sábado, 5 de novembro de 2011

Escolhendo uma ZPH segura

Complementando a postagem sobre ZPH que fiz no dia 24 SET 2011, divulgo aqui no meu blog uma situação real de MÁ ESCOLHA DE ZPH ocorrida em São Paulo.

Uma vítima de acidente de trânsito aguardava o helicóptero ÁGUIA da Polícia Militar do Estado de São Paulo para ser removida para um hospital de emergência.

Alguém em solo indicou para o helicóptero ÁGUIA que haveria um local de pouso (ZPH) bem próximo ao local do acidente.

Chegando próximo ao local indicado, o Comandante do helicóptero ÁGUIA teve que agir conforme veremos no vídeo a seguir...


Se não fosse pela extrema habilidade e profissionalismo dos pilotos da PMESP, esta ocorrência poderia terminar em grave acidente aeronáutico uma vez que fatalmente o piloto ficaria DESORIENTADO ESPACIALMENTE caso persistisse no pouso.

O local escolhido para o pouso (ZPH) era bem próximo ao local onde estava a vítima, mas NÃO era um local ADEQUADO / PREPARADO.

O que poderia ter sido feito neste local, como solução paliativa, era MOLHAR O PISO com uma mangueira de combate a incêndio. O piso arenoso viraria um lamaçal, porém não seria suficiente para causar DESORIENTAÇÃO ESPACIAL no piloto.

Este é mais um tema que sempre abordo em minhas palestras sobre as OPERAÇÕES AÉREAS POLICIAIS, que possui o seguinte slide de instrução:

ZPH com piso arenoso: solução paliativa é molhar bastante o piso antes 
da chegada do helicóptero, evitando a suspensão de partículas de areia 
na atmosfera.

Postado isso no blog, desejo mais uma vez estar contribuindo para a SEGURANÇA DAS OPERAÇÕES AÉREAS POLICIAIS E DE DEFESA CIVIL em ZPHs.

Bons voos a todos!

Cmte Duton

2 comentários:

  1. é a tal da desinformação ... conforme postado anteriormente no post da ZPH, estas noções seriam o mínimo qualquer um que trabalhe na Segurança Pública ou Defesa Civil deveriam saber.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Faltou boa vontade de alguns gestores que passaram pelo GAM para divulgar essas informações…

    Cmte Duton

    ResponderExcluir