segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Respeitando dois limites...

Muitas pessoas já me perguntaram o que devem fazer para ser um "bom piloto" e ter uma longa e bem sucedida carreira de aviador.

Por diversas vezes me vi respondendo a essa pergunta com verdadeiros "sermões", divagando sobre meteorologia, conhecimenso técnicos, teoria de voo, etc, papos que duravam quase meia hora…

Com o tempo, passei a ser mais objetivo na minha resposta, sem contudo deixar de passar o recado que creio ser o certo.

Acho que hoje consegui a resposta mais precisa, concisa e objetiva que eu procurava para responder a pergunta: o que eu preciso para ser um "bom piloto"?

Resposta: RESPEITE BASICAMENTE 2 LIMITES, OS SEUS E OS DA AERONAVE!

Simples assim!

Dessa forma temos grandes chances de nos aposentarmos como pilotos e termos boas histórias para contar para os netos…

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) 
diz a mesma coisa: respeite SEMPRE esses dois limites!!


Já quem se acha o "TOP-GUN", o "Pica das Galáxias Alado", tem grandes chances de reforçar as estatísticas de acidentes aeronáuticos… e o pior é que eu já convivi bem de perto com alguns…

O vídeo abaixo mostra os últimos instantes da vida de um desses verdadeiros IRRESPONSÁVEIS… 



Quer fazer palhaçada, vai pro CIRCO! Aviação é coisa séria!!


Cmte Duton

3 comentários:

  1. Meu amigo Comte Duton, a quem conheço há vários anos e com quem tive a honra de voar como co-piloto em seu primeiro voo como COMANDANTE de aeronave na PMERJ acerta quando lembra aos mais jovens que, a despeito da sensação de liberdade e poder que os voos radicais oferecem, devemos sempre lembrar que falhas acontecem com qualquer grau de proficiência e com qualquer máquina. É importante ressaltar sempre que há uma fase perigosa na vida de todo piloto operacional, aquela em que já nos sentimos "vestindo" a máquina, mas ainda sem a experiência e o domínio necessários para atuar em momentos críticos que NÃO ocorrem com frequência. Voar com ases da aviação é bom e dá prazer. Voar com pilotos mais centrados e conservadores é fundamental para formar o bom piloto. Grato por nos lembrar sempre que todos temos limites. Comparo isso ao cirurgião que começa a dominar técnicas cirúrgicas e já acha que é infalível. No voo ele também será a vítima e não apenas um expectador. Muito bom!

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  2. Pois é meu amigo e irmão Dr Abouche! Sabemos o quanto estamos correndo sérios riscos ao conciliarmos a aviação de helicóptero com as operações policiais no RJ.

    Analisadas isoladamente, ambas as atividades já possuem alto risco de morte intrínseco: a aviação de helicóptero com voos a baixa altura e as operações policiais em áreas conflagradas do RJ.

    Se nós, profissionais de segurança pública, aviadores e GESTORES, não nos preocuparmos em MITIGAR ESSES RISCOS, seremos vítimas da nossa própria negligência e imprudência!

    Por essas e outras é que, diariamente, eu combato com veemência os super-pilotos "pica das galáxias" que vemos por ai…

    Ao meu ver, são verdadeiros IDIOTAS que fazem mau uso de um bem público (o helicóptero policial) para demonstrar pseudo-habilidades… Talvez a psicologia explique isso como alguma forma de se auto-afirmar no grupo ou coisa parecida...

    Pilotar o helicóptero esmerilhando peças, sistemas e componentes não é difícil, o desafio é cumprirmos nossa missão em segurança e voltarmos inteiros pra casa.

    Quantos caixões de amigos mortos teremos que carregar até que alguns pilotos se deem conta disso??

    Obrigado pelo amigo CONSCIENTE que tens sido ao longo de todos esses anos, Dr Abouche!

    De MULEQUES IRRESPONSÁVEIS pilotando helicópteros nós já estamos cheios…

    Grande abraço e até o próximo voo com segurança!!

    Cmte Duton

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