segunda-feira, 4 de julho de 2011

O futuro próximo dos helicópteros


Os aviões são conhecidos, no meio aeronáutico, como sendo aeronaves de ASAS FIXAS, pois possuem suas asas fixas às suas fuselagens.

Os helicópteros, por possuírem "pás" (asas que giram em torno de eixos) são conhecidos como aeronaves de ASAS ROTATIVAS.

Os helicópteros são aeronaves da categoria VTOL: Vertical Take Off and Landing (Pouso e Decolagem na Vertical).

Os rotores dos helicópteros permitem que os mesmos pousem e decolem em um ângulo máximo de 90º com a horizontal (decolagem e pouso de máxima performance), o que dispensa totalmente o uso de pistas de pouso, indispensáveis para as aeronaves de asas fixas.

Um quesito, porém, sempre foi um limitador para os helicópteros: a velocidade de deslocamento horizontal.

Os helicópteros não foram concebidos para "apostar corrida" com os aviões que são, por natureza da própria construção, mais velozes.

A aeronave híbrida "Eurocopter X3": 
o futuro do helicóptero já começou!

Há anos já existem projetos e protótipos de aeronaves híbridas, ou seja, aeronaves que aproveitam o melhor do helicóptero (a possibilidade de decolar e pousar na vertical, dispensando o uso de pista de pouso) e, ao mesmo tempo, o melhor de um avião, que é a maior velocidade de deslocamento horizontal.

É fácil prever que esse será o futuro de muitos helicópteros, que atingirão velocidades de deslocamento horizontal cada vez maiores e, ao mesmo tempo, não perderão sua característica VTOL.

Recebi recentemente um e-mail com o seguinte texto, que comprova tudo o que escrevi acima:

"Um helicóptero híbrido capaz de voar a mais de 400 km/h é uma das atrações do Salão Aéreo de Paris. Por ser uma aeronave que voa tão rápidamente quanto um avião, mas com a manobrabilidade de um helicóptero, os fabricantes do Eurocopter X3 o estão chamando de "divisor de águas". 

A Eurocopter diz que o X3 pode ser usado para operações de busca e resgate e qualquer outra missão em que a velocidade seja primordial. Além das hélices horizontais que possibilitam a decolagem e pouso verticais, o híbrido tem também duas turbo-hélices montadas em pequenas asas que permitem velocidades acima de 400 quilômetros por hora. Muito mais rápido que helicópteros comuns".

As aeronaves híbridas já estão chegando ao nosso dia a dia; quem viver, verá.

Cmte Duton

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