sábado, 10 de novembro de 2012

Fabricante de motores de helicóptero entra em acordo com o Condado de Sacramento após acidente que matou dois policiais


Reproduzo em meu blog uma interessante notícia divulgada pelo site PILOTO POLICIAL.
Esta e outras notícias similares reforçam a minha tese de que órgãos policiais e de defesa civil devem operar com helicópteros bimotores!
Do site PILOTO POLICIAL:
A segunda, de duas ações judiciais federais sobre a queda de um helicóptero há sete anos, que matou dois policiais do Xerife do Condado de Sacramento e feriu um terceiro, pode estar sendo resolvido, encerrando o caso sobre as consequências legais do acidente.
A Turbomeca SA, fabricante do motor da aeronave, concordou em pagar ao Condado de Sacramento a quantia de $ 1,5 milhão para reparar vários danos que foram causados no acidente, de acordo com uma cópia do acordo de solução obtida pelo Conselheiro John Whisenhunt.
A Turbomeca, que é uma empresa francesa, foi acusada de fornecer uma peça defeituosa que teria resultado no acidente, fazendo o helicóptero bater em uma colina perto do Lago Natoma.
O município alegou que teve prejuízos para pagar os benefícios de compensação pelo acidente às famílias dos policiais Joseph Kievernagel e Kevin Blount, que morreram no acidente, e para Eric Henrikson, que sofreu ferimentos graves.
Na medida em que havia uma falta de cobertura de seguro, o município alegou danos adicionais com a perda do helicóptero e dos equipamentos de bordo, como as viagens pós-acidente para investigação.
“O município reconhece que essa liquidação é feita para comprometer uma reivindicação disputada, que (réus) negam qualquer culpa ou responsabilidade, e que o acordo para resolver o pagamento dos rendimentos não são uma admissão de culpa ou de responsabilidade”, diz o pacto .
Uma mediação do negócio foi fechado em 11 de abril e a versão final do documento foi assinado 31 de julho e emitido em 24 de agosto.
A Turbomeca EUA Inc., que fica em Grand Prairie, Texas, não respondeu imediatamente a pedidos de explicações.
As famílias dos dois policiais falecidos e Henrikson, teriam resolvido sua ação contra a Turbomeca em 2008, o que impede as partes e advogados de divulgar seus termos ou fazer quaisquer comentários públicos dos documentos judiciais, referindo-se a “forte preocupação da Turbomeca em matéria de confidencialidade.”
No início da noite de 13 de julho de 2005, Kievernagel pilotava o helicóptero monomotor EC120, Blount estava no banco ao lado dele e Henrikson estava em um assento de salto. Kievernagel, 36, e Blount, 29, foram ejetados da cabine, mesmo usando o cinto de segurança, e foram declarados mortos no local. Ambas as ações alegou a ganância corporativa e encobrimento.
Eles disseram que a empresa estava ciente do problema mecânico que causou o acidente quatro anos e meio antes do ocorrido, mas não fizeram nada para alertar os que utilizavam a aeronave.
Foi declarado que a empresa tinha como plano de jogo, manter os dedos cruzados e jogar com as vidas de pessoas inocentes.
Em maio de 2005, dois meses antes do acidente, a Turbomeca era “consciente de mais de 10 casos de falhas por causa de uma instalação, causando perda total de energia e necessitando aterrissagem de emergência” de pelo menos seis helicópteros e pelo menos quatro incidentes envolvendo helicópteros no chão, alegam os fatos.
No entanto, a empresa “optou por não alertar e informar os seus clientes” e as agências reguladoras, porque não quer pagar por um recall de mais de 300 motores, alegaram.
Em 20 de julho de 2004, a empresa emitiu um boletim de serviço recomendando que uma parte recém-projetada podia ser instalada durante a próxima revisão do motor.
Cmte Duton

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