Cmte Duton
Em uma brochura intitulada "Óculos de Sol para pilotos: Além da imagem" o FAA trata de um assunto muito interessante e pertinente à nossa profissão: Qual o tipo de óculos de sol ideal para nossa atividade?
- Proteger os olhos da luminosidade do Sol;
- Diminuir o cansaço da visão;
- Proteger o tecido ocular da radiação solar nociva (UVA e UVB);
- Proteger os olhos em caso de impacto (ex.: bird strike ou despressurização súbita);
- Ajudar a diminuir o tempo de adaptação ao ambiente escuro, quando se passa o dia voando com céu claro.
Mas o que é radiação? Como funciona?
Radiação é o processo pelo qual partículas ou ondas de energia viajam através do espaço ou de um meio qualquer.
Radiação de alta energia (Raio X, Gama, etc.) pode ionizar átomos (um elétron é ejetado do átomo pela intensidade da radiação). A probabilidade dessa radiação causar câncer em tecidos vivos depende da dose irradiada e da sensibilidade do organismo sendo irradiado.
Radiação de baixa energia (Luz visível, ondas de rádio, etc..) passam através da matéria e podem alterar somente os parâmetros de rotação, elétricos e de vibração da molécula ou átomo. Radiação de baixa energia, em geral, não causa câncer em tecidos vivos (em caso de pouca exposição) mas ainda assim afeta os tecidos de alguma maneira (por exemplo, microondas não causariam câncer por ser uma radiação de baixa intensidade, mas podem queimar tecidos vivos ou alterar algumas funções biológicas).
Espectro dos tipos de Radiação |
Para exemplificar, para cada 1000ft de altitude a exposição à radiação UV aumenta em 5% (bastante né?).O calor que sentimos do sol é fornecido pela radiação IR e é inofensiva à pele e aos olhos quando em níveis de exposição normais. Muito mais prejudicial ao tecido humano é a radiação UV, que pode ser dividida em 3 bandas, da menos para a mais perigosa: UVA (400 – 315 nm), UVB (315 – 280 nm), and UVC (< 280 nm). A UVC é absorvida na alta atmosfera pela camada de ozônio. A UVA e UVB, contudo, chegam à superfície em níveis que variam com as condições descritas acima.
Pilotos passamos várias horas do dia em grandes altitudes, geralmente acima do topo das nuvens e por isso é importante a utilização óculos de sol de qualidade e que sejam apropriados às condições de vôo.
A Associação Americana de Oftalmologia recomenda uma lente que filtre de 99% a 100% a radiação UV. Para pilotos o recomendado é que a filtragem de radiação UV seja de 100%.
Existem 3 tipos de materiais das lentes que são mais utilizados:
Vidro: São as lentes que apresentam maiores qualidades óticas e são mais resistentes a arranhões, porém são mais pesadas e menos resistentes à impactos. O vidro puro já retém alguma porção de radiação UV, porém é necessário aplicar produtos específicos durante a fabricação da lente para melhorar a absorção de UV. A tinta aplicada à lente de vidro dura por mais tempo.
Plástico ou policarbonato: Possuem excelente qualidade ótica, são mais leves e mais resistentes a impacto do que o vidro, mas arranham com mais facilidade. A tinta não dura por tanto tempo quanto as lentes de vidro.Revestimentos especiais são necessários em ambos tipos de lentes. Lentes de vidro e várias lentes de plástico necessitam de um revestimento que bloqueie a radiação UV. Lentes de plástico ou policarbonato necessitam de revestimentos que tornem a lente resistente à arranhões.A possibilidade de cores das lentes são infinitas. As mais utilizadas na aviação são:
Cinza: É cientificamente recomendada pois é a que menos distorce as cores.
Cinza esverdeado e marrom: Alguns pilotos reportaram que aumentam o contraste e minimizam o efeito das luzes azul e violeta.
Amarelo, laranja e âmbar: Ajuda a tornar a visão mais acentuada, embora sem comprovação científica. Essas cores, porém, distorcem algumas cores, dificultando a identificação das luzes de navegação ou luzes do painel por exemplo.
Pilotos não devem utilizar lentes que bloqueiem mais do que 70% a 85% da luz visível. Valores maiores podem diminuir a acuidade visual do piloto e dificultar a visão de instrumentos e material de bordo.Lentes polarizadas não são recomendadas para uso aeronáutico. Apesar de serem eficientes no bloqueio de luz refletida horizontalmente, tais como de água ou neve, a polarização, porém, pode reduzir ou eliminar a visibilidade de instrumentos que possuem filtros anti-reflexo.
Lentes polarizadas também podem interferir com a visibilidade através do pára-brisa. Já usei óculos de lentes polarizadas em vôo e o pára-brisa apresenta faixas de “arco-íris”, atrapalhando a visão.
Lentes fotocromáticas são aquelas que escurecem automaticamente quando exposta à radiação UV. Apesar de cumprir o papel de bloquear a radiação UV em condições normais, não são a melhor escolha para aeronautas em função do ambiente de vôo.
A armação de óculos de sol para pilotos deve ser funcional e básica, afim de não interferir com o headset ou máscaras de oxigênio e devem ser resistentes e duráveis. Armações pequenas não são adequadas pois permitem a passagem de radiação pelas laterais.
Conforto é um fator importante pois o piloto poderá utilizá-los por horas seguidas e devem estar bem ajustados para que movimentos súbitos, como turbulência, não o tirem do lugar. Uma alça para pendurar no pescoço também é recomendado.
Resumindo pessoal, escolham bem seus óculos de sol e não deixem de usa-los. Sei que as telas de CRT as vezes dificultam nossa vida quanto ao uso, mas devemos nos cuidar sempre.
A propósito, o albedo médio da terra é de 35%. Também não me lembrava. Fui pesquisar.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente não é uma questão de estética ou de acessório, e sim uma questão de saúde, principalmente aos pilotos.
ResponderExcluirParabéns CMTE Duton pela matéria.
Obrigado Cláudio Rogério.
ResponderExcluirCmte Duton
... verdade isso é de fundamental importancia
ResponderExcluiraqueles dados postados sobre a evolução da radiação ultra-violeta são interessantes.
um Abraço.