sábado, 27 de novembro de 2010

BASE AEROFLUVIAL

CEL PMERJ Luiz Antônio Ferreira (Diretor da FNSP), CAP PMPA Jomires (AEAP), MAJ PMERJ Duton (AEAP), TEN CEL CBMPA Mauro Tadeu (AEAP) e o Governador eleito do Estado do Pará, Simão Jatene.



REPORTAGEM DO JORNAL PARAENSE "O LIBERAL", NA ÍNTEGRA:


O Pará deverá ter a primeira base aerofluvial a ser construída pela Força Nacinal de Segurança Pública (FNSP) no País.

A proposta foi apresentada ontem (24/11/2010) ao governador eleito Simão Jatene (PSDB), no Ministério da Justiça, em Brasília, pelo Diretor da FNSP, Luiz Antônio Ferreira.

Trata-se de um investimento superior a R$ 68 milhões, que integrará a Secretaria de Segurança estadual, A Força Nacional de Segurança, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o IBAMA.

A priori favorável, o governador ficou de analisar a possibilidade de implantação da base em Belém. O investimento da construção da base é da Força Nacional, com uma contrapartida do governo paraense de 1% do valor total. Além disso, caberá ao Estado o custeio da manutenção.

A base aerofluvial será equipada por helicópteros, aviões, lanchas e carros. Pela proposta, ainda está previsto na base a implantação da escola de formação de pilotos e de tripulantes da Força Nacional.

Essa base não vai operar só na área de segurança, mas também na prestação de determinados serviços, como de resgate, de saúde, monitoramento da questão ambiental, entre outros. O ideal são três bases dessas no Estado. A primeira será em Belém, mas depois devemos ter uma em Santarém e a outra em Marabá. Neste momento, estamos discutindo os investimentos", explicou Jatene, ressaltando que se for aceita, ela já deverá estar pronta no fim do primeiro semestre de 2011.

Cmte Duton

domingo, 21 de novembro de 2010

ELITE DA ELITE: Policiais do GAM/PMERJ na FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

CB Claude, CB Damásio, MAJ Duton e CB Gonçalves no BEPE/FORÇA NACIONAL (Luziânia, Goiás)
(Ausente na foto CB Xavier)



Criado no dia 21 de março de 2002, o GRUPAMENTO AÉREO E MARÍTIMO (GAM) é uma unidade de elite da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (PMERJ) que reúne em seu efetivo profissionais altamente qualificados que desempenham as mais variadas funções, dentre as quais destacam-se:

No Núcleo de Policiamento Aéreo (NPA):

1) Pilotos de aeronave (avião e helicóptero);
2) Mecânicos de aeronave (avião e helicóptero);
3) Tripulantes operacionais (helicóptero).

No Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM):

1) Pilotos de embarcação;
2) Mecânicos de embarcação;
3) Tripulantes operacionais.

Todo o GAM depende bastante do empenho e dedicação de seu EFETIVO ADMINISTRATIVO, sem o qual pouco ou nada se faria como atividade fim.

O atual Comando do GAM, consciente da importância de qualificar seu efetivo cada vez mais, permitiu que 4 (quatro) dos seus Policiais de elite fossem cedidos para o DEPARTAMENTO DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (DFNSP), pelo período de 01 (um) ano!!

Criado em 16 de novembro de 2006, o DEPARTAMENTO DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (DFNSP) é um pacto de cooperação federativa entre diversas unidades da federação do Brasil (Estados e DF).

O DFNSP é um programa da SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (SENASP), órgão ligado ao MINISTÉRIO DA JUSTIÇA (MJ).

Desde a sua criação, o DFNSP é reconhecido pela seleção extremamente criteriosa de seus integrantes. Cada Estado da federação procura enviar para a FORÇA NACIONAL seus melhores homens e mulheres e, tratando-se da PMERJ, uma fonte inesgotável de bons profissionais é o GAM.

Pela primeira vez na história do GAM/PMERJ, existem Policiais Militares cedidos para a FORÇA NACIONAL.

ELITE DA ELITE, os pioneiros do GAM a compor o efetivo da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA são:

CB PMERJ Claude: Tripulante Operacional (helicóptero), Mecânico de Aeronave e Piloto (helicóptero);

CB PMERJ Xavier: Tripulante Operacional (helicóptero);

CB PMERJ Gonçalves: Tripulante Operacional (helicóptero);

CB PMERJ Damásio: Tripulante Operacional (embarcação e helicóptero).

Certamente a PMERJ e o GAM estão muito bem representados junto a FORÇA NACIONAL nas pessoas dos guerreiros supracitados.

Durante o período de um ano, eles participarão das mais variadas missões em diversos pontos do território brasileiro.

Estão previstos estágios de Guerra na Selva (Amazonas), estágio de Operações na Caatinga (Bahia), estágio de Aplicações Táticas (Rio de Janeiro), estágio de Operações Aéreas (Brasília), dentre outros.

Após um ano à disposição da FORÇA NACIONAL, os bravos guerreiros do GAM retornam à nossa unidade de origem e por lá permanecem até a próxima missão, sem JAMAIS deixar de ser um FN!!!

Parabéns ao Comando do GAM por permitir que excelentes policiais se afastem da unidade para qualificarem-se cada vez mais!!

Parabéns aos amigos do GAM que já compõe a FORÇA NACIONAL!! Vocês são, sem dúvida, a ELITE DA ELITE!!

FORÇA! BRASIL!!

Cmte Duton