terça-feira, 30 de agosto de 2011

TOP 10 Cmte Duton - 2º LUGAR: a origem da Fênix

Dando continuidade ao TOP 10 Cmte Duton, as 10 postagens mais acessadas no meu blog desde a sua criação até o dia 21 AGO 2011, está o texto que trata da ORIGEM DA FÊNIX, uma ave mitológica cujo nome serve como INDICATIVO DE CHAMADA VIA FONIA AERONÁUTICA para os helicópteros da PMERJ e da PMDF.

A origem da Fênix

Fênix é a montaria dos imortais. De porte imponente como a águia, sobrevoa majestosamente
 a cidade e paira. A mais bela das aves é o triunfo da vida sobre a morte! 


A origem da "FÊNIX" nos remete à Mitologia grega.

De origem egípcia, partindo-se do nome da ave Benu, espécie de “garça real”.

O primeiro escritor da Hélade a falar dessa ave foi Heródoto, que afirma não tê-la visto, a não ser em pintura, mas acrescenta que a mesma visitava o Egito somente a cada quinhentos anos, segundo os habitantes de Heliópolis.

Trata-se de uma ave fabulosa, originária da Etiópia, mas cujo mito está relacionado, no país dos faraós, com o culto de Ra-Herakheti, isto é, o Sol vivo.

Após Heródoto, poetas, mitógrafos e astrólogos apoderaram-se de Fênix, cuja plumagem era uma combinação de vermelho, azul-claro, púrpura e ouro, embora o historiador grego, na passagem supracitada, só mencione as asas que possuíam a cor do ouro e adianta que as outras penas refletiam um vermelho muito intenso.

De porte imponente como a águia, era a única ave existente de sua espécie, não podendo, assim, reproduzir como as demais. O mito, por isso, centrou-se em sua morte e renascimento.

Sentindo que o fim era iminente, Fênix reunia plantas aromáticas, incenso, amomo e formava uma espécie de ninho. Os mitógrafos introduziram duas versões a partir desse ponto.

Uns asseveram que ela mesma põe fogo em sua pira perfumada ou a incendeia com seu próprio calor, renascendo das cinzas uma nova Fênix.

Outros são um pouco mais prolixos. Deitando-se no ninho, deixa cair sobre ele seu sêmem e morre. Da semente depositada nasce a nova Fênix. Esta recolhe o cadáver paterno e guarda-o num tronco oco de mirra. Transporta-o, em seguida, para Heliópolis, onde é cremado sobre o altar de Ra, o Sol. Era a única oportunidade em que ela visitava o Egito, o que acontecia a cada quinhentos anos, como se frisou.

Sua chegada a Heliópolis era triunfal. Sobrevoava majestosamente a cidade, escoltada por um bando de aves, que lhe prestavam homenagem. Pairava sobre o altar do deus Ra e aguardava a aproximação de um sacerdote, que a comparava com a pintura existente nos livros sagrados e só então o tronco de mirra era solenemente cremado.

Terminada a cerimônia, a nova Fênix retornava à Etiópia, onde se alimentava de pérolas de incenso até o cumprimento de um novo ciclo de morte e renascimento.

Os astrólogos relacionaram o ciclo cronológico de Fênix com a grande revolução sideral, que se repetia a cada renascimento da ave aurirrubra da Etiópia.

Símbolo de regeneração e da vida, Fênix é a montaria dos imortais. Tradução de um desejo inconteste de sobrevivência e de ressureição, a mais bela das aves é o triunfo da vida sobre a morte.


BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, Junito. Dicionário mítico-etimológico vol I. Rio de Janeiro: Editora Vozes
(Grifo em vermelho meu)


Cmte Duton

P.S.: Qualquer semelhança com a realidade NÃO é mera coincidência...


Fênix 02 - PMERJ                   Foto: Daniel Miranda Queiroz (GAM)

sábado, 27 de agosto de 2011

A importância do uso do capacete de voo


O vídeo acima mostra a impressionante história de um piloto da Força Aérea Britânica que, em operação no Afeganistão, foi baleado na cabeça, exatamente entre os olhos, e sobreviveu por estar usando o capacete de voo, um dos principais EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) que os pilotos militares ou policiais utilizam em voo.

O piloto estava a bordo de um helicóptero Chinook e, mesmo com um tiro entre os olhos, conseguiu pousar a aeronave e receber os cuidados médicos necessários.

Ao final do vídeo vemos o estado que ficou o capacete desse piloto após receber o impacto do Projétil de Arma de Fogo (PAF)... podemos imaginar como seria se o piloto não estivesse usando o capacete de voo: certamente essa história não haveria um final feliz!

Cmte Duton


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

TOP 10 Cmte Duton - 1º LUGAR: Comunidades no Orkut

Iniciando o meu TOP 10, ou seja, a REPUBLICAÇÃP das 10 postagens mais acessadas em meu Blog desde a sua criação até o dia 21 AGO 2011, está o assunto "COMUNIDADES NO ORKUT" que eu postei em JULHO de 2010, antes mesmo de lançar o Blog Oficialmente no dia 21 AGO 2010. Incrivelmente esse foi a assunto mais acessado durante o primeiro ano do blog.


Por conta disso e acreditando que ELVIS PRESLEY e o ORKUT não morreram, criei a comunidade "BLOG CMTE DUTON" no Orkut recentemente!!


Comunidades no ORKUT


Prezados amigos e seguidores,

Comecei minhas atividades de divulgação da Aviação de Segurança Pública na internet em2004, através do site de relacionamentos ORKUT.

Aos interessados, estamos no ORKUT com as seguintes comunidades:

OPERAÇÕES AÉREAS - RJ, comunidade que criei em 18 de Dezembro de 2004;

GRUPAMENTO AÉREO E MARÍTIMO PMERJ, comunidade que criei em 26 de Março de 2005.

Sejam bem-vindos a bordo!!

Cmte Duton

domingo, 21 de agosto de 2011

Blog Comandante Duton: 1º ANO!!

Bolo personalizado: 1º ano do Blog Comandante Duton.
Vocês não esperavam ver a Hello Kit no meu bolo, não é??!


Neste domingo dia 21 de agosto de 2011 meu blog completa seu 1º ano de existência com incríveis  21.286 (vinte e um mil duzentos e oitenta e seis) acessos!!

Como gosto de fazer contas, concluo que esse montante de acessos implica em uma média mensal de  1.773,8 acessos no último ano ou 59,1 acessos por dia!!

Não podemos esquecer que esse Blog hibernou por alguns meses enquanto eu trabalhava (e muito) na Aviação da Força Nacional... talvez se eu tivesse mantido a frequência das postagens, hoje estaria com um total de acessos muito maior visto que, nos últimos meses, a média diária de acessos tem passado de 200!!
Número de acessos ao blog às 08:30h do dia 21 AGO 2011


Só me resta agradecer a todos que acessam o meu blog, seja por interesse na aviação de segurança pública, seja por mera curiosidade na aviação geral ou até mesmo por falta do que fazer (rsrsrs), mas o fato é que, se não fossem os acessos que recebo de vocês diariamente aqui, certamente eu já teria parado de escrever em blog e migrado para outro hobby, como fazer tricô, por exemplo... 

Espero sinceramente que eu esteja conseguindo transmitir algo de útil e/ou interessante para os meus leitores, muitas pessoas que eu sequer conheço, mas a quem sou muito grato pelos minutos de atenção que dispensam aos meus textos e fotos!

Para comemorar com meus leitores esse primeiro ano de blog, vou REPUBLICAR as 10 POSTAGENS MAIS ACESSADAS no último ano, de acordo com as estatísticas que o próprio Blogger me fornece.

Para não ficar enfadonho ler todas as postagens antigas de uma só vez, vou intercalando postagens NOVAS com as postagens ANTIGAS a cada 72 horas, para manter a mesma frequência com que venho postando meus textos atualmente.

Espero que vocês gostem!

Eu gostei muito de saber que existe muita gente interessada nos meus textos (ou fofoqueiros que querem saber da minha vida... rsrsr)

MUITO OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA!!! 









Cmte Duton

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Oficiais do GAM-PMERJ visitam o DTCEA-GL

Oficiais do DTCEA-GL e eu ladeados pelos visitantes do GAM-PMERJ 


Na tarde do dia 17 de agosto de 2011 um grupo de Oficiais PMERJ pilotos de helicóptero visitou o DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DO GALEÃO (DTCEA - GL).

O Chefe do DTCEA-GL, MAJ Av ISMAIL, recebeu o efetivo do GAM e palestrou sobre a difícil rotina dos Controladores de Tráfego Aéreo (CTA) que trabalham no DTCEA-GL.

RESPONSABILIDADE: se um médico errar, 01 (um) paciente pode morrer;
se um CTA errar, dezenas ou centenas de pessoas podem morrer...


Nós, pilotos do GAM, que diariamente falamos via fonia aeronáutica com os controladores de tráfego aéreo do Galeão, tivemos a oportunidade ímpar de conhecer alguns deles pessoalmente, bem como pudemos interagir com o valioso serviço por eles prestado.

Foi fácil perceber a imensa responsabilidade que cada CTA possui: cada aeronave que chega ou sai da área terminal do Rio de Janeiro (TMA-Rio) obrigatoriamente é monitorada e orientada pelo DTCEA-GL. 

Oficiais do GAM em visita a TWR GALEÃO: vista deslumbrante para
quem está apenas visitando; local de trabalho árduo para os CTA.


Com a proximidade da transferência do Comando de Operações Especiais (COE) da PMERJ para as adjacências da cabeceira 33 da pista do Galeão, um acordo operacional com o DTCEA-GL far-se-á indispensável e, durante a nossa visita, um esboço desse acordo já começou a ser discutido.

Os CTAs trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os 
usuários do espaço aéreo viagem com total segurança.


Finalizando a nossa visita ao DTCEA-GL, pudemos assistir a um espetacular por do sol do alto da TWR do Galeão, enquanto nossos amigos CTAs pousavam e decolavam aviões de diversas partes do mundo...

Por do sol do alto da Torre de Controle (TWR) do Galeão: o trabalho
está apenas começando! Que venham os voos noturnos...


Prezados Controladores de Tráfego Aéreo do Galeão: 

- Muito obrigado pela visita ao DTCEA-GL e parabéns pelo imprescindível trabalho prestado para a aviação do Brasil! Ciente das suas instruções, manteremos a sua escuta permanente!! 

Cmte Duton

P.S.: Agradecimento especial ao MAJ Av ISMAIL (Chefe DTCEA-GL) e ao 1ºTEN CTA PINHEIRO (Chefe do APP).






domingo, 14 de agosto de 2011

A pista de pouso mais perigosa do mundo





Em Tegucigalpa, capital de Honduras, na América Central, a pista de cabeceira 02 do Aeroporto Internacional de Toncontin tem uma das piores e mais perigosas aproximações para pouso que existem.



A pista é curta com apenas 1.863 metros, ou seja, cerca de 500 metros maior que a do aeroporto Santos Dumont, no RJ, que tem apenas 1.323 metros.


Para piorar as condições de pouso em Toncontin, o aeroporto é cercado por relevo montanhoso, o que obriga os pilotos de avião a se aproximarem deslocados em relação ao eixo da pista e isso os obriga a realizar uma curva a poucos metros do ponto de toque...

Como pode ser visto no vídeo acima, o avião passa muito baixo em relação ao relevo montanhoso, exigindo muita habilidade dos pilotos que devem pousar nesse aeroporto. 

Solução de Gerenciamento de Risco Operacional para esse problema: VÁ DE HELICÓPTERO PARA TEGUCIGALPA!!! A gente dispensa o uso de pista... rsrsrs


Cmte Duton

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Oficiais da Polícia Nacional do Panamá visitam o GAM

Na quarta-feira dia 10 de Agosto de 2011 Oficiais da POLÍCIA NACIONAL DO PANAMÁ visitaram a base do GRUPAMENTO AÉREO E MARÍTIMO (GAM), em Niterói (RJ).

A visita ocorreu durante toda a manhã e contou com a seguinte programação:

1 - Recepção e café da manhã de boas vindas na sala VIP do GAM;

2 - Palestra sobre a estrutura e as operações do GAM ministrada nos idiomas inglês e espanhol pelo CAP PMERJ PENHA BRASIL;

3 - Visita às instalações do NÚCLEO DE POLICIAMENTO MARÍTIMO (NPM) do GAM, com demonstração estática de equipamentos, feita pelo Comandante do NPM, o CAP PMERJ JOELMIR DOS SANTOS;

4 - Demonstração dos equipamentos utilizados pelos tripulantes operacionais de radiopatrulhamento aéreo;

5 - Sobrevoo panorâmico na Zona Sul do Rio de Janeiro e Niterói realizado no helicóptero Fênix 02 (tripulação MAJ DUTON E CAP LEITÃO);

6 - Tour na embarcação "SELVA IX" pela Baía da Guanabara, sob responsabilidade do CAP PMERJ JOELMIR DOS SANTOS;

7 - Formatura geral e despedida dos visitantes no hangar.

Abaixo as fotos profissionais realizadas pelo SGT PMERJ MOREIRA ilustram e registram esses momentos:

Comandante do GAM recebendo os visitantes na sala de aula do GAM, 
minutos antes da palestra bilíngue (ING/ESP) do CAP PENHA BRASIL.

Demonstração estática de equipamentos feita pelo Comandante do NPM,
o CAP JOELMIR DOS SANTOS.

Tour na lancha SELVA IX sob responsabilidade do CAP JOELMIR DOS SANTOS.

Preparativos para o sobrevoo panorâmico no helicóptero Fênix 02.

Despedida e agradecimentos na sala VIP do GAM.

Anfitriões e visitantes reunidos no hangar do GAM para foto de recordação.

É sempre muito bom para todos os integrantes do GAM poder servir como "cartão de visita" da PMERJ e poder demonstrar para os visitantes de todas as partes do mundo as ferramentas, a organização e as potencialidades da bicentenária POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Adios, amigos! Hasta la vista!!

Cmte Duton


P.S.: Agradecimento especial ao SGT MOREIRA do GAM, Tripulante Operacional do CTO 2005, pelas fotos profissionais que ilustram esta postagem.

sábado, 6 de agosto de 2011

GAM PMERJ e GRPAe PMESP firmam intercâmbio operacional

Reproduzo em meu blog uma matéria publicada no site PILOTO POLICIAL, do amigo MAJ PMESP EDUARDO BENI.

Trata-se de um INTERCÂMBIO OPERACIONAL firmado entre o GAM PMERJ e o GRPAe PMESP.

É o Comando da PMERJ e do GAM apostando alto na valiosa troca de experiência com outras co-irmãs!


O Grupamento Aero-Marítimo da Polícia Militar do Rio de Janeiro e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo firmaram intercâmbio operacional, onde o GRPAe/SP receberá, no período de agosto a dezembro de 2011, pilotos do GAM/RJ.
O objetivo do intercâmbio é  permitir que os pilotos da Polícia Militar do Rio de Janeiro possam executar as funções de copiloto na coirmã Paulista, a fim de possibilitá-los a assumir as funções de comandante de aeronave, na medida em que atingirem as exigências técnicas e operacionais necessárias.
Nesse intercâmbio, além de conhecerem o trabalho realizado pelo GRPAe/SP, poderão transmitir suas experiências adquiridas nas operações realizadas no Rio de Janeiro. Será uma troca de experiências ímpar e inédita para ambos. Um marco para a Aviação de Segurança Pública.
O GRPAe fornecerá o treinamento em quatro de suas bases: Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Praia Grande, além de oferecer a estadia para os pilotos que lá forem treinar.
Os pilotos do GAM da PMERJ, todos PCH, indicados para a participação do presente intercâmbio, são:
1 – Major Rogério Cosendey Perlingeiro;
2 – Major Rodrigo Duton Alves;
3 – Capitão Antônio Assis Freitas Barros;
4 – Capitão Fernando Salles de Mendonça;
5 – Capitão Jorge Ribeiro Fraga Filho, e
6 – Capitão Abouch Valenty Krymchantowski.
Iniciaram o intercâmbio o Cap Abouch e o Cap Fraga. Os pilotos trabalharão em escala de revezamento, inicialmente em Campinas e Praia Grande.
O Capitão Abouch foi apresentado no dia 01 de agosto e encontra-se trabalhando na Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas na função de copiloto. Este oficial, além de piloto comercial de helicóptero, é médico e o responsável técnico para implantar o sistema de resgate aeromédico de policial ferido em serviço na PMERJ.
A Base de Campinas possui o resgate aeromédico e, certamente, ajudará nos trabalhos realizados pelo Cap Abouch, além de agregar conhecimento e experiência nos trabalhos realizados pela Base de Campinas. O Cap Abouch teve a oportunidade de participar de simulado de resgate na torre de Viracopos para evacuação de controladores de voo e já voou cerca de 4 horas.
O Cap Fraga, da mesma forma, encontra-se trabalhando na Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande e nesses poucos dias na função de copiloto já voou mais de 8 horas e participou de operação no Vale do Ribeira em razão das enchentes. A Base de Praia Grande propicia um ambiente semelhante ao Rio de Janeiro, podendo atuar nas missões de salvamento terrestre e marítimo, defesa civil, ambiental e policial.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nova missão com o IBAMA: Novo Progresso (PA), 01º a 15 JUL 2011

Minha terceira missão junto ao Núcleo de Operações Aéreas (NOA) do IBAMA surgiu antes mesmo do que eu esperava: após a missão de 15 dias realizada em Guarantã do Norte (MT) e Alta Floresta (MT), acabei dobrando minha permanência à disposição do NOA e segui em missão para a pequena cidade de NOVO PROGRESSO, no sul do Pará.

Para quem não se recorda, foi em Novo Progresso (PA) que há alguns meses atrás um helicóptero operado pelo IBAMA teve o seu rotor de cauda acorrentado por desmatadores e outros infratores que estavam insatisfeitos com o trabalho de repressão aos crimes ambientais feitos pelo IBAMA em Novo Progresso. Na época essa notícia foi parar até no Jornal Nacional, da TV Globo!

Acabei ficando por 15 dias em Novo Progresso (PA) onde pude constatar que, infelizmente, a principal "atividade econômica" da cidade é o desmatamento da floresta. Por lá não falta trabalho de fiscalização e repressão para o IBAMA!

A única estrada que dá acesso ao local é a BR 163, cujo asfalto é um "artigo de luxo": somente em alguns quilômetros a estrada está asfaltada, no resto é tudo feito de terra mesmo!! Detalhe: essa é a BR que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA)!!

Melhor do que escrever aqui um relatório sobre a minha missão em Novo Progresso (PA), o que não é o propósito deste blog, vou compartilhar com meus leitores algumas fotos de realidades que poucas pessoas podem imaginar que existam no Brasil... Divirtam-se!

Vista aérea de Novo Progresso (PA): aqui não é pra quem quer; aqui é pra quem "guenta"!!

Caminhão da Prefeitura em uso na cidade: sem comentários!

Acredite, isso é uma rodovia federal, a BR 163, único acesso terrestre à Novo Progresso!!


Os locais de pouso continuam os mesmos: "buracos" no meio do nada, o
que exigem muita perícia dos pilotos e perfeita coordenação de cabine.


Meu mais novo amigo: SGT BM SOARES (CEIOPAER-RN), o FIEL da nossa tripulação!
Sem ele, nossos pousos seriam impossíveis. Além de um excelente Tripulante Operacional,
o SGT SOARES "fazia a feira" após cada pouso e a tripulação jamais ficava com fome!


"Arma" apreendida: tratores e correntes destroem a floresta em uma velocidade impressionante!


Menos uma moto-serra nas mãos dos criminosos! O trator rodou também!

Tive que rever meus conceitos a respeito do vocábulo "CASA"...
Aqui moram 8 brasileiros, sem água encanada, sem luz elétrica, sem rede de esgoto...
Brasil, um país de toLos!


E quem disse que pra ser CASA tem que existir paredes??
Aqui um único brasileiro mora em total isolamento e "trabalha" do nascer ao
por do sol desmatando a floresta para ganhar R$35,00 por dia do seu patrão.


Vista aérea da TRANSGARIMPEIRA!! Isso mesmo: TRANSGARIMPEIRA, uma estrada 
que liga dezenas de garimpos ao longo de um rio que tenta sobreviver...


A paisagem da Amazônia ainda é bela como esta e muito se deve ao trabalho do IBAMA!
Devemos rezar para que a LEGISLAÇÃO AMBIENTAL seja firme contra os crimes ambientais
e que os órgãos fiscalizadores tenham MEIOS para atuar de forma eficiente e ver os infratores PUNIDOS!!


Ao final da nossa quinzena em missão em Novo Progresso (PA), registramos nada menos que 50,1 (CINQUENTA PONTO UM) horas de voo!! Está bom pra você, COPILA??!! rsrsrs

Por fim, quero mais uma vez registrar meus mais sinceros agradecimentos à equipe do NOA-IBAMA por proporcionar a mim, e a tantos outros pilotos do Brasil, essa experiência única que é voar sobre a Amazônia brasileira no nobre exercício da fiscalização ambiental!

SEL-VA!!! BRASIL!!

Cmte Duton


P.S.: No dia 01º AGO 2011 fui autorizado pela equipe do NOA a ministrar um BRIEFING DE SEGURANÇA OPERACIONAL para 10 (dez) Tripulantes Operacionais do GAM/PMERJ que, muito em breve, atuarão como FIÉIS nas missões do IBAMA!

Com minha experiência acumulada de 3 missões junto ao IBAMA, pude compartilhar com meus amigos TRIPULANTES OPERACIONAIS do GAM/PMERJ todas as peculiaridades, cuidados e desafios presentes nas missões do NOA! 

VÃO E VENÇAM, AMIGOS!!