quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Polícia da Namíbia recebe helicóptero bimotor

Reproduzo em meu blog uma notícia já divulgada pelo site PILOTO POLICIAL.

Defendo a utilização de helicópteros bimotores nos órgãos policiais e de defesa civil do Brasil já há alguns anos. Minha monografia realizada durante o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) na PMDF/UnB versou sobre as questões técnicas em defesa deste ponto de vista.  

A maior justificativa é bem simples e óbvia: a segurança da tripulação, que opera nos limites ou abaixo deles, bem como a segurança das inúmeras pessoas sobrevoadas no solo.

Hoje em dia os helicópteros monomotores são maioria absoluta nos órgãos de segurança pública (Polícias e Bombeiros) do Brasil. 

Salvo raríssimas exceções que já utilizam helicópteros bimotores (CAOP/DPF; GTA/MA; PCESP; CBMAL e NOTAER/ES), as demais unidades aéreas policiais e de defesa civil estão limitadas aos modelos monomotores da Eurocopter (Esquilo) e da Bell (Jet Ranger).

O que falta para que UMA DAS MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO, o BRASIL, invista em segurança operacional quando for adquirir helicópteros para os órgãos de segurança pública??

Será que é a falta de dinheiro?? 

Custo a acreditar que a economia da Namíbia esteja melhor que a nossa…

DO SITE PILOTO POLICIAL:
Encomendado pelo Ministro de Segurança e Proteção da Namíbia, a aeronave, um EC145, será a terceira aeronave da fabricante Eurocopter entregue a NAMPOL. O novo helicóptero foi fabricado nas instalações da Eurocopter Donauwörth, na Alemanha, e foi equipado para operação policial e com vários equipamentos de resgate.
A entrega foi anunciada em uma exibição na “Africa Aerospace and Defence” (AAD 2012), realizada na África do Sul no dia 20 de Setembro, e integra a frota que já era composta por dois helicópteros AS350B3 que já realizam operações para a NAMPOL desde 2009.
“A Eurocopter está muito orgulhosa em contribuir com o bem-estar e a segurança da população da Namíbia”, disse Olivier Lambert, vice-presidente de vendas e suporte da Eurocopter, na entrega da aeronave. “Tenho certeza que com esse complemento a frota vai ser um multiplicador de forças.
Sebastian Ndeitunga, inspetor-geral da NAMPOL acrescentou: “ Eu gostaria de expressar, em nome do povo da Namíbia, nossa felicidade em adicionar mais um equipamento aos dois que já temos da Eurocopter. Nós precisamos de treinamento continuo para nossos pilotos e manutenção da Eurocopter. Estamos orgulhosos de que a Policia da Namíbia irá operar essa máquina linda e eficiente”. Essa aquisição faz parte de um programa de modernização pelo qual a NAMPOL está passando. A aeronave estava em exposição no AAD mais será transferida para a Namíbia nos próximos dias.
O EC145 pode ser pilotado por um ou dois pilotos e transporta até nove passageiros. Ele é alimentado por dois motores Turbomeca Arriel 1E2, dando uma velocidade de cruzeiro de 135 kts (aprox. 250 kmh) e uma autonomia de até 3,5 horas de vôo.
Ele também possui glass cockpit compatível para o uso de óculos de visão noturna que permite seu funcionamento em condições de pouca visibilidade. Seu piloto automático digital permite missões com um ou dois pilotos.
“O EC145 e os AS350B3 fornecerão a NAMPOL desempenho inigualável na Namíbia, um país caracterizado por condições extremas, incluindo as condições de muito calor, seco e empoeirado, principalmente nas regiões centrais do planalto e do deserto”, disse Fabrice Cagnat, CEO da Eurocopter África Austral Ltd (ESAL).
Fonte: Shephard e DefenceWeb.

Cmte Duton

Nenhum comentário:

Postar um comentário