terça-feira, 5 de junho de 2012

Ações do GAM-PMERJ contra o crime de soltar balões

No domingo dia 03 de junho de 2012 o programa FANTÁSTICO, da Rede Globo, exibiu uma reportagem especial que revelava diversas ações criminosas de pessoas que tem por hobbie soltar balões. Veja a reportagem completa no link:

http://tinyurl.com/7mwlq5t

Especialmente nessa época do ano (Junho e Julho), o crime previsto no art. 42 da Lei nº 9.605/96 (Lei de Crimes Ambientais) é praticado com grande frequência e seus autores fingem não se dar conta dos riscos que oferecem a terceiros.

Não é de hoje que esses crimes são cometidos e, por isso, sempre contou com a repressão da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Enquanto eu estava trabalhando no GAM, não foram poucas as vezes que decolamos em apoio ao BATALHÃO DE POLÍCIA FLORESTAL E MEIO AMBIENTE (BPFMA) para dar suporte às ações por terra e mar de combate a esses crimes.

Apenas para relembrar, republico em meu blog uma das inúmeras ações desenvolvidas pela PMERJ no combate a essa nociva ação criminosa:


domingo, 24 de abril de 2011


Páscoa no GAM - 21 de Abril de 2011

Helicóptero prefixo PR-IDR "Fênix 04" sendo rebocado do hangar para o heliponto do GAM


O sol mal começou a surgir no horizonte no domingo de Páscoa (21 ABR 2011) e os helicópteros do GAM já estavam sendo rebocados para o heliponto principal da Base Fênix, em Niterói (RJ).

Em atenção à solicitação do Batalhão de Policiamento Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) da PMERJ, decolamos do GAM bem cedo para dar suporte aéreo à tropa do BPFMA que operava por terra.

Nossa missão: coibir e reprimir a soltura de balões, crime que pode causar muita alegria e satisfação para quem solta os balões e, ao mesmo tempo, muita desgraça e tragédia para quem tem um desses artefatos caídos sobre suas cabeças e casas.

Viajando ao sabor dos ventos, os balões não possuem qualquer forma de controle que os direcione para lugares seguros pre-estabelecidos. Uma vez soltos na atmosfera, vão para onde o vento empurrar e podem cair em qualquer lugar, causando mortes, ferimentos, danos e incêndios.

Pouca gente se dá conta, mas os riscos de um balão solto no ar começam antes mesmo dele cair: ainda em voo, os balões são um perigo iminente para as aeronaves que operam no espaço aéreo inferior e superior.

Há relatos de balões que atingiram 17.000 pés de altura, cerca de 6 Km!!

Não é difícil imaginar que centenas de aeronaves poderiam ter colidido com esses "brinquedos perigosos"...

Apenas na região metropolitana do Rio de Janeiro existem 5 aeroportos de movimento constante: Santos Dumont - SBRJ (Centro da cidade), Galeão - SBGL (Ilha do Governador), Jacarepaguá - SBJR (Barra da Tijuca), Base Aérea dos Afonsos - SBAF (Sulacap) e Base Aérea de Santa Cruz - SBSC (Santa cruz).

Todas as aeronaves que operam nesses aeroportos podem se ver diante de balões soltos de qualquer ponto da região metropolitana do Rio, o que demosntra o perigo que essa "brincadeira" oferece para todos nós, aeronautas ou não.

Não solte balões!!! O risco é muito maior que a eventual beleza que esses objetos oferecem!!

Cmte Duton

P.S.: Veja no link abaixo a matéria publicada no jornal EXTRA on line a respeito da prisão de baloeiros que o GAM fez em 2009.




Cmte Duton 

Nenhum comentário:

Postar um comentário