quarta-feira, 20 de julho de 2011

Balé de gigante: CH-47 Chinook

Esse é o helicóptero CH-47 Chinook, um helicóptero de grande porte que possui seus dois rotores principais em configuração "tandem".

Os rotores desse helicóptero estão dispostos longitudinalmente ao longo da fuselagem, sendo que o rotor principal traseiro gira em um plano um pouco superior ao do rotor principal dianteiro.

Os rotores são contrarotativos, ou seja, enquanto um gira no sentido horário, o outro gira no sentido contrário. Dessa forma, um rotor anula o torque gerado pelo outro e mantém a aeronave manobrável.

Esse helicóptero é um show da engenharia aeronáutica que, aparentemente, não é versátil mas, depois de assistir ao vídeo a seguir, devemos rever nossos conceitos.

Cmte Duton

7 comentários:

  1. CMDT Duton,

    Sou morador de Niterói e leitor assíduo do seu blog. Quero te parabenizar pelo belo trabalho que o Sr. vem exercendo no GAM.

    Fui aprovado no CFSD 2010, já realizei todos os testes no CFAP e estou aguardando a próxima turma para iniciar o recrutamento.

    Gostaria de saber do Sr os requisitos para eu tentar realizar o curso para servir no GAM.

    Obrigado,
    Paulo "Junior"

    ResponderExcluir
  2. Prezado Paulo Roberto Junior,

    Bom dia.

    Primeiramente agradeço o prestígio de tê-lo como leitor assíduo; espero que o conteúdo deste blog te ajude profissionalmente ou, pelo menos, te sirva como entretenimento.

    Sua jornada no CFSD/PMERJ será um pouco longa e talvez você só esteja PRONTO em 2012.

    Até lá pretendo comparecer ao CFAP para ministrar uma palestra sobre o GAM para o CFSD, a exemplo do que já fiz pro CSP, CAO e CFO.

    Posso te adiantar que para ingressar no GAM você deve possuir especialidade aeronáutica de PILOTAGEM, MECÂNICA DE AERONAVE ou como TRIPULANTE OPERACIONAL.

    Desde 2006 que a PILOTAGEM de aeronaves está restrita aos Oficiais PM do QOC.

    Se você tiver alguma especialização como MECÂNICO DE AERONAVES, podemos avaliar seu currículo e marcar entrevistas com o CMT da unidade e com o Chefe da Manutenção. São eles que dão o aval para o ingresso de novos mecânicos de aeronaves no GAM.

    Se você não possui essa especialidade de mecânico de aeronave, pode aguardar a publicação em BOLETIM OSTENSIVO DA PMERJ dos futuros Cursos de Tripulante Operacional (CTO).

    Nosso CTO dura em média 10 semanas e habilita os concludentes a tripular os helicópteros da PMERJ. Nosso curso é muito bom e concorrido, por isso serve de referência para várias unidades aéreas Brasil afora.

    Exames médico, físico e psicotécnico fazem parte do nosso processo seletivo. Posso te adiantar que não é fácil concluir o CTO, mas, na minha opinião, é aí que mora o diferencial: se for fácil qualquer um consegue!!

    Espero ter respondido aos seus questionamentos, bem como te incentivado a seguir na busca pela ESPECIALIZAÇÃO dentro da nossa carreira, o que vai te garantir boas colocações no futuro.

    Boa sorte e bom curso no CFAP!

    Cmte Duton

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite CMDT ,

    Me desculpe a demora na resposta, mas minha vida anda uma corria pois estou tentando deixar tudo ajustado para quando eu for convocado para a incorporação no CFAP.

    Provavelmente minha turma irá incorporar até o inicio de outubro e a formatura deve ocorrer perto do mês de maio de 2012.

    Eu já tinha conhecimento que só Oficiais PM QOC podem ingressar como pilotos de aeronaves nos dias de hoje, mas ainda temos um SGT PM pilotando não é ? Inclusive, se não me engano, era este SGT PM o CMDT da Fenix 2 no fatídico dia em que a Fenix 3 foi abatida e 3 de seus 6 bravos tripulantes acabaram perdendo a vida.

    Pretendo ingressar no GAM através do CTO e tenho consciência que o curso não é fácil, mas este é um dos fatores que tornam o GAM excelência em Aviação Policial no mundo.

    O Sr sabe me informar se precisarei ter 2 anos de formado para poder me candidatar ao CTO ?

    Agradeço sua atenção e espero um dia ter a honra de ter o senhor como CMDT.

    Que Deus ilumine o Sr no dia-a-dia policial.

    Paulo Roberto JUNIOR

    ResponderExcluir
  4. Prezado Paulo Roberto dos S M Junior,

    Desculpe-me pela demora na resposta também, mas a minha rotina também anda bastante atribulada e falta-me tempo para responder a todos os questionamentos que recebo.

    Você tem razão: temos sim um piloto que é SARGENTO PM, aliás, um EXCELENTE PILOTO, que está no GAM desde a sua fundação!! Trata-se do SGT AFONSO, meu grande amigo!

    Quando nossa ESCOLA DE AVIAÇÃO foi criada, tivemos que AJUSTAR a situação desse piloto (e outras Praças que pilotavam), uma vez que seria INJUSTO dispensá-los do GAM...

    Foi assim que, quem era Praça e piloto até a data de criação da ESCOLA DE AVIAÇÃO foi aproveitado nos quadros de pilotos do GAM. Fomos JUSTOS com quem merecia e sempre nos ajudou!

    Depois de criada nossa ESCOLA DE AVIAÇÃO, os critérios são esses: somente Oficiais subalternos e intermediários sem CAO podem se candidatar aos cursos de formação de pilotos da PMERJ.

    Ao meu ver, qualquer Praça pode fazer o curso de piloto, "apenas" deve passar pelo CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS (CFO) antes... é tão-somente mais um degrau no caminho da realização de um sonho; nada impossível!

    Quanto ao CTO, devemos ter um curso ainda nesse ano (2011) e aí você deve ler atentamente as INSTRUÇÕES REGULADORAS DO CTO para saber quais as condições exigidas e ir acompanhando os acontecimentos até você se formar no CFAP.

    Bom curso e sucesso na nobre profissão escolhida!

    Cmte Duton

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Comandante Duton, Sou o SDPM De Castro, Formado em mecânico de manutenção da aeronáutica ( GMP ) Pela EAPAC, Gostaria de saber como envio meu curriculum para trabalhar no GAM, Tem algum endereço de email ? ou pessoalmente ?
    Obrigado Comandante
    Abs SD De Castro

    ResponderExcluir