segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pane no rotor de cauda

O acidente fatal mostrado no vídeo abaixo chocou a comunidade brasileira de pilotos de helicóptero e passou a exigir de nós um rigoroso treinamento para se evitar o pior numa ocorrência semelhante.


O helicóptero da Rede Globo, pilotado pelo Comandante Dato de Oliveira, conseguiu flagrar todo o acidente com o "Águia Dourada", um AS 350 "Esquilo", helicóptero da Rede Record. 

As imagens da câmera de vídeo instalada no helicóptero da Rede Record mostram como foram aterrorizantes os últimos minutos de vida do piloto Rafael Delgado Sobrinho...


Para que eventos semelhantes não ocorram no futuro com o mesmo resultado fatal, o Cmte JOAO BOSCO FERREIRA, da EFAI, desenvolveu um treinamento de recuperação de pane de acionamento do rotor de cauda do AS 350 "Esquilo", provavelmente o que ocorreu no helicóptero da Rede Record.

O vídeo abaixo nos ensina algo sobre o assunto e tem como um dos protagonistas o Cmte Hamilton, da Band:


Recentemente passei por esse treinamento e confesso que a sensação de ver o mundo girando em alta velocidade de dentro do helicóptero descontrolado não é nada agradável…

Um dos pilotos do GAM/PMERJ que também passou pelo treinamento de procedimento de emergência na EFAI, o CAP Antônio Assis, filmou esse procedimento de dentro da cabine. Assistam no vídeo abaixo pelo que nós passamos:


Após a realização do treinamento de procedimentos de emergência em voo com o Cmte Bosco, saí com a convicção que MANTER UMA TRIPULAÇÃO CONSTANTEMENTE BEM TREINADA pode fazer a diferença entre a vida e a morte no caso de uma pane real…

Falta apenas que os gestores de empresas e unidades aéreas se convençam disso.

Quem acha que o TREINAMENTO custa caro é porque ainda não experimentou o ACIDENTE!!

Bons voos a todos! 

Cmte Duton

Postagem em memória do Cmte Rafael Delgado Sobrinho
Vídeo em homenagem ao Cmte Rafael Delgado Sobrinho

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Boas e más notícias sobre aviação

A revista "ISTO É" da semana do Carnaval publicou a seguinte notícia:

Coluna da revista "ISTO É" que circulou na semana do Carnaval 2012. 

A má notícia acima, ao meu ver, pode parece muito aterrorizante para quem voa (ou pensa em voar) helicóptero, mas não nos dá uma visão ampla e precisa dos acontecimentos. Vejamos:

É fato notório que a frota de helicópteros cresce anualmente no Brasil, sendo uma das maiores do mundo!

Para um leitor desavisado, pode parecer que falhas humanas e/ou mecânicas podem ser as causas das citadas "quedas" de helicópteros.

Vale lembrar que quem sofre "queda" é fruta madura, que cai da árvore; aeronaves sofrem PANES EM VOO, pode haver ERRO HUMANO na pilotagem e/ou podem ser alvos de ATAQUES como ocorreu com o "Fênix 03" do GAM em 17 de Outubro de 2009, no Morro dos Macacos, Rio de Janeiro ou os aviões jogados contra o World Trade Center, em Nova Iorque, no dia 11 de Setembro de 2001. 

Uma aeronave simplesmente não cai do céu como pingo de chuva…

Não precisa ser um grande matemático ou estatístico para perceber que, se aumentamos o número de uma amostra (número de helicópteros), tende a aumentar o número de eventos analisados, no caso os acidentes aeronáuticos.

Se nós analisávamos uma frota de 100 helicópteros e havia 10 acidentes anualmente, parece natural que se a frota sobe para 150 ou 200 helicópteros pode haver mais de 10 acidentes anualmente, dando a falsa impressão que está ficando "mais perigoso" voar de helicóptero… nada disso!

Os helicópteros estão saindo de fábrica cada vez mais seguros, com novas tecnologias que facilitam a pilotagem e diminuem a carga de trabalho dos pilotos na cabine.

Para que essa lógica perversa não prevaleça, ou seja, aumentarmos a frota de helicópteros e aumentarem também os acidentes aeronáuticos, os OPERADORES e GESTORES de unidades e empresas aéreas tem o dever de adotar todas as medidas mitigadoras de riscos possíveis. Só assim teremos como aumentar a frota de aeronaves sem que aumente o número acidentes!

Talvez a melhor e mais efetiva medida mitigadora de riscos seja a CAPACITAÇÃO DAS TRIPULAÇÕES, que passa necessariamente pelos treinamentos constantes e rotineiros de CRM, emergências, Segurança Operacional, Procedimento Operacional Padrão, entre outros…

Se tais medidas forem adotadas em todas as empresas aéreas e unidades aéreas do Brasil, podemos ler no futura uma boa e precisa notícia, do tipo: 

"Mesmo com o crescente aumento da frota de helicópteros no país, houve redução nos índices de acidentes aeronáuticos no tocante a estas aeronaves".

Um dia ainda teremos jornalistas mais preocupados com a precisão das notícias que publicam, bem como Operadores e Gestores aeronáuticos preocupados efetivamente com a Segurança Operacional.

Cmte Duton




terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Comandante… na íntegra da palavra!

Recebi o texto abaixo de um amigo piloto e compartilho com meus leitores, CORROBORANDO tudo o que vocês vão ler a seguir…


Algumas vezes amigos e pessoas me perguntaram: "O que é ser comandante?" 

Bem, a resposta mais simples pra isso seria dizer que o comandante é aquele piloto que ocupa o assento direito da aeronave e tem a responsabilidade sobre ela e a tripulação. Teoricamente é o piloto mais experiente a bordo. Fácil de responder, embora o conceito deveria ser abordado muito mais profundamente e de forma reflexiva.

Ser comandante exige a proficiência técnica, a experiência e o conhecimento da aeronave e isso, quase todos os pilotos têm a capacidade de conquistar. 

Ser Comandante, com "C" maiúsculo, requer outros atributos que não estão nos manuais e normas dos órgãos reguladores. Na verdade são atributos que devem ser inerentes ao caráter e nisso, infelizmente, nem todos que são pilotos estão capacitados. 

A maturidade, a serenidade, o equilíbrio, a temperança e a capacidade de ponderação e análise com imparcialidade... São atributos que fazem parte de um universo que vai bem além da rotina do cockpit. Devem ser incorporados à vida cotidiana do piloto, para que o indivíduo possa realmente ser chamado de Comandante.

Somente tais virtudes são verdadeiramente capazes de impedir a vaidade excessiva e o exibicionismo, que não raro tosam o senso de justiça e de avaliação. O profissionalismo de um piloto não se mede pelo tamanho do avião/helicóptero que ele voa.

O profissional pode ser piloto em comando de AW 139, S76 C++, Super Puma ou simplesmente de um R 22. O que vai fazer dele um comandante ou um Comandante é a grandeza dos seus atos. 

O piloto de um Boeing pode perfeitamente ser um mero "empurrador de manetes" diante de um piloto de monomotor. A diferença entre ambos será definida pela postura de cada um.

Hoje, se um piloto novato me perguntasse qual é o melhor caminho para ser um Comandante (com "C" maiúsculo), eu com certeza lhe responderia com uma fórmula:

1) Comece a ser um Comandante dentro de sua casa, com seus pais, irmãos, esposa e filhos, tendo senso de justiça, paciência e atenção. Se conseguir isso dentro de casa, vai ser fácil levar para dentro do helicóptero e sua tripulação;

2) Pratique ser um Comandante no seu meio profissional, não fazendo comentários sobre a performance operacional ou a vida pessoal dos colegas, a não ser que suas observações sejam diretamente para os próprios, e pelo bem-estar e segurança deles; Lembre-se que ninguém está livre de cometer erros.

3) Seja polido, educado e acessível às pessoas. Não se deixe jamais contaminar pela arrogância. Estar no comando não qualifica ninguém a semideus;

4) Lembre-se de que você nasceu com dois olhos pra ver, dois ouvidos para ouvir e uma só boca pra falar. Esse recado da natureza é para que ouça muito, veja muito e fale pouco;

5) Tenha senso crítico, mas evite ser crítico. Críticas pejorativas não acrescentam em nada. Seja primeiro juiz de seus próprios atos antes de julgar os outros.

6) Respeite seu companheiro de vôo, respeite a hierarquia estabelecida, agregue valores e não queria tirar a conquista de quem chegou antes de você, agradeça e respeite a oportunidade que tiveste, saiba falar na hora requerida, seja humilde o suficiente para falar somente quando sua opinião for requerida. Evite as conversas improdutivas e bobas e brincadeirinhas que não levam a lugar nenhum;

7) Se não puder levantar, crescer, não derrube quem te deu uma oportunidade. Seja confiável para quem está ao lado;

8) Dê oportunidades na medida que as tem. Ser Comandante não significa minar o caminho de ninguém e nem empurrar quem está na frente. O equilíbrio é tudo.

9) Saiba reconhecer as boas atitudes de seus colegas. Avive as qualidades deles. Incentive-os a seguir em frente. É certo que um dia esses mesmos colegas ainda poderão lhe dar a mão, mas faça isso sem esperar retribuições. Não faça pano preto! Ninguém tem um QI privilegiadíssimo a ponto de ser superior aos outros e único capaz de exercer determinadas tarefas. Se você pode, os outros também podem. Se alguém pôde, você também poderá.

10) Exercite a memória: não se esqueça de ajudar mais aos outros e muito menos se esqueça de quem te ajudou.

Tenha a alma simples!


Precisa escrever mais alguma coisa?? Texto irretocável, assino embaixo.

Cmte Duton

sábado, 18 de fevereiro de 2012

GAM recebe seu primeiro helicóptero de instrução

No dia 09 de Fevereiro de 2012 o Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) da PMERJ recebeu o seu primeiro helicóptero de instrução, um SCHWEIZER modelo 300 CB, prefixo PR-LEI, batizado de "Fênix 06".

O helicóptero de instrução SCHWEIZER 300 CB batizado no GAM de "Fênix 06" 


O voo de traslado do "Fênix 06" entre a EDRA (Ipiúna, SP) e a base do GAM (Niterói, RJ) foi feito pelo CAP Claudio dos Santos Leitão, Oficial de Segurança de Voo (OSV) e Instrutor de Voo de Helicóptero (INV-H) do GAM.

Eu com o CAP Claudio dos Santos Leitão, Oficial EXEMPLAR do GAM:
Desde 2003 a presença do CAP Leitão no GAM faz toda a diferença para
a unidade! Não se imagina o GAM sem ele, face à sua competência, 
inteligência, pró-atividade e extremo grau de comprometimento!
Parabéns meu irmão, o GAM sem você jamais seria o mesmo...


Muito em breve o helicóptero PR-LEI estará voando nos céus do Rio de Janeiro, restando apenas alguns poucos detalhes burocráticos para que se inicie a atividade de instrução prática de voo.

Convém ressaltar que a PMERJ possui uma Escola de Aviação (EsAv) desde 2006 onde já foram realizados diversos cursos de formação teórica de Pilotos Privados e Comerciais de Helicóptero e Avião, bem como foram ministrados Ground Schools do AS-50. 

Com a chegada do nosso SCHWEIZER 300 CB "Fênix 06", estará completa a formação dos futuros pilotos da PMERJ pois a EsAv terá condições de conduzir a formação teórica e prática dos alunos.

O "Fênix 06" e o Staff do Esquadrão de Radiopatrulhamento Aéreo do 
GAM (CAP Penha Brasil, eu, CAP Thiago Martins e CAP Schortch): 
diferentes gerações de pilotos que aprenderão 
"a arte dos pássaros" no SCHWEIZER.


Sonho antigo dos integrantes do GAM, a chegada do helicóptero de instrução acontece um mês antes do Grupamento completar seus 10 anos de existência, o que acontecerá no dia 21 de Março de 2012.

Que venham os alunos! Estamos prontos para voar e ensinar a voar!

Cmte Duton

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Helicóptero da RCMP cai no Canadá


Reproduzo em meu blog uma matéria publica no site PILOTO POLICIAL que muito me interessou devido a postura das autoridades envolvidas no acidente.

Nas três citações do Ministro da Segurança Pública canadense, VIC TOEWS, temos uma verdadeira aula sobre como tratar um profissional de Segurança Pública e sua família.

Vale a pena ler o texto na íntegra e aprender o real valor de um policial.


Um piloto civil da Royal Canadian Mounted Police (RCMP) morreu após seu helicóptero acidentar-se na terça-feira durante um treinamento próximo à Cultus Lake, British Columbia, no Canadá.

O Ministro da Segurança Pública canadense, Vic Toews emitiu um comunicado de condolências à família, amigos e colegas de Dave Brolin, o piloto da aeronave.

Este é um dia muito triste para todos os canadenses”, disse Toews.

A morte de um membro da nossa força policial nacional é um lembrete dos sacrifícios e da bravura dos homens e mulheres que trabalham todos os dias para manter nossas comunidades seguras.”

A RCMP divulgou poucos detalhes sobre o acidente. O piloto trabalha junto a RCMP à vários anos. “Ele morreu em serviço, e nós precisamos garantir que sua família tenha o apoio adequado. … Queremos ter certeza do que ocorreu antes de declarar algo.

Os órgãos competentes canadenses foram chamados para investigar o acidente, que ocorreu pouco antes de duas horas da tarde. “Neste momento, existem muitas perguntas sem respostas.”

Ele se recusou a especular se o clima de inverno que assolou o local poderia ter contribuído no acidente. Uma foto do local do acidente mostraram o helicóptero no chão em meio a uma área escassamente arborizada coberto de neve.

“O TSB (Transport Safety Board) investigará todas as hipóteses, incluindo clima,” disse ele. “A investigação, os aspectos técnicos, estão sob a responsabilidade do TSB. Eles são os especialistas “.

O porta-voz do TSB, Bill Yearwood afirmou que a agência já designou dois investigadores para visitar o local do acidente o mais rapidamente possível. “Nós estaremos trabalhando com em conjunto com a RCMP para tentar determinar a causa do acidente”, disse o Sr. Yearwood.

O helicóptero, um dos seis frota da RCMP, estava participando de um exercício de treinamento com os membros da equipe de resposta de emergência da RCMP.
Quando o helicóptero se preparava para retornar à base, ele caiu diante dos membros da equipe, que ficaram horrorizados. Eles prestaram auxílio ao piloto no local, antes de conduzi-lo para o hospital.

“Eles responderam imediatamente ao ocorrido e fizeram o que podia”, declarou o Superintendente Chefe, Rideout.

Ele disse que um incidente como este é extremamente raro. “Nossa unidade aérea é extremamente importante  para fornecer apoio aos serviços de policiamento desta província”, disse ele. ”Eles recebem o mais alto grau de manutenção e nossos equipamentos são de primeira categoria”.

Rideout disse que a RCMP geralmente emprega civis como pilotos para suas aeronaves, e que a vítima possuia uma grande experiência como piloto antes mesmo de entrar para a RCMP.

Fonte: The Globe and Mail / Tradução e adaptação: Alex Mena Barreto

Cmte Duton

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Curso de Tripulante Operacional (CTO) em 2012

Para o ano de 2012 está prevista a realização de um CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL (CTO) visando a capacitação de Policiais Militares na função de Tripulante Operacional.

Uma única novidade, porém, coloca em risco os sonhos de alguns PMs que anseiam exercer essa nobre função:

- com o advento do COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (COE) e a consequente transferência do efetivo de Tripulantes Operacionais do GAM para o BOPE, a partir do próximo CTO deverá ser pré-requisito para o PM interessado ser cursado no COEsp (Curso de Operações Especiais) ou no CAT (Curso de Aplicações Táticas), ambos cursos internos do BOPE.

Desse modo, a função de Tripulante Operacional passará a ser uma especialização para quem já atua no BOPE, seja por ser "Caveira" (COEsp), seja por ser "Catiano" (CAT).

Seja quem for aluno do próximo CTO 2012, algumas questões permanecem, até o presente momento, imutáveis. Vejamos:

- o exame físico para ingresso no CTO será, como sempre foi, tão rigoroso quanto o exame físico para o COEsp ou o CAT do BOPE;

- a eliminação do CTO se dará por qualquer etapa não cumprida ou cumprida de forma inconsistente;

- a duração do CTO deve permanecer em 11 ou 12 semanas;

- Policiais Militares com histórico profissional ruim dificilmente conseguirão completar o curso… a boa reputação é tão importante quanto estar em boas condições físicas e psicológicas.

Maiores informações sobre o CTO 2012 eu pretendo publicar aqui no Blog assim que souber de maiores novidades. Aguardem as cenas dos próximos capítulos...

Por ora, posso ajudar os futuros alunos do CTO 2012 com a memorização de canções típicas para um turno de Curso de Tripulante Operacional.

A canção abaixo, que eu particularmente cantei muito quando realizei meu CTO em 2002, serve para acalmar a alma do aluno quando atravessamos momentos de fome, sono, frio ou dor… kkkk

Sabemos que qualquer erro do aluno durante a cantoria da música pode levar o turno inteiro de alunos para a água… aí o frio só aumenta! kkkk

Bom curso aos corajosos que se inscreverem! 

Sabe que é "lenha", vem porque quer… Tenta a sorte!! Seja bem vindos!


Cmte Duton


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Respeitando dois limites...

Muitas pessoas já me perguntaram o que devem fazer para ser um "bom piloto" e ter uma longa e bem sucedida carreira de aviador.

Por diversas vezes me vi respondendo a essa pergunta com verdadeiros "sermões", divagando sobre meteorologia, conhecimenso técnicos, teoria de voo, etc, papos que duravam quase meia hora…

Com o tempo, passei a ser mais objetivo na minha resposta, sem contudo deixar de passar o recado que creio ser o certo.

Acho que hoje consegui a resposta mais precisa, concisa e objetiva que eu procurava para responder a pergunta: o que eu preciso para ser um "bom piloto"?

Resposta: RESPEITE BASICAMENTE 2 LIMITES, OS SEUS E OS DA AERONAVE!

Simples assim!

Dessa forma temos grandes chances de nos aposentarmos como pilotos e termos boas histórias para contar para os netos…

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) 
diz a mesma coisa: respeite SEMPRE esses dois limites!!


Já quem se acha o "TOP-GUN", o "Pica das Galáxias Alado", tem grandes chances de reforçar as estatísticas de acidentes aeronáuticos… e o pior é que eu já convivi bem de perto com alguns…

O vídeo abaixo mostra os últimos instantes da vida de um desses verdadeiros IRRESPONSÁVEIS… 



Quer fazer palhaçada, vai pro CIRCO! Aviação é coisa séria!!


Cmte Duton

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A montanha russa mais rápida do mundo!!

Em recente viagem de férias aos Emirados Árabes Unidos, conheci a riquíssima capital Abu Dhabi, o maior e mais rico dos sete Emirados Árabes.

Abu Dhabi não possui (ainda) o mesmo glamour de Dubai, talvez o mais famoso Emirado Árabe atualmente, porém Abu Dhabi possui uma atração turística que me chamou muito a atenção: um parque temático chamado "FERRARI WORLD". Trata-se de um parque de diversões com o tema da escuderia italiana.

Ferrari World, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)


Como não poderia deixar de ser, no FERRARI WORLD existe uma montanha russa que, para valorizar a fama dos velozes carros da Ferrari, foi batizada de "FORMULA ROSSA". Atualmente a "FORMULA ROSSA" é considerada a "montanha russa mais rápida do mundo"!!

A montanha russa mais rápida do mundo: Formula Rossa


Partindo de uma plataforma ao nível do solo, os carros da "FORMULA ROSSA" são acelerados de zero a 240 Km/h em apenas 5,8 segundos!!! É uma porrada!!! Equivale a acelerar um carro de Fórmula 1 durante a largada de uma corrida!!

Alô Rubens Barrichelo e Felipe Massa: passei a respeitar mais vocês depois que senti a violência da "Força G" durante essas acelerações num Formula 1!!

Os carros da montanha russa Formula Rossa, em Abu Dhabi: 
aceleração de zero a 240 Km/h em 5,8 segundos!!
Vai encarar??


Após alguns metros de vertiginosa aceleração, a "FORMULA ROSSA" tem uma subida bastante íngreme e depois surgem aquelas descidas e curvas radicais típicas de uma montanha russa.

Consegui passear na "FORMULA ROSSA" por três vezes consecutivas, sendo uma vez no carrinho da frente!! Fui Pole Position!!! kkk

Quer ver o que se passa estando dentro do primeiro carro da "FORMULA ROSSA"?? Clique no vídeo abaixo…



Ao retornar ao Brasil, terminadas minhas férias, retornei às minhas atividades laborais normais. 

Logo no início de fevereiro, fui indicado para realizar o TREINAMENTO DE PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIAS EM VOO NO HELICÓPTERO AS-350 "ESQUILO".

Esse treinamento de emergências em voo é ministrado pela EFAI, onde fiz o meu curso de Piloto Privado de Helicóptero (PP-H) há quase uma década atrás…

À frente da EFAI está o renomado e respeitado Comandante JOÃO BOSCO FERREIRA, considerado há muito tempo o "papa" da aviação de helicópteros no Brasil face à sua extrema proficiência e tranquilidade diante das situações mais perigosas e complexas ocorridas em voo.

Alguns dos exercícios que fazemos durante o treinamento de procedimentos de emergências em voo no Esquilo tornam a montanha russa "FORMULA ROSSA", do Ferrari World, uma brincadeira de criança!! 

Concluí que eu não precisava ir até Abu Dhabi para sentir uma aceleração e adrenalina tão fortes, bastava voar com o Cmte Bosco realizando emergências no Esquilo aqui mesmo no Brasil, em Minas Gerais!!! kkk

O treinamento de emergências em voo ministrado pela EFAI é único no Brasil e comprovadamente já ajudou a salvar a vida de muitos pilotos que enfrentaram situações de emergência real em voo

Ao término dos 2 dias de treinamento, fiquei pensando: Abu Dhabi tem a montanha russa mais rápida do mundo, enquanto a EFAI promove aqui mesmo no Brasil a "montanha russa" mais radical do planeta, porém SEM TRILHOS!!! kkkkk

Apesar do tom de brincadeira desse texto, foi de grande valia para mim, e para qualquer piloto de helicóptero, poder realizar o TREINAMENTO DE PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIAS EM VOO com o Cmte Bosco, o que certamente me deixou mais seguro e confiante para enfrentar eventuais panes reais em voo.

Essas duas montanhas russas, a de Abu Dhabi e a da EFAI com o Cmte Bosco, eu recomendo!!!

Apertem os cintos e segurem nas mãos de Deus!!

Bons voos a todos!!
A "montanha russa sem trilhos" promovida no treinamento de emergências em voo da EFAI:
Saber o que fazer durante uma emergência em voo faz a diferença entre viver ou morrer…



Lendas vivas da aviação brasileira: Cmte Bosco e o helicóptero "Zé" (PT-HZE):
No treinamento com eles, separam-se os homens dos meninos!!

Cmte Duton