sexta-feira, 29 de julho de 2011

"Adestrador" de helicóptero?? Loucura espetacular...



Não há como negar a extrema perícia desse piloto e o sangue frio do "adestrador"...

Espetáculo bonito de se ver, mas que deixa qualquer responsável pela SEGURANÇA DE VOO de cabelo em pé!

Aqui no Brasil essa prática é proibida pois expõe a risco o público, que está bem próximo.


Cmte Duton

terça-feira, 26 de julho de 2011

Helicóptero carregando avião???



O avião estava cansado de voar...

Olha quem levou ele pra casa...


Cmte Duton


P.S.: E ainda dizem que helicóptero é frágil!













sábado, 23 de julho de 2011

REVO - Reabastecimento em voo

In-Flight Refueling: perícia e coordenação no extremo!

Onde reabastecer um helicóptero que voa em pleno oceano ou sobre um deserto??

A resposta está no vídeo abaixo, uma demonstração de coordenação e perícia!

Esse procedimento, conhecido também como In-Flight Refueling pode ser feito também por aviões, desde que as aeronaves possuam as necessárias adaptações para esse tipo de operação.


Cmte Duton

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Balé de gigante: CH-47 Chinook

Esse é o helicóptero CH-47 Chinook, um helicóptero de grande porte que possui seus dois rotores principais em configuração "tandem".

Os rotores desse helicóptero estão dispostos longitudinalmente ao longo da fuselagem, sendo que o rotor principal traseiro gira em um plano um pouco superior ao do rotor principal dianteiro.

Os rotores são contrarotativos, ou seja, enquanto um gira no sentido horário, o outro gira no sentido contrário. Dessa forma, um rotor anula o torque gerado pelo outro e mantém a aeronave manobrável.

Esse helicóptero é um show da engenharia aeronáutica que, aparentemente, não é versátil mas, depois de assistir ao vídeo a seguir, devemos rever nossos conceitos.

Cmte Duton

sábado, 16 de julho de 2011

Sobrevoo na Groelândia - FANTÁSTICO!

Natureza exuberante, paisagens de tirar o fôlego, muita neve e um helicóptero modelo AS 350 "Esquilo" voando sobre a "Terra do Gelo"*...

Não, não fui eu quem fez esse voo (infelizmente!!)

Quem sabe um dia...

Cmte Duton

* P.S.: Ao pé da letra, a "terra do gelo" é a ISLÂNDIA (ICE+LAND) mas não venha me dizer que a GROELÂNDIA (GREENLAND) é a "terra do verde"... basta ver no vídeo que a paisagem predominante é de cor branca devido ao gelo e a neve!

A GROELÂNDIA é a maior ilha do mundo e pertence à Dinamarca (DENMARK), uma monarquia constitucional localizada no norte da Europa.

"Comandante Duton" também é cultura! rsrsrs

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quando a missão termina... EMOCIONANTE



Quando a missão chega ao fim e os guerreiros voltam para casa sãos e salvos...

Uma singela homenagem aos militares, policiais, bombeiros, fiscais, guardas municipais e todos os trabalhadores que arriscam suas vidas em prol da sociedade, deixando angustiadas suas famílias e pessoas queridas.

Cmte Duton

domingo, 10 de julho de 2011

Pouso em área restrita

A maior potencialidade de um helicóptero é, sem dúvidas, a sua capacidade de pairar no ar (manter-se em voo imóvel em relação a um ponto fixo na terra).

Por conta dessa capacidade, os helicópteros podem fazer pousos incríveis como o visto nesse vídeo:


O hábil piloto apenas encosta a parte posterior dos esquis do helicóptero modelo BELL LONG RANGER na mureta da ponte e mantém a aeronave imóvel até que o passageiro complete calmamente seu desembarque.

No Brasil, esta é uma operação restrita aos órgãos de segurança pública e defesa civil, que operam sob a égide da RBHA 91 subparte K e, por isso, podem pousar e decolar em áreas não homologadas. 

A legislação aeronáutica vigente no país impede que a aviação convencional realize esse tipo de operação.

Cmte Duton

P.S.: As aeronaves militares (Exército, Marinha e Aeronáutica) também fazem esse tipo de operação.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Inspeção de linha viva


Um dos trabalhos mais perigosos feito por pilotos de helicóptero e técnicos em eletricidade é o de inspeção de linhas vivas.

Os vídeos dão uma pequena amostra do que fazem esses homens... adrenalina em alta tensão!!

Cuidado para não colocar o dedinho na tomada!!!

Cmte Duton

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O futuro próximo dos helicópteros


Os aviões são conhecidos, no meio aeronáutico, como sendo aeronaves de ASAS FIXAS, pois possuem suas asas fixas às suas fuselagens.

Os helicópteros, por possuírem "pás" (asas que giram em torno de eixos) são conhecidos como aeronaves de ASAS ROTATIVAS.

Os helicópteros são aeronaves da categoria VTOL: Vertical Take Off and Landing (Pouso e Decolagem na Vertical).

Os rotores dos helicópteros permitem que os mesmos pousem e decolem em um ângulo máximo de 90º com a horizontal (decolagem e pouso de máxima performance), o que dispensa totalmente o uso de pistas de pouso, indispensáveis para as aeronaves de asas fixas.

Um quesito, porém, sempre foi um limitador para os helicópteros: a velocidade de deslocamento horizontal.

Os helicópteros não foram concebidos para "apostar corrida" com os aviões que são, por natureza da própria construção, mais velozes.

A aeronave híbrida "Eurocopter X3": 
o futuro do helicóptero já começou!

Há anos já existem projetos e protótipos de aeronaves híbridas, ou seja, aeronaves que aproveitam o melhor do helicóptero (a possibilidade de decolar e pousar na vertical, dispensando o uso de pista de pouso) e, ao mesmo tempo, o melhor de um avião, que é a maior velocidade de deslocamento horizontal.

É fácil prever que esse será o futuro de muitos helicópteros, que atingirão velocidades de deslocamento horizontal cada vez maiores e, ao mesmo tempo, não perderão sua característica VTOL.

Recebi recentemente um e-mail com o seguinte texto, que comprova tudo o que escrevi acima:

"Um helicóptero híbrido capaz de voar a mais de 400 km/h é uma das atrações do Salão Aéreo de Paris. Por ser uma aeronave que voa tão rápidamente quanto um avião, mas com a manobrabilidade de um helicóptero, os fabricantes do Eurocopter X3 o estão chamando de "divisor de águas". 

A Eurocopter diz que o X3 pode ser usado para operações de busca e resgate e qualquer outra missão em que a velocidade seja primordial. Além das hélices horizontais que possibilitam a decolagem e pouso verticais, o híbrido tem também duas turbo-hélices montadas em pequenas asas que permitem velocidades acima de 400 quilômetros por hora. Muito mais rápido que helicópteros comuns".

As aeronaves híbridas já estão chegando ao nosso dia a dia; quem viver, verá.

Cmte Duton

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Início da cooperação técnica entre o GAM/PMERJ e o NOA/IBAMA


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O IBAMA tem como principais atribuições exercer o poder de polícia ambiental, executar ações das políticas nacionais de meio ambiente referentes às atribuições federais, ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental.

Na estrutura do IBAMA encontra-se a DIPRO - Diretoria de Proteção Ambiental e, na DIPRO, está o NOA – Núcleo de Operações Aéreas, responsável pelo planejamento e logística das operações aéreas de fiscalização ambiental realizadas pelo órgão.

IBAMA - DIPRO - NOA: há mais de uma década abrindo as portas para 
pilotos e tripulantes de segurança pública e defesa civil de todo o Brasil.

Apesar de existir há quase uma década, apenas em junho de 2011 o GAM (PMERJ) iniciou uma COOPERAÇÃO TÉCNICA com o NOA/IBAMA a fim de capacitar pilotos e tripulantes operacionais da PMERJ para operações de fiscalização ambiental, prova de que a inércia administrativa de gestões passadas fez muito mal à unidade e deixou de beneficiar diversos pilotos e tripulantes operacionais do GAM.

Essa COOPERAÇÃO TÉCNICA é uma oportunidade ímpar para que pilotos e tripulantes operacionais da PMERJ vivenciem uma realidade operacional bastante diferente da qual estão acostumados no Rio de Janeiro, mas de grande valia para qualquer aviador.


Algumas características operacionais são bastante peculiares nas missões desenvolvidas pelo NOA/IBAMA, como por exemplo:


1- voa-se sobre regiões de selva amazônica onde a meteorologia pode surpreender a cada milha náutica percorrida. Não espere receber mensagens meteorológicas tipo METAR ou TAF decolando de cidadezinhas no meio do nada...


2- os pousos e as decolagens são feitas em áreas bastante restritas, o que exige uma coordenação de cabine perfeita entre os pilotos e o tripulante operacional; 

3- para a delimitação de perímetros de áreas de desmate, voa-se muito baixo e rápido, praticamente entre as copas das árvores remanescentes, o que exige muita perícia e atenção dos pilotos e do tripulante operacional. Um pequeno erro pode ser fatal...

4- as operações aéreas podem durar até 08 (oito) horas por dia e, muitas vezes, sequer há pausa para refeições. Um cacho de bananas achado numa fazenda pode ser o melhor banquete do dia...

As operações aéreas desenvolvidas pelo NOA/IBAMA ocorrem em todo o território nacional, em especial nos 9 (nove) Estados brasileiros que compoem a Amazônia Legal: Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

No dia 15 de junho de 2011 a primeira tripulação do GAM composta por mim (piloto) e pelo CB PM WAGNER BATISTA (Tripulante Operacional) entrou em missão pelo NOA/IBAMA, graças ao incondicional apoio dos amigos do NOA e do atual Comando do GAM e da PMERJ.


O amigo CB PM WAGNER BATISTA (Tripulante Operacional - CTAM 2003):
depois de nós. outros virão, mas o passado não se muda, e nós seremos sempre
os PIONEIROS!! Parabéns pelo seu excelente trabalho a bordo do IBAMA 03!

Nossa missão junto ao NOA/IBAMA começou no aeroporto Santos Dumont (RJ), onde seguimos em voo da TAM para Brasília (DF). De lá pegamos conexão também da TAM para Cuiabá (MT).

Na capital matogrossense embarcamos em voo da empresa TRIP para Sinop (MT) e, após a escala, seguimos para Alta Floresta (MT), nosso destino final. Nunca fiz tantos pousos e decolagens (de avião, é claro) no mesmo dia!!

Municípios da Amazônia Legal: aqui o Brasil é mais verde, 
graças ao incansável trabalho de órgãos como o IBAMA!

Na manhã do dia 16/06 já seguimos no "IBAMA 03", um helicóptero monomotor modelo BELL LONG RANGER, para Cuiabá (MT).


IBAMA 03: o helicóptero BELL LONG RANGER tem capacidade para 7 
(sete) pessoas e, apesar de ser bi-pá, mostrou-se um "trator" ao carregar 
tantos equipamentos, pessoas e bagagens a bordo.
Aprendi que: "pai é pai, mãe é mãe e Bell é Bell!"


Escala técnica para reabastecimento em Sinop (MT): 
conhecendo locais muito interessantes no interior do Brasil.


Em Cuiabá (MT), fomos muito bem recebidos pelos amigos do CIOPAER, unidade que já teve muitos pilotos em operação junto ao NOA/IBAMA.


Aeronave e logo do CIOPAER: unidade aérea de referência para todo o Brasil.
 
Ainda em Cuiabá (MT), tive a grata surpresa ao reencontrar 02 (dois) ex-alunos da EsAv/PMERJ 2009 que estão fazendo estágio em voo no CIOPAER (MT), os Tenentes da Polícia Militar de Tocantins (PMTO) DALLA e ALDO.


TEN DALLA e TEN ALDO: excelentes alunos da EsAv 2009 que estão 
conhecendo excelente doutrina de voo no CIOPAER (MT), indicativo 
de um futuro promissor para a aviação tocantinense! Bons voos, amigos!  


De Cuiabá seguimos em voo no helicóptero "IBAMA 03" para a pequena cidade de Guarantã do Norte (MT), às margens da BR 163. No local realizamos a identificação de garimpos ilegais, delimitação de áreas de floresta desmatadas irregularmente, notificação e autuação de infratores, apreensão de armas de fogo, etc.


Reencontrando ex-alunos da FORÇA NACIONAL em plena Guarantã do Norte (MT):
a tropa de elite do Governo Federal atuando nos mais distantes rincões do Brasil!
Obrigado pelo apoio ao IBAMA, amigos FN!  FORÇA!!! BRASIL!!!


As missões do IBAMA tem um constante ar de aventura pois nunca sabemos ao certo onde vamos operar, tampouco o que encontraremos pela frente. Armas de fogo e kits de sobrevivência na selva convivem pacificamente a bordo das aeronaves operadas pelo NOA/IBAMA... 


A navegação aérea visual na Amazônia é bem mais complexa do que uma navegação aérea visual feita sobre qualquer centro urbano... sem referências visuais significativas sobre a selva, um pequeno erro de alguns graus na bússola ou no GPS pode nos levar para bem longe do destino desejado onde, fatalmente, ficaremos sem combustível para o regresso... a "pane seca" na Amazônia pode custar muito caro para a tripulação!


Operar com o IBAMA significa fazer parte de uma equipe de HERÓIS ANÔNIMOS DO COTIDIANO que trabalham incansavelmente em prol da preservação do meio ambiente e da maior biodiversidade do planeta!


Nos pequenos municípios do interior do Brasil tem muita gente que quer ganhar dinheiro destruindo um bem que é de todos nós: o meio ambiente e os recursos naturais! 


Tratores e correntes: as armas que os ASSASSINOS da floresta utilizam...


Para combater e evitar isso, existe o IBAMA, que com cerca de apenas 800 fiscais em todo o território nacional, faz milagres para impedir que a ganância de alguns acabe com esse rico patrimônio da humanidade que é a Amazônia!


Notificações e autuações de infratores fazem parte do cotidiano do IBAMA.


Eu, Rodolfo (Cmte), Pereira (Inspetor Manutenção), Aristides (Fiscal) e
 Wager (Fiel): a incansável tripulação que operou em Guarantã do Norte.


As operações aéreas desenvolvidas pelo IBAMA normalmente abrangem mais de um município, o que permite que a tripulação da aeronave conheça locais onde jamais imaginaram estar...


Base aérea de Cachimbo (MT), local onde pouquíssimos pilotos da aviação 
policial já tiveram o prazer de pousar. SELVA!! BRASIL!!


Black Hawk da FAB, em Cachimbo (MT): essa é a máquina!!!


Às vezes as condições meteorológicas ou algum NOTAM impede que a operação aérea ocorra. Nesses dias, o descanso é muito bem vindo...


Eu, Wagner (Fiel), Rodolfo (Cmte) e Pereira (Inspetor Manutenção):
Mau tempo no ar, tripulação no bar!! Ninguém é de ferro...

Mau tempo em cima, piloto na piscina!! 
Merecido descanso após 12 dias ininterruptos de trabalho árduo...


Operação ambiental do IBAMA: nobre missão, realizada por destemidos profissionais, que merecem o reconhecimento e admiração de toda a sociedade brasileira e o eterno agradecimento de diversas corporações que compõem tripulação nas aeronaves operadas pelo órgão.




Muito obrigado pela oportunidade, queridos amigos do NOA/IBAMA! Até a próxima missão!!


Ao término da missão, podemos ostentar a preciosa "bolacha"
do NOA que faz alusão à uma espécie de falcão da Amazônia, a
ave MACAUÃ! Obrigado pela HONRA, amigos do NOA!


Cmte Duton


P.S.: Em setembro de 2005, enquanto eu servia à disposição do Gabinete Militar da Casa Civil do Governo do RJ, fiz minha primeira missão pelo NOA/IBAMA, também com o amigo Cmte RODOLFO LOBO COSTA, fiscal do IBAMA e piloto de helicóptero que acumula quase 9.000 (nove mil) horas de voo de experiência! 


Naquela oportunidade, operamos em Rondônia e no sul do Estado do Amazonas. Algumas fotos eu postei aqui no blog há alguns meses atrás.


É sempre muito bom operar e aprender tanto com amigos extremamente competentes e responsáveis como é o Cmte RODOLFO LOBO COSTA! Muito obrigado, amigo!!

Mensagem do ano



Texto auto-explicativo que resume bem momentos das nossas vidas pessoal e, principalmente, profissional...

É através das críticas que sabemos o quanto nosso sucesso incomoda!

Falar mal de mim é mole; difícil é ser eu... rsrs

"Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta"
(O tempo não pára - Cazuza) 

Envergonhados sejam aqueles que me queiram mal...