quinta-feira, 28 de abril de 2011

Piloto de helicóptero: uma NOBRE profissão!

O piloto de helicóptero da RAF, William Arthur Philip Louis e sua noiva, Kate Middleton.


As notícias divulagadas ao longo de toda a semana não me permitem outra postagem neste blog senão a que aborde o assunto do casamento do Príncipe William com a angelical Kate Middleton.

Como não poderia deixar de ser, o foco das atenções está concentrado na noiva, a bela Kate Middleton: seu vestido, seu penteado, sua rotina, sua família, suas histórias do passado, enfim, tudo que se refere a Kate Middleton ganhou destaque na imprensa internacional nos últimos dias.

Quanto ao noivo, só se fala que ele é o filho primogênito do Príncipe Charles com a falecida Princesa Diana.

Pouco se notíciou a respeito da vocação/profissão do Príncipe de Gales: William é PILOTO DE HELICÓPTERO da ROYAL AIR FORCE!!

Exercendo essa NOBRE PROFISSÃO, o herdeiro do trono real labuta realizando resgates e missões humanitárias a bordo dos helicópteros modelo SEA KING da ROYAL AIR FORCE.

Devido a enorme VERSATILIDADE que possuem os helicópteros, essas máquinas fantásticas podem pairar no ar, o que permite a resgatistas chegarem ao solo ou água através de técnicas de rapel e/ou utilizar guinchos e ganchos acoplados aos helicópteros para realizar missões de resgate e salvamento.

Ao contrário dos aviões, que possuem ASAS FIXAS à fuselagem, os helicópteros possuem ASAS ROTATIVAS, normalmente conhecidas como "pás" ou "Blades", em inglês.

As pás dos rotores dos helicópteros são as ASAS que fazem essas máquinas ganharem sustentação e voar!

Como os helicópteros INDEPENDEM DE PISTA PARA DECOLAR E POUSAR, podem acessar locais de difícil acesso e, dessa forma, salvar muitas vidas e ajudar pessoas em dificuldades.

O voo de resgate, normalmente feito em condições atmosféricas adversas e que exige dos helicópteros sua máxima performance, coloca em risco de vida toda a tripulação da aeronave, que deve manter-se firme no objetivo de salvar e socorrer, sem o direito de cometer falhas!! 

Não se trata de uma NOBRE PROFISSÃO??

No Estado do Rio de Janeiro as Polícias Civil e Militar, bem como o Corpo de Bombeiros, possuem helicópteros e pilotos treinados para servir, proteger e socorrer com segurança!

Voltando ao assunto do casamento real do dia 29 de Abril de 2011, deixo uma reflexão:

- A NOBREZA da profissão de piloto de helicóptero não está no fato de um Príncipe da Família Real Britânica exercê-la, mas sim no PROPÓSITO MAIOR que rege a nossa atividade, que é voar para proteger pessoas, transportar com segurança e rapidez quem precisa, e salvar e socorrer quem necessita.

Que cada piloto de helicóptero consiga conquistar a "sua" Kate Middleton e, a seguir, que lhe proporcione o merecido tratamento de Princesa!

Bons voos Cmte William, e felicidades ao casal!


Cmte Duton

P.S.: Apenas um desabafo: O Príncipe Willian pilota na RAF potentes helicópteros bimotores modelo SEA KING, enquanto aqui no RJ e na maior parte das forças públicas estaduais do Brasil, a gente realiza missões de resgate e salvamento a bordo de helicópteros MONOMOTORES...

Pelo risco ainda maior que enfrentamos, merecemos uma princesa mais bonita que a dele... rs

domingo, 24 de abril de 2011

Blog: 7.350 visualizações nos primeiros 8 meses!!!

Blog Comandante Duton: mais de 30 visualizações por dia nos primeiros 8 meses!!


Lançado oficialmente no dia 21 de agosto de 2010, este blog completa hoje (21 ABR 2011) 8 meses de existência e contabiliza 7.350 visualizações conforme a estatística do Google inserida no rodapé da página (agora que vc está lendo essa postagem esse número já subiu, graças a vc!! Obrigado).

O meu amigo CAP PMESP EDUARDO BENI, autor do site PILOTO POLICIAL, registrou o lançamento do meu blog em seu site, vejam no link abaixo:

http://www.pilotopolicial.com.br/?p=11943#more-11943

Partindo de uma matemática básica, concluo que em 8 meses houve uma média de 918,75 visualizações do blog por mês!!

Aprimorando as contas, concluo que a média diária foi de 30,625 visualizações!!

Indo além: 1,27 pessoas acessam o blog por hora!! rsrs

Nada mau para quem iniciou o blog apenas como MEIO DE RESPONDER PERGUNTAS QUE ME FORAM FEITAS COM FREQUÊNCIA.

Sempre foi comum ouvir de pessoas conhecidas e desconhecidas coisas do tipo: como faço para ser piloto de helicóptero??

Como faço para ser policial do GAM??

O que tenho que estudar para passar no concurso da ANAC para piloto??

Essas e outras perguntas eu passei a responder da seguinte forma: VEJA NO MEU BLOG!!

Pode parecer preguiça minha, mas não é! 

Entendo que uma pessoa preguiçosa não escreve em blog, prefere ver tv ou dormir...

Os textos e respostas que insiro em meu blog são de minha única e exclusiva RESPONSABILIDADE, motivo pelo qual procuro estudar bastante o assunto antes de publicá-lo aqui. 

Além do mais, em 2011 acumulo 10 anos de envolvimento com a aviação de helicópteros, o que me autoriza a responder melhor quem me procura para tratar desse tema.

Agradeço a todos que visitam meu blog e, dessa forma, me incentivam a escrever cada vez mais e melhor.

Apesar de contar com poucos seguidores (hoje são 32 seguidores, sendo 31 familiares meus... rsrsrs brincadeira...), as estatísticas do Google não me permitem outro entendimento senão o de que esse blog tem agradado meus leitores.

Até a próxima postagem.

Cmte Duton

P.S.1: Enquanto eu estava servindo na ASSESSORIA ESPECIAL DE AVIAÇÃO POLICIAL (AEAP) da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (FNSP) em Brasília (DF), eu quase não publiquei artigos no blog por absoluta falta de tempo!!

A jornada de trabalho exaustiva e as viagens a serviço me dificultavam publicar artigos aqui, mas agora que voltei para a minha unidade de origem, o GAM, está mais fácil manter esse blog sempre atualizado.

P.S.2: Também voltei a acessar o TWITER: @ComandanteDuton.

Não sou novela mas podem me seguir!! rsrsrs

Páscoa no GAM - 21 de Abril de 2011

Helicóptero prefixo PR-IDR "Fênix 04" sendo rebocado do hangar para o heliponto do GAM


O sol mal começou a surgir no horizonte no domingo de Páscoa (21 ABR 2011) e os helicópteros do GAM já estavam sendo rebocados para o heliponto principal da Base Fênix, em Niterói (RJ).

Em atenção à solicitação do Batalhão de Policiamento Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) da PMERJ, decolamos do GAM bem cedo para dar suporte aéreo à tropa do BPFMA que operava por terra.

Nossa missão: coibir e reprimir a soltura de balões, crime que pode causar muita alegria e satisfação para quem solta os balões e, ao mesmo tempo, muita desgraça e tragédia para quem tem um desses artefatos caídos sobre suas cabeças e casas.

Viajando ao sabor dos ventos, os balões não possuem qualquer forma de controle que os direcione para lugares seguros pre-estabelecidos. Uma vez soltos na atmosfera, vão para onde o vento empurrar e podem cair em qualquer lugar, causando mortes, ferimentos, danos e incêndios.

Pouca gente se dá conta, mas os riscos de um balão solto no ar começam antes mesmo dele cair: ainda em voo, os balões são um perigo iminente para as aeronaves que operam no espaço aéreo inferior e superior.

Há relatos de balões que atingiram 17.000 pés de altura, cerca de 6 Km!!

Não é difícil imaginar que centenas de aeronaves poderiam ter colidido com esses "brinquedos perigosos"...

Apenas na região metropolitana do Rio de Janeiro existem 5 aeroportos de movimento constante: Santos Dumont - SBRJ (Centro da cidade), Galeão - SBGL (Ilha do Governador), Jacarepaguá - SBJR (Barra da Tijuca), Base Aérea dos Afonsos - SBAF (Sulacap) e Base Aérea de Santa Cruz - SBSC (Santa cruz).

Todas as aeronaves que operam nesses aeroportos podem se ver diante de balões soltos de qualquer ponto da região metropolitana do Rio, o que demosntra o perigo que essa "brincadeira" oferece para todos nós, aeronautas ou não.

Não solte balões!!! O risco é muito maior que a eventual beleza que esses objetos oferecem!!

Cmte Duton

P.S.: Veja no link abaixo a matéria publicada no jornal EXTRA on line a respeito da prisão de baloeiros que o GAM fez em 2009.

sábado, 23 de abril de 2011

Rio de Janeiro visto a 2.000 pés do helicóptero do GAM



Durante o desfile cívico-militar do dia 07 de Setembro de 2009, dois helicópteros do GAM mantiveram espera sobre a cidade de Niterói, mantendo uma altitude constante de 2.000 pés (aproximadamente 700 metros).

Somente após a autorização do responsável pelo desfile aéreo, os helicópteros do GAM puderam abandonar o circuito de espera e descer para 500 pés (150 metros) a fim de desfilar sobre a Avenida Presidente Vargas, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro.

Enquanto esperávamos a autorização do responsável para iniciar nosso desfile aéreo, nada melhor do que registrar em vídeo a belíssima vista que se tem da cidade maravilhosa a 2.000 pés! Foi o que fiz e agora compartilho com meus leitores.

Apertem os cintos e bom voo!

Cmte Duton


P.S.: Somente a título comparativo, quando se chega de avião ao aeroporto Santos Dumont, essas aeronaves executam o circuito de tráfego aéreo para pouso na cabeceira 20 a 1.500 pés. 

No presente vídeo, nossos helicópteros estão a 500 pés acima da altitude normal de circuito de tráfego para aviões a jato!!

Treinamento no aeroporto de Maricá, RJ (2004)

Procedimento de desaceleração rápida

Achei esse vídeo em meus arquivos pessoais, do tempo em que eu trabalhava na COORDENADORIA ADJUNTA DE OPERAÇÕES AÉREAS (CAOA), hoje transformada em Subsecretaria (SAOA).

Trata-se de um treinamento de desaceleração rápida feito com o helicóptero AS 350 BA Esquilo.

O aeroporto mostrado na filmagem é o de Maricá, no Estado do Rio de Janeiro.

Essa manobra serve para reduzirmos rapidamente a velocidade de deslocamento horizontal do helicóptero. É utilizada pelos pilotos de helicóptero na finalização do procedimento de pouso em autorrotação, quando pousamos o helicóptero sem o motor funcionando!!

Notem que, durante a "freiada" do helicóptero, os pilotos apontam o nariz da aeronave para cima, momento em que só se vê o céu na filmagem...

Cmte Duton

Operações de fiscalização ambiental com IBAMA na Amazônia (2005)

Recém chegado do CRM realizado na sede do IBAMA em Brasília, DF, resolvi publicar aqui algumas fotos da missão que participei em 2005, como copiloto do Cmte RODOLFO LOBO COSTA.

Trabalhamos por 15 dias ininterruptos em missões de fiscalização ambiental em municípíos de Rondônia e do sul do Amazonas.

Voar sobre um mar de gigantescas árvores foi uma experiência inesquecível para mim e que poucos pilotos de segurança pública já vivenciaram...

Agradeço mais uma vez ao seleto time do NOA - Núcleo de Operações Aéreas do IBAMA, por me proporcionar essa oportunidade ímpar.

Pouso para abastecimento com bomba elétrica em uma quadra de futebol de salão (Boca do Acre, AM)



Zona de pouso eventual (quase não tinha FOD!!) rs



Foto no maio do NADA para guardar de lembrança!!


Cmte Duton

Curso de Gerenciamento Avançado na ILEA - Roswell (New Mexico, EUA - 2008)

International Law Enforcement Academy - ILEA (Roswell, New Mexico, USA)


Em maio de 2008 eu tive o PRIVILÉGIO de ser o primeiro Oficial da PMERJ a ser indicado pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil para realizar o ADVANCED MANAGEMENT COURSE (Curso de Gerenciamento Avançado) na INTERNATIONAL LAW ENFORCEMENT ACADEMY (Academia Internacional de "Polícia"), que fica na cidade de Roswell, no Estado do Novo México, Estados Unidos da América.

Participei da Sessão nº 65 do curso juntamente com Delegados da Polícia Federal do Brasil e Delegados de diversas Polícias Civis do Brasil.

Como representantes das Polícias Militares do Brasil fomos eu e o então MAJ PMDF JEAN RODRIGUES DE OLIVEIRA.

A turma foi composta por 43 alunos, sendo 17 brasileiros, 14 peruanos da Policia Nacional de Peru e 12 chilenos da Policia de Investigationes de Chile e dos Carabineros de Chile.

O curso teve duração de um mês inteiro e foi ministrado integralmente no idioma inglês.

As aulas foram realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h as 18h. Aos sábados participamos de atividades extracurriculares como visitas guiadas a presídios, tribunais de justiça e agências policiais.

Dentre as dezenas de disciplinas ministradas nesse fabuloso curso, destacaram-se:

- Performance Psychology Stress Management for Leadership;

- Maintaining a Civil Society Through Effective Policing;

- The World Wide Terrorist Threat - Defining Terrorism;

- The World Wide Terrorist Threat - Basic Explosives;

- Improvised Explosive Devices (IED); dentre outras.

Importante ressaltar que, durante as instruções de Comando e Controle e as de Gerenciamento de Crises, a doutrina adotada amplamente por diversas agências de segurança pública dos EUA inclui o HELICÓPTERO como ferramenta indispensável tanto como plataforma de observação aérea, como meio de intervenção tática. 

Diante dos mega-eventos esportivos que se aproximam do Rio de Janeiro, tais como a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016), o GAM está inserido no planejamento estratégico das ações a serem desenvolvidas pela PMERJ, utilizando os HELICÓPTEROS E AS TECNOLOGIAS DE BORDO a serviço da corporação e de toda a população.

O CAP PMERJ CLAUDIO DOS SANTOS LEITÃO, Oficial expoente do GAM, é o responsável pelos projetos de modernização das aeronaves e das tecnologias de bordo a serem usadas pela PMERJ.

Cmte Duton 

CTO - Curso de Tripulante Operacional da PMERJ


"Aquecimento" do CTO 2003: algumas dezenas de flexões 
de braço após 10 Km de corrida na areia da praia da Barra


O CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL (CTO) é a porta de entrada para as Praças e Oficiais Subalternos da PMERJ que desejam trabalhar a bordo dos helicópteros Fênix.

Ministrado por Oficiais e Praças do GAM que possuem a devida qualificação aeronáutica, o CTO habilita os Policiais Militares a exercerem a função de TRIPULANTE OPERACIONAL no GAM.

O Tripulante Operacional do GAM é responsável pela guarda da aeronave quando esta se encontra pousada fora da sede.

É o Tripulante Operacional que realiza o tiro embarcado no caso de repelir injusta agressão contra a aeronave.

O Tripulante Operacional também auxilia os pilotos na navegação aérea segura, informando obstáculos no solo, aves na rota, aeronaves nas proximidades, etc.

O Tripulante Operacional do GAM deve dominar as seguintes técnicas que são utilizadas diariamente:

a) realizar embarque e desembarque do helicóptero voando a baixa altura;

b) realizar descidas de rapel do helicóptero;

c) realizar deslocamentos aéreos utilizando a técnica do Cabo McGuire;

d) realizar deslocamentos aéreos utilizando a técnica da preguiça;

e) dominar técnicas de nós e laçadas; e,

f) realizar com precisão o tiro embarcado com armas longas (fuzil).

Por tudo isso, os requisitos para admissão no CTO do GAM são bastante rigorosos, semelhantes aos exigidos para os cursos do BOPE.

Rappel invertido de 40 metros: sabia que era "lenha", veio porque quis!!



O primeiro CTO da PMERJ foi realizado entre junho e setembro de 2002, ano de inauguração do GAM.


Na ocasião foram formados 02 (dois) Tenentes (eu e o então TEN Alexandre Barbosa de Lima) e 20 (vinte) Praças.

O CTO dura em média 10 semanas e insere os concludentes na tropa de elite aérea da PMERJ.

Cmte Duton

P.S.: Ainda não há confirmação se haverá novo CTO no corrente ano de 2011.

Os interessados em realizar o CTO devem atentar para as publicações em BOLETIM PMERJ e/ou acompanhar esse blog, onde divulgarei o que for publicado no BOL PM sobre o próximo CTO.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

SAER da PCERJ na Revista VEJA RIO - 27 Abril 2011


O Serviço Aeropolicial da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (SAER / PCERJ) ganhou local de destaque na edição da Revista VEJA RIO durante o feriadão da Semana Santa 2011.

Intitulada "OS GUERREIROS DO AR", a reportagem é de leitura obrigatória para os amantes da aviação de segurança pública e retrata a dura rotina e formação dos bravos guerreiros do SAER.

A matéria realça o fato de que o SAER / PCERJ esteve presente em todas as grandes ocorrências recentes envolvendo questões de segurança pública e defesa civil, tais como:

- Prisão do miliciano Ricardo Teixeira da Cruz, o "Batman", em maio de 2009;

- Resgate em Angra dos Reis e Ilha Grande em janeiro de 2010;

- Ocupação do Complexo do Alemão em novembro de 2010;

- Resgate na Região Serrana em janeiro de 2011; e,

- Ocupação do complexo de São Carlos em fevereiro de 2011.

A reportagem destaca ainda que TODOS os 40 homens do SAER / PCERJ possuem formação acadêmica de nível superior e a maioria domina o idioma inglês. Por isso mesmo, recebem salário diferenciado justificadamente.

Parabéns aos amigos do SAER / PCERJ pelo diuturno trabalho realizado no céu do Rio de Janeiro e pelo merecido reconhecimento por parte da imprensa fluminense!

Abraço a todos e bons voos!

Cmte Duton


quinta-feira, 21 de abril de 2011

CRM na sede do IBAMA (DF)


Eu, Cmte Rodolfo Lobo Costa, Cmte Ciro Voltaire e Everton Pimentel na sede do IBAMA (DF)


Nos dias 19 e 20 de Abril de 2011 foi realizado na sede do IBAMA, em Brasília (DF) o CREW RESOURCE MANAGEMENT (CRM) ministrado pela empresa AIR SAFETY.

O CRM feito no IBAMA é um pré-requisito indispensável para os pilotos de helicóptero que aspiram voar nas aeronaves do IBAMA que operam em todo o Brasil.

Além do CRM e do curso de adaptação às aeronaves, todos os pilotos que aspiram voar no IBAMA são submetidos a uma PROVA DE CONHECIMENTOS PRÁTICOS E TEÓRICOS DE VOO antes de serem admitidos nos quadros do órgão.

Curso que objetiva, acima de tudo, a SEGURANÇA DAS OPERAÇÕES AÉREAS, o CRM realizado pela empresa AIR SAFETY contou com a presença de policiais militares, policiais civis e policiais rodoviários federais de todo o Brasil. Bombeiros e servidores do DETRAN DF também integraram a turma de CRM 2011 do IBAMA.

Em agosto de 2005 eu tive a HONRA de ser o primeiro piloto da PMERJ a participar de uma missão do IBAMA.

Minha missão teve início em Porto Velho (RO) e, juntamente com o amigo Cmte Rodolfo Lobo da Costa, voamos quase 50 horas em 15 dias!!

Nessa ocasião nós voamos por diversos municípios da Amazônia onde eu jamais imaginei que estaria na vida... foi uma experiência ímpar na minha carreira de piloto!

A operação no IBAMA requer minucioso planejamento de voo e um gerenciamento de cabine muito preciso.

Como as operações de fiscalização ambiental são feitas, em sua maioria, em clareiras abertas por madeireiros em plena floresta amazônica, a tripulação deve estar bastante afinada para que tudo dê certo!

A partir desse CRM, vislumbra-se uma maior cooperação entre o GAM / PMERJ e o IBAMA a fim de que pilotos e tripulantes operacionais do GAM possam participar das operações ambientais do IBAMA e adquirir uma valiosa experiência profissional.

Obrigado pela excelente oportunidade concedida para nós do GAM, amigos do IBAMA!!

Bons voos!!

Cmte Duton

P.S.: O MAJ PMERJ Rogério Cosendey Perlingeiro também realizou o CRM no IBAMA junto comigo, representando o GAM / PMERJ.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tripulação do GRAER PMBA pernoita no GAM


Tripulação do GRAER PMBA no GAM: CAP Hérlon, CAP César Ricardo, eu e SGT Sena



No domingo dia 17 de Abril de 2011 a tripulação do GRAER / PMBA composta pelo CAP PM Hérlon Lima (Comandante da aeronave e seguidor deste Blog!! rsrs), CAP PM César Ricardo (2P) e SGT PM Sena (Mecânico de aeronave) chegaram ao GAM no final do dia, vindo de uma longa viagem iniciada em Salvador (BA) pela manhã.


A tripulação do GRAER / PMBA estava de passagem pelo Rio de Janeiro pois seu destino era a fábrica da empresa HELIBRÁS, na cidade de Itajubá (MG), onde o helicóptero "GUARDIÃO 05" vai passar por uma inspeção de manutenção de 400 horas.


Os amigos Bahianos foram recebidos por mim por volta das 18:30h e fomos juntos jantar no PLAZA SHOPPING NITERÓI.


A tripulação estava sem refeição desde que saiu de Salvador (BA) e após quase 7 de horas de voo, com 2 pousos para abastecimentos (Vitória - ES e Jacarepaguá - RJ), os amigos encararam duas saborosas pizzas na praça de alimentação do PLAZA NITERÓI.


O pernoite da tripulação foi feito nas instalações do GAM que, apesar de modestas, foram elogiadas pelos sempre simpáticos Bahianos.


Na manhã de segunda-feira dia 18 de Abril os amigos do GRAER / PMBA decolaram com destino a Itajubá (MG), onde terminaram sua missão.


Foi um prazer recebê-los aqui no GAM, amigos!! Voltem sempre, a casa aqui é nossa!!


Só faltou o acarajé...



Cmte Duton

sábado, 16 de abril de 2011

Visita do Falcão 03 do GRAER/PR ao GAM

Tripulação do FALCÃO 03 do GRAER/PR no GAM (Sábado 16 ABR 2011): CAP Adilar, CAP Selmer, MAJ Marcelo Vaz (GAM), TEN CEL Arthur, eu e CB Teles.



Na tarde do sábado dia 16 de Abril de 2011 a aeronave AS 350 B4 prefixo PR - ECB do GRAER/PR esteve no GAM para uma visita de cortesia e devolução de uma fonte externa emprestada pelo GAM durante a LAAD 2011.

A aeronave FALCÃO 03 comandada pelo TEN CEL BMPR ARTHUR estava em exposição na LAAD 2011 (Latin America Aero & Defense) juntamente com o helicóptero do GAM modelo HUEY II (Bell).

A LAAD 2011 ocorreu nos pavilhões 3 e 4 do Riocentro entre os dias 12 e 15 de Abril e ambas as aeronaves do GRAER e do GAM prestigiaram e abrilhantaram o evento.

Cabe ressaltar que no corrente ano de 2011 essa foi a segunda vez que a aeronave FALCÃO 03 comandada pelo TC ARTHUR esteve em solo (e no céu) fluminense.

Em Janeiro, enquanto eu estava em Brasília (DF) servindo à disposição da AVIAÇÃO DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, tive a necessidade de mobilizar helicópteros para apoiar as operações de resgate e socorro durante a tragédia que ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro.

O TC ARTHUR, que é o Comandante do GRAER/PR, foi um dos primeiros que acionei e prontamente nos ajudou, deslocando seu imponente Esquilo B4 para a região serrana fluminense, sendo ele próprio o Comandante da aeronave que veio ao RJ e operou por quase 15 dias ininterruptos na região.

Foi com imenso prazer que recebemos a visita do TC ARTHUR e sua tripulação em nossa unidade e esperamos poder rever os amigos paranaenses em breve, em qualquer lugar desse imenso país.

Bons voos, Falcões do Paraná! Até breve!!

Cmte Duton




sexta-feira, 15 de abril de 2011

Palestras do GAM na ESPM


A Escola Superior de Polícia Militar (ESPM) é uma unidade de ensino superior da PMERJ onde anualmente ocorrem dois cursos de carreira obrigatórios para os Oficiais da PMERJ: o CAO e o CSP.

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) é um curso voltado para os Oficiais Intermediários (Capitães) que estão se preparando para o ingresso no Oficialato Superior da PMERJ, ao serem promovidos ao posto de Major.

O Curso Superior de Polícia (CSP) é um curso voltado para os Oficiais Superiores da PMERJ (Majores e Tenentes-Coronéis) que almejam a promoção ao último posto da carreira, o de Coronel.

Nos dia 12 e 14 de Maio de 2011 Oficiais Superiores do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) da PMERJ estiveram na ESPM palestrando sobre o policiamento aéreo e o policiamento marítimo para os Oficiais-alunos do CAO e do CSP.

Representando o NÚCLEO DE POLICIAMENTO MARÍTIMO (NPM) do GAM, o MAJ RODRIGO SANGLARD palestrou sobre o policiamento marítimo feito com embarcações em todo o Estado do Rio de Janeiro, dando destaque aos custos de manutenção das embarcações, suas melhores formas de emprego, bem como suas limitações operacionais.

Representando o NÚCLEO DE POLICIAMENTO AÉREO (NPA) do GAM, estive eu, MAJ RODRIGO DUTON, que palestrei sobre as maiores potencialidades do emprego dos helicópteros nas operações aéreas policiais, bem como dei destaque às limitações operacionais das aeronaves do GAM.

O nosso público-alvo, os Capitães do CAO e os Majores e Tenentes-Coronéis do CSP, mostraram-se bastante satisfeitos em conhecer melhor essas valiosas ferramentas de que dispõe a PMERJ: os helicópteros e embarcações operados pelo GAM.

Um fato, porém, causou estranheza a quase todos: por que somente agora, após 9 (nove) anos de criação do GAM, começou-se a fazer essa divulgação para o público interno da PMERJ???

Pergunta de resposta "militarmente difícil" de ser respondida, restou óbvio para todos que a inércia de gestões anteriores pode ter sido o principal motivo dessa falta de divulgação do trabalho do GAM.

Olhar pelo retrovisor não é nossa intenção! O que nos importa agora é saber que, doravante, esse projeto de divulgação do trabalho do GAM para o público interno deve ser continuado e jamais interrompido!

Gostaria de deixar publicamente registrado o meu sincero agradecimento ao CEL PM ANTONIO CARLOS CARBALLO BLANCO, Comandante da ESPM e renomado profissional do meio acadêmico/universitário, que desde o primeiro momento foi bastante simpático e favorável à divulgação do trabalho do GAM para os futuros gestores da PMERJ que estão sob o seu comando na ESPM.

Dando continuidade ao trabalho de divulgação do GAM interna corporis, as próximas palestras serão feitas, no mês de Maio de 2011, na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR D. JOÃO VI (APM D. JOÃO VI), berço de formação dos Oficiais da PMERJ e também no CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS (CFAP), glorioso portão de entrada das praças da PMERJ.

Com isso o GAM conquista, a cada nova palestra, novos parceiros dentro do público interno da PMERJ que passam a conhecer melhor os helicópteros e embarcações que estão em uso na corporação e À DISPOSIÇÃO DE TODOS NÓS!!!

Abraço a todos.

Cmte Duton

OBS: A palestra que será feita na APM D. JOÃO VI será restrita aos Cadetes do 3º ano do CFO, pois a intenção do GAM é retornar anualmente à APM para novas palestras, sempre com foco nos Cadetes que já estão perto de se formarem Aspirantes.

sábado, 2 de abril de 2011

Radiopatrulhamento Aéreo Preventivo



Em ternos jurídicos, a função de polícia pode ser dividida em duas:

1 - Polícia Administrativa: a quem cabe prevenir delitos e atos anti-sociais. Atua de forma ostensiva;

2 - Polícia Judiciária: a quem cabe apurar as infrações penais, identificando a autoria e a materialidade dos fatos.

No Brasil as Polícia Militares estaduais e do DF têm função eminentemente ADMINISTRATIVA, cabendo-lhes, por força constitucional, a função de POLÍCIA OSTENSIVA E A PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA.

Dentro do contexto de POLÍCIA OSTENSIVA PREVENTIVA, insere-se o RADIOPATRULHAMENTO AÉREO, uma espécie do gênero patrulhamento.

A legislação infraconstitucional que confere legalidade à atuação das Polícias Militares no radiopatrulhamento aéreo encontra-se nos seguintes dispositivos:

a) Regulamento para as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (R-200, art 2º, letra 27);

b) Decreto-Lei nº 667 / 1969, art. 16;

c) Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) nº 91, subparte K.


O RADIOPATRULHAMENTO AÉREO PREVENTIVO é uma forma de atuação das polícias muito eficiente e, por isso mesmo, é empregado no Brasil e em diversos países mundo afora.

É de fácil percepção que, um helicóptero em voo, pode cobrir uma área de patrulhamento dezenas de vezes mais rápido que uma viatura terrestre.

Em voo, os policiais têm ampla visão do que ocorre no solo, podendo articular via rádio a atuação repressiva das forças policiais terrestres.

Não raro, o próprio helicóptero pode atuar diretamente na repressão a delitos e práticas anti-sociais, o que se verifica no histórico de várias unidades aéreas policiais do Brasil e do mundo.

Longe de ser uma pirotecnia aérea, mas semelhante ao que se vê em alguns filmes de Hollywood, a atuação dos helicópteros policiais transmite real sensação de segurança para a população e é, sem dúvidas, um ostensivo e ruidoso desestimulante para os delinquentes e marginais.

Quem se arriscaria a delinquir tendo sobre sua cabeça um helicóptero tripulado com policiais fortemente armados e treinados, dotados de binóculo com estabilizador de imagem para melhor enxergar o que se passa no solo??



GRUPAMENTO AÉREO E MARÍTIMO DA PMERJ - GAM

O GAM é a unidade operacional especial da PMERJ detentora do vetor de radiopatrulhamento aéreo preventivo.

A atuação preventiva do GAM se dá baseada em dados estatísticos oficiais gerados pelo INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA (ISP), pela COORDENADORIA DE ANÁLISE CRIMINAL (CAC) da PMERJ e pela CENTRAL 190 da SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA (SESEG).

Com base na "mancha criminal" (dias da semana, horários e logradouros de maior incidência criminal) o GAM emprega seus helicópteros no radiopatrulhamento aéreo preventivo com vistas à redução dos principais indicadores estratégicos da SESEG.

Dessa forma, o GAM atua de forma efetiva e eficiente na nobre missão constitucional de POLÍCIA OSTENSIVA E PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA.


Cmte Duton

Reforço no céu do Rio de Janeiro


Foto: Daniel Miranda de Queiroz



No dia do 9º aniversário do GAM, comemorado no dia 21 de março de 2011, a PMERJ recebeu oficialmente a sua nova aeronave: o helicóptero monomotor modelo HUEY II, fabricado pela empresa BELL.


Com capacidade para transportar até 11 combatentes armados, além dos dois pilotos, o novo HUEY II da PMERJ atinge a velocidade máxima de 270 Km/h e possui uma robusta proteção balística.


Adotado inicialmente pela POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - PCERJ, em 2008, o HUEY II da PMERJ é o segundo helicóptero desse modelo a voar em Operações Aéreas Policiais no Brasil.


Seu inconfundível ruído causado pelo rotor principal bipá faz lembrar os famosos filmes sobre a Guerra do Vietnã, onde esse modelo de helicóptero foi vastamente empregado.


Em operação na PMERJ, o helicóptero HUEY II atuará em Operações Aéreas Policiais em apoio ao BOPE, fará o transporte de tropa e de equipes especializadas (snipers, negociadores, condutores de cães, entre outros) e também será empregado no radiopatrulhamento aéreo preventivo.


Seja no ar, seja no mar, estamos prontos para sempre atuar! (canção do GAM).


Cmte Duton