quinta-feira, 14 de junho de 2012

Segurança de voo: o risco das emissões de raios LASER contra aeronaves em voo


Reproduzo em meu blog uma importante notícia sobre Segurança de Voo divulgada no site do CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS - CENIPA.
Recentemente o CENIPA solicitou apoio da SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (SENASP) para apoiar ações de prevenção e repressão a essa prática aparentemente inofensiva, mas de grande risco para a aviação: as emissões de raios LASER contra aeronaves em voo.

SITE DO CENIPA - www.cenipa.aer.mil.br
O que para alguns é uma brincadeira, apontar raios laser para a cabine de aeronaves é um risco para a aviação: a luz intensa pode ofuscar a visão dos pilotos e até contribuir para que ocorram acidentes. Em 2012, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) disponibilizou um formulário on-line para registro de ocorrências e, em apenas cinco meses, o número de relatos dobrou em relação a 2011. Até o dia 4 de junho, 670 casos já foram registrados, contra 250 do ano anterior.
Os aeroportos com maior número de ocorrências são os de Londrina (55 casos), Vitória (44), Brasília (42) e Campinas (41). Mas os casos ocorrem em todas as regiões: até agora, o único Estado sem casos é Sergipe. “O que se vê hoje é a facilidade de aquisição deste artefato. Por isso, no Brasil, nos últimos três anos, houve aumento do número de relatos”, afirma o Major-Aviador Márcio Vieira de Mattos, da Divisão de Aviação Civil do CENIPA.
As consequências da utilização do raio laser podem ser danosas, conforme alerta o Major Mattos. “A probabilidade de se derrubar um avião com equipamento de emissão de laser é baixa, mas não pode ser descartada, uma vez que nós temos na frota nacional aeronaves que voam com apenas um piloto. Quando atingido diretamente nos olhos, o comandante do avião pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica. Nós temos que trabalhar em termos de prevenção”, afirma o oficial do CENIPA.
Os relatos de ocorrências com laser não são recentes e tampouco exclusividade nos céus brasileiros. Há reportes de casos no Canadá, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. O primeiro caso relatado ocorreu em Los Angeles, no ano de 1993. O comandante de um Boeing 737 foi atingido e obrigado a passar o controle dos comandos da aeronave para o co-piloto. Ele ficou quatro minutos sem conseguir interpretar os instrumentos.
Além de perigoso, apontar laser para aviões e helicópteros também é crime. O artigo 261 do Código Penal Brasileiro prevê sanções para quem expor a perigo ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar navegação aérea. Já existe, também, um projeto de lei (PL 3151/12) para punir quem usar de forma indevida as canetas de raio laser.
Assista ao vídeo do Programa Caldeirão do Huck, de 02/06/2012, em que há alerta sobre o risco do raio laser para a aviação.

A seguir uma notícia oriunda de Orlando, nos EUA, que me foi gentilmente cedida pelo Major-Aviador Mattos, protagonista do vídeo acima e especialista no tema de emissões irregulares de raios LASER contra aeronaves em voo. 


Lá nos EUA as prisões e condenações pela prática desse CRIME já começaram...

Por aqui, pilotos e tripulantes podem acessar o site do CENIPA e reportar essas ocorrências envolvendo emissões irregulares de raios LASER contra aeronaves em voo. Basta acessar o link abaixo e preencher a Ficha de Notificação de Raio Laser on line:

http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/raio_laser/index



Cmte Duton

2 comentários:

  1. creio que deveriam tirar estes dispositivos de circulação.

    De acordo com a notícia acima o cidadão que foi preso acusado de ter apontado laser para aeronaves tem 49 anos ... vê se pode!

    ...brincadeira além de idiota, perigosa

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  2. Com certeza, Fernando Resende!

    Uma ação dessa proveniente de uma criança pode até ser compreensível, mas de um marmanjo de 49 anos só pode ser um idiota irresponsável! Criminoso!!

    Cadeia nele!!!

    Abraço.

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