O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O IBAMA tem como principais atribuições exercer o poder de polícia ambiental, executar ações das políticas nacionais de meio ambiente referentes às atribuições federais, ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental.
Na estrutura do IBAMA encontra-se a DIPRO - Diretoria de Proteção Ambiental e, na DIPRO, está o NOA – Núcleo de Operações Aéreas, responsável pelo planejamento e logística das operações aéreas de fiscalização ambiental realizadas pelo órgão.
IBAMA - DIPRO - NOA: há mais de uma década abrindo as portas para
pilotos e tripulantes de segurança pública e defesa civil de todo o Brasil.
Apesar de existir há quase uma década, apenas em junho de 2011 o GAM (PMERJ) iniciou uma COOPERAÇÃO TÉCNICA com o NOA/IBAMA a fim de capacitar pilotos e tripulantes operacionais da PMERJ para operações de fiscalização ambiental, prova de que a inércia administrativa de gestões passadas fez muito mal à unidade e deixou de beneficiar diversos pilotos e tripulantes operacionais do GAM.
Essa COOPERAÇÃO TÉCNICA é uma oportunidade ímpar para que pilotos e tripulantes operacionais da PMERJ vivenciem uma realidade operacional bastante diferente da qual estão acostumados no Rio de Janeiro, mas de grande valia para qualquer aviador.
Algumas características operacionais são bastante peculiares nas missões desenvolvidas pelo NOA/IBAMA, como por exemplo:
1- voa-se sobre regiões de selva amazônica onde a meteorologia pode surpreender a cada milha náutica percorrida. Não espere receber mensagens meteorológicas tipo METAR ou TAF decolando de cidadezinhas no meio do nada...
2- os pousos e as decolagens são feitas em áreas bastante restritas, o que exige uma coordenação de cabine perfeita entre os pilotos e o tripulante operacional;
Algumas características operacionais são bastante peculiares nas missões desenvolvidas pelo NOA/IBAMA, como por exemplo:
1- voa-se sobre regiões de selva amazônica onde a meteorologia pode surpreender a cada milha náutica percorrida. Não espere receber mensagens meteorológicas tipo METAR ou TAF decolando de cidadezinhas no meio do nada...
2- os pousos e as decolagens são feitas em áreas bastante restritas, o que exige uma coordenação de cabine perfeita entre os pilotos e o tripulante operacional;
3- para a delimitação de perímetros de áreas de desmate, voa-se muito baixo e rápido, praticamente entre as copas das árvores remanescentes, o que exige muita perícia e atenção dos pilotos e do tripulante operacional. Um pequeno erro pode ser fatal...
4- as operações aéreas podem durar até 08 (oito) horas por dia e, muitas vezes, sequer há pausa para refeições. Um cacho de bananas achado numa fazenda pode ser o melhor banquete do dia...
As operações aéreas desenvolvidas pelo NOA/IBAMA ocorrem em todo o território nacional, em especial nos 9 (nove) Estados brasileiros que compoem a Amazônia Legal: Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
No dia 15 de junho de 2011 a primeira tripulação do GAM composta por mim (piloto) e pelo CB PM WAGNER BATISTA (Tripulante Operacional) entrou em missão pelo NOA/IBAMA, graças ao incondicional apoio dos amigos do NOA e do atual Comando do GAM e da PMERJ.
O amigo CB PM WAGNER BATISTA (Tripulante Operacional - CTAM 2003):
depois de nós. outros virão, mas o passado não se muda, e nós seremos sempre
os PIONEIROS!! Parabéns pelo seu excelente trabalho a bordo do IBAMA 03!
Nossa missão junto ao NOA/IBAMA começou no aeroporto Santos Dumont (RJ), onde seguimos em voo da TAM para Brasília (DF). De lá pegamos conexão também da TAM para Cuiabá (MT).
Na capital matogrossense embarcamos em voo da empresa TRIP para Sinop (MT) e, após a escala, seguimos para Alta Floresta (MT), nosso destino final. Nunca fiz tantos pousos e decolagens (de avião, é claro) no mesmo dia!!
Municípios da Amazônia Legal: aqui o Brasil é mais verde,
graças ao incansável trabalho de órgãos como o IBAMA!
Na manhã do dia 16/06 já seguimos no "IBAMA 03", um helicóptero monomotor modelo BELL LONG RANGER, para Cuiabá (MT).
Em Cuiabá (MT), fomos muito bem recebidos pelos amigos do CIOPAER, unidade que já teve muitos pilotos em operação junto ao NOA/IBAMA.
IBAMA 03: o helicóptero BELL LONG RANGER tem capacidade para 7
(sete) pessoas e, apesar de ser bi-pá, mostrou-se um "trator" ao carregar
tantos equipamentos, pessoas e bagagens a bordo.
Aprendi que: "pai é pai, mãe é mãe e Bell é Bell!"
Escala técnica para reabastecimento em Sinop (MT):
conhecendo locais muito interessantes no interior do Brasil.
Em Cuiabá (MT), fomos muito bem recebidos pelos amigos do CIOPAER, unidade que já teve muitos pilotos em operação junto ao NOA/IBAMA.
Aeronave e logo do CIOPAER: unidade aérea de referência para todo o Brasil.
Ainda em Cuiabá (MT), tive a grata surpresa ao reencontrar 02 (dois) ex-alunos da EsAv/PMERJ 2009 que estão fazendo estágio em voo no CIOPAER (MT), os Tenentes da Polícia Militar de Tocantins (PMTO) DALLA e ALDO.
TEN DALLA e TEN ALDO: excelentes alunos da EsAv 2009 que estão
conhecendo excelente doutrina de voo no CIOPAER (MT), indicativo
de um futuro promissor para a aviação tocantinense! Bons voos, amigos!
De Cuiabá seguimos em voo no helicóptero "IBAMA 03" para a pequena cidade de Guarantã do Norte (MT), às margens da BR 163. No local realizamos a identificação de garimpos ilegais, delimitação de áreas de floresta desmatadas irregularmente, notificação e autuação de infratores, apreensão de armas de fogo, etc.
Reencontrando ex-alunos da FORÇA NACIONAL em plena Guarantã do Norte (MT):
a tropa de elite do Governo Federal atuando nos mais distantes rincões do Brasil!
Obrigado pelo apoio ao IBAMA, amigos FN! FORÇA!!! BRASIL!!!
As missões do IBAMA tem um constante ar de aventura pois nunca sabemos ao certo onde vamos operar, tampouco o que encontraremos pela frente. Armas de fogo e kits de sobrevivência na selva convivem pacificamente a bordo das aeronaves operadas pelo NOA/IBAMA...
A navegação aérea visual na Amazônia é bem mais complexa do que uma navegação aérea visual feita sobre qualquer centro urbano... sem referências visuais significativas sobre a selva, um pequeno erro de alguns graus na bússola ou no GPS pode nos levar para bem longe do destino desejado onde, fatalmente, ficaremos sem combustível para o regresso... a "pane seca" na Amazônia pode custar muito caro para a tripulação!
Operar com o IBAMA significa fazer parte de uma equipe de HERÓIS ANÔNIMOS DO COTIDIANO que trabalham incansavelmente em prol da preservação do meio ambiente e da maior biodiversidade do planeta!
Nos pequenos municípios do interior do Brasil tem muita gente que quer ganhar dinheiro destruindo um bem que é de todos nós: o meio ambiente e os recursos naturais!
Tratores e correntes: as armas que os ASSASSINOS da floresta utilizam...
Para combater e evitar isso, existe o IBAMA, que com cerca de apenas 800 fiscais em todo o território nacional, faz milagres para impedir que a ganância de alguns acabe com esse rico patrimônio da humanidade que é a Amazônia!
Notificações e autuações de infratores fazem parte do cotidiano do IBAMA.
Eu, Rodolfo (Cmte), Pereira (Inspetor Manutenção), Aristides (Fiscal) e
Wager (Fiel): a incansável tripulação que operou em Guarantã do Norte.
As operações aéreas desenvolvidas pelo IBAMA normalmente abrangem mais de um município, o que permite que a tripulação da aeronave conheça locais onde jamais imaginaram estar...
Base aérea de Cachimbo (MT), local onde pouquíssimos pilotos da aviação
policial já tiveram o prazer de pousar. SELVA!! BRASIL!!
Black Hawk da FAB, em Cachimbo (MT): essa é a máquina!!!
Às vezes as condições meteorológicas ou algum NOTAM impede que a operação aérea ocorra. Nesses dias, o descanso é muito bem vindo...
Eu, Wagner (Fiel), Rodolfo (Cmte) e Pereira (Inspetor Manutenção):
Mau tempo no ar, tripulação no bar!! Ninguém é de ferro...
Mau tempo em cima, piloto na piscina!!
Merecido descanso após 12 dias ininterruptos de trabalho árduo...
Operação ambiental do IBAMA: nobre missão, realizada por destemidos profissionais, que merecem o reconhecimento e admiração de toda a sociedade brasileira e o eterno agradecimento de diversas corporações que compõem tripulação nas aeronaves operadas pelo órgão.
Muito obrigado pela oportunidade, queridos amigos do NOA/IBAMA! Até a próxima missão!!
Ao término da missão, podemos ostentar a preciosa "bolacha"
do NOA que faz alusão à uma espécie de falcão da Amazônia, a
ave MACAUÃ! Obrigado pela HONRA, amigos do NOA!
Cmte Duton
P.S.: Em setembro de 2005, enquanto eu servia à disposição do Gabinete Militar da Casa Civil do Governo do RJ, fiz minha primeira missão pelo NOA/IBAMA, também com o amigo Cmte RODOLFO LOBO COSTA, fiscal do IBAMA e piloto de helicóptero que acumula quase 9.000 (nove mil) horas de voo de experiência!
Naquela oportunidade, operamos em Rondônia e no sul do Estado do Amazonas. Algumas fotos eu postei aqui no blog há alguns meses atrás.
É sempre muito bom operar e aprender tanto com amigos extremamente competentes e responsáveis como é o Cmte RODOLFO LOBO COSTA! Muito obrigado, amigo!!
Essa aeronave Bell Long ranger esteve em Confresa - MT. A Companhia de PM-MT da cidade recepcionou a equipe e o helicóptero
ResponderExcluirFala Cmte Duton,
ResponderExcluirMuto bom ler a respeito destas operações. Espero em breve, muito breve, fazer parte deste Grupo seleto de Guerreiros que combatem na Selva Amazonica.
"...pronto para, em condições de..."
Grande abraço amigo!
Ten PMRN Romualdo
CEIOPAER/RN
Prezado Dhyogo Rodrigues,
ResponderExcluirBom dia.
A aeronave que eu tripulei, a de prefixo PR-HLB, não foi para Confresa dessa vez, mas sim para Guarantã do Norte e depois para Alta Floresta, ambos municípios do norte do Mato Grosso.
Atualmente o NOA / IBAMA opera simultaneamente com 6 (seis) helicópteros espalhados pelo Brasil e certamente foi uma das demais aeronaves da frota contratada pelo IBAMA que esteve em Confresa - MT.
O incondicional apoio da PMMT e demais órgãos públicos é crucial para o bom andamento das missões, sem dúvidas. Muitos aviadores do CIOPAER/MT já tripularam os helicópteros do IBAMA e sabem da importância em apoiar esse órgão.
Obrigado pelo comentário. Grande abraço,
Cmte Duton
Prezado amigo Cmte Romualdo,
ResponderExcluirBom dia.
Você é um grande amigo e gostaria muito de te ver voando com o NOA/IBAMA.
Farei todo o possível para te ajudar nessa caminhada, visto que você é um excelente e respeitado profissional, merecedor das boas oportunidades que nossa carreira oferece!
Aos AMIGOS, TUDO!!
Forte abraço, Comandante! Bons voos aí nesse paraíso que é o RN...
Cmte Duton