrentei…
É fácil concluir que, INFELIZMENTE, tem muito servidor público que só quer fingir que trabalha e, quando chega alguém com idéias novas e querendo provocar saudáveis mudanças institucionais, a "guerra" está declarada: Progresso X Zona de conforto… que vença o melhor!!
Nesses momentos de batalha profissional contra o CONFORMISMO e a INÉRCIA, costumo me inspirar no que diz o slogan da maior empresa brasileira, a PETROBRÁS:
- "O desafio é a nossa energia!!"
Sigo em frente, cheio de energia, pois desafios nunca me faltaram…
Espero ter conseguido REALIZAR e FAZER A DIFERENÇA por onde passei em 2011. Essa avaliação não cabe a mim fazer, apenas quem me acompanhou pode dizer se tive ou não êxito...
Não sei que surpresas me esperam em 2012 mas, enquanto estiver servindo no GAM, não pouparei esforços para que a nossa unidade chegue perto das melhores unidades aéreas do Brasil! Doa a quem doer…
Outra grande conquista pessoal foi ver o número de acessos ao meu blog crescer vertiginosamente!! Não esperava que meus textos receberiam tantos acessos, o que fez aumentar minha responsabilidade para com o que publico aqui.
Contador do blog no dia 23DEZ2011: mais de 34.000 acessos!!!
MUITO OBRIGADO!!!
Por fim, agradeço a todos que perdem (ou ganham) tempo lendo o que escrevo: não fosse pelo número de acessos crescente, provavelmente eu já teria arrumado outro hobby na vida…
Desejo a todos que conheço e também aos meus leitores que ainda não conheço, um excelente ano novo, repleto de conquistas, realizações e PAZ! Afinal de contas, a PAZ SOCIAL é o maior propósito do meu trabalho na Segurança Pública...
Fiquem com Deus. Feliz 2012!!!
Cmte Duton
Prezado CMTE Duton, parabéns pelos feitos em 2011, essa postagem é digna de um regimento interno. Que 2012 seja um ano de muitas realizações e sucesso para o GAM, além é claro "voos com segurança". Aproveite suas férias, pois elas são merecidas.
ResponderExcluirMuito obrigado Claudio Rogério!
ExcluirJá estou de volta ao combate (e às postagens aqui no blog).
Continuamos juntos! Forte abraço,
Cmte Duton
Boa tarde Cmte Duton, passei a acompanhar o blog com muito afinco e queria saber se o Sr pode me informar se no ano de 2012 será realizado novo curso para piloto de helicóptero? Muito obrigado.
ResponderExcluirAss. 1° Ten Guilherme.