Recebi o texto abaixo de um amigo piloto e compartilho com meus leitores, CORROBORANDO tudo o que vocês vão ler a seguir…
Algumas vezes amigos e pessoas me perguntaram: "O que é ser comandante?"
Bem, a resposta mais simples pra isso seria dizer que o comandante é aquele piloto que ocupa o assento direito da aeronave e tem a responsabilidade sobre ela e a tripulação. Teoricamente é o piloto mais experiente a bordo. Fácil de responder, embora o conceito deveria ser abordado muito mais profundamente e de forma reflexiva.
Ser comandante exige a proficiência técnica, a experiência e o conhecimento da aeronave e isso, quase todos os pilotos têm a capacidade de conquistar.
Ser Comandante, com "C" maiúsculo, requer outros atributos que não estão nos manuais e normas dos órgãos reguladores. Na verdade são atributos que devem ser inerentes ao caráter e nisso, infelizmente, nem todos que são pilotos estão capacitados.
A maturidade, a serenidade, o equilíbrio, a temperança e a capacidade de ponderação e análise com imparcialidade... São atributos que fazem parte de um universo que vai bem além da rotina do cockpit. Devem ser incorporados à vida cotidiana do piloto, para que o indivíduo possa realmente ser chamado de Comandante.
Somente tais virtudes são verdadeiramente capazes de impedir a vaidade excessiva e o exibicionismo, que não raro tosam o senso de justiça e de avaliação. O profissionalismo de um piloto não se mede pelo tamanho do avião/helicóptero que ele voa.
O profissional pode ser piloto em comando de AW 139, S76 C++, Super Puma ou simplesmente de um R 22. O que vai fazer dele um comandante ou um Comandante é a grandeza dos seus atos.
O piloto de um Boeing pode perfeitamente ser um mero "empurrador de manetes" diante de um piloto de monomotor. A diferença entre ambos será definida pela postura de cada um.
Hoje, se um piloto novato me perguntasse qual é o melhor caminho para ser um Comandante (com "C" maiúsculo), eu com certeza lhe responderia com uma fórmula:
1) Comece a ser um Comandante dentro de sua casa, com seus pais, irmãos, esposa e filhos, tendo senso de justiça, paciência e atenção. Se conseguir isso dentro de casa, vai ser fácil levar para dentro do helicóptero e sua tripulação;
2) Pratique ser um Comandante no seu meio profissional, não fazendo comentários sobre a performance operacional ou a vida pessoal dos colegas, a não ser que suas observações sejam diretamente para os próprios, e pelo bem-estar e segurança deles; Lembre-se que ninguém está livre de cometer erros.
3) Seja polido, educado e acessível às pessoas. Não se deixe jamais contaminar pela arrogância. Estar no comando não qualifica ninguém a semideus;
4) Lembre-se de que você nasceu com dois olhos pra ver, dois ouvidos para ouvir e uma só boca pra falar. Esse recado da natureza é para que ouça muito, veja muito e fale pouco;
5) Tenha senso crítico, mas evite ser crítico. Críticas pejorativas não acrescentam em nada. Seja primeiro juiz de seus próprios atos antes de julgar os outros.
6) Respeite seu companheiro de vôo, respeite a hierarquia estabelecida, agregue valores e não queria tirar a conquista de quem chegou antes de você, agradeça e respeite a oportunidade que tiveste, saiba falar na hora requerida, seja humilde o suficiente para falar somente quando sua opinião for requerida. Evite as conversas improdutivas e bobas e brincadeirinhas que não levam a lugar nenhum;
7) Se não puder levantar, crescer, não derrube quem te deu uma oportunidade. Seja confiável para quem está ao lado;
8) Dê oportunidades na medida que as tem. Ser Comandante não significa minar o caminho de ninguém e nem empurrar quem está na frente. O equilíbrio é tudo.
9) Saiba reconhecer as boas atitudes de seus colegas. Avive as qualidades deles. Incentive-os a seguir em frente. É certo que um dia esses mesmos colegas ainda poderão lhe dar a mão, mas faça isso sem esperar retribuições. Não faça pano preto! Ninguém tem um QI privilegiadíssimo a ponto de ser superior aos outros e único capaz de exercer determinadas tarefas. Se você pode, os outros também podem. Se alguém pôde, você também poderá.
10) Exercite a memória: não se esqueça de ajudar mais aos outros e muito menos se esqueça de quem te ajudou.
Tenha a alma simples!
O texto realmente não precisa de comentários.
ResponderExcluirParabéns ao autor.
Muito Obrigado! Grande abraço!
ExcluirQueridos amigos, com permissão do Comandante Duton, o texto é de minha autoria e fico muito honrado em vê-lo postado neste blog. Vou deixar aqui o endereço do meu blog, para que, se desejarem, possam ler outros textos meus e de outros autores.
ResponderExcluirAVIAÇÃO COM ÉTICA E MUITO HUMOR
WWW.aviacaocometica.blogspot.com.br
Um abraço a todos
Cmte. Marcelo Rates Quaranta