terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nova missão com o IBAMA: Novo Progresso (PA), 01º a 15 JUL 2011

Minha terceira missão junto ao Núcleo de Operações Aéreas (NOA) do IBAMA surgiu antes mesmo do que eu esperava: após a missão de 15 dias realizada em Guarantã do Norte (MT) e Alta Floresta (MT), acabei dobrando minha permanência à disposição do NOA e segui em missão para a pequena cidade de NOVO PROGRESSO, no sul do Pará.

Para quem não se recorda, foi em Novo Progresso (PA) que há alguns meses atrás um helicóptero operado pelo IBAMA teve o seu rotor de cauda acorrentado por desmatadores e outros infratores que estavam insatisfeitos com o trabalho de repressão aos crimes ambientais feitos pelo IBAMA em Novo Progresso. Na época essa notícia foi parar até no Jornal Nacional, da TV Globo!

Acabei ficando por 15 dias em Novo Progresso (PA) onde pude constatar que, infelizmente, a principal "atividade econômica" da cidade é o desmatamento da floresta. Por lá não falta trabalho de fiscalização e repressão para o IBAMA!

A única estrada que dá acesso ao local é a BR 163, cujo asfalto é um "artigo de luxo": somente em alguns quilômetros a estrada está asfaltada, no resto é tudo feito de terra mesmo!! Detalhe: essa é a BR que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA)!!

Melhor do que escrever aqui um relatório sobre a minha missão em Novo Progresso (PA), o que não é o propósito deste blog, vou compartilhar com meus leitores algumas fotos de realidades que poucas pessoas podem imaginar que existam no Brasil... Divirtam-se!

Vista aérea de Novo Progresso (PA): aqui não é pra quem quer; aqui é pra quem "guenta"!!

Caminhão da Prefeitura em uso na cidade: sem comentários!

Acredite, isso é uma rodovia federal, a BR 163, único acesso terrestre à Novo Progresso!!


Os locais de pouso continuam os mesmos: "buracos" no meio do nada, o
que exigem muita perícia dos pilotos e perfeita coordenação de cabine.


Meu mais novo amigo: SGT BM SOARES (CEIOPAER-RN), o FIEL da nossa tripulação!
Sem ele, nossos pousos seriam impossíveis. Além de um excelente Tripulante Operacional,
o SGT SOARES "fazia a feira" após cada pouso e a tripulação jamais ficava com fome!


"Arma" apreendida: tratores e correntes destroem a floresta em uma velocidade impressionante!


Menos uma moto-serra nas mãos dos criminosos! O trator rodou também!

Tive que rever meus conceitos a respeito do vocábulo "CASA"...
Aqui moram 8 brasileiros, sem água encanada, sem luz elétrica, sem rede de esgoto...
Brasil, um país de toLos!


E quem disse que pra ser CASA tem que existir paredes??
Aqui um único brasileiro mora em total isolamento e "trabalha" do nascer ao
por do sol desmatando a floresta para ganhar R$35,00 por dia do seu patrão.


Vista aérea da TRANSGARIMPEIRA!! Isso mesmo: TRANSGARIMPEIRA, uma estrada 
que liga dezenas de garimpos ao longo de um rio que tenta sobreviver...


A paisagem da Amazônia ainda é bela como esta e muito se deve ao trabalho do IBAMA!
Devemos rezar para que a LEGISLAÇÃO AMBIENTAL seja firme contra os crimes ambientais
e que os órgãos fiscalizadores tenham MEIOS para atuar de forma eficiente e ver os infratores PUNIDOS!!


Ao final da nossa quinzena em missão em Novo Progresso (PA), registramos nada menos que 50,1 (CINQUENTA PONTO UM) horas de voo!! Está bom pra você, COPILA??!! rsrsrs

Por fim, quero mais uma vez registrar meus mais sinceros agradecimentos à equipe do NOA-IBAMA por proporcionar a mim, e a tantos outros pilotos do Brasil, essa experiência única que é voar sobre a Amazônia brasileira no nobre exercício da fiscalização ambiental!

SEL-VA!!! BRASIL!!

Cmte Duton


P.S.: No dia 01º AGO 2011 fui autorizado pela equipe do NOA a ministrar um BRIEFING DE SEGURANÇA OPERACIONAL para 10 (dez) Tripulantes Operacionais do GAM/PMERJ que, muito em breve, atuarão como FIÉIS nas missões do IBAMA!

Com minha experiência acumulada de 3 missões junto ao IBAMA, pude compartilhar com meus amigos TRIPULANTES OPERACIONAIS do GAM/PMERJ todas as peculiaridades, cuidados e desafios presentes nas missões do NOA! 

VÃO E VENÇAM, AMIGOS!!















2 comentários:

  1. ... rapaz, quanta arbitrariedade junta.
    Nestas áreas inóspitas só mesmo de helicópteros podem ter esta eficiência nas fiscalizações de crimes ambientais.

    muito bom o post.

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  2. Pois é, Fernando, é muita maldade com a natureza que a gente presencia...

    Sem esse importante recurso que é o helicóptero, seriam necessárias algumas semanas andando selva adentro para tentar encontrar esses locais de crime, e ainda assim não teríamos a real dimensão do problema...

    Grato pelo comentário!

    Cmte Duton

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