Reproduzo em meu blog uma interessante notícia publicada pelo site alagoano "TRIBUNA HOJE".
Com a participação do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o Gabinete de Gestão Integrada Estadual realizou nesta sexta-feira (6) a primeira reunião de avaliação do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas. O programa foi lançado na semana passada com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no Estado, por meio de ações qualificadas de prevenção e repressão.
O governador Teotonio Vilela destacou o empenho de todas as instituições que compõe o GGI e ressaltou a importância da disposição de todos os gestores para a elaboração das estratégias de combate aos crimes violentos em Alagoas. “Estou cada vez mais motivado e mais confiante de que estamos no caminho certo. Agradeço, em nome dos alagoanos, pelo esforço extraordinário que todos estão fazendo para poupar vidas de cidadãos alagoanos”, disse Teotonio.
Ao apresentar dados estatísticos sobre a criminalidade, o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, confirmou a redução das ocorrências com mortes em todo o Estado. Segundo ele, o índice de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) em Maceió e Arapiraca teve, no primeiro semestre deste ano, uma média de 6,53 ocorrências/dia, contra 6,65 em relação ao mesmo período de 2011.
Na comparação mês a mês, houve também uma redução do número de mortes violentas (homicídio doloso, lesão seguida de morte, latrocínio e resistência com morte) em junho deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado: foram 187 ocorrências contra 223, o que significa uma redução na ordem de 16%.
Nos seis primeiros meses do ano, as estatísticas da Defesa Social apontam para uma redução das taxas de crimes violentos comparados com o primeiro semestre de 2011, com exceção de fevereiro, mês da festa de Carnaval. De acordo com dados de análise criminal, em Maceió e Arapiraca as ocorrências foram registradas, em sua maioria, nos dias de sábado, domingo e segunda-feira, no horário das 13h à 1h.
Com a nova campanha publicitária do Disque Denúncia, a Defesa Social registrou também o aumento do número de ligações diárias para o I81. Pelo levantamento, até fevereiro deste ano, a média diária de chamadas era de 5,5, passando para 11,3 em junho e, até a última quinta-feira (5), apresentando uma média de 21,2. Segundo a Seds, em algumas das ligações anônimos houve a prisão em flagrante dos denunciados.
“O Programa Brasil Mais Seguro vem acontecendo em Alagoas porque estão sendo apresentadas informações sobre o sistema criminal”, disse a secretária Nacional Regina Miki. Segundo ela, a partir da aprovação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), o Estado que não alimentar o banco de dados corretamente ficará sem receber recursos para a segurança pública.
Na reunião, Regina Miki garantiu enviar mais delegados da Força Nacional da Polícia Judiciária para auxiliar na resolução de inquéritos pendentes, bem como uma equipe de pessoal da área administrativa, a fim de agilizar os trabalhos na Perícia Oficial.
“Não podemos falhar na implementação do programa de redução da criminalidade; se temos possibilidades de melhorar as ações de prevenção e repressão qualificada, vamos melhorar”, disse ela, anunciando a doação de equipamentos de cartório – computadores e impressoras – para a Delegacia de Homicídios.
Na reunião, foi anunciado o início do patrulhamento aéreo também em outras cidades do interior em apoio às operações policiais realizadas por terra. Com a contratação de um caminhão tanque, um helicóptero ficará fixado na base de Arapiraca. O caminhão tem capacidade de armazenamento de 3.500 litros de combustível.
Com relação à Sala de Acompanhamento e Monitoramento de Processos Criminais e Inquéritos Pendentes, instalado no Tribunal de Justiça, ficou definido na reunião que serão empreendidos esforços entre os Poderes Executivo e Judiciário com o apoio da Senasp, para que a central entre em funcionamento a partir da próxima semana.
Nos primeiros 10 dias do programa "Brasil Mais Seguro" em Alagoas, foram mobilizadas pelo DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS (DEPRO) da SENASP quatro helicópteros, sendo um AS 350 da PMMG, um EC 130 B4 do GRAER/PR, um BELL 407 da PRF e um AS 350 B3 da PMERJ.
Retrato da integração: helicópteros do Paraná, Minas Gerais e Rio de
Janeiro mobilizados pelo DEPRO em ação em Alagoas:
A Aviação de Segurança Pública fortalecida pela SENASP!
A atuação dos helicópteros tem chamado bastante a atenção da população alagoana e transmitindo-lhe a necessária e desejada sensação de segurança.
Presença constante (e barulhenta!!) nos céus de Maceió, as aeronaves mobilizadas pelo DEPRO/SENASP passarão a atuar também no interior do Estado de Alagoas, a começar pelo município de Arapiraca.
Fica mais uma vez registrada a importante INTEGRAÇÃO entre as unidades aéreas do Brasil realizada com muito profissionalismo pela SENASP, uma vitória para todos os aviadores de segurança pública do país.
Cmte Duton
Nenhum comentário:
Postar um comentário