terça-feira, 7 de maio de 2013

Considerações acerca da reportagem especial do FANTÁSTICO (05MAI2013)

Foi com indignação, vergonha e nojo que assisti a reportagem especial do programa FANTÁSTICO no último domingo dia 05MAI2013.



Uma gravação de vídeo feita de dentro da aeronave da POLÍCIA CIVIL estranhamente "vazou" para a imprensa, que fez a "festa da audiência" criticando uma ação policial bem sucedida. 

A apresentadora do FANTÁSTICO diz rapidamente a seguinte frase, como se normal fosse: "o FANTÁSTICO obteve o vídeo que mostra a caçada a um dos traficantes mais perigosos do Rio, o matemático. São imagens feitas pelo helicóptero da Polícia Civil…" 

Como assim "obteve o vídeo"??? Isso deve ser apurado!!

Primeira pergunta que me veio a cabeça: como uma gravação feita de dentro de um helicóptero modelo AS 350 "Esquilo", onde só cabem 6 pessoas (2 pilotos e 4 tripulantes operacionais), "vazou" para imprensa?? Certamente existe gente de caráter duvidoso infiltrado nos quadros das corporações que faz jogo duplo: ora veste a farda/uniforme da polícia, ora vende imagens e informações INTERNAS para a imprensa…

Não estou aqui acusando a tripulação daquela operação, mas sim afirmando que "gente de dentro da corporação", que teve acesso às imagens, passou ou vendeu para quem não deveria! 

Essas imagens são de uso da POLÍCIA e no âmbito da POLÍCIA deveriam permanecer!! Eventuais erros cometidos pelos policiais devem ser tratados interna corporis, pelas corregedorias e demais setores competentes.

Segunda pergunta que me ocorreu e que não sai da minha cabeça: porque uma gravação de uma operação aérea policial que ocorreu há um ano atrás ganha destaque somente agora?? A matéria veiculada no programa FANTÁSTICO, além de claramente INTEMPESTIVA, só serviu para DESESTIMULAR profissionais que arriscam suas vidas em defesa da sociedade… 

Houve inocente ferido ou morto?? NÃO!! Houve policial ferido ou morto?? NÃO!! Houve traficante preso ou morto?? SIM!! Resultado: OPERAÇÃO BEM SUCEDIDA!!!! E não se fala mais nisso!

A grande maioria das operações policiais TERRESTRES também possui alto grau de risco para os transeuntes… quem não sabe disso??
  
A quem interessa desmoralizar a POLÍCIA??



Terceira pergunta que não quer calar: quanto recebem os tais "especialistas" para falar mal da POLÍCIA?? Se um dia já foram policiais e CONHECEM DE FATO A DINÂMICA DAS OPERAÇÕES, deveriam ao menos ser ISENTOS nos comentários de ordem técnica, pois cabe a JUSTIÇA julgar as ações supostamente excessivas dos policiais, NÃO AOS "ESPECIALISTAS"!!

Agora, esses bravos policiais da PCERJ, já estão PRÉ-JULGADOS pela mídia e por parte da sociedade… Já apareceu até um deputado oportunista fazendo palanque em cima desse vídeo! EXECRÁVEL CONDUTA PARLAMENTAR!! Não me lembro de tê-lo visto no enterro dos nossos amigos mortos em 17OUT2009...

Quando nosso helicóptero da PMERJ foi diversas vezes alvejado por tiros de fuzil ao sobrevoar o Morro dos Macacos em 17 OUT 2009 e veio a fazer um pouso forçado num campo de várzea, perdemos 3 policiais e outros 3 ficaram feridos! 

Qual "ESPECIALISTA" veio a público defender aqueles 3 Tripulante Operacionais que MORRERAM no exercício de suas funções, alvo de uma saraivada de tiros de fuzil?? Agora reclamam da saraivada de tiros da polícia contra traficantes?? FALA SÉRIO!!!!!

Constato, com profundo pesar, que existem INIMIGOS INTERNOS dentro das corporações capazes de vender ou gratuitamente fornecer imagens da polícia para a imprensa.

Constato também, com mais pesar ainda, que tentar fazer um trabalho sério, de alto grau de risco pessoal, com idealismo, destemor e, sobretudo, AMOR A PROFISSÃO, está cada vez mais difícil e CONTRA-INDICADO… quem agora estará do lado da tripulação daquele helicóptero da PCERJ?? Somente os advogados de defesa, talvez…

Já não bastassem os tiros de fuzil vindos das armas dos marginais, o relevo acidentado sobre o qual voamos a baixa altura, a existência de fios de alta e baixa tensão, torres de energia e telefonia móvel, pipas, balões, fogos de artifício, obstáculos em geral, meteorologia adversa, área urbana sem opções para pouso de emergência, aeroportos movimentados na região metropolitana, visão restrita, entre outros fatores de ordem técnica, agora nós, POLICIAIS QUE VIVEMOS DAS OPERAÇÕES AÉREAS, os verdadeiros ESPECIALISTAS no assunto, ainda temos que tomar muito cuidado com os "inimigos internos" e os pseudo-especialistas e suas maravilhosas conclusões midiáticas…

Que este triste episódio (era para ser feliz, não fosse o rumo que tomou!!) sirva de lição para todos nós, que arriscamos nossas vidas para defender uma sociedade muitas vezes hipócrita, que aceita tranquilamente a morte de policiais, mas agora execra aqueles que cumpriram muito bem seu dever! Menos um traficante vagabundo em circulação!! O "matemático" está agora fazendo contas no colo do capeta!!!



Parabéns a PCERJ, a POLÍCIA FEDERAL e a PMERJ que agiram em conjunto em defesa da ordem pública!!!

OPERAÇÕES AÉREAS!!!!   

Cmte Duton

4 comentários:

  1. Comandante Duton,

    Gostaria de deixar aqui o meu apoio ao trabalho honesto e fundamental para a sociedade que os senhores das polícias militar e civil realizam.

    Mesmo não tendo autorização para tal, acho que falo em nome de todas as pessoas de bem que compõem a nossa sociedade. Através de contatos com amigos e até pelas manifestações nas grandes redes sociais, fica claro que a maioria esmagadora da sociedade apoia integralmente o trabalho que vem sendo feito pelos senhores e certamente não comunga (na verdade rechaça de forma veemente) essa palhaçada que a maior emissora do país produziu no último domingo.

    Desculpe a intromissão, mas achei importante lhe dar esse depoimento.

    No papel de cidadão de bem, tomo a liberdade de pedir que o senhor não esmoreça na execução desse digno e perigoso trabalho diário.

    Marcelo Vivone.

    ResponderExcluir
  2. Concordo TOTALMENTE. O inimigo está sempre entre nós.
    Marina Maggessi

    ResponderExcluir
  3. Quanto à operação que “vitimou” o traficante matemático: antes ele que eu!!!
    Fico pensando é difícil entender, a Globo disse que a população ficou com medo ... Pô, teve algum cidadão de bem morto? Não, né?
    Da próxima vez poderia prender o traficante e soltar dentro do Projac que daí eles vão se sentir protegidos!!!

    ResponderExcluir
  4. - penso que não precisa nem de comentários, a explanação foi magnífica!

    ResponderExcluir